Bom dia a todos, especialmente a @Maria Nélida pela resposta acima. Como eu informei acima, o RG da minha mãe foi emitido no ano de 1976 e já estou providenciando uma 2ª via para atualização do documento. Minhas perguntas são: Uma vez devidamente preenchido o formulário 1C basta que eu leve minha mãe para reconhecer sua firma por Autencidade em cartório notorial? Não há a necessidade dessa assinatura seja no Consulado de Portugal aqui no RJ? Outra dúvida, a cópia simples do assentamento do progenitor português que deve ser enviada trata-se das 02 folhas com chancela auto relevo que me foram enviadas pelo Arquivo da Distrital ou posso produzir xerox destes e enviar uma vez que ali constam todas as informações?
@lek0gta@Marina minha amiga enviou os documentos do sogro delae chegaram lá dia 06/05 , ela ligou na LR e mandou e-mail mas a resposta é que não consta nada ainda tb. Nenhum número , nem processo.
Pessoal, uma dúvida: fui fazer reconhecimento de firma por autenticidade do formulário 1C, e quando cheguei, o funcionário quis cortar a caneta os espaços não preenchidos, eu disse que não podia fazer isso, e que ia me informar, mas tinham me passado que não deveria deixar que riscassem nada. Pq qd fui fazer isso com o formulário do transcrição de casamento dos meus pais, falaram que não poderia riscar nada. Nesse tive sorte, pois a funcionária não implicou. Alguém sabe me dizer se dá problema se eu der riscos nos quadros que não são preenchidos no formulário 1C?
Pessoal eu vi aqui nos posts anteriores um link com o passo a passo para preenchimento do formulário 1C e o próprio à ser impresso e aqui está a minha pergunta: Com o devido preenchimento deste formulário e com as devidas documentações basta enviar via Correios ou é necessário solicitar da ACP por haver algum tipo de numeração e controle? Caso seja somente a impressão deste (devidamente assinado e com firma reconhecida por Autenticidade em cartório) e seguir com os documentos, poderiam me confirmar quais os documentos necessários para o processo de atribuição? No caso concreto será feita a atribuição da minha mãe para depois eu fazer a minha, em que momento eu devo fazer a transcrição do casamento da minha mãe? Devo solicitar a transcrição do casamento dela agora (paralelamente ao pedido de atribuição) ou posso fazer depois? Será que eles (ACP) acondicionaram a conclusão da transcrição do casamento da minha mãe para finalizar o processo de atribuição dela? Posso enviar os 02 procedimentos (pedido de atribuição de nacionalidade da minha mãe + transcrição de casamento dela) no mesmo envelope?
Boa tarde. No caso o pai da minha mãe era português legítimo e foi ele (meu avô) o declarante do nascimento de minha mãe sim. Talvez eu tenha me confundido e não houvesse a necessidade de fazer a transcrição do casamento dos meus avós (Português casado com Brasileira), de toda sorte, o pedido já foi feito e já seguiu. Me antecipando aos fatos, estou agora providenciando os documentos para que eu possa requerer a Atribuição da minha mãe para depois solicitar a minha e quando mencionei acima sobre a transcrição de casamento neste caso me referi ao da minha mãe (que pretendo requerer ainda essa semana) com o meu pai.
@Maria Nélida Obrigada.Bom saber. Estou com medo de enviar e não aceitarem, pq o cartório do Brasil não vai se responsabilizar por isso e muito menos pagar 175¢ pra mim, né? Tem que ser feito tudo com cuidado.
@Lia Lopes, o meu formulário foi riscado e foi aceito. Nenhum cartorio da minha cidade reconheceria a assinatura sem q antes os campos em branco fossem riscados. Entao tive q fazer desta forma. Enviei uma justificativa com uma copia da regulamentação do cartorio em anexo.
Concordo 100% com vc Alias,estava pra escrever isso aqui,mas vc foi mais ligeiro...rsrsrs Obrigada Mas,nunca vi ninguem vir aqui no Forum ou no Face(onde sempre acompanho as postagens),reclamar que caiu em exigência por ter os campos riscados.
@vlad el e @maria nelida, realmente nao faz o menor sentido o cartório se recusar a reconhecer uma assinatura, seja qual for o conteudo do documento. Poderia ser uma folha toda em branco, o fato eh q a unica coisa q o cartorio deveria se ater seria na assinatura, se eh ou não da pessoa, e pronto. Mas existe mesmo um regulamento que os proibe de fazer isso. Concordo q nao faz sentido, mas eh mesmo proibido aoa funcionarios procederem assim... Aqui na minha cidade so tem 3 cartórios e nenhum aceitou reconhecer a assinatura sem riscar. Entao pedi uma copia deste regulamento e anexei a uma justificativa que enviei junto ao formulário... nao sei exatamente se o ACP aceitou por causa da justificativa ou se eles realmente passaram a aceitar os riscos... imagino q muitos formularios estão chegando desta forma, pois ha cartorios que sao irredutíveis quanto a isso...
Tem cartórios que reconhecem sem riscar os campos em branco.Eu mesma sou testemunha disso. Então, se é lei,os cartórios correriam o risco de infringir essa lei?
@Maria Nélida, existem cartórios que nao sao tão rigorosos, mas há um regulamento, de fato... os 3 cartorios daqui da minha cidade tem este impresso no mural deles e sao muito enfáticos quanto a isso... tentei argumentar, conforme sugestões daqui do forum, falei q assinaria uma declaração me responsabilizando, mas nao adiantou. Enfim, tive q riscar os espaços e anexei a copia do regulamento ao formulário, pra justificar os riscos, e deu certo, graças à Deus.... senao eu teria q levar minha avó pra alguma outra cidade onde houvesse cartórios mais maleáveis... seria complicadíssimo, pois ela eh muito idosa...
Eu também sou outra testemunha de que eles fazem o reconhecimento sem rasurar as partes em branco. Quando meu pai foi assinar o formulário 1C no cartório eu pedi expressamente de que não rasurassem nenhuma das partes em branco. A atendente fez um questionamento de leve, mas foi solicita e fez todo o processo para nós sem maiores problemas.
Exceções existem, basta ver qual é o cartório que menos se implica nesse ponto.
Quanto à demora na numeração, acho que o melhor é segurar a ansiedade (sei que não é fácil) e aguardar uns 15 dias depois da chegada pra ligar pra LR. ACP é muito rápida, tem conservatória que leva meses pra numerar, mas não significa que todos os processo serão numerados em menos de uma semana, afinal o número de envelopes que chega lá está crescendo.
Uma dúvida... Quando uma pessoa é neto de português e o avô e pai estão falecidos é possível tirar a cidadania por atribuição? ou somente por naturalização?
@Marcia isso é bom. A atendente chegou a mencionar de que havia rasurado o formulário antes. Mas ela foi solicita para com meu pedido e fez todo o processo de firma sem maiores problemas, felizmente.
@Pedro Antonio Pereira Jr e @Márcia, aqui em Teresópolis são irredutíveis. Se o formulário da minha avó, com espaços em branco riscados, tivesse sido recusado pelo ACP, teria sido a exigência mais dificil de cumprir, pois minha avó tem 89 anos e passa extremamente mal em viagens, principalmente em subida e descida de serra, que eh o caso daqui da nossa cidade.... tanto para Friburgo, como para Petropolis, como para o Rio, são muitas curvas, descidas e subidas, e, para ela, seria uma tortura... expliquei tudo isso nos 3 cartórios em q fui e nada adiantou. Tive q riscar...
@Rebbeca Naslausky, foi o de atribuição da minha filha. O meu fiz pelo consulado em 12/2016 e só terminou em 09/2017. Esse endereço de e-mail é para quem faz qualquer procedimento pelo consulado. Mandei sem pretensão de ter alguma resposta, mas enviaram a informação do número do processo e reencaminharam para a acp e também mandaram uma observação para da próxima vez enviar para a acp, que não informa nada.
@Marcia hj é seu aniversário e te desejo felicidades , mta saúde e mta paz.Vc ajudou e ajuda mta gente a conquistar a tão sonhada nacionalidade portuguesa. Mtos devem mto a vc essa conquista.PARABÉNS!!!
Bom dia, pessoal! Liguei hoje na LR (53 min de espera) para obter informações dos processos de meus filhos menores. Seguem informações: Enviado em 07/05/2018 via SEDEX (R$ 152,00). Recebido em 15/05/2018 e numerado em 16/05/2018 (259xx/2018 e 259xx2018). Estão em análise; Enviei dois envelopes com etiquetas de identificação de cada menor por meio de uma única remessa. A documentação: Menor #1: Certidão de nascimento inteiro teor apostilada (não enviei cópia reprográfica); cópias dos RG dos pais autenticados (não apostilei); cópia simples do registo civil do nacional português (por via das dúvidas, enviei a chave de acesso obtida pelo civil online); Formulário 1C preenchido e assinado com firmas reconhecidas por autenticidade (os cartórios de Brasília não obstam autenticar o formulário com espaços em brancos). Menor #2: Certidão de nascimento inteiro teor apostilada (não enviei cópia reprográfica); cópias dos RG dos pais autenticados (não apostilei); cópia do RG do menor de 14 anos autenticada (não apostilei); cópia simples do registo civil do nacional português (por via das dúvidas, enviei a chave de acesso obtida pelo civil online); Formulário 1C preenchido e assinado com firmas reconhecidas por autenticidade (os cartórios de Brasília não obstam autenticar o formulário com espaços em brancos).
Comentários
Outra dúvida, a cópia simples do assentamento do progenitor português que deve ser enviada trata-se das 02 folhas com chancela auto relevo que me foram enviadas pelo Arquivo da Distrital ou posso produzir xerox destes e enviar uma vez que ali constam todas as informações?
Sua mãe pode fazer o reconhecimento da firma por autenticidade em cartório,não precisa ser no Consulado
Envie os folhas originais que vc recebeu,não pode ser cópia.Se estavam no Arquivo Distrital,o assento não deve,ainda,estar informatizado
Alguém sabe me dizer se dá problema se eu der riscos nos quadros que não são preenchidos no formulário 1C?
Caso seja somente a impressão deste (devidamente assinado e com firma reconhecida por Autenticidade em cartório) e seguir com os documentos, poderiam me confirmar quais os documentos necessários para o processo de atribuição?
No caso concreto será feita a atribuição da minha mãe para depois eu fazer a minha, em que momento eu devo fazer a transcrição do casamento da minha mãe?
Devo solicitar a transcrição do casamento dela agora (paralelamente ao pedido de atribuição) ou posso fazer depois? Será que eles (ACP) acondicionaram a conclusão da transcrição do casamento da minha mãe para finalizar o processo de atribuição dela?
Posso enviar os 02 procedimentos (pedido de atribuição de nacionalidade da minha mãe + transcrição de casamento dela) no mesmo envelope?
As conservatórias tem aceitado com os dados em branco riscados
Seus avós(pais da sua mãe)eram ambos portugueses?
Se não,quem é o portugues e quem foi o declarante na certidão de nascimento da sua mãe?
Boa tarde. No caso o pai da minha mãe era português legítimo e foi ele (meu avô) o declarante do nascimento de minha mãe sim.
Talvez eu tenha me confundido e não houvesse a necessidade de fazer a transcrição do casamento dos meus avós (Português casado com Brasileira), de toda sorte, o pedido já foi feito e já seguiu.
Me antecipando aos fatos, estou agora providenciando os documentos para que eu possa requerer a Atribuição da minha mãe para depois solicitar a minha e quando mencionei acima sobre a transcrição de casamento neste caso me referi ao da minha mãe (que pretendo requerer ainda essa semana) com o meu pai.
Estou com medo de enviar e não aceitarem, pq o cartório do Brasil não vai se responsabilizar por isso e muito menos pagar 175¢ pra mim, né? Tem que ser feito tudo com cuidado.
Sim,apos a atribuição,transcreva o casamento da sua mãe por Ponta Delgada
Entao tive q fazer desta forma.
Enviei uma justificativa com uma copia da regulamentação do cartorio em anexo.
Concordo 100% com vc
Alias,estava pra escrever isso aqui,mas vc foi mais ligeiro...rsrsrs
Obrigada
Mas,nunca vi ninguem vir aqui no Forum ou no Face(onde sempre acompanho as postagens),reclamar que caiu em exigência por ter os campos riscados.
Mas existe mesmo um regulamento que os proibe de fazer isso. Concordo q nao faz sentido, mas eh mesmo proibido aoa funcionarios procederem assim...
Aqui na minha cidade so tem 3 cartórios e nenhum aceitou reconhecer a assinatura sem riscar. Entao pedi uma copia deste regulamento e anexei a uma justificativa que enviei junto ao formulário... nao sei exatamente se o ACP aceitou por causa da justificativa ou se eles realmente passaram a aceitar os riscos... imagino q muitos formularios estão chegando desta forma, pois ha cartorios que sao irredutíveis quanto a isso...
Tem cartórios que reconhecem sem riscar os campos em branco.Eu mesma sou testemunha disso.
Então, se é lei,os cartórios correriam o risco de infringir essa lei?
Enfim, tive q riscar os espaços e anexei a copia do regulamento ao formulário, pra justificar os riscos, e deu certo, graças à Deus.... senao eu teria q levar minha avó pra alguma outra cidade onde houvesse cartórios mais maleáveis... seria complicadíssimo, pois ela eh muito idosa...
Exceções existem, basta ver qual é o cartório que menos se implica nesse ponto.
Posso enviar mais de um processo no mesmo envelope?
Somos em 3 irmãos e penso se é possível economizar no envio.
ACP é muito rápida, tem conservatória que leva meses pra numerar, mas não significa que todos os processo serão numerados em menos de uma semana, afinal o número de envelopes que chega lá está crescendo.
Uma dúvida...
Quando uma pessoa é neto de português e o avô e pai estão falecidos é possível tirar a cidadania por atribuição? ou somente por naturalização?
Exato.
Já mandei muitos 1C e o cartorio nunca quis rabiscar nenhum campo, para reconhecer assinatura.
O meu fiz pelo consulado em 12/2016 e só terminou em 09/2017. Esse endereço de e-mail é para quem faz qualquer procedimento pelo consulado.
Mandei sem pretensão de ter alguma resposta, mas enviaram a informação do número do processo e reencaminharam para a acp e também mandaram uma observação para da próxima vez enviar para a acp, que não informa nada.
Liguei hoje na LR (53 min de espera) para obter informações dos processos de meus filhos menores.
Seguem informações:
Enviado em 07/05/2018 via SEDEX (R$ 152,00). Recebido em 15/05/2018 e numerado em 16/05/2018 (259xx/2018 e 259xx2018). Estão em análise;
Enviei dois envelopes com etiquetas de identificação de cada menor por meio de uma única remessa.
A documentação:
Menor #1: Certidão de nascimento inteiro teor apostilada (não enviei cópia reprográfica); cópias dos RG dos pais autenticados (não apostilei); cópia simples do registo civil do nacional português (por via das dúvidas, enviei a chave de acesso obtida pelo civil online);
Formulário 1C preenchido e assinado com firmas reconhecidas por autenticidade (os cartórios de Brasília não obstam autenticar o formulário com espaços em brancos).
Menor #2: Certidão de nascimento inteiro teor apostilada (não enviei cópia reprográfica); cópias dos RG dos pais autenticados (não apostilei); cópia do RG do menor de 14 anos autenticada (não apostilei); cópia simples do registo civil do nacional português (por via das dúvidas, enviei a chave de acesso obtida pelo civil online);
Formulário 1C preenchido e assinado com firmas reconhecidas por autenticidade (os cartórios de Brasília não obstam autenticar o formulário com espaços em brancos).
Parabéns!!! Deus te abençoe hoje e sempre. Desejo pra vc saúde, paz e alegrias.