Bom dia! Enviei o processo da minha mãe para à ACP e chegou dia 21/05 (segundo os correios). Ao ligar hoje informaram que não tem numeração, isso é normal? o do meu avô numerou tão rápido que fiquei preocupada. Obrigada!
Obrigado a todos. Minha esposa agora é TUGA! Atualizar na planilha: Paula Ciannella Enviado: 25/4 Recebido: 30/4 Numerado 04/05 Concluido: 23/05 - Já com número de assento.
Pessoal, bom dia. O processo do meu avô foi numerado dia 09.03.2018, caiu em exigência e foi concluído. Acabei de ligar na central e já obtive o seu número de registro na ACP.
1.Esse número de registro é a mesma coisa que o número de assento? Se sim, com esse número consigo já fazer o processo da minha mãe? É preciso pedir a certidão de nascimento do meu avô em Portugal, ou somente com o número consigo fazer todo o processo?
2.Para fazer o processo para minha mãe, preciso dos mesmos documentos de sempre? Ou preciso de alguma complementação? - Certidão de nascimento do meu avô (do Brasil ou de Portugal)? - Formulário 1C preenchido com firma reconhecida por autenticidade - RG autenticado e apostilado - Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada (tem um porem, não foi meu avô (agora português) que a registrou, tem algum problema? - Vale Postal 175EUR
3.Minha mãe é viúva e teve acréscimo de nome no seu casamento, o qual mantem até hoje, é preciso fazer alguma complementação ou identificação disso, já que seu nome de solteira que consta na sua certidão de nascimento é diferente do RG e documentos atuais.
4.Vale mandar para ACP novamente? Achei que foi bem rápido mesmo tendo caído em exigência.
Boa tarde, pessoal! Informo que os processos de meus filhos foram concluídos na data de hoje, 28/05/2018. Recapitulando: Enviei em 07/05/2018 e recebido no ACP em 15/05/208. Numerado em 16/05/2018. 13 dias! A documentação: Menor #1: certidão de inteiro teor apostilada (não precisa de cópia reprográfica para menores). Cópia autenticada do RG dos pais (não precisa apostilar). Cópia simples do assento de nascimento do nacional português. Formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade. Não precisei averbar o casamento. Ambos os pais são portugueses. Menor #2: maior de 14 anos é necessário enviar, além da documentação mencionada acima, cópia autenticada do RG (não precisa apostilar). Boa sorte a todos e muito obrigado pela troca de informações.
@Luccas França Só com o numero do assento é possivel,mas vc também pode pedir uma certidão pela civil online
2- De portugal(assento de nascimento) Certo o formulário Certo o RG Quem a registrou e com que idade foi registrada?
3- Precisa enviar a certidão de inteiro teor apostilada
Não sendo o seu avô o declarante do nascimento da sua mãe,terá que transcrever o casamento. Depois de transcrito,pode enviar para o ACP ou qualquer outra conservatória
BOM dia galera, EU tive um problema De duplicidade de processos em Lisboa e na ACP Porto. Processo em Lisboa foi cancelado dia 04/05/2018, o meu processo na ACP Porto foi numerado 02/04/2018, 17XXX/2018 mas ainda consta em analise. Devo mandar Uma carta para ACP Porto dizendo o cancelamento do meu processo em Lisboa ou eles recebem alguma notificacao do mesmo ? Porque estou achando Uma demora muito grande visto qué tem processos antes do meu ja prontos. Obrigado
Seguem algumas duvidas ainda em relação aos seus questionamentos:
1. Você aconselha pedir a certidão ou somente com o numero de assento é seguro? Tem alguma discussão aberta ensinando como pedir a certidão via online?
2. Ela foi registrada logo no nascimento, porem foi registrada pelo avô materno e pela mãe que não são portugueses.
3. Preciso enviar a certidão de casamento da minha mãe, e isso? Se na certidão de nascimento dela estiver averbado o casamento e alteração de nome, serve?
4. Terei que transcrever a certidão de casamento dos meus avos? Via ACP também?
1- E mais garantido. Envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando o nome completo do seu avô e data de nascimento e diga que precisa do numero do assento do seu avô.Imprima o e-mail com a resposta e envie junto com os documentos Se preferir copia do assento,peça pelo civil online
2- Se foi registrada pelo avô materno,vai precisar transcrever o casamento do seu avô pra atribuir sua mãe
3- Não.O casamento tem que estar averbado em Portugal e não na certidão de nascimento brasileira da sua mãe. Essa certidão a qual vc se refere,só quando for fazer a atribuição dela
4- Terá que transcrever o casamento,mas o ACP não faz esse tipo de processo Faça por Ponta Delgada
Uma rápida dúvida, para a ACP o formulário C1 precisa ter apenas a assinatura reconhecida presencialmente, correto? Há a necessidade de apostilar este documento?
Boa tarde, estou em dúvida para qual conservatória encaminhar documentação, qual está mais rápida e que aceitam os documentos que já tenho em mão. (Atribuição de meu pai) TONDELA OU PORTO? Documentos em mão: - Assento de nascimento de minha avó - Certidão de nascimento em inteiro teor por fotocópia reprográfica de meu pai - Localização de assento de casamento de meus avós em Portugal. (Nº informatizado, data e local)* - Cópia autenticada e apostilhada do R.G de meu pai, expedida em 18/05/2018 - vou preencher formulário 1C * Solicitei junto a conservatória, no entanto após 32 dias acompanhando nº rastreador, a carta voltou para Portugal e a carta reencaminhada via correio azul segundo informação da conservatória de Almeida. Foi encaminhada dia 11/05 e até agora não recebi. Desta forma não quero adiar mais, e pretendo enviar e_mail da conservatória onde eles informam Nº do assento (informatizado). sera que terá problema? Peço orientação para qual Conservatória encaminho. Obrigado
Olá, pessoal! Alguém poderia me tirar uma dúvida? Enviei o processo de atribuição do pai do meu sobrinho em 10/05 e foi recebido em 18/05. Hoje li aqui que o formulário C1 tem que ser frente e verso colorido. Eu imprimi frente e verso, mas seguiu preto e branco. Será que terei problemas com isso?
Boa tarde pessoal!!! Finalmente o processo de cidadania do meu pai foi concluído. Recebi o e-mail do civil online hoje e já imprimi a certidão. Segue informações sobre o processo Numerado dia 17/11/2017 Despacho dia 26/04/2018 Finalizado dia 28/05/2018. Quero agradecer a todos pela ajuda e apoio. Em especial a @Marcia, @Marcelo DF. Desejo muita sorte a todos q estão nesta espera pela tão sonhada cidadania portuguesa. Agora vou enviar meus documentos. Abraços!!
Estou pedindo a nacionalidade para meu pai pois meu avô era português. E agora o ACP pediu a certidão de óbito do meu avô... Porém, não sabemos aonde foi registrado. Vocês sabem como encontro o cartório?
De acordo com o rastreamento os documentos da minha mãe chegaram à ACP no dia 15/05, quais são os próximos passos? Espero um email deles ou tenho que ligar para lá?
Depois de uma longa espera pra receber minha certidão de nascimento de inteiro teor e reprografica em casa, percebi um deslize na certidão de inteiro teor.
Meu sobrenome veio em duplicada.
Exemplo:
Correto: Maria Nazaré de Carvalho Nunes (alterado após casamento) IT: Maria Nazaré de Carvalho Nazaré de Carvalho Nunes. O sobrenome Nunes veio do casamento.
Na reprografica a anotação está correta: Maria Nazaré de Carvalho Nunes.
Vocês acham que preciso solicitar outra? Ela já está apostilada.
Obs: Este é um nome fictício que criei para demonstrar.
@Lucimara, parabéns, finalmente. O processo de minha mãe é de dezembro de 2017 e nada de número de assento ainda. Resolvi pedir uma certidão pelo civil online e ainda não me passaram o código de acesso. Você pediu certidão sem número de assento e o que aconteceu? Estornaram o valor ou ficou valendo para quando saísse.?
Comentários
Nome completo e data de nascimento
Tenha um bom dia e otima Semana!
É normal.O ACP vem recebendo muitos processos e tem demorado um pouquinho mais pra numerarem
Volte a ligar daqui a uma semana
segue o status do meu processo:
Enviado por EMS em 10/05/2018
Recebido na ACP em 18/05/2018
numerado em: 24/05/2018 - 27xx/2018
Status: em análise inicial
Atualizar na planilha:
Paula Ciannella
Enviado: 25/4
Recebido: 30/4
Numerado 04/05
Concluido: 23/05 - Já com número de assento.
Dei entrada da minha em Braga, assim que concluir darei entrada no meu na ACP.
O processo do meu avô foi numerado dia 09.03.2018, caiu em exigência e foi concluído.
Acabei de ligar na central e já obtive o seu número de registro na ACP.
1.Esse número de registro é a mesma coisa que o número de assento? Se sim, com esse número consigo já fazer o processo da minha mãe? É preciso pedir a certidão de nascimento do meu avô em Portugal, ou somente com o número consigo fazer todo o processo?
2.Para fazer o processo para minha mãe, preciso dos mesmos documentos de sempre? Ou preciso de alguma complementação?
- Certidão de nascimento do meu avô (do Brasil ou de Portugal)?
- Formulário 1C preenchido com firma reconhecida por autenticidade
- RG autenticado e apostilado
- Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada (tem um porem, não foi meu avô (agora português) que a registrou, tem algum problema?
- Vale Postal 175EUR
3.Minha mãe é viúva e teve acréscimo de nome no seu casamento, o qual mantem até hoje, é preciso fazer alguma complementação ou identificação disso, já que seu nome de solteira que consta na sua certidão de nascimento é diferente do RG e documentos atuais.
4.Vale mandar para ACP novamente? Achei que foi bem rápido mesmo tendo caído em exigência.
Muito obrigado.
Luccas
Informo que os processos de meus filhos foram concluídos na data de hoje, 28/05/2018.
Recapitulando:
Enviei em 07/05/2018 e recebido no ACP em 15/05/208. Numerado em 16/05/2018. 13 dias!
A documentação:
Menor #1: certidão de inteiro teor apostilada (não precisa de cópia reprográfica para menores). Cópia autenticada do RG dos pais (não precisa apostilar). Cópia simples do assento de nascimento do nacional português. Formulário 1C preenchido e assinado por autenticidade. Não precisei averbar o casamento. Ambos os pais são portugueses.
Menor #2: maior de 14 anos é necessário enviar, além da documentação mencionada acima, cópia autenticada do RG (não precisa apostilar).
Boa sorte a todos e muito obrigado pela troca de informações.
Só com o numero do assento é possivel,mas vc também pode pedir uma certidão pela civil online
2- De portugal(assento de nascimento)
Certo o formulário
Certo o RG
Quem a registrou e com que idade foi registrada?
3- Precisa enviar a certidão de inteiro teor apostilada
Não sendo o seu avô o declarante do nascimento da sua mãe,terá que transcrever o casamento.
Depois de transcrito,pode enviar para o ACP ou qualquer outra conservatória
EU tive um problema De duplicidade de processos em Lisboa e na ACP Porto. Processo em Lisboa foi cancelado dia 04/05/2018, o meu processo na ACP Porto foi numerado 02/04/2018, 17XXX/2018 mas ainda consta em analise. Devo mandar Uma carta para ACP Porto dizendo o cancelamento do meu processo em Lisboa ou eles recebem alguma notificacao do mesmo ? Porque estou achando Uma demora muito grande visto qué tem processos antes do meu ja prontos. Obrigado
Seguem algumas duvidas ainda em relação aos seus questionamentos:
1. Você aconselha pedir a certidão ou somente com o numero de assento é seguro?
Tem alguma discussão aberta ensinando como pedir a certidão via online?
2. Ela foi registrada logo no nascimento, porem foi registrada pelo avô materno e pela mãe que não são portugueses.
3. Preciso enviar a certidão de casamento da minha mãe, e isso?
Se na certidão de nascimento dela estiver averbado o casamento e alteração de nome, serve?
4. Terei que transcrever a certidão de casamento dos meus avos?
Via ACP também?
1- E mais garantido. Envie um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando o nome completo do seu avô e data de nascimento e diga que precisa do numero do assento do seu avô.Imprima o e-mail com a resposta e envie junto com os documentos
Se preferir copia do assento,peça pelo civil online
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
2- Se foi registrada pelo avô materno,vai precisar transcrever o casamento do seu avô pra atribuir sua mãe
3- Não.O casamento tem que estar averbado em Portugal e não na certidão de nascimento brasileira da sua mãe.
Essa certidão a qual vc se refere,só quando for fazer a atribuição dela
4- Terá que transcrever o casamento,mas o ACP não faz esse tipo de processo
Faça por Ponta Delgada
Uma rápida dúvida, para a ACP o formulário C1 precisa ter apenas a assinatura reconhecida presencialmente, correto? Há a necessidade de apostilar este documento?
Obrigado.
Basta a firma reconhecida por autenticidade
Não precisa apostilar
TONDELA OU PORTO?
Documentos em mão:
- Assento de nascimento de minha avó
- Certidão de nascimento em inteiro teor por fotocópia reprográfica de meu pai
- Localização de assento de casamento de meus avós em Portugal. (Nº informatizado, data e local)*
- Cópia autenticada e apostilhada do R.G de meu pai, expedida em 18/05/2018
- vou preencher formulário 1C
* Solicitei junto a conservatória, no entanto após 32 dias acompanhando nº rastreador, a carta voltou para Portugal e a carta reencaminhada via correio azul segundo informação da conservatória de Almeida. Foi encaminhada dia 11/05 e até agora não recebi. Desta forma não quero adiar mais, e pretendo enviar e_mail da conservatória onde eles informam Nº do assento (informatizado). sera que terá problema?
Peço orientação para qual Conservatória encaminho.
Obrigado
Numerado dia 17/11/2017
Despacho dia 26/04/2018
Finalizado dia 28/05/2018.
Quero agradecer a todos pela ajuda e apoio. Em especial a @Marcia, @Marcelo DF. Desejo muita sorte a todos q estão nesta espera pela tão sonhada cidadania portuguesa. Agora vou enviar meus documentos. Abraços!!
Agora chegou sua vez de ser Tuga! Uma boa sorte pra você!
Ainda estou na espera do assento de minha mãe... Quando você pediu a certidão pelo civil online?
Estou pedindo a nacionalidade para meu pai pois meu avô era português.
E agora o ACP pediu a certidão de óbito do meu avô... Porém, não sabemos aonde foi registrado.
Vocês sabem como encontro o cartório?
Obrigada,
De acordo com o rastreamento os documentos da minha mãe chegaram à ACP no dia 15/05, quais são os próximos passos? Espero um email deles ou tenho que ligar para lá?
Depois de uma longa espera pra receber minha certidão de nascimento de inteiro teor e reprografica em casa, percebi um deslize na certidão de inteiro teor.
Meu sobrenome veio em duplicada.
Exemplo:
Correto: Maria Nazaré de Carvalho Nunes (alterado após casamento)
IT: Maria Nazaré de Carvalho Nazaré de Carvalho Nunes.
O sobrenome Nunes veio do casamento.
Na reprografica a anotação está correta: Maria Nazaré de Carvalho Nunes.
Vocês acham que preciso solicitar outra? Ela já está apostilada.
Obs: Este é um nome fictício que criei para demonstrar.