Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

12892902922942951556

Comentários

  • rubretsrubrets Member
    @PedroAntonioPereiraJr. é que como eu vi outros processos numerados antes do meu já concluído pensei que talvez a informação da linha de registo podia estar errado, mas vou esperar eles me passarem o número para que eu de entrada.

    Grato pelas explicações.
  • @rubrets por nada! Às vezes, a LR têm algumas discrepâncias em relação às atualizações dos processos do pessoal. Por isso, o melhor a se fazer é ligar para eles. Em todo o caso, fique tranquilo que logo o seu registro sairá.
  • Boa tarde amigos! Liguei agora (25/05) na LR e informo que meu processo foi para despacho no dia 22/05.
    Lembrando que dei entrada presencial no dia 15/05 e foi numerado na hora.

    Irei alimentar a planilha.

    Dedinhos cruzados. rs
  • Bom dia, pessoal.
    Liguei há pouco na LR e fui informado que os dois processos dos meus filhos foram deferidos e despachados para o registro. Foram numerados em 16/05/2018.
    Mais uma vez agradeço a essa rede de cooperação.
  • Bom dia, pessoal,
    Acabei de ligar na LR e me informaram o número do assento do meu vô. O processo foi concluído dia 22/05.
  • @rubrets para vc pedir a atribuição somente pelo nr..precisa ser o número do registro.
  • Pessoal, mandei hoje o processo do meu pai para atribuição na ACP via DHL. Se quiserem colocar na planilha.
    Enviado hoje 25/05/2018 via DHL Sérgio Carneiro Bernardo.
    Consegui em menos de 20 dias transcrever o casamento dos meus avós portugueses em ponta delgada.
    Abraços e obrigada por todas as dicas que peguei aqui.
  • O que significa LR? E qual o numero do contato?
  • @charlespessoaaa Linha de Registro. O número do telefone é: +351 211 950 500.

    Ao ser atendido tecle a opção 1. Em seguida tecle novamente a opção 1. Você terá de aguardar até ser atendido. É normal a demora na linha. Por fim, o atendente irá perguntar a data de nascimento e o nome completo. Passe a eles essas informações e aí eles te dirão a situação em que se encontra o processo.

    Recomenda-se comprar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 por mês.

    O horário de atendimento deles é das 8 da manhã até às 5 da tarde (ou das 4 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasilia).
  • @VLAD EL
    @Pedro Antonio Pereira Jr.
    Fui em mais de um cartório e falaram a mesma coisa. Ia até abrir firma em qualquer um que aceitasse e nada. Eu até comentei do quadro 3, mas falaram sempre o mesmo: "não posso autenticar uma assinatura sem cortar o que está em branco". Acabei voltando no que já tinha firma aberta. Foi outra funcionário, risquei apenas os quadradinhos referentes ao quadro 3, pq já estava com medo que fizessem M. Já essa funcionária só olhou e autenticou, mais anda, acho que até passaria sem riscar o quadro 3.

    Realmente não entendo pq implicar se o reconhecimento é por autenticidade, sou eu que estou lá fazendo, mostrando meus documentos que sou eu. Espero que não impliquem lá na ACP, pois já li relatos de quem fez os cortes e deu certos.
    Fiquei chateada por me negarem, ao ponto de eu perguntar: se der errado, vc ou o cartório vão me ressarcir 175 euros?
    Me falaram pra entrar em contato com o país. Simplesmente ri e falei: vocês não podem ir contra o que é exigido internacionalmente e a assinatura é minha, não é de outra pessoa.
    Essa atendente nesse dia me irritou, que até voltei outra semana pra resolver. Imagina ela riscar a parte que eu tinha que escrever o numero do vale postal? Ia rolar um fight rsrs.
  • @LiaLopes que história! Infelizmente, nem todos os cartórios são flexíveis nesse ponto. Não sei onde você mora, mas dependendo do lugar há exceções. Comigo mesmo foi assim. Não sei é porque é interior ou por conta do cartório ser de tradição aqui na cidade (por sinal com um bom atendimento), mas eles fizeram a firma do formulário do processo do meu pai sem problema algum.

    Pelo que pode ser lido aqui no tópico houve casos de pessoas que passaram pelo mesmo que você passou e tudo deu certo com o ACP no fim.

    O que eu gostei foi da sua insistência. Pensaram que iriam ter colher de chá, mas não tiveram, hehe.
  • Gilce 1919Gilce 1919 Member
    editado May 2018
    Boa tarde! Vou dar entrada no pedido de atribuiçãode meu marido(Neto de portugueses) e mãe falecida. Minha dúvida é qual formulário preencher: 1C ou 1D. Como o caso está dentro da nova lei, tenho dúvidas se consegui remix, já que os comprovantes de laços efetivos São poucas. Grata
  • editado May 2018
    @Gilce 1919,

    formulário 1C --> atribuição para filhos de portugueses
    formulário 1D --> atribuição para netos de portugueses (caso do seu marido)

    Para os filhos, nada mudou, e nunca precisou provar as ligações efetivas.
    Para os netos, precisa sim provar as ligações efetivas.
  • Agradeço a todos do Forum que me ajudaram desde a atribuição da minha mãe.
    Finalmente meu processo foi concluido!! Especial agradecimento ao @Vlad Pen
    Numerado: 26/04/18
    Despacho: 07/05/18
    Finalizado: 23/05/18
    Vou atualizar a planilha
  • editado May 2018
    Caríssimos, dei entrada na documentação dos meus filhos, pessoalmente, no último dia 11-Maio.
    Hoje, 25, liguei na LR e os processos já foram assinados e só falta o registro do assento. Essa ACP é sensacional!
  • Liguei na LR e meu processo foi numerado.
    Leonardo Nunes 277xx
    Enviado em 10/05 via DHL Recebido em 14/05
    Numerado em 24/05
  • editado May 2018
    Quanto tempo em média está demorando?
  • Valeu @pedro! Assim que possível vou entrar em contato com a LR. já enviei os documentos mas ainda não deu tempo de chegar em Portugal .
  • @Lia também não entendi a implicância em deixar os quadros em branco. Afinal à autenticação é da assinatura e não do documento. A assinatura é sua independente das informações do formulário.
    Fiz o reconhecimento por autenticidade em dois cartórios da minha cidade e não fui questionado sobre espaços em branco. Apenas perguntavam se eu ja tinha assinado o documento.
  • @andreluis parabéns..mais um tuga.Fico sempre feliz em ajudar.
  • Parabéns pela conquista, @andreluis.
  • Bom dia a todos. Finalizei o processo de transcrição do meu avô português e agora quero dá entrada ao processo de atribuição da minha mãe e gostaria de um esclarecimento: Estou com todos os documentos que aqui lê como sendo os necessários (Certidão de Nascimento de Inteiro Teor com cópia Reprográfica apostilada + RG apostilado + formulário 1C com firma reconhecida por autenticidade + e os 175 euros), porém a certidão da minha mãe está com o nome de solteira e aqui está a minha dúvida.
    Devo enviar a Certidão de Casamento da minha mãe (Inteiro Teor apostilada) para que eles façam a devida emissão com o nome de casada ou eles irão fazer a atribuição com o nome de solteira e posteriormente terei que fazer a transcrição de casamento dela com o meu pai (nubente estrangeiro) para seguir com a minha atribuição?
    Desde já agradeço pelo esclarecimento
  • @wsteles então, o RG dela está com nome de casada, inclusive eu tirei uma segunda via essa semana pois o documento anterior era de 1957 e fiquei com receio de ter algum problema tamanho o lapso temporal da emissão do RG anterior...
    Mais pensei em enviar o certidão de casamento (atualizada) para corroborar e ilustrar o processo...
  • @wsteles agradeço sua colaboração. A verdade é que a ansiedade acrescida de várias leituras sobre vários assuntos acabam por "embaralhar" nossa cabeça e o entendimento vez por outra fica confuso.
    Desde já agradeço sua ajuda. Obrigado a ti e demais que aqui se colocam para ajudar!!!
  • @MarceloMarques se na certidão de nascimento de sua mãe ja estiver averbado o casamento , não precisa enviar a certidão de casamento para comprovar a mudança de nome.
  • Boa tarde, pessoal.

    Já fiz a atribuição da minha avó por Tondela e acabei de verificar no Civil Online que o casamento dela foi transcrito com sucesso por Ponta Delgada. Agora, estou com os documentos da minha mãe prontos para serem enviados para o ACP Porto, minha dúvida é: preciso enviar alguma certidão de casamento (brasileira) ou algum tipo de documento da minha avó pra comprovar que já foi feita a transcrição de casamento junto com os documentos do processo de atribuição da minha mãe? Ou posso apenas enviar a certidão de nascimento portuguesa da minha avó?

    Muuito obrigada desde já
  • @Ana Paula Teixeira

    Basta essa certidão da Civil Online onde já consta o casamento transcrito
  • @RenataMachado,

    1. sim
    2. não é mais necessária autenticação no Itamaraty. O reconhecimento de assinatura no modelo 1C pode ser feito no consulado, presencialmente, ou por autenticidade em cartório.
  • @marcia, amore vi nas postagens que foi seu aniversário a dias atrás, desculpe fiquei ausente do fórum alguns dias, imperdoável, em tempo, parabéns minha querida, que Deus lhe abençoe sempre com muita saúde e paz, pois generosidade tem pra dar e vender beijinhos
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.