@DIOGO IGREJA você tem que tirar as duas! Normalmente a cópia reprográfica vem no verso da certidão de inteiro teor. E nao se esqueça de autenticar e apostilar!
@Caroline Araujo só se tira a certidão de teor inteiro comum caso a cópia reprográfica não esteja legível o bastante. Aí sim, se tira as duas. Caso contrário somente a reprográfica.
Primeiramente muito obrigada pelo site está me ajudando muito!! Estou com umas dúvidas meu pai tirou a nacionalidade por atribuição (meu avô portugues) No consulado de Portugal rj demorou 1 ano. Eu lendo o fórum quero tirar por ACP só que meu pai e separado da minha mãe
1-tenho que mandar a certidão de casamento deles com a averbação ou não precisa ???
2- Sou casada e mudei de sobrenome a certidão de nascimento com a averbação do casamento já basta ou tenho que mandar a certidão de casamento?
3- Como sei se a agência dos Correios e própria ou franquiada?
1 - Se ele foi o declarante na sua certidão e isso foi com menos de 1 ano não haverá problema. Você só precisará enviar a certidão de nascimento dele portuguesa.
2 - Se estiver averbado o casamento na certidão de nascimento então basta mandar este apenas.
3 - Se o nome da agência começar com AC siginifca que é a própria. Porém, se começar com ACF significa que é franqueada.
Na verdade tirei a de inteiro teor (Acabei de ir buscar no cartório) e já fiz o pedido da cópia do livro. Ai de qualquer forma já fico com as duas. Essa semana vou com meu pai para ele assinar o formulário 1C (É aquele que tem uma borda rosa, né?) mais precisamente na quarta, vou aproveitar para tirar uma cópia autenticada do Rg dele para enviar também. Ai depois é só pagar a taxa e proceder com o envio. Certo?
Essa taxa tem prazo para expirar? Tipo, se eu pagar ela esse mês todos os documentos precisam chegar dentro do mesmo mês para ela não perder a validade? Vale a pena eu fazer o envio ainda esse mês ou melhor deixar para o dia primeiro de agosto?
Maria, o campo assinatura só é necessário assinar no de cima né?
E só pra conferir os documentos necessários para envio são:
Cópia da certidão de nascimento do meu pai (Cópia do livro) Cópia do documento de identidade dele A certidão do meu avô não tenho, mas consegui os dados para preenchimento no formulário Taxa paga
Tem algo a mais?
Vou preparar tudo essa semana para poder proceder com o envio. Assim que os apostilamentos estiverem prontos faço .
ai pego os dados para pagamento da taxa e o endereço certinho de envio
oi gente! eu liguei hoje na LR e ela me informou que tinha algo errado com o preenchimento do formulário mas não soube dizer o que é pois o sistema ficou fora do ar. tem alguma maneira mais fácil de saber o que houve EXATAMENTE? ela disse que enviou uma carta no dia 11/07 mas não quero esperar chegar.
Você verificou se o reconhecimento da assinatura foi feito por autenticidade...?
Você lembra quanto pagou por esse reconhecimento de firma...(O reconhecimento por Autenticidade custa mais caro...(+ - R$ 15,00 / SP)... Do que aquele por semelhança...Que está por volta de R$ 6,00...
Ainda no Cartório...É recomendado que se verifique o selo colado no Requerimento...
Se for esse o problema...Deverá enviar um novo formulário para a Conservatória...
Creio que o melhor a fazer é continuar tentando contato para ter certeza do que aconteceu...
@Pedro Antonio Pereira Jr. só para constar chegou hoje as cartas com os assentos da minha esposa e da minha mãe, que foram concluídos em 10/05, aproximados 70 dias...
@Thais Felix obrigado, este nosso correio é uma piada!! Agora pra ajudar eles alegam que os correios NÃO fazem mais vale postal para instituições somente para pessoas fisicas. Eu informei que sempre faço vale postal desta forma e eles insitiram e não fizeram o vale. Ainda hoje vou procurar outra agencia para verificar mas a atendente ligou para o 0800 na minha frente e informaram isso a ela!!! Se não der terei que fazer pelo BB, alguem sabe se é muito mais caro por la? Obrigado
@Thais Felix obrigado, este nosso correio é uma piada!! Agora pra ajudar eles alegam que os correios NÃO fazem mais vale postal para instituições somente para pessoas fisicas. Eu informei que sempre faço vale postal desta forma e eles insitiram e não fizeram o vale. Ainda hoje vou procurar outra agencia para verificar mas a atendente ligou para o 0800 na minha frente e informaram isso a ela!!! Se não der terei que fazer pelo BB, alguem sabe se é muito mais caro por la? Obrigado
@edujust tive o mesmo problema! você não deve dizer que é para PJ e sim para PF e informar os dados da IRN,IP. Consegui fazer na agência da Central de Distribuição da Vila Leopoldina, depois de tentar em 6 agências que recusaram a emissão.
@apartme Bom saber que os assentos chegaram. O da minha avó e tia avó foram concluídos em 23/05, acredito que até o final de julho devam chegar, afinal (achei que nem chegariam mais rsrs).
Comentários
Estou com umas dúvidas meu pai tirou a nacionalidade por atribuição (meu avô portugues)
No consulado de Portugal rj demorou 1 ano. Eu lendo o fórum quero tirar por ACP só que meu pai e separado da minha mãe
1-tenho que mandar a certidão de casamento deles com a averbação ou não precisa ???
2- Sou casada e mudei de sobrenome a certidão de nascimento com a averbação do casamento já basta ou tenho que mandar a certidão de casamento?
3- Como sei se a agência dos Correios e própria ou franquiada?
1 - Se ele foi o declarante na sua certidão e isso foi com menos de 1 ano não haverá problema. Você só precisará enviar a certidão de nascimento dele portuguesa.
2 - Se estiver averbado o casamento na certidão de nascimento então basta mandar este apenas.
3 - Se o nome da agência começar com AC siginifca que é a própria. Porém, se começar com ACF significa que é franqueada.
1- Não precisa
2- Basta a certidão de nascimento com o casamento averbado
3- Isso só vc se informando na própria agencia
Na verdade tirei a de inteiro teor (Acabei de ir buscar no cartório) e já fiz o pedido da cópia do livro. Ai de qualquer forma já fico com as duas. Essa semana vou com meu pai para ele assinar o formulário 1C (É aquele que tem uma borda rosa, né?) mais precisamente na quarta, vou aproveitar para tirar uma cópia autenticada do Rg dele para enviar também. Ai depois é só pagar a taxa e proceder com o envio. Certo?
Essa taxa tem prazo para expirar? Tipo, se eu pagar ela esse mês todos os documentos precisam chegar dentro do mesmo mês para ela não perder a validade? Vale a pena eu fazer o envio ainda esse mês ou melhor deixar para o dia primeiro de agosto?
Xerox do RG autenticado e apostilado
Formulário frente e verso na mesma folha e colorido conforme o modelo
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/declaracao-para1654/downloadFile/attachedFile_1_f0/Artigo_1-C_cheque.pdf?nocache=1455794359.46
E só pra conferir os documentos necessários para envio são:
Cópia da certidão de nascimento do meu pai (Cópia do livro)
Cópia do documento de identidade dele
A certidão do meu avô não tenho, mas consegui os dados para preenchimento no formulário
Taxa paga
Tem algo a mais?
Vou preparar tudo essa semana para poder proceder com o envio. Assim que os apostilamentos estiverem prontos faço .
ai pego os dados para pagamento da taxa e o endereço certinho de envio
Sim, está tudo correto. Só que, para evitar confusão, diga ao pessoal do cartório que você quer uma certidão de teor inteiro por cópia reprográfica.
tem alguma maneira mais fácil de saber o que houve EXATAMENTE? ela disse que enviou uma carta no dia 11/07 mas não quero esperar chegar.
o que vocês me aconselham?
Você verificou se o reconhecimento da assinatura foi feito por autenticidade...?
Você lembra quanto pagou por esse reconhecimento de firma...(O reconhecimento por Autenticidade custa mais caro...(+ - R$ 15,00 / SP)... Do que aquele por semelhança...Que está por volta de R$ 6,00...
Ainda no Cartório...É recomendado que se verifique o selo colado no Requerimento...
Se for esse o problema...Deverá enviar um novo formulário para a Conservatória...
Creio que o melhor a fazer é continuar tentando contato para ter certeza do que aconteceu...
amanhã vou fazer isso pela manhã, hoje liguei a partir de 11h e esperei por 1h20!
obrigada, gente!
Ainda hoje vou procurar outra agencia para verificar mas a atendente ligou para o 0800 na minha frente e informaram isso a ela!!!
Se não der terei que fazer pelo BB, alguem sabe se é muito mais caro por la?
Obrigado
Ainda hoje vou procurar outra agencia para verificar mas a atendente ligou para o 0800 na minha frente e informaram isso a ela!!!
Se não der terei que fazer pelo BB, alguem sabe se é muito mais caro por la?
Obrigado
Vc é de que estado?
Veja aqui
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/162118/#Comment_162118