Bom dia! Após 47 minutos de espera para ser atendida na LR, fui informada que o processo do meu pai já está na fase de registro (mas ainda não possui numero de assento). O processo deu entrada lá na ACP em 06/06 n. 29XX8). Acredito que já na próxima semana os processos do começo de junho receberão o numero de assento. Falta pouco!
@Claudiallucio parabéns pela conquista! Seu processo foi numerado no mesmo dia que o meu. É bem certo que o despacho foi feito entre ontem e antes de ontem.
@teixeirabianca bacana não conhecia!!! Mas será que no impresso terá algum campo para preenchimento relativo do pagamento assim como o número do vale postal?
@Pedro Antonio Pereira Jr. já estou fazendo a transcrição da minha mãe assim que finalizada envio o meu processo!!!
@Pedro Antonio Pereira Jr. estou fazendo pelo consulado de SP, transcrição e pedido de passaporte...eles são bem rápidos nesse sentido, a única coisa que fico inconformado é pagar 108 reais em cada apostila no cartório, um tremendo assalto!!!
Pessoal, sobre as apostilas em SP, também sou daqui, mas mandei apostilar todas as certidões ao mesmo tempo em MG (as do meu pai, minhas e da minha filha). Acabou tendo a emoção de minha certidão estar no limite do vencimento, mas foi pq o $$$ faltou no começo do ano e só consegui enviar o processo do meu pai 4 meses após a emissão das certidões. Acho que o custo valeu a pena. O preço em MG subiu e está muito próximo ao de SP (talvez tenha até superado), mas em SC o custo é bastante reduzido, menos de 50 reais por documento, se não me engano! Terei que apostilar meus documentos universitários para o mestrado que pretendo fazer no Porto no próximo ano, e mandarei para SC! Deixo a dica para quem precisa apostilar documentos!
Vamos lá... Atribuição para minha avó: Diva Travassos Augusto Enviado em 17/05 pela DHL Recebido no ACP em 21/05 Numerado em 25/05 Concluído em 26/06, mas ainda sem o número do assento... Hoje (13/07) obtive o número do assento 35.8XX/18
As informações necessárias para iniciar o processo se deu em 03/03... Ir atrás das certidões, fazer apostilamento, tirar novo RG, etc, até que foi fácil... Demorado foi esperar 19 dias pra receber o assento da minha bisavó para juntar ao processo, uma vez que nasceu em 1895... Outra ponto apreensivo foi fazer os vales postais, certidão e processo.. Para constar, minha avó completou 86 anos, tomei o cuidado para que as datas das emissões fossem o mais perto possível... Não enviei prova de vida e também não pediram, ufa...
Enfim, feliz da vida e agradecido pela ajudas de todos aqui do Fórum!!!
Agora é transcrever o casamento...
E aí peço ajuda mais uma vez: quando dizem que a conservatória não exige transcrição de casamento, agora que vou pedir atribuição para o meu pai, e com certeza foi meu avô que fez o registro..., o 3 ACP não exigem essa transcrição? Está correto? Ou qual seria a conservatória? Ou terei que realmente fazer a transcrição do casamento da minha avó? E agora?
@betotravassos pelo que entendi, portuguesa é sua avó e o declarante do nascimento do seu pai foi seu avô. Nesse caso, a ACP exige a transcrição do casamento dos seus avós. Você pode fazer a transcrição do casamento por Ponta Delgada e, após a transcrição, dar sequência na atribuição do seu pai.
@Pedro Obrigada!!! Logo o seu está pronto tambem! Dei entrada no meu hoje pessoalmente, além dos documentos, ela tirou também uma cópia do meu passaporte, não sei exatamente porque, e assinei o 1C na frente deles tb.
Primeira vez que estou fazendo pela ACP e não conheço muito. Meus documentos chegaram dia 05/07, eu deveria ter recebido algum email de que foi numerado ou esta tudo sob controle e só esperar os 30-60 dias? rsrs
@AdrianoSM não conte com o ACP para isso. As Conservatórias não enviam email, nem ligam. Se quiser saber algo a respeito do seu processo o melhor que pode fazer é ligar na linha de registro. O telefone da LR é (351) 211 950 500. Ao ser atendido tecle a opção 1 e, em seguida, a tecla 1. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento, apenas isso. Dependendo do tempo é possível que eles já tenham numerado, ou não, o processo. O horário de atendimento deles vai das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasília. A melhor opção para ligar para lá sem gastar muito é comprando o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e ele pode ser adquirido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para acessá-lo).
Boa tarde pessoal, enviei os documentos de atribuição da minha mãe hoje dia 13/07, tenho uma dúvida: O ACP informa por email sobre o andamento do processo? Obrigado.
não conte com o ACP para isso. As Conservatórias não enviam email, nem ligam. Se quiser saber algo a respeito do seu processo o melhor que pode fazer é ligar na linha de registro. O telefone da LR é (351) 211 950 500. Ao ser atendido tecle a opção 1 e, em seguida, a tecla 1. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento, apenas isso. Dependendo do tempo é possível que eles já tenham numerado, ou não, o processo. O horário de atendimento deles vai das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasília. A melhor opção para ligar para lá sem gastar muito é comprando o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e ele pode ser adquirido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para acessá-lo).
Aliás, como vc enviou hj, por hora acompanhe pelo correio para saber quando foi entregue.
@Stanguini Desculpa, mas pelo seu nome não fica claro se você é homem ou mulher. Tecnicamente pela lei portuguesa, todos são obrigados a manter o estado civil atualizado. No entanto, isso não te impede de fazer o CC ou o PEP. A questão é que se você for mulher, é obrigatório transcrever o casamento para transmitir a nacionalidade aos filhos, se for homem, não. Por ser mulher, seu nome também estará desatualizado no documento, obrigando uma atualização futura e uma nova taxa para emitir os documentos atualizados.
Não é possível fazer os dois ao mesmo tempo. Você precisa fazer o CC primeiro e após concluído (e com o documento em mãos), pode dar entrada no PEP.
Comentários
Após 47 minutos de espera para ser atendida na LR, fui informada que o processo do meu pai já está na fase de registro (mas ainda não possui numero de assento). O processo deu entrada lá na ACP em 06/06 n. 29XX8).
Acredito que já na próxima semana os processos do começo de junho receberão o numero de assento.
Falta pouco!
@thalitaberbert por volta de 30 a 60 dias.
Obrigada!
@Pedro Antonio Pereira Jr. já estou fazendo a transcrição da minha mãe assim que finalizada envio o meu processo!!!
Terei que apostilar meus documentos universitários para o mestrado que pretendo fazer no Porto no próximo ano, e mandarei para SC!
Deixo a dica para quem precisa apostilar documentos!
Processo aprovado!
Vamos lá...
Atribuição para minha avó: Diva Travassos Augusto
Enviado em 17/05 pela DHL
Recebido no ACP em 21/05
Numerado em 25/05
Concluído em 26/06, mas ainda sem o número do assento...
Hoje (13/07) obtive o número do assento 35.8XX/18
As informações necessárias para iniciar o processo se deu em 03/03... Ir atrás das certidões, fazer apostilamento, tirar novo RG, etc, até que foi fácil... Demorado foi esperar 19 dias pra receber o assento da minha bisavó para juntar ao processo, uma vez que nasceu em 1895... Outra ponto apreensivo foi fazer os vales postais, certidão e processo..
Para constar, minha avó completou 86 anos, tomei o cuidado para que as datas das emissões fossem o mais perto possível... Não enviei prova de vida e também não pediram, ufa...
Enfim, feliz da vida e agradecido pela ajudas de todos aqui do Fórum!!!
Agora é transcrever o casamento...
E aí peço ajuda mais uma vez: quando dizem que a conservatória não exige transcrição de casamento, agora que vou pedir atribuição para o meu pai, e com certeza foi meu avô que fez o registro..., o 3 ACP não exigem essa transcrição? Está correto? Ou qual seria a conservatória? Ou terei que realmente fazer a transcrição do casamento da minha avó? E agora?
E vamos avançar mais um passo...
Valeu pessoal!!!
@betotravassos parabéns pela conquista!
não conte com o ACP para isso. As Conservatórias não enviam email, nem ligam. Se quiser saber algo a respeito do seu processo o melhor que pode fazer é ligar na linha de registro. O telefone da LR é (351) 211 950 500. Ao ser atendido tecle a opção 1 e, em seguida, a tecla 1. Informe a eles o nome completo e a data de nascimento, apenas isso. Dependendo do tempo é possível que eles já tenham numerado, ou não, o processo. O horário de atendimento deles vai das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasília. A melhor opção para ligar para lá sem gastar muito é comprando o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 e ele pode ser adquirido aqui: https://secure.skype.com/calling-rates/Portugal?language=pt-br (clique em "saiba mais" para acessá-lo).
Aliás, como vc enviou hj, por hora acompanhe pelo correio para saber quando foi entregue.
Alguém aqui saberia me informar se:
Posso Agendar no Consulado CC e PEP para o mesmo dia?
Posso Fazer o CC e PEP antes de transcrever meu casamento?
Não é possível fazer os dois ao mesmo tempo. Você precisa fazer o CC primeiro e após concluído (e com o documento em mãos), pode dar entrada no PEP.