Se Deus quiser @MarceloDF e @Pedro Antônio Pereira Jr!! Não vejo a hora. @MarceloDF eu pedi a certidão pelo civil online no dia 16/03 pois a LR dizia q estava em análise. E realmente estava. Então o civil online me respondeu q devolveria o valor pago. Não cobrei mais pelo valor pago e deixei o tempo passar. Semana passada verifiquei q o valor não havia sido devolvido. Enviei um e-mail pra eles pedindo que se o valor ainda estivesse nas mãos deles, se poderiam concluir o pedido de certidão quando estivesse pronto. No mesmo instante eles responderam q sim e hoje enviaram o e-mail com o código da certidão para impressão. No mesmo dia em que foi numerada a certidão. Nem precisei ligar na LR para saber o número do assento.
@Fcamuri quando eu peguei as minhas certidões verifiquei alguns erros de ortografia na hora que as retirei e o cartório retificou para mim sem nenhum custo. Elas não estavam apostiladas, mas como o erro foi do cartório acredito que tenham que ser eles a se responsabilizar por isso, pois a reprográfica está correta e eles digitam a partir do livro.
Boa noite pessoal! Tudo bem? Como eu já havia comentado, meu processo caiu em exigência... Alguém já precisou enviar prova de vida ao ACP? É certo que eles aceitam prova de vida feita em cartório? Quanto ao prazo de cumprimento da exigência, existe alguma tolerância? Porque com essa greve e os Correios entregando correspondências com muito atraso, certamente não receberei os documentos que solicitei a tempo. Alguém já passou por isso? Muito obrigada pela ajuda!! Um abraço!
to muito feliz. Mais um tuga na área ... o meu processo foi concluído!!!!!!! Já sou português! MUITO OBRIGADO!!!
Compartilho esta felicidade com vcs!
Seguem as datas:
Docs recebidos em ACP: 05.04.18 Processo numerado em: 18.04.18 Processo assinado aproximadamente em: 23.04.18 Registro do assento de nasc. realizado em: 10.05.18
Fiz o meu processo em ACP (sem precisar registrar o casamento do meu pai). Dispensei contratar advogados para seguir as orientações do pessoal aqui do Forum...
Assim como outro colega escreveu, agradeço à "santa" @Mariza Guerra que escreveu o post:
"É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro."
Eu estava bem desanimado, já q eu não achei a certidão de nascimento do meu avô brasileiro. Mas este post me mostrou uma luz no fim do túnel. Em Ponta Delgada apresentei outro documento de identificação do meu avô e apresentei provas que o cartório sofreu uma enchente e perdeu vários documentos (e por isso não tinha como apresentar a certidão de nascimento dele). E deu tudo certo! @Mariza Guerra nota 1 milhão pra vc! Obrigado!
Agora irei registrar o casamento do meu pai para solicitar o cartão cidadão dele com o status de registro civil atualizado.
Agradeço a todos aqui do Forum, em especial @Mariza Guerra, @mjrjunior, @Vlad Pen e TODOS os demais colegas com quem 'falei' e me ajudaram ...
Realmente não tenho como agradecer!!! MUITO OBRIGADO ao Forum é muito pouco!
O q eu posso fazer para retribuir tantas orientações q me passaram!??? Tentarei ajudar outros da mesma forma ...
Desculpem-me escrever tanto ... mas precisava dar este testemunho!
Pessoal, solicitei a transcrição de casamento da minha mãe por ponta delgada (mas ainda nem chegou lá). A certidão de assento do civil online que eu tenho acesso será atualizada quando o processo for concluído ou terei que solicitar outra? Obrigada!
Olá pessoal , já venho a algum tempo acompanhando o fórum , mas é a primeira vez que venho tirar uma dúvida . Vou dar entrada no processo de atribuição do meu avô pela ACP. Ele completa 77 anos mês que vem , será que vão lhe pedir prova de vida ? Alguém sabe se tem idade limite pra isso , ou cada caso é um caso ?
E pra finalizar...
É melhor fazer a prova de vida logo antes de mandar , ou só se cair em exigência ?
@Raissa, será atualizada, enviarão uma nova com novo numero de assento. Entretanto, uma vez concluída a averbação, só pelo número você já consegue dar andamento aos processos seguintes. O que eu sempre faço é enviar a certidão de atribuição + um papelzinho tipo post it colado escrito averbação + número do registro. Assim não precisa ficar esperando a nova certidão chegar, principalmente agora que o país está com tudo parado e os Correios de mal a pior.
Enviei a ACP a prova de vida feita em cartório junto com toda a documentação, ela tem 80 anos. Não pediram novamente e em 16 dias, a partir da chegada dos documentos, o processo foi concluído.
Obrigada @PauloCopolillo!! Finalmente! Eu fiz o pedido sem o número do assento mesmo.. Coloquei todos os dados solicitados e eles disseram que havia um processo em nome do meu pai em andamento mas não estava concluído, estava em análise ainda. Eles disseram que devolveram o valor mas não devolveram. Semana passada enviei o e-mail me responderam q quando concluísse o processo me passariam a certidão. Foi numerado ontem e no mesmo dia enviaram o e-mail com o código de acesso.
@David Lima, obrigada!! Mas essa atualização não aparecerá pra mim na certidão do civil online que tem duração de 6 meses? Eu teria que solicitar outra? Pela LR tem como descobrir a averbação e registro do casamento? Mais uma vez, obrigada!
Pessoal, bom dia! Estou com os docs da minha mãe prontos pra enviar...mas por conta de alguns problemas adiamos! resumimos, ela assinou o 1C em dezembro. Vou enviar os docs na semana que vem. Vcs sugerem que eu envie uma Prova de Vida? O que exatamente é isso, e onde faço (Prova de Vida)?
Pessoal do fórum, gostaria de informar com muito alegria que meu processo foi finalizado hoje. Dei entrada pessoalmente na ACP dia 15/05 e foi numerado na hora. E hoje, 29/05 foi finalizado. Deu no total 14 dias.
Uhuuuuul, agora vou na 4 CRC me transcrever.
Muito obrigada a todos que me ajudaram com todas as informações necessárias e principalmente o @Vlad Pen que me direcionou aos lugares certos, sem vocês não teria dado tão certo.
Obrigada pelo generoso agradecimento. Estou muito feliz por você ter obtido sucesso! E parabéns por não ter desanimado no primeiro obstáculo que encontrou que foi a transcrição, isso prova que na vida é preciso querer muito. Abraços.
@Vlad Pen ela tem apenas 58, é "jovem"...rs Mora em outra cidade...acho que vou arriscar... De qualquer forma, essa Prova de Vida é algo que faço no Cartório mesmo?
Comentários
Valeu Vlad. Irei solicitar.
Obrigada!
Se eu tivesse pego a certidão no cartório tinha percebido o erro, mas eu solicitei entregar em casa : (
Acabei de enviar um email pedindo a correção.
E como você falou, na reprografica está certinho o meu nome e sobrenome. Parece falta de atenção...
Que maravilha! Obrigada por postar sua experiência. Espero só não levar uma eternidade pra chegar em casa.
Valeu Marcelo!
aeeee. Que notícia boa para começar a semana!!!
Parabéns! Dê um grande abraço nele por mim!
to muito feliz. Mais um tuga na área ... o meu processo foi concluído!!!!!!! Já sou português!
MUITO OBRIGADO!!!
Compartilho esta felicidade com vcs!
Seguem as datas:
Docs recebidos em ACP: 05.04.18
Processo numerado em: 18.04.18
Processo assinado aproximadamente em: 23.04.18
Registro do assento de nasc. realizado em: 10.05.18
Fiz o meu processo em ACP (sem precisar registrar o casamento do meu pai). Dispensei contratar advogados para seguir as orientações do pessoal aqui do Forum...
Assim como outro colega escreveu, agradeço à "santa" @Mariza Guerra que escreveu o post:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5292/e-possivel-transcrever-casamento-de-portugues-a-sem-a-certidao-de-nascimento-do-nubente-estrangeiro/p1
"É possível transcrever casamento de português/a sem a certidão de nascimento do nubente estrangeiro."
Eu estava bem desanimado, já q eu não achei a certidão de nascimento do meu avô brasileiro. Mas este post me mostrou uma luz no fim do túnel. Em Ponta Delgada apresentei outro documento de identificação do meu avô e apresentei provas que o cartório sofreu uma enchente e perdeu vários documentos (e por isso não tinha como apresentar a certidão de nascimento dele). E deu tudo certo! @Mariza Guerra nota 1 milhão pra vc! Obrigado!
Agora irei registrar o casamento do meu pai para solicitar o cartão cidadão dele com o status de registro civil atualizado.
Agradeço a todos aqui do Forum, em especial @Mariza Guerra, @mjrjunior, @Vlad Pen e TODOS os demais colegas com quem 'falei' e me ajudaram ...
Realmente não tenho como agradecer!!! MUITO OBRIGADO ao Forum é muito pouco!
O q eu posso fazer para retribuir tantas orientações q me passaram!??? Tentarei ajudar outros da mesma forma ...
Desculpem-me escrever tanto ... mas precisava dar este testemunho!
Grande abraço para todos!!!!
A certidão de assento do civil online que eu tenho acesso será atualizada quando o processo for concluído ou terei que solicitar outra?
Obrigada!
Vou dar entrada no processo de atribuição do meu avô pela ACP.
Ele completa 77 anos mês que vem , será que vão lhe pedir prova de vida ? Alguém sabe se tem idade limite pra isso , ou cada caso é um caso ?
E pra finalizar...
É melhor fazer a prova de vida logo antes de mandar , ou só se cair em exigência ?
Obrigado a todos !
Entretanto, uma vez concluída a averbação, só pelo número você já consegue dar andamento aos processos seguintes. O que eu sempre faço é enviar a certidão de atribuição + um papelzinho tipo post it colado escrito averbação + número do registro. Assim não precisa ficar esperando a nova certidão chegar, principalmente agora que o país está com tudo parado e os Correios de mal a pior.
Enviei a ACP a prova de vida feita em cartório junto com toda a documentação, ela tem 80 anos. Não pediram novamente e em 16 dias, a partir da chegada dos documentos, o processo foi concluído.
Mas essa atualização não aparecerá pra mim na certidão do civil online que tem duração de 6 meses?
Eu teria que solicitar outra?
Pela LR tem como descobrir a averbação e registro do casamento?
Mais uma vez, obrigada!
Dei entrada no processo de meu avo, e hoje liguei na LR pela primeira vez para consultar informações.
Adilson Alves de Campos
Enviado via EMS: 11/05
Recebido: 18/05
Numerado: 24/05 27xxx/18
Status: Analise Inicial
Aonde posso encontrar a planilha com os processos via ACP dos amigos?
obg
Já inclui os teus dados lá na planilha.
Estou com os docs da minha mãe prontos pra enviar...mas por conta de alguns problemas adiamos! resumimos, ela assinou o 1C em dezembro. Vou enviar os docs na semana que vem. Vcs sugerem que eu envie uma Prova de Vida?
O que exatamente é isso, e onde faço (Prova de Vida)?
Obrigada
Dei entrada pessoalmente na ACP dia 15/05 e foi numerado na hora.
E hoje, 29/05 foi finalizado.
Deu no total 14 dias.
Uhuuuuul, agora vou na 4 CRC me transcrever.
Muito obrigada a todos que me ajudaram com todas as informações necessárias e principalmente o @Vlad Pen que me direcionou aos lugares certos, sem vocês não teria dado tão certo.
Obrigada pelo generoso agradecimento. Estou muito feliz por você ter obtido sucesso! E parabéns por não ter desanimado no primeiro obstáculo que encontrou que foi a transcrição, isso prova que na vida é preciso querer muito. Abraços.
Mora em outra cidade...acho que vou arriscar...
De qualquer forma, essa Prova de Vida é algo que faço no Cartório mesmo?