@Rebecca Naslausky, isso mesmo. Pedia informações na LD e no e-mail da crcentrais.informazacoes e ninguém sabia nenhuma informação sobre o processo. Aí enviei o e-mail para o crcentrais.consulado pedindo o número e o status do processo, já sabendo que eles não tinham nada a ver, já que só tratam de processo dos consulados, e eles me deram o número do processo e reencaminharam o e-mail para a ACP. No seu caso, como no meu, é uma tentativa, vai que dá certo e cai na mão de alguma alma caridosa e eles mandam alguma resposta.
Minha irmã é divorciada, teve 2 filhos no seu casamento e após o divorcio teve um terceiro filho de outro relacionamento (mas sem se casar)
Ela está fazendo a Atribuição dela, quando seus filhos forem fazer como ficará? Ela tem que fazer a Transcrição do casamento? tem que fazer o divorcio?
Mesmo com o casamento e o divorcio averbados na certidão de nascimento dela, ela tem que fazer a transcrição?
sua irmã terá que transcrever o casamento dela, para atribuir os filhos deste casamento. O divórcio não é fundamental para a cidadania dos filhos. Se ela for morar em Portugal, é interessante fazer o divórcio, para ficar com estado civil certinho.
Quanto ao terceiro filho, quando ele nasceu, quem foi o declarante e quando ele foi registrado?
Bom dia amigos, estou em uma situação um pouco complicada. O processo da minha má e está finaliza do e eu enviarei os meus. Porém eu moro na Itália. Como posso apostilar os docs e reconhecer firma? Tenho uma conhecida que ate leva pro Brasil. Mas a firma vai ter que ser reconhecida por semelhança. Sera que pode ser?
Bom dia pessoal Hj dia 22/05/18 minha documentação foi recebida na ACP Porto por Isabel Ferreira, agora é aguardar novidades e vou atualizando as informações.
bom dia, caros foristas! Recebi hoje a certidão do meu pai! O processo foi finalizado e já atualizei a planilha! Para ajudar os demais foristas, informo que solicitei a certidão pelo Civil Online na quinta-feira, dia 17/05/18, na sexta-feira (18), recebi um email da CRC informando que não era possível emitir a certidão, pois o processo, apesar de despachado favoravelmente, estava pendente de registro e que eles emitiriam a certidão assim que o registro fosse feito. O registro foi lavrado ontem e hoje recebi a certidão! Tive medo de perder os valores pagos (10 euros), mas não foi o caso! Agradeço a todos pelo auxílio! Agora, enviarei hoje mesmo os documentos dos meus pais para a transcrição do casamento em PD e na sexta-feira, envio os meus documentos para atribuição pela ACP. @Flávio Correa, foi assim que você fez, né? Minha certidão de nascimento por cópia reprográfica, já apostilada, foi emitida em 01/12/17, portanto, vence na próxima semana! Vale a pena enviar essa mesmo? Ou vale mais a pena emitir uma nova e fazer um novo apostilamento? Não queria gastar tanto mais uma vez, mas se for melhor...
@Thais Felix seu pai foi declarante na sua Certidão de Nascimento? Acho que a ACP não exige transcrição quando o pai é o declarante. Vamos esperar algum outro forista confirmar isso. Se for o caso, acho que daria para enviar sua atribuição para ACP sem a transcrição do casamento e não perder o prazo da sua Certidão de Nascimento. De qualquer modo é um risco que terá que assumir, pois eles podem recusar.
Pessoal, estou sempre acompanhando o fórum e me ajudou um bocado em todo o processo. Se alguém puder me ajudar numa dúvida, ficarei muito grato.
O processo de atribuição do meu pai, está para ser concluído na ACP do Porto, enviei a documentação em abril e já foi numerado e aprovado, está na parte final, segundo o atendente da LR. Pretendo ir para Portugal em Junho, e assim sendo, fazer minha atribuição presencialmente. Gostaria de saber se a documentação que preciso levar é a mesma das que enviei para a atribuição do meu pai, sendo: Certidão inteiro teor e cópia reprográfica, cópia do meu RG, Formulário 1C PREENCHIDO AQUI NO BRASIL COM O ASSENTO DO MEU PAI, todos devidamente autenticados e apostilhados em cartórios brasileiros? E se por ACP é o mais indicado para esse processo? Obrigado!
@lek0gta Tinha ligado ontem e ainda não constava nada, com seu comentário resolvi ligar hj de novo, mas nada ainda pra mim. Que bom que o seu já foi numerado. Boa sorte! Espero que saia logo.
@Leonardo Nunes, mesma situação aqui. Acabei de ligar e nada. Fico mais aliviada de saber que não sou só eu. Devem estar chegando no nosso. Boa sorte. Quando tiver notícia me avisa por favor?
@wsteles Obrigado! Caso o assento do meu pai não fique pronto até minha ida para Portugal, posso preencher o formulário estando lá? E assim, levá-lo com minha documentação à ACP?
Olá bom dia a todos! Acompanho o fórum a algum tempo, minha mãe é portuguesa, já dei entrada na transcrição de casamento dela por Ponta Delgada que já ficou pronta. Enviei os documentos para minha cidadania e dos meus irmãos para Portugal via DHL dia 11/05 chegou na ACP em 14/05. Inclui os originais dos vales postais em cada processo, cada um em um envelope separado, com todos os documentos e os formulários preenchidos, mas hoje me lembrei que esqueci de preencher o campo do formulário aonde colocamos o número do vale postal!! Estou super preocupada, marquei o "x" no vale postal mas não coloquei os números, acham que pode dar algum problema?? Preciso ligar lá ou enviar email, para saber se já numeraram os processos, o que é melhor? Ligar ou encaminhar o email? Alguém pode me informar o email e telefone? Obrigada.
Maria Nélida, Obrigada!!!!! Ai que bom!!! Estava muito preocupada!!! Vcs são D+!!!! Este fórum é maravilhoso para nos direcionar e tirar dúvidas!!! Preciso que saia logo número do meu assento para poder tirar a cidadania dos meus filhos menores, o grande problema é que meu filho completa 18 anos em 11 de setembro, será que consigo tirar a dele até la'? Sendo que necessito transcrever meu casamento primeiro. Já li que se for pro Tondela transcrever o casamento junto com a atribuição do menor é mais rápido. Está mais rápido mesmo ou o ideal é transcrever por Ponta Delgada e enviar a atribuição para a ACP ?
Bom Dia Pessoal!! foi me pedido a prova de vida junto ao consulado na atribuição do meu pai (ele tem 88 anos). eu queria saber como faço pois liguei no consulado para saber e um Portugues super grosso me atendeu e ainda disse que nao sabia como fazia pois eu fiz por conservatoria e nao pelo consulado. Ele falou que era necessario um formulario proprio para prova de vida, acabou que eu nao entendendi nada do que ele me explicou e oq tem que ser feito. Alguem poderia me explicar oq tenho que fazer exatamente pra poder fazer a prova de vida,quando custa e oq é necessario por favoooooor kkkk E quanto tempo demora pra ser aprovado apos a prova de vida for recebida. Obrigado a todos que puderem me ajudar!! Estou desesperada
@eliasfsjunior Muito obrigada pela resposta! Meu pai foi o declarante do meu nascimento, sim! Nasci em 1984 e fui registrada antes de 1 ano! Tb tinha entendido que não precisaria transcrever o casamento, mas depois li que, como minha mãe mudou de nome no casamento, precisaria transcrever... mas agora fiquei em dúvida, já que minha mãe é brasileira... vou aguardar para ver se alguém sabe! Obrigada!
@Marina Menoita Poxa! Que pena que o seu ainda não consta no sistema. Liguei agora de novo e verifiquei o da minha tia. Ela e a minha mãe mandaram o processo juntas, mas de manhã eu n sabia o ano de nascimento da minha tia, ai n perguntei do dela. Ai liguei agora p saber e está numerado tb, dia 17/05, igual o da minha mãe. Chegou no ACP dia 14/05, enviamos via DHL, recebido pelo Hermógenes. Mas sofreu um pequeno atraso na entrega, era p ser entregue dia 11. O VP foi feito dia 08/05. Espero que o seu dê certo tb! Boa sorte!
@wsteles sim! Está o mesmo no meu RG e na minha certidão de nascimento! Vou tentar enviar meu processo hj! Só preciso apostilar meu novo RG, pois o que eu tinha apostilado foi emitido em 2006!
@Vlad... No proprio consulado,um rapaz portugues me atendeu, nao soube me explicar como eu tenho proceder para estar fazendo a tal prova de vida pelo consulado,eu preciso saber como eu tenho que fazer,se preciso marcar um horario ou se vou direto, se é necessario um formulario para preenchimento de prova de vida que segundo ele a propria conservatoria manda junto com a carta de exigencia... ele nao soube me explicar muito bem e oq eu apenas recebi foi a carta pedindo a prova de vida mais nada.
@Bianca Rainha faça o seu avô escrever uma carta de próprio punho informando que está vivo e lúcido e que é o requerente para obtenção da nacionalidade Portuguesa através de seu pai ou mãe naturais de Portugal e vá a um cartório e reconheça firma por autenticidade e envie para Portugal. Deve funcionar!!
Eu fiz a prova de vida no Consulado do Rio, não saberia informar se é da mesma forma em SP.
No Rio não precisa agendar. Então levei a minha avó direto no Consulado e pedi para falar com a senhora Francisca do serviço social, pois pretendia fazer a prova de vida do processo de atribuição que caiu em exigência.
Os documentos que levei foram a identidade e um comprovante de residência.
Eu paguei uma taxa no valor de 120 reais, mas tem pessoas do fórum que fez depois de mim e não pagou nada. Não sei qual foi o critério usado. Mas vá preparada.
É bom levar a carta com a exigência.
Mas você pode fazer também a prova de vida no cartório.
Comentários
muito obrigada pelo carinho e pelas palavras. Desejo a todos o dobro!!
Aí enviei o e-mail para o crcentrais.consulado pedindo o número e o status do processo, já sabendo que eles não tinham nada a ver, já que só tratam de processo dos consulados, e eles me deram o número do processo e reencaminharam o e-mail para a ACP.
No seu caso, como no meu, é uma tentativa, vai que dá certo e cai na mão de alguma alma caridosa e eles mandam alguma resposta.
Minha irmã é divorciada, teve 2 filhos no seu casamento e após o divorcio teve um terceiro filho de outro relacionamento (mas sem se casar)
Ela está fazendo a Atribuição dela, quando seus filhos forem fazer como ficará?
Ela tem que fazer a Transcrição do casamento?
tem que fazer o divorcio?
Mesmo com o casamento e o divorcio averbados na certidão de nascimento dela, ela tem que fazer a transcrição?
Obrigado.
sua irmã terá que transcrever o casamento dela, para atribuir os filhos deste casamento.
O divórcio não é fundamental para a cidadania dos filhos. Se ela for morar em Portugal, é interessante fazer o divórcio, para ficar com estado civil certinho.
Quanto ao terceiro filho, quando ele nasceu, quem foi o declarante e quando ele foi registrado?
O processo da minha má e está finaliza do e eu enviarei os meus. Porém eu moro na Itália. Como posso apostilar os docs e reconhecer firma?
Tenho uma conhecida que ate leva pro Brasil. Mas a firma vai ter que ser reconhecida por semelhança.
Sera que pode ser?
Abraços
O formulário não pode ser reconhecido por semelhança,somente por autenticidade
Vc pode reconhecer a firma no Consulado de Portugal na Itália
O processo da minha mãe já foi numerado. Chegou dia 14/05 e foi numerado dia 17/05. Liguei hj p LR.
Hj dia 22/05/18 minha documentação foi recebida na ACP Porto por Isabel Ferreira, agora é aguardar novidades e vou atualizando as informações.
Agora, enviarei hoje mesmo os documentos dos meus pais para a transcrição do casamento em PD e na sexta-feira, envio os meus documentos para atribuição pela ACP. @Flávio Correa, foi assim que você fez, né? Minha certidão de nascimento por cópia reprográfica, já apostilada, foi emitida em 01/12/17, portanto, vence na próxima semana! Vale a pena enviar essa mesmo? Ou vale mais a pena emitir uma nova e fazer um novo apostilamento? Não queria gastar tanto mais uma vez, mas se for melhor...
O processo de atribuição do meu pai, está para ser concluído na ACP do Porto, enviei a documentação em abril e já foi numerado e aprovado, está na parte final, segundo o atendente da LR. Pretendo ir para Portugal em Junho, e assim sendo, fazer minha atribuição presencialmente. Gostaria de saber se a documentação que preciso levar é a mesma das que enviei para a atribuição do meu pai, sendo: Certidão inteiro teor e cópia reprográfica, cópia do meu RG, Formulário 1C PREENCHIDO AQUI NO BRASIL COM O ASSENTO DO MEU PAI, todos devidamente autenticados e apostilhados em cartórios brasileiros? E se por ACP é o mais indicado para esse processo? Obrigado!
@Leonardo Nunes, mesma situação aqui. Acabei de ligar e nada. Fico mais aliviada de saber que não sou só eu. Devem estar chegando no nosso. Boa sorte. Quando tiver notícia me avisa por favor?
Se vc mandou o vale postal junto com os documentos,não tem problema não ter preenchido no formulário
Espere uns 15 dias apos a chegada dos documentos e ligue pra Linha Registros pra saber se já foi numerado
00 (xx) 351 21 195 0500 onde xx é sua operadora.
No menu, Digite 1, aguarde, Digite 1 novamente
Obrigada!!!!! Ai que bom!!! Estava muito preocupada!!!
Vcs são D+!!!! Este fórum é maravilhoso para nos direcionar e tirar dúvidas!!!
Preciso que saia logo número do meu assento para poder tirar a cidadania dos meus filhos menores, o grande problema é que meu filho completa 18 anos em 11 de setembro, será que consigo tirar a dele até la'? Sendo que necessito transcrever meu casamento primeiro. Já li que se for pro Tondela transcrever o casamento junto com a atribuição do menor é mais rápido. Está mais rápido mesmo ou o ideal é transcrever por Ponta Delgada e enviar a atribuição para a ACP ?
foi me pedido a prova de vida junto ao consulado na atribuição do meu pai (ele tem 88 anos).
eu queria saber como faço pois liguei no consulado para saber e um Portugues super grosso me atendeu e ainda disse que nao sabia como fazia pois eu fiz por conservatoria e nao pelo consulado.
Ele falou que era necessario um formulario proprio para prova de vida, acabou que eu nao entendendi nada do que ele me explicou e oq tem que ser feito.
Alguem poderia me explicar oq tenho que fazer exatamente pra poder fazer a prova de vida,quando custa e oq é necessario por favoooooor kkkk
E quanto tempo demora pra ser aprovado apos a prova de vida for recebida. Obrigado a todos que puderem me ajudar!! Estou desesperada
Poxa! Que pena que o seu ainda não consta no sistema. Liguei agora de novo e verifiquei o da minha tia. Ela e a minha mãe mandaram o processo juntas, mas de manhã eu n sabia o ano de nascimento da minha tia, ai n perguntei do dela.
Ai liguei agora p saber e está numerado tb, dia 17/05, igual o da minha mãe.
Chegou no ACP dia 14/05, enviamos via DHL, recebido pelo Hermógenes. Mas sofreu um pequeno atraso na entrega, era p ser entregue dia 11.
O VP foi feito dia 08/05.
Espero que o seu dê certo tb!
Boa sorte!
Alguém sabe se preciso enviar pro Brasil?
ele nao soube me explicar muito bem e oq eu apenas recebi foi a carta pedindo a prova de vida mais nada.
Eu fiz a prova de vida no Consulado do Rio, não saberia informar se é da mesma forma em SP.
No Rio não precisa agendar. Então levei a minha avó direto no Consulado e pedi para falar com a senhora Francisca do serviço social, pois pretendia fazer a prova de vida do processo de atribuição que caiu em exigência.
Os documentos que levei foram a identidade e um comprovante de residência.
Eu paguei uma taxa no valor de 120 reais, mas tem pessoas do fórum que fez depois de mim e não pagou nada. Não sei qual foi o critério usado. Mas vá preparada.
É bom levar a carta com a exigência.
Mas você pode fazer também a prova de vida no cartório.
Bom, espero ter ajudado.