@stanguini tomara...rsrsrs. Liguei hoje na LR e me falaram que esta levando até três semanas para emitirem. Mas vendo a planilha, vi que alguns sairam em dias após o despacho. Não sei o que seria da minha vida sem este forum...
Pessoal, boa noite! Primeiramente, gostaria de agradecer a este fórum! Depois de ler dezenas e dezenas de mensagens aqui, optei por solicitar a nacionalidade da minha mãe (filha de português falecido) pessoalmente em ACP Porto, e acabou de sair! Agora, quero tirar a minha, mas antes gostaria de tirar uma dúvida. A situação é a seguinte: Em minha certidão de nascimento, quem consta como declarante é meu pai (brasileiro). Meus pais viviam em união estável na data do meu nascimento e eles fizeram uma escritura pública declaratória de união estável, declarando que a união (da minha mãe, divorciada, com meu pai, viúvo) iniciou vários anos antes do meu nascimento e que são meus genitores. Após essa declaração, eles casaram-se. Gostaria de saber se posso dar entrada na minha nacionalidade sem precisar transcrever o primeiro casamento da minha mãe, homologar seu divórcio, para então, transcrever o segundo casamento, este, com meu pai. Pelo que vi neste fórum, caso o declarante em minha certidão de nascimento fosse o(a) português, não necessitaria transcrever o casamento, porém, em meu caso, apesar de não ter sido minha mãe (portuguesa), ela me declarou como minha genitora em sua declaração de união estável. Necessário também seria homologar em portugal a declaração de união estável? Não sei se deu para entender.... Obrigado!
@RenataMachado já coloquei os seus dados na planilha. Quando o processo já se encontra em análise significa que o VP foi usado, pois eles só começam se ele foi usado, o que aconteceu no seu caso. Agora é só esperar.
Bom dia, acabo de receber a informação pela linha de registros que o processo da minha mãe foi concluído (processo numerado dia 05/06) já atualizei a planilha. Já vou enviar a documentação para a transcrição do casamento. Minha dúvida é, tem o meu processo e da minha irmã menor de idade, quais documentos preciso enviar?
Meu processo (maior idade): 1- Assento da minha mãe já transcrito o casamento 2- Cópia autenticada do meu RG, apostilado 3- Minha certidão de nascimento por cópia reprográfica e apostilada 4- Formulário 1C assinado e reconhecido por autenticidade *vale postal 175 e enviar cópia no envelope
Minha irmã (menor idade): 5- Assento da minha mãe já transcrito o casamento 6- Cópia autenticada do RG dos meus pais, apostilado 7- Certidão de nascimento por cópia reprográfica e apostilada 8- Formulário 1C assinado e reconhecido por autenticidade por ambos pais *não possui taxa
Além da dúvida dos documentos, tenho a dúvida se precisa enviar também a cópia da certidão de casamento, porém como disse antes já vou transcrever o casamento, e enviar só depois de já ter essa transcrição.
Agradeço imensamente todos desse fórum, minha saga já esta por terminar, essa será a última etapa
Seu processo documentação certa Da sua irmã de menor(caso já tenha 14 anos)xerox autenticada do RG dela(não precisa apostilar Os RG dos pais,somente xerox autenticado A certidão de nascimento,basta inteiro teor digitalizada e apostilada Se o casamento estiver averbado no assento de nascimento,não precisa mandar a certidão de casamento
Finalmete consegui!! Fui na mesma agencia onde tinha feito o outro VP e deu certo, mas o saque do VP que estornou ainda não consta no sistema deles !!! Abri uma reclamação no 0800 e estão verificando. Mandei o anexo do novo VP para o mesmo e-mail que me mandaram de la informando que o VP havia expirado, esta correto ou preciso mandar para mais algum? arquivocentral.porto@irn.mj.pt Qual prazo devo aguardar para ligar la e certificar que o vale foi recebido?
Enfim saiu meu Assento de Nascimento dia 13/07/2018 num total de 38 dias de angústia. Provavelmente das minhas irmãs devem ter saído também, assim que eu tiver informação, atualizo a planilha.
Agradeço a todos deste grupo, em especial a @Vlad Pen, @Marcia, @Maria Nélida, @Pedro e todos outros que contribuem com informações.
Agora é dar inicio à transcrição do meu casamento e ao processo da minha filha menor.
@leandrohaiek vc liga pelo telefone ou pelo SKYPE? Eu passei por isso, mas depois descobri que era por causa da instabilidade do Wifi de onde eu estava.
Só para conferir ( é sempre bom né) , acabei de enviar a documentação do meu processo de atribuição juntamente com a atribuição da minha irmã em envelopes separados , porém no mesmo envio EMS. Enviei os seguintes docs :
Meu : Nascimento reprográfica apostilada Casamento reprográfica apostilada Formulário C1 reconhecido no consulado Cópia Rg apostilada Cópia simples do assento da minha mãe portuguesa Cópia do Vale Postal
Minha irmã : Nascimento reprográfica apostilada Formulário C1 reconhecido no consulado Cópia Rg apostilada Cópia simples do assento da minha mãe portuguesa Cópia do Vale Postal
Tudo certo né ? Já estou inserindo na planilha ! Agradeço mais uma vez a todos , esse fórum é show !
Olá pessoal! Depois de quase 1 hora e meia consegui falar com a atendente da LR. (Super simpatica aliás) Já atualizei os dados na planilha, mas para quem não acompanha por lá:
Ambos os processos foram enviados juntos via DHL em 29/06. Recebido em 02/07. e númerados em 10/07 com começo de número 35XXX/18
Se você está no Brasil...Pode fazer o Vale Postal em nome dessa pessoa que você está ajudando...
Para isso...Precisará levar com você e apresentar nos Correios uma cópia do documento de identidade dessa pessoa...(Nesse documento devem constar os números de RG e CPF do emitente do VP)...Dados necessários para o preenchimento...
O VP deve obrigatoriamente ser emitido em nome do Requerente do Processo...
Apenas para constar: o assento do meu pai chegou hoje aqui em casa! Levou apenas 56 dias para que isso ocorresse (o processo dele foi concluído em 22 de Maio). Ou seja, bem dentro do prazo médio.
Da página do Consulado de São Paulo: "Para agilizar o nosso atendimento, traga uma cópia do seu assento de nascimento atualizada (a certidão de nascimento portuguesa). Basta uma fotocópia simples e somente se a tiver consigo (se não tiver, não há problema)."
Pessoal liguei hoje na L.R. 11:30 (BR) e fiquei 1:25 na espera e consegui.. O processo da Verônica que chegou dia 03/07 foi numerado dia 10/07. A atendente muito simpática, me ajudou a achar o processo pois o mesmo está com data de nascimento errada (não sei porque). Processo enviado 26/06 Recebido 03/07 Numerado 10/07 Processo nº 357**/18
Comentários
É isso mesmo? já começaram a emitir os Assentos de Nascimento?
Gostaria de saber se posso dar entrada na minha nacionalidade sem precisar transcrever o primeiro casamento da minha mãe, homologar seu divórcio, para então, transcrever o segundo casamento, este, com meu pai. Pelo que vi neste fórum, caso o declarante em minha certidão de nascimento fosse o(a) português, não necessitaria transcrever o casamento, porém, em meu caso, apesar de não ter sido minha mãe (portuguesa), ela me declarou como minha genitora em sua declaração de união estável.
Necessário também seria homologar em portugal a declaração de união estável?
Não sei se deu para entender....
Obrigado!
Meu processo (maior idade):
1- Assento da minha mãe já transcrito o casamento
2- Cópia autenticada do meu RG, apostilado
3- Minha certidão de nascimento por cópia reprográfica e apostilada
4- Formulário 1C assinado e reconhecido por autenticidade
*vale postal 175 e enviar cópia no envelope
Minha irmã (menor idade):
5- Assento da minha mãe já transcrito o casamento
6- Cópia autenticada do RG dos meus pais, apostilado
7- Certidão de nascimento por cópia reprográfica e apostilada
8- Formulário 1C assinado e reconhecido por autenticidade por ambos pais
*não possui taxa
Além da dúvida dos documentos, tenho a dúvida se precisa enviar também a cópia da certidão de casamento, porém como disse antes já vou transcrever o casamento, e enviar só depois de já ter essa transcrição.
Agradeço imensamente todos desse fórum, minha saga já esta por terminar, essa será a última etapa
Seu processo documentação certa
Da sua irmã de menor(caso já tenha 14 anos)xerox autenticada do RG dela(não precisa apostilar
Os RG dos pais,somente xerox autenticado
A certidão de nascimento,basta inteiro teor digitalizada e apostilada
Se o casamento estiver averbado no assento de nascimento,não precisa mandar a certidão de casamento
Mandei o anexo do novo VP para o mesmo e-mail que me mandaram de la informando que o VP havia expirado, esta correto ou preciso mandar para mais algum?
arquivocentral.porto@irn.mj.pt
Qual prazo devo aguardar para ligar la e certificar que o vale foi recebido?
Desde ontem estou tentando ligar para a LR por 4 vezes. E em todas as ligações, depois de aguardar mais de 1 h, a ligação cai.
Há outro meio de saber se o processo já foi numerado? Já foram 4 horas pendurado e nada de conseguir contato...
Tentando não ficar ansiosa!!!
Provavelmente das minhas irmãs devem ter saído também, assim que eu tiver informação, atualizo a planilha.
Agradeço a todos deste grupo, em especial a @Vlad Pen, @Marcia, @Maria Nélida, @Pedro e todos outros que contribuem com informações.
Agora é dar inicio à transcrição do meu casamento e ao processo da minha filha menor.
Obrigado!!!
Parabéns!!!
A transcrição do seu casamento vc pode enviar junto com a atribuição da sua filha menor pra Tondela
Só para conferir ( é sempre bom né) , acabei de enviar a documentação do meu processo de atribuição juntamente com a atribuição da minha irmã em envelopes separados , porém no mesmo envio EMS. Enviei os seguintes docs :
Meu :
Nascimento reprográfica apostilada
Casamento reprográfica apostilada
Formulário C1 reconhecido no consulado
Cópia Rg apostilada
Cópia simples do assento da minha mãe portuguesa
Cópia do Vale Postal
Minha irmã :
Nascimento reprográfica apostilada
Formulário C1 reconhecido no consulado
Cópia Rg apostilada
Cópia simples do assento da minha mãe portuguesa
Cópia do Vale Postal
Tudo certo né ? Já estou inserindo na planilha ! Agradeço mais uma vez a todos , esse fórum é show !
Depois de quase 1 hora e meia consegui falar com a atendente da LR.
(Super simpatica aliás)
Já atualizei os dados na planilha, mas para quem não acompanha por lá:
Ambos os processos foram enviados juntos via DHL em 29/06.
Recebido em 02/07.
e númerados em 10/07 com começo de número 35XXX/18
Agora é esperar e torcer para estar tudo OK.
Abraços!
Se você está no Brasil...Pode fazer o Vale Postal em nome dessa pessoa que você está ajudando...
Para isso...Precisará levar com você e apresentar nos Correios uma cópia do documento de identidade dessa pessoa...(Nesse documento devem constar os números de RG e CPF do emitente do VP)...Dados necessários para o preenchimento...
O VP deve obrigatoriamente ser emitido em nome do Requerente do Processo...
Da página do Consulado de São Paulo: "Para agilizar o nosso atendimento, traga uma cópia do seu assento de nascimento atualizada (a certidão de nascimento portuguesa). Basta uma fotocópia simples e somente se a tiver consigo (se não tiver, não há problema)."
O processo da Verônica que chegou dia 03/07 foi numerado dia 10/07.
A atendente muito simpática, me ajudou a achar o processo pois o mesmo está com data de nascimento errada (não sei porque).
Processo enviado 26/06
Recebido 03/07
Numerado 10/07
Processo nº 357**/18