Tirei a atribuição do meu pai com ajuda do fórum e sou muito grato. Agora preciso fazer a minha, mas parece complicada:
Na minha certidão reprográfica apareceram as seguintes informações:
1) minha avó materna brasileira como declarante poucos dias após meu nascimento. 2) averbação com reconhecimento de paternidade aos 13 anos de idade.
As minhas dúvidas são as seguintes:
Na declaração de nascimento pela minha avó eu preciso juntar prova de maternidade da minha mãe brasileira?
Os meus pais não era casados e o reconhecimento da paternidade se deu de forma voluntária, ou seja, sem processo judicial, entretanto consta na minha certidão menção a "sentença da quarta zona de registro civil". Questionando o cartorio alegaram que na época passavam por esse juiz independente de processo judicial. Os autos desse processo não existe mais e foi incinerado. De toda sorte eu possuo um documento informando que emeu pai português se dirigiu ao cartório voluntariamente e averbou meu registro. Vou juntar na linha atribuição.
Diante de todas as informações, quais precauções deverei tomar antes de enviar para. ACP?
Oi gente! solicitei a certidao de nascimento do meu bisavo pra fazer o processo de atribuiçao pra minha avó que é viva, ele nasceu na ilha da madeira, ja mandei um email pedindo a certidão, a minha duvida é, essa certidao vem pelos correios pra minha casa ou eu imprimo algo q eles mandarem online e ja vale? li alguns posts mas nao entendi muito bem e continuei na duvida. Obg
Boa noite amigos, já comentei aqui que vou fazer a atribuição da minha sogra. O irmao dela já fez, via consulado. E não ficou com nenhum documento referente ao assento do Português. Como eu descubro isso?
Olá @vlad Pen e @mibraid fui na casa dele hj. Ele fez a atribuição via consulado. Olhei todos os documentos e em nenhum tinha o assento. Tenho todas as outras informações. Menos o assento.
Pessoal, dúvida rápida. Após ter o assento de nascimento é obrigatório averbar meu casamento antes de emitir o cartão cidadão e o passaporte? Não mudei meu nome. Seria só para atualizar o status civil. Como estou com muita urgência, queria ter uma ideia de quanto tempo demoraria. Assim que eu tiver o registro, minha intenção é ir a Portugal para emitir o passaporte por lá, pois preciso dele para trabalhar. Obrigada
@Carolina_23, é melhor você averbar seu casamento antes de tirar os documentos pois já fica com tudo certo, seu estado civil atualizado é fundamental. Fiz a averbação do casamento da minha mãe em Vila Nova de Gaia e ficou pronto em três dias muito rapido, custou 120€.
@Carolina_23 não é obrigatória a transcrição de casamento antes de fazer o CC e passaporte , mas os consulados vão pedir pra vc regularizar seu estado civil.
Prezados, boa tarde. Estou iniciando o processo de atribuição de nacionalidade para meu pai, filho de português, e gostaria de tirar algumas dúvidas, se os moderadores puderem me ajudar! Meu avô é nascido em Portugal no ano de 1929, registrado na Conservatória de Seia (Guarda), e se mudou para o Brasil ainda criança, onde se casou com minha avó, brasileira, e teve quatro filhos. As duas filhas mais velhas já concluíram o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa pelo Consulado do Rio de Janeiro (em 2011), e meu pai e meu outro tio pretendem requerer a nacionalidade agora, e futuramente, eu e minha prima iremos requerer a nossa. Meu avô consta como declarante na certidão de nascimento de todos os filhos, e todos foram registrados antes de completarem 1 ano.
Os documentos que possuímos são: - Certidão de Nascimento de Inteiro Teor - autenticada e apostilada, e cópia reprográfica no verso; - Documento de identificação do requerente (CNH) autenticada e apostilada; - Cédula Pessoal de Nascimento (série C) original de meu avô, com local de nascimento, nome dos pais, número e concelho de registro; - Formulário 1C (ainda vamos preencher).
As dúvidas que tenho são: 1 - Essa lista de documentos está completa? 2 - A cédula pessoal de nascimento já vale como certidão de nascimento do português pra fins de preenchimento do quadro 2 do formulário 1C? 3 - Preciso fazer algum tipo de transcrição de casamento, registro de óbito, ou algo do gênero? Meu avô faleceu em 1999, e minhas tias iniciaram o processo de atribuição em 2010 (concluíram em 2011), com ele já falecido, e não tiveram problemas. 4 - O ACP é a melhor opção para fazermos esse requerimento, em termos de preço e celeridade? 5 - Com essa documentação, o preenchimento do formulário e o pagamento do Vale Postal, existe chance de indeferimento, e de perdermos o dinheiro?
Agradeço imensamente pela ajuda, este fórum tem me esclarecido bastante!! Parabens!!
1 - não pode ser CNH manda passaporte ou identidade (tem que vir com a filiação), formulário 1c tem que ser assinado por AUTENTICIDADE não pode ser diferente. 2 - se tiver o assento de nascimento do português (acho que são 4 números /ano de nascimento), pode mandar só uma cópia simples (nem precisa apostilar) 3 - não precisa transcrever nada 4 - sim, por hora é a mais rápida 5 - se tiver tudo certinho não tem problema não.
Por favor alguém poderia me ajudar a acrescentar os dados de processo na tabela já estou com meu número em mãos e gostaria de compartilhar para ajudar á todos !
Entendi.. caramba =( E de resto, tudo certo com a documentação? Posso dar entrada dessa forma mesmo, enviando cópia simples da cédula de identidade do meu avô (na qual consta o número de registro - 430/1929, concelho, data de nascimento e nome dos pais)?
Ola, gostaria que alguém incluísse meus dados na planilha por favor: Nome: Marta Domingues Rebelo Processo:34xxx/2018 Enviei para ACP no dia 07/06/2018 entregue dia 29\06\2018 Agora estou aguaedando para ligar lá e saber do status...
Comentários
Valeu pela resposta, já vou fazer meu agendamento pois quero viajar com o Passaporte Europeu ainda esse ano.
Tirei a atribuição do meu pai com ajuda do fórum e sou muito grato. Agora preciso fazer a minha, mas parece complicada:
Na minha certidão reprográfica apareceram as seguintes informações:
1) minha avó materna brasileira como declarante poucos dias após meu nascimento.
2) averbação com reconhecimento de paternidade aos 13 anos de idade.
As minhas dúvidas são as seguintes:
Na declaração de nascimento pela minha avó eu preciso juntar prova de maternidade da minha mãe brasileira?
Os meus pais não era casados e o reconhecimento da paternidade se deu de forma voluntária, ou seja, sem processo judicial, entretanto consta na minha certidão menção a "sentença da quarta zona de registro civil". Questionando o cartorio alegaram que na época passavam por esse juiz independente de processo judicial. Os autos desse processo não existe mais e foi incinerado.
De toda sorte eu possuo um documento informando que emeu pai português se dirigiu ao cartório voluntariamente e averbou meu registro. Vou juntar na linha atribuição.
Diante de todas as informações, quais precauções deverei tomar antes de enviar para. ACP?
Obrigado
Parabéns, man. Já já teremos mais um português na área! Aeeeeeeee
Quanto tempo a ACP está demorando para concluir processos de atribuição?
E também se possível, gostaria do endereço para envio.
alguem sabe quais correios estão fazendo o vale ?
obrigado
• Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, nº 328
4200-498 – Porto
No caso, como peço para os correios preencher o beneficiário
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/atencao-enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos#latest
solicitei a certidao de nascimento do meu bisavo pra fazer o processo de atribuiçao pra minha avó que é viva, ele nasceu na ilha da madeira, ja mandei um email pedindo a certidão, a minha duvida é, essa certidao vem pelos correios pra minha casa ou eu imprimo algo q eles mandarem online e ja vale? li alguns posts mas nao entendi muito bem e continuei na duvida. Obg
Fiz a averbação do casamento da minha mãe em Vila Nova de Gaia e ficou pronto em três dias muito rapido, custou 120€.
Estou iniciando o processo de atribuição de nacionalidade para meu pai, filho de português, e gostaria de tirar algumas dúvidas, se os moderadores puderem me ajudar!
Meu avô é nascido em Portugal no ano de 1929, registrado na Conservatória de Seia (Guarda), e se mudou para o Brasil ainda criança, onde se casou com minha avó, brasileira, e teve quatro filhos. As duas filhas mais velhas já concluíram o processo de atribuição de nacionalidade portuguesa pelo Consulado do Rio de Janeiro (em 2011), e meu pai e meu outro tio pretendem requerer a nacionalidade agora, e futuramente, eu e minha prima iremos requerer a nossa. Meu avô consta como declarante na certidão de nascimento de todos os filhos, e todos foram registrados antes de completarem 1 ano.
Os documentos que possuímos são:
- Certidão de Nascimento de Inteiro Teor - autenticada e apostilada, e cópia reprográfica no verso;
- Documento de identificação do requerente (CNH) autenticada e apostilada;
- Cédula Pessoal de Nascimento (série C) original de meu avô, com local de nascimento, nome dos pais, número e concelho de registro;
- Formulário 1C (ainda vamos preencher).
As dúvidas que tenho são:
1 - Essa lista de documentos está completa?
2 - A cédula pessoal de nascimento já vale como certidão de nascimento do português pra fins de preenchimento do quadro 2 do formulário 1C?
3 - Preciso fazer algum tipo de transcrição de casamento, registro de óbito, ou algo do gênero? Meu avô faleceu em 1999, e minhas tias iniciaram o processo de atribuição em 2010 (concluíram em 2011), com ele já falecido, e não tiveram problemas.
4 - O ACP é a melhor opção para fazermos esse requerimento, em termos de preço e celeridade?
5 - Com essa documentação, o preenchimento do formulário e o pagamento do Vale Postal, existe chance de indeferimento, e de perdermos o dinheiro?
Agradeço imensamente pela ajuda, este fórum tem me esclarecido bastante!! Parabens!!
2 - se tiver o assento de nascimento do português (acho que são 4 números /ano de nascimento), pode mandar só uma cópia simples (nem precisa apostilar)
3 - não precisa transcrever nada
4 - sim, por hora é a mais rápida
5 - se tiver tudo certinho não tem problema não.
Mesmo contendo a filiação,o ACP não aceita a CNH
Como disse o Horácio,somente passaporte que contenha a filiação ou RG com menos de 10 anos de emissão
E de resto, tudo certo com a documentação? Posso dar entrada dessa forma mesmo, enviando cópia simples da cédula de identidade do meu avô (na qual consta o número de registro - 430/1929, concelho, data de nascimento e nome dos pais)?
Nome: Marta Domingues Rebelo
Processo:34xxx/2018
Enviei para ACP no dia 07/06/2018 entregue dia 29\06\2018
Agora estou aguaedando para ligar lá e saber do status...