Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

12782792812832841503

Comentários

  • @rafael ,
    Vc saberia informar se um terceiro poderia comparecer ao balcão da 4crc ou do ACP p pedir informações sobre os processos? Tenho um amigo q estará no Porto em junho e pensei em pedir a ele pra ver isso pra mim.
    No caso, eu enviaria uma autorização por escrito com assinatura da minha avó (requerente), reconhecida por autenticidade, para ele apresentar ao pedir as informações...
    Será q eles o informariam?
    Tentei pelo civil online mas nao sei que data colocar... nem sei se o vale postal foi sacado, pois a ctt nao responde meus emails ...
  • @rebecca

    Não sei so certo , acho que informam sim.

    Mas porque nao tenta ligar para a linha de registro? quando eu estava no Brasil ligava pra ca e me informavam.

    +351 211 95 05 00

    Compra credito skype, sai mais barato.
  • Boa Tarde Pessoal!

    Estou dando entrada no processo de atribuição pelo ACP, (1) gostaria de saber se um pessoa que tem no seu RG o nome de casada, precisa enviar também cópia da certidão de casamento para comprovar a mudança de nome? (2) Esta pessoa também tem 82anos, será que eles pedirão prova de vida?
  • @Rafael, pensei q a LR so informasse sobre processos de nacionalidade. Vou ligar. Obrigada pela dica.
  • @Andreza Freitas, minha avó tem 89 anos e nao pediram prova de vida. O rg dela tinha menos de 6 meses, talvez por isso nao pediram. Mas ha muitos casos em q a prova de vida foi exigida. E ha casos em q a prova de vida foi enviada no inicio e, antes de finalizar o processo, a conservatória pediu outra.
    Acho q o ideal eh enviar o processo sem e, se pedirem, envie depois. Dependendo do lugar, o documento custa bem caro. Na minha cidade, o documento apostilado sai em media 400,00. Fora o envio, que por EMS custa cerca de 120,00.
  • @vlad el, super obrigada !!! Farei isso amanhã cedo. Obrigada pela dica de nao citar o pedido de transcrição!!! Acho q seria a primeira coisa q eu faria...rsss
  • Alguém sabe ne dizer o email para obter informações do processo enviado a ACP, ou é só por telefone ?
  • @igorelaura

    Somente pela Linha Registros

    Telefone - 0351-211 950 500.
    Opção 1 e novamente opção 1
  • Obrigada @wteles e @rebeca!

    O RG dela também tem menos de 6 meses, então farei como você, acreditando que não pediram. Em relação a certidão de casamento, mandarei uma xerox autenticada.
  • @andreza eu enviei uma copia autenticada da certidão de casamento, mas a certidão de nascimento continha a averbação do casamento, informando o nome q ela passou a usar.
  • @Rebeca..vc pediu o assento da transcrição de casamento pelo civil on line?
  • editado May 2018
    @Vlad Pen, pelo civil online só encontrei a opção de pedir a certidao de casamento, não o assento de transcrição.
    mesmo assim, tentei fazer o pedido da certidao de casamento, mas caí no mesmo problema: "Data de Nascimento:*O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos"
  • Boa tarde pessoal.
    EStou com minha documentação pronta para envio na próxima semana e gosta meu processo de atruição for concluído pretendo fazer o do meu filho que é maior de idade.
    Qual Será o primeiro passo? A transcrição do meu casamento já que o pai brasileiro foi o declarante?
    Primeiro envio a tra7nscrição para depois enviar a documentação ref a atribuição do meu filho?
  • @Vlad El, parabéns!!!! muito feliz por você!! agora eh a sua vez, certo?
  • @VLAD EL bom dia! Em qual conservatoria foi feito o processo de sua mãe? Acp porto? Achei bem rápido! Parabéns!
  • @denisebarreira

    Faça a transcrição por Ponta Delgada e depois a atribuição do seu filho pelo ACP
  • @vlad o meu processo foi para despacho dia 19/04 e ate agora não tem número, pedi meu primo para ir ate la pessoalmente pois estou achando estranho de pessoas com um mês a frente do meu ja tem número, será que eles dão informações?
  • Vou ligar pela primeira vez para a LR. Digo meu nome de nascimento ou o de casada?
  • @fernandagc09,

    Estou no mesmo caso...
    :(
  • @daniellexrei muito complicado passa mil coisas na cabeça , qual seria o critério?
    O meu chegou dia 02/04 , foi para despacho dia 19/04 , tudo certo e não sai o número.
    Processos muito depois do meu ja tem assento.
    Muito estranho .
    Só queria uma informação mais detalhada .
    Se tivevesse alguma pendência não iria para Registro correto ?
  • @VLAD EL,

    que bom!!! Feliz por você e por ter feito parte disso, um pouquinho.
    Grande abraço.
  • @fernandagc09,

    fique tranquila. Já deve ter saído e vc não tem a informação.
  • @Vlad El, enviei o email, conforme vc sugeriu. realmente é uma ótima sugestão, pois responderam rapidamente. mas, infelizmente, não consta o numero digitalizado. esta foi a resposta q recebi:

    Boa tarde,

    Nada consta nesta Conservatória dos Registos Centrais.

    Terá que averiguar junto da Conservatória onde deu entrada o processo.

    Com os melhores cumprimentos,

    Ana Paula Domingues

    Oficial dos Registos e Notariado
  • phpcbiophpcbio Member
    @Marcia, @Vlad, tendo em vista que minha mãe adquiriu nacionalidade do avô, ainda pela Lei antiga (enviarei documentação para a conversão na semana que vem, se puderem responder minha pergunta no tópico específico, agradeço!), meu pedido de nacionalidade está com projeto de indeferimento (uma vez que, por enquanto, o estabelecimento do vínculo da filiação se deu após a maioridade)...
    Infelizmente terei que esperar um pouco mais, por pura bobeira... Na notificação, me deram prazo de 30 dias para me pronunciar, caso haja alguma outra informação. Vocês acham que adianta alegar que a conversão da minha mãe está em andamento e pedir para "segurarem" o processo?
  • @Vlad, parabéns....
    Estou querendo dar entrada pessoalmente na ACP, mas, vendo o seu caso, acho que valeria à pena enviar do Brasil mesmo... Só tenho medo de demorar meses e meses... O que você acha? Eu iria para Portugal em novembro de 2018...
  • Pessoal, boa tarde!
    Estou auxiliando um amigo que vai dar entrada no processo de atribuição de sua mãe. O pai dela, o português, se casou no Brasil e não averbou o casamento em Portugal, mas como foi o declarante de seu nascimento, disse a ele para enviar o processo pra ACP, correto?
    Ele já solicitou a certidão de nascimento (cópia reprográfica) de sua mãe, porém não consta a anotação do casamento da mesma, que alterou o nome quando casou. Ele tem que enviar uma cópia da certidão de casamento, certo? A questão é: tem que enviar a original ou pode ser uma cópia? E essa cópia, pode ser da certidão comum ou tem que ser inteiro teor? Pode ser só autenticada ou tem que ser apostilada?
    Pergunto porque dei uma lida nos comentários e fiquei com a dúvida, pois quando fiz meu processo, (que meu pai deu entrada presencialmente na 3ª CRC do Porto) enviei uma cópia autenticada da minha certidão de casamento comum e nem com isso eles ficaram, dizendo não ser necessário.

    Agradeço a atenção de todos.
  • @VLAD vc deu entrada pelos correios ou pessoalmente??? Foi pela ACP Porto???
  • @Bárbara Loureiro



    Pessoal, boa tarde!
    Estou auxiliando um amigo que vai dar entrada no processo de atribuição de sua mãe. O pai dela, o português, se casou no Brasil e não averbou o casamento em Portugal, mas como foi o declarante de seu nascimento, disse a ele para enviar o processo pra ACP, correto? -- CORRETO
    Ele já solicitou a certidão de nascimento (cópia reprográfica) de sua mãe, porém não consta a anotação do casamento da mesma, que alterou o nome quando casou. Ele tem que enviar uma cópia da certidão de casamento, certo? A questão é: tem que enviar a original ou pode ser uma cópia? E essa cópia, pode ser da certidão comum ou tem que ser inteiro teor? Pode ser só autenticada ou tem que ser apostilada? -- DE INTEIRO TEOR APOSTILADA (ENVIAR A ORIGINAL)
    Pergunto porque dei uma lida nos comentários e fiquei com a dúvida, pois quando fiz meu processo, (que meu pai deu entrada presencialmente na 3ª CRC do Porto) enviei uma cópia autenticada da minha certidão de casamento comum e nem com isso eles ficaram, dizendo não ser necessário.
  • @bruhviana

    Entre junho e agosto,é período de férias em Portugal e as conservatórias ficam com menos funcionários,mas acredito que,se vc enviar agora,dê tempo de finalizar até novembro
  • @Maria Nélida Muito obrigada pela rápida resposta. Vou dizer pra ele fazer isso.

    Tô pensando aqui e acho que no meu caso não foi necessário, pois o meu casamento estava anotado na minha certidão de nascimento.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.