Boa tarde a todos Graças a este Fórum abençoado consegui minha nacionalidade por atribuição pelo ACP, em um mês. Agradeço de coração aos moderadores e usuários pelas valiosas informações.
@lek0gta liguei hoje na LR e ainda não consta nada. Me avisa quando souber do seu e eu te aviso quando souber do meu? Tô bem preocupada. Medo do vale ter chegado lá faltando dinheiro ou de ter preenchido algo errado no formulário e não ter percebido...
@Vlad Pen Obrigada! Se puder me auxiliar em mais essa dúvida ou se alguém do grupo souber tb, estacionei nessa etapa.
Histórico _____________________x____________________x________________ Histórico das minhas dúvidas, pra entender melhor a situação:
De documentação BISAVÔ PORTUGUÊS tenho: 1 - Registro de Batismo(bisavô - Português) - retirada pelo site mesmo onde consta código de referência pra consulta tb, a data de nascimento dele é 26/01/1910. Li que antes de 1911 eles aceitam o registro de batismo pois esta era usada como certidão de nascimento.Está correto? 2 - Bisavô veio para o Brasil em 26/10/1920 - ( Tenho cópia de um documento com a lista de passageiros que embarcaram de Portugal para o Brasil - nela consta o nome do bisavô, assim como do pai dele, alguns familiares. Seria importante enviar? 3- - Certidão de Casamento do Bisavô Português(cópia) ainda estou me comunicando com outros familiares para encontrar o original, seria necessário?Bisavô Português se casou com Bisavô Holandesa, aqui no Brasil em SP Capital no dia 11/05/1935. 4 - Tenho tb certidão de óbito do bisavô.
De documentação do meu avô, tenho todas, ele é vivo e bastante lúcido. Irá assinar todo o processo. _______________x_________________x____________________________________ Dúvidas atualmente: Item 1 - O Assento de batismo tem q ser uma cópia original certificada emitida pelo Arquivo Distrital Vc sabe me dizer como entro em contato com o Arquivo Distrital? Sendo ele da Freguesia de Santo Antônio, Conselho Funchal e Distrito Ilha da Madeira. Tem algum site?
As demais documentações são essas abaixo, está correto? Lembrando que ele nasceu em 1910.
Em resumo, eu devo enviar então: - Assento de Batismo cópia original. Bisavô Portugues - Certidão de Casamento (bisavô)- o que preciso fazer em relação a certidão de casamento? Ou pode ser somente a de óbito? No Registro de Batismo consta realmente somente primeiro nome dele. - Certidão de nascimento avô - certidão inteiro teor por cópia reprográfica apostilada ( Acredito que o bisavô é o declarante, a certidão de nascimento do meu avô é toda em letra cursiva, daí então estamos confirmando essa parte); - RG avô - emitido com até 10 anos autenticado e apostilado - Formulário 1c preenchido com firma reconhecida por autenticidade
Assento de nascimento do português ( cópia original) Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do filho. Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade. Copia do R.G.do requerente apostilada(filho do português) Vale postal de € 175 euros Copia da Certidão de casamento do português ( se casou em Portugal) ou Certidão de casamento de inteiro teor apostilada (se casou no Brasil)
Gente venho agradecer a todos que me ajudaram, pois meu pai conseguiu o assentamento. Graças a esse fórum as coisas ficam mais fáceis, vocês ajudam muito, se não fosse com essa ajuda o caminho se tornaria mais difícil do que já é. Enviei os documentos dia 09/02/18, foi recebido em 21/02/18 e o assentamento saiu dia 26/03/18.
Agora vou pedir a minha cidadania mas tenho uma dúvida, eu consigo dar entrada com o número do assentamento do meu pai ou ainda tenho que fazer algum documento para ele antes de dar entrada no meu processo?
Boa noite, galera! Recebi do Consulado em SP o assento de nascimento da minha mãe. É um documento tão simples e sem assinatura nenhuma... Posso enviar uma cópia desse documento ou tem que ser original?
@all Boa noite, alguém saberia me informar quanto tempo está demorando o processo(desde a chegada em Porto até a conclusão) na ACP. Vi que estava demorando mais ou menos um mês para a conclusão. Ainda continua assim ? Obrigado.
Bom dia, pessoal. Eu tirei a cidadania do meu pai pelo ACP e já tenho o assento dele. Eu consigo obter a minha pelo ACP também? Tenho essa dúvida pq meu pai é filho de português nascido em Portugal, já eu sou filho de brasileiro que obteve cidadania pelo ACP. Muito obrigado
Boa tarde a todos. Após leituras de algumas discussões aqui subdivididas por assuntos, dei entrada no processo de transcrição do meu avô português para em seguida fazer o pedido de atribuição da minha pela ACP pois tenho visto está sendo a melhor opção de momento e minhas perguntas são: 1 - Minha mãe (devidamente registrada e o pai português dela foi o declarante) tem 79 anos de idade e o seu RG foi tirado em 1976, isso seria um problema? Há a necessidade de tirar uma 2ª via do RG ou posso levá-la para assinar o formulário 1C no consulado de Portugal aqui no Estado do RJ para funcionar como uma prova de vida dela? 2 - Depois de conclusão o processo de atribuição da minha mãe, não sendo ela a declarante em minha certidão de nascimento seria isso um complicador? a certidão de casamento dela com o meu pai (que foi o declarante) somado ao devido processo de transcrição de casamento deles não seria a solução para prosseguir com as atribuições dos filhos? Fiz essa pergunta porque li muitos comentários sobre "o pai português foi o declarante e já é o suficiente", mas creio que no caso da mãe a devida transcrição de casamento já é o suficiente para prosseguir com as atribuições dos filhos, correto?
1- Mesmo fazendo o reconhecimento da firma no Consulado,é necessário um RG recente 2- Pra fazer a sua atribuição,como a nacionalidade será pela sua mãe,terá que transcrever o casamento dos seus pais.
* quando o pai portugues é casado com brasileira aqui no Brasil e ele foi o declarante do filho(a)não precisa transcrever fazendo o processo pelo ACP
Boa noite, estou de posse dos meus documentos já apostilados
- certidão de nascimento inteiro teor - certidão de nascimento por fotocópia - RG autenticado
Sou filho de Mãe Portuguesa (nacionalidade ATRIBUÍDA e transcrição do casamento feita) e meu Pai Brasileiro foi o declarante do meu nascimento.
Dúvidas:
Posso preencher o Formulário 1C com um Editor de PDF ou tem que ser a mão? Posso Enviar 1 envelope grande com 3 envelopes com processos dentro? (pra pagar um frete só)
Dia 14/05 enviei um e-mail para a rcentrais.informatizacoes e recebi a resposta da Ana Paula Domingues que não tinha nada no sistema, nenhum número de processo.
Ontem, dei uma de louco e mandei o e-mail para rcentrais.consulados.irn.mj.pt e me não demorou 15 minutos me deram o número do processo. Esse e-mail é só para quem faz o processo pelos consulados.
- sua certidão de nascimento reprografica apostilada - xerox do RG autenticado e apostilado - copia simples do assento da sua mãe ou numero do assento - formulário 1 c com firma reconhecida por autenticidade * pode editar ou preencher a mão,tanto faz
Comentários
Se o casamento está anotado na certidão de nascimento,não precisa mandar a de casamento
Graças a este Fórum abençoado consegui minha nacionalidade por atribuição pelo ACP, em um mês. Agradeço de coração aos moderadores e usuários pelas valiosas informações.
Me avisa quando souber do seu e eu te aviso quando souber do meu? Tô bem preocupada. Medo do vale ter chegado lá faltando dinheiro ou de ter preenchido algo errado no formulário e não ter percebido...
Histórico
_____________________x____________________x________________
Histórico das minhas dúvidas, pra entender melhor a situação:
De documentação BISAVÔ PORTUGUÊS tenho:
1 - Registro de Batismo(bisavô - Português) - retirada pelo site mesmo onde consta código de referência pra consulta tb, a data de nascimento dele é 26/01/1910. Li que antes de 1911 eles aceitam o registro de batismo pois esta era usada como certidão de nascimento.Está correto?
2 - Bisavô veio para o Brasil em 26/10/1920 - ( Tenho cópia de um documento com a lista de passageiros que embarcaram de Portugal para o Brasil - nela consta o nome do bisavô, assim como do pai dele, alguns familiares. Seria importante enviar?
3- - Certidão de Casamento do Bisavô Português(cópia) ainda estou me comunicando com outros familiares para encontrar o original, seria necessário?Bisavô Português se casou com Bisavô Holandesa, aqui no Brasil em SP Capital no dia 11/05/1935.
4 - Tenho tb certidão de óbito do bisavô.
De documentação do meu avô, tenho todas, ele é vivo e bastante lúcido. Irá assinar todo o processo.
_______________x_________________x____________________________________
Dúvidas atualmente:
Item 1 - O Assento de batismo tem q ser uma cópia original certificada emitida pelo Arquivo Distrital
Vc sabe me dizer como entro em contato com o Arquivo Distrital? Sendo ele da Freguesia de Santo Antônio, Conselho Funchal e Distrito Ilha da Madeira. Tem algum site?
As demais documentações são essas abaixo, está correto? Lembrando que ele nasceu em 1910.
Em resumo, eu devo enviar então:
- Assento de Batismo cópia original. Bisavô Portugues
- Certidão de Casamento (bisavô)- o que preciso fazer em relação a certidão de casamento? Ou pode ser somente a de óbito? No Registro de Batismo consta realmente somente primeiro nome dele.
- Certidão de nascimento avô - certidão inteiro teor por cópia reprográfica apostilada ( Acredito que o bisavô é o declarante, a certidão de nascimento do meu avô é toda em letra cursiva, daí então estamos confirmando essa parte);
- RG avô - emitido com até 10 anos autenticado e apostilado
- Formulário 1c preenchido com firma reconhecida por autenticidade
Meu avô
Data do envio EMS 09/05
Recebido 15/05
Numerado 17/05
26xxx/18
Quanto tempo, em média, estão levando os processos na ACP?
Posso estar enganado mas pelo que acompanho por aqui, os processos estão demorando de 1 a 2 meses p/ serem concluidos
Assento de nascimento do português ( cópia original)
Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada do filho.
Formulário 1C com assinatura reconhecida por autenticidade.
Copia do R.G.do requerente apostilada(filho do português)
Vale postal de € 175 euros
Copia da Certidão de casamento do português ( se casou em Portugal) ou Certidão de casamento de inteiro teor apostilada (se casou no Brasil)
Agora vou pedir a minha cidadania mas tenho uma dúvida, eu consigo dar entrada com o número do assentamento do meu pai ou ainda tenho que fazer algum documento para ele antes de dar entrada no meu processo?
Obrigada!
Uma das minhas dúvidas e se preencho o formulário 1C, já que meu pai agora conseguiu a cidadania, ou teria que preencher o formulário como neta?
Obrigada
Recebi do Consulado em SP o assento de nascimento da minha mãe. É um documento tão simples e sem assinatura nenhuma... Posso enviar uma cópia desse documento ou tem que ser original?
Agora que seu pai foi atribuido, vc passou a ser filha de portugues
Pode usar somente o numero do assento de nascimento do seu pai
Nesse link vc vai encontrar o formulário e todas as instruções de preenchimento
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/atencao-manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao
Boa noite, alguém saberia me informar quanto tempo está demorando o processo(desde a chegada em Porto até a conclusão) na ACP.
Vi que estava demorando mais ou menos um mês para a conclusão. Ainda continua assim ?
Obrigado.
Em torno de 60 dias
Obrigado pela resposta. Acho que vou enviar para ACP ao invés de Tondela.
Estou com medo do meu vale dar errado tb.
Assim que souber te aviso!
Boa sorte p gente!
Eu tirei a cidadania do meu pai pelo ACP e já tenho o assento dele. Eu consigo obter a minha pelo ACP também? Tenho essa dúvida pq meu pai é filho de português nascido em Portugal, já eu sou filho de brasileiro que obteve cidadania pelo ACP.
Muito obrigado
1 - Minha mãe (devidamente registrada e o pai português dela foi o declarante) tem 79 anos de idade e o seu RG foi tirado em 1976, isso seria um problema? Há a necessidade de tirar uma 2ª via do RG ou posso levá-la para assinar o formulário 1C no consulado de Portugal aqui no Estado do RJ para funcionar como uma prova de vida dela?
2 - Depois de conclusão o processo de atribuição da minha mãe, não sendo ela a declarante em minha certidão de nascimento seria isso um complicador? a certidão de casamento dela com o meu pai (que foi o declarante) somado ao devido processo de transcrição de casamento deles não seria a solução para prosseguir com as atribuições dos filhos?
Fiz essa pergunta porque li muitos comentários sobre "o pai português foi o declarante e já é o suficiente", mas creio que no caso da mãe a devida transcrição de casamento já é o suficiente para prosseguir com as atribuições dos filhos, correto?
1- Mesmo fazendo o reconhecimento da firma no Consulado,é necessário um RG recente
2- Pra fazer a sua atribuição,como a nacionalidade será pela sua mãe,terá que transcrever o casamento dos seus pais.
* quando o pai portugues é casado com brasileira aqui no Brasil e ele foi o declarante do filho(a)não precisa transcrever fazendo o processo pelo ACP
Tenho uma dúvida. Quais documentos eu preciso apostilar? Cópia do RG/ 1C/ Certidão de nascimento?
valeu!
RG,certidões brasileiras.O formulário 1 C não precisa apostilar,só reconhecer firma por autenticidade em cartório
- certidão de nascimento inteiro teor
- certidão de nascimento por fotocópia
- RG autenticado
Sou filho de Mãe Portuguesa (nacionalidade ATRIBUÍDA e transcrição do casamento feita) e meu Pai Brasileiro foi o declarante do meu nascimento.
Dúvidas:
Posso preencher o Formulário 1C com um Editor de PDF ou tem que ser a mão?
Posso Enviar 1 envelope grande com 3 envelopes com processos dentro? (pra pagar um frete só)
Os documentos são só esses mesmo?
Desde já agradeço a ajuda de todos!!!
Dia 14/05 enviei um e-mail para a rcentrais.informatizacoes e recebi a resposta da Ana Paula Domingues que não tinha nada no sistema, nenhum número de processo.
Ontem, dei uma de louco e mandei o e-mail para rcentrais.consulados.irn.mj.pt e me não demorou 15 minutos me deram o número do processo. Esse e-mail é só para quem faz o processo pelos consulados.
- sua certidão de nascimento reprografica apostilada
- xerox do RG autenticado e apostilado
- copia simples do assento da sua mãe ou numero do assento
- formulário 1 c com firma reconhecida por autenticidade
* pode editar ou preencher a mão,tanto faz