O Assento de Nascimento é lavrado com nome de solteira...Você está "Nascendo" em Portugal... Quando fizer a Transcrição de Casamento...Será feita a "Averbação" de seu casamento e a respectiva alteração de nome.. Ou seja...Lá em Portugal se faz exatamente como é feito aqui no Brasil...As Certidões de Nascimento no Brasil são todas com o nome de solteira...Quando se casa...É feita a Averbação do Casamento...E...Se for o caso...A respectiva alteração do nome...
Oi gente! Vocês tem me ajudado muito! Gostaria de agradecer. Qual email que a ACP Porto está respondendo? Eu mandei para arqc.porto@dgrn.mj.pt e arqc.porto-nacionalidade@dgrn.mj.pt, mas já se passaram 8 dias e não recebi resposta.
@Pessoal parece q temos uma boa noticia.ACP pode estar aceitando CARTÃO DE CRÉDITO INTERNACIONAL para pgto de emolumentos de processos de atribuição de nacionalidade.Estaremos confirmando isso.
Pessoal, só para confirmar, os documentos necessários para Atribuição de Nacionalidade de menores de 14 anos na ACP Porto são:
1) Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica e apostilada do menor; 2) Formulário 1C preenchido e com as firmas reconhecidas por autenticidade do pai e da mãe; 3) Cópia simples da Certidão de Nascimento do pai ou mãe português(esa); 4) RG autenticado e apostilado do menor e 5) RGs autenticados e apostilados do pai e da mãe.
No formulário 1C deve-se colocar no quadro 4, item OUTROS, os dizeres: "documentos de identificação do pai e da mãe do menor autenticados e apostilados".
Pessoal, é isso mesmo? Alguém sabe dizer se a ACP Porto ainda está aceitando processo de Atribuição do menor sem Transcrição de Casamento dos pais, se o pai for o declarante até 1 ano de idade? Está demorando muito o prazo de conclusão de Atribuição para menores na ACP Porto?
Daniel, como é amplamente divulgado e recomendado aqui pelos foristas, enviar emails só acaba por atrapalhar mais ainda seu processo é o de tantos outros que estão a sua frente. Liga pra LR
@Daniel, conforme o @Horacio corretamente explicou, devemos evitar emails para eles. Qual seria sua dúvida? (99% delas conseguimos solucionar por aqui com dicas de onde ligar/onde verificar).
@Nilton, qual o endereço dessa agência, por favor? De qualquer forma, ontem mandei um e-mail para ACP Porto perguntando sobre o cartão de crédito, e eles me responderam que estão aceitando sim essa forma de pagamento.
@teixeirabianca que bom! Já estava na hora deles implementarem essa opção extra, dada a crescente procura por aqui pelos serviços deles. Obrigado por se oferecer em confirmar a informação que o @Vlad havia passado a nós.
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
Sobre o cartão de crédito está havendo informações conflitantes. Existe um Oficio da Conservadora de ACP informando q aceitam. Mas vamos tentar confirmar isso.
@apartme o mais razoável no momento é esperarmos esta informação se confirmar. Caso seja correta, provavelmente deve ser um link como o que há para aquisição de cônjuge (um link que te leva a uma página do IRN para realizar o pagamento da taxa e gera um número).
Boa tarde, amigos! Como já coloquei aqui anteriormente, já conseguimos o assento português para minha mãe. Agora vamos enviar os documentos para a transcrição do casamento dos meus pais para Ponte Delgada. Já me informei no fórum como devo fazer o VP pois quando da atribuição, minha sobrinha levou pessoalmente e não tivemos que fazer o VP. Tenho uma dúvida, no valor que devo calcular para o vale tenho que somar também alguma taxa dos correios e algum percentual? Vi isso numa postagem, não me lembro onde, mas não entendi... Agradeço muito a ajuda de vocês, mais uma vez!
Comentários
O Assento de Nascimento é lavrado com nome de solteira...Você está "Nascendo" em Portugal...
Quando fizer a Transcrição de Casamento...Será feita a "Averbação" de seu casamento e a respectiva alteração de nome..
Ou seja...Lá em Portugal se faz exatamente como é feito aqui no Brasil...As Certidões de Nascimento no Brasil são todas com o nome de solteira...Quando se casa...É feita a Averbação do Casamento...E...Se for o caso...A respectiva alteração do nome...
1) Certidão de Inteiro Teor por cópia reprográfica e apostilada do menor; 2) Formulário 1C preenchido e com as firmas reconhecidas por autenticidade do pai e da mãe; 3) Cópia simples da Certidão de Nascimento do pai ou mãe português(esa); 4) RG autenticado e apostilado do menor e 5) RGs autenticados e apostilados do pai e da mãe.
No formulário 1C deve-se colocar no quadro 4, item OUTROS, os dizeres: "documentos de identificação do pai e da mãe do menor autenticados e apostilados".
Pessoal, é isso mesmo? Alguém sabe dizer se a ACP Porto ainda está aceitando processo de Atribuição do menor sem Transcrição de Casamento dos pais, se o pai for o declarante até 1 ano de idade? Está demorando muito o prazo de conclusão de Atribuição para menores na ACP Porto?
Qual seria sua dúvida? (99% delas conseguimos solucionar por aqui com dicas de onde ligar/onde verificar).
Um abraço.
De qualquer forma, ontem mandei um e-mail para ACP Porto perguntando sobre o cartão de crédito, e eles me responderam que estão aceitando sim essa forma de pagamento.
Também é bom saber que, aparentemente, o ACP está finalmente abraçando a ideia de permitir o pagamento via cartão de crédito.
Com meu processo em despacho essa semana, vocês acham que já posso agendar o CC e passaporte no Consulado de SP? Ou é melhor esperar?
Para menores de idade (menos de 18 anos) o processo de Atribuição é GRATUITO mas ambos os pais precisam assinar o Formulário 1C e terem as firmas reconhecidas por AUTENTICIDADE em cartório. Também é necessário enviar as xerox autenticadas dos RG de ambos os pais e do menor com mais de 14 anos. Ou seja, não é necessário apostilhar os xerox do RG, somente autenticar.Lembrando que a Certidão de Nascimento em Inteiro Teor (não precisa ser por Cópia Reprográfica) do menor precisa ser apostilada.
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_f0/Artigo_1-C_gratis.pdf?nocache=1455794359.46
Torcendo aqui para que efetivamente passem a aceitar pagamentos com cartão de crédito...
Em todo caso...A Agência dos Correios onde fiz o VP ontem fica na RUA BOA VISTA...(CENTRO DE SÃO PAULO)...
Se for de metrô...Desce na estação SÃO BENTO que tem uma saída para a rua Boa Vista...
R. Boa Vista, 88 - Centro, São Paulo - SP, 01012-010..
Torcendo aqui para que efetivamente passem a aceitar pagamentos com cartão de crédito...
Em todo caso...A Agência dos Correios onde fiz o VP ontem fica na RUA BOA VISTA...(CENTRO DE SÃO PAULO)...
Se for de metrô...Desce na estação SÃO BENTO que tem uma saída para a rua Boa Vista...
R. Boa Vista, 88 - Centro, São Paulo - SP, 01012-010..
Mas alguém sabe como efetuar esse pagamento, existe algum sistema para acessar e efetuar esse pagamento??
Como já coloquei aqui anteriormente, já conseguimos o assento português para minha mãe. Agora vamos enviar os documentos para a transcrição do casamento dos meus pais para Ponte Delgada. Já me informei no fórum como devo fazer o VP pois quando da atribuição, minha sobrinha levou pessoalmente e não tivemos que fazer o VP. Tenho uma dúvida, no valor que devo calcular para o vale tenho que somar também alguma taxa dos correios e algum percentual? Vi isso numa postagem, não me lembro onde, mas não entendi...
Agradeço muito a ajuda de vocês, mais uma vez!