@JessieB... VP em nome de sua Mãe...Melhor ainda...!!! Leve um documento original dela e faça o VP... Essa pessoa que te atendeu estava *viajando* ... Já fiz 15 ou 16 VPs...E NUNCA me pediram esse tipo de identificação do beneficiário do VP...
Segundo me informou a Linha de Registros em 09/05, o processo da minha mãe foi para registro em 13/04.
Hoje eu tentei obter o número de assento dela pelo site Civil Online, porém obtive a resposta que o mesmo não foi localizado.
Tentei também, há alguns dias, solicitar pelo e-mail rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, mas eles simplesmente encaminharam o e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt, que, como é de praxe, não foi respondido.
Outras pessoas com data posterior já relataram possuir o número do assento.
Estou preocupado porque já faz mais de um mês que foi para registro. Será normal essa demora e também não seguir a ordem de entrada para registro? Alguém já passou por isso ou está na mesma situação?
Olá Pessoal! Estou a procura tbem de outra forma para fazer o Vale... Já fui em duas agências e já perceberam na hora do que se tratava... A moça a até me deu a dica de ir em uma franqueada e fiz isso, até começou bem, mas a atendente não sabia como fazer, chamou a gerente e foram no passo a passo... Eu acompanhando... Não finalizei pois fiquei na dúvida se estavam no caminho certo é que me chamou a atenção é que não deram como finalidade "manutenção de residente"...
Alguma outra forma? Fora o uso do cartão? Aliás, por onde começar isso pagando pelo cartão? Isso vale para ACP?
@MarceloDF o processo da minha mãe é de dezembro, foi para registro 09 de abril e nada de número de assento também. Não sei o que está acontecendo. Todos dizem para aguardarmos, ansiedade é muita, pois parece que alguma coisa de errado está acontecendo. Se souber de alguma outra forma de termos conhecimento do que está acontecendo, poste aqui. Se eu souber também posto.Enquanto isso só nos resta aguardar. Abraço.
@betotravassos... Pagamentos com Cartão só para Lisboa...!!! A orientação é pesquisar aqui no Fórum...E...Baseado nas postagens de quem está **Na Correria**...Tomar conhecimento de quais são as agências que estão fazendo VPs sem questionamentos...
Realmente @Paulo Copolillo, a gente fica com receio de ter algo errado. Mas fico até mais aliviado em saber que há mais casos semelhantes. Entendo que cada processo é um caso a parte, mas no que se refere ao registro achei a sequência seria seguida. Se souber de algo posto aqui com certeza. Vou acompanhar o seu caso também. Obrigado por responder e boa sorte!
1- O RG do requerente precisa ter data de emissão recente ou pode ter alguns anos (uns 5)?
2- Preciso enviar uma via original da certidão de nascimento do progenitor no caso dele ter nascido em 1938, ou basta o preenchimento do número do assento no Fórmulário 1C? Caso seja necessária a certidão física, qual a melhor forma de consegui-la? Consulado, solicitar por e-mail?
3- Estou realizando a atribuição via ACP da minha mãe que é casada aqui no Brasil. No processo de atribuição dela, eu devo preencher o formulário 1C com o nome de solteira ou de casada atual dela? Pois o RG que vou enviar consta o nome de casada e a certidão, nome de solteira... Há algum problema com isso?
Boa tarde, informo que dei entrada hoje pessoalmente, 15/05/18 em minha atribuição na ACP, fiz sem transcrever o casamento do meus pais, mas fui alertada que preciso fazer o quanto antes. Fiquei na dúvida se eles ainda enviam alguns processos para Lisboa. Estou com receio. Alguém sabe dizer se na ACP eles ainda fazem isso? Para atualiza-los o valor foi €175 e informaram que demora até 4 meses para ser concluído.
Pessoal, boa tarde. Poderiam me ajudar quanto a documentação necessária a ser enviada? o Caso é: filha de pai com nacionalidade portuguesa (o pai é o declarante na certidão de nascimento)
Formulário 1C - Com reconhecimento de assinatura POR AUTENTICAÇÃO. Certidão de Nascimento por Fotocópia (cópia reprográfica ou inteiro teor??) APOSTILADA. Fotocópia do Documento de Identificação do requerente que conste nome dos pais AUTENTICADA E APOSTILADA.
A pessoa tem 26 anos, a certidão de nascimento tem que ser por cópia repográfica ou inteiro teor basta? Li alguns comentários falando que cópia repográfica é para pessoas mais idosas, aí bateu a dúvida.
@thomas19 a certidão de nascimento é de teor inteiro por cópia reprográfica. Quanto ao RG é uma cópia autenticada. Ambos devem ser apostilados. Quando for assinar o formulário 1C certifique-se que no selo consta a palavra "autenticidade".
Não, documentos de inteiro teor por cópia reprográfica são os pedidos de praxe para a fase principal do processo.
@NiltonHessel Obrigado! É que cidade do interior de SP não se tem tanta agência rrsssss Vou voltar na franqueada e tentar o vale postal... E cada dia q passa o euro sobe... Tem um mês que fiz o vale pra obter uma certidão e o euro estava em 4,40 e hoje já está em 5,18... Isso nos correios... Obrigado
Boa tarde amigos. Eu gostaria de tirar algumas dúvidas que estão me tirando Sono. Encaminhei o processo de atribuição do meu avô, filho de português na sexta feira dia 11/05 para o ACP. Meu avô( filho de Português) é casado com minha avó aqui no Brasil, ambos vivos. A minha pergunta é a seguinte, assim que sair a cidadania do meu avô, eu preciso fazer a transcrição do casamento entre meu avô e minha avó para dar entrada no processo de atribuição de minha mãe? ( Filha do meu avô) Obs: O declarante da minha mãe foi meu avô.
A segunda dúvida é a que mais me tira o sono, quando sair a atribuição de minha mãe ( filha de portugues), eu preciso fazer a transcrição do casamento entre minha mãe e meu pai ? Pq, minha mãe divorciou do meu pai em 1987 e eu nasci em 1991. Isso pode dar algum problema? Quais documentos eu preciso para realizar o meu processo de atribuição, visto que minha mãe será portuguesa? Agradecido desde já
@raulcampos13 a transcrição de casamento do seu avô não e necessária sendo feita pela ACP do porto.Quando sua mãe for atribuída portuguesa aí sim fazer obrigatória a transcrição de casamento dela.Os documentos para sua atribuição são praticamente os mesmos usados para atribuição da sua mãe.
Obrigado @Vlad Pen e em relação ao divórcio? Pode dar algum problema? Pois nasci fora do casamento dos meus pais. Nasci em 91 e a averbação do casamento e a mudança dos nomes saíram em 87
Tava tirando a cidadania do meu pai atraves da mae ( portuguesa e declarante) mas to com problemas no sobrenome pq no rg do meu pai o nome dela ta sem o sobrenome de csada e na reprografica tem esse sobrenome....
Agora to pensado em tirar atras do pai dele ( prtugues e NAO declarante) o fato de nao ser declarante me exige mais algum dcumento?
Tenho: assento portugues do pai nao declarante Rg e certidao reprografica do meu pai com apostila de haia Formulario 1C
Bom dia . Meu primo recebeu hoje.cedinho e-mail da ACP dizendo o número do processo dele .Só o número é nenhuma explicação .Ligou para LR .Ainda não consta na LR .O atendente falou para ele ligar amanhã . @Greco nos mandamos 3 e-mails .Demoraram 9 dias para responder .O seu vai aparecer também .
Minha tia quer entrar com o pedido de atribuição, mas ela não tem passaporte brasileiro. Isso pode ser um empecilho, no sentido dela querer viajar e voltar pro Brasil depois?
Vocês estão mandando alguma cópia simples da certidão de casamento, seja do pai/mãe portugues(a) ou a própria dos que estão requerendo a nacionalidade? Quero mandar para ACP o processo da minha mãe.
Bom dia amigos! Informei na última sexta feira que o processo de nacionalidade da minha avó foi aceito sem problemas.
Liguei hoje novamente para o IRN e me informaram que ainda não tem número de assento pois a decisão ainda está muito recente.
De fato, a decisão saiu em 10/05. Perguntei a atendente, pela experiência dela, quanto tempo demora, ela me informou que o arquivo central está demorando de 3 a 4 semanas para a sair o registo e ser enviado.
Semana que vem ligarei novamente e vou acompanhando e vou falando com vcs... Então, o processo pra mim ainda não foi concluído pois ainda não tenho número de assento...
@prigarcia Consegui! Pro pessoal que ta tendo problema com registro, a certidão da minha mãe foi pra registro dia 18/04 e até ontem não tinha conseguido o número do assento pela LR. Mandei e-mail pro rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt ontem e me responderam hoje com o número!
Bom dia a todos, Venho acompanhando o fórum e vou tirar minha atribuição através do meu pai, que também já tirou a cidadania dele. Ele perdeu o assento, mas nós temos o número (4 dígitos - 2007). Sabem dizer se assentos tirados em 2007 já estavam informatizados? Ele tirou através do Consulado do Rio de Janeiro, sendo assim, no Formulário 1C deve ser marcado "Conservatória dos Registos Centrais" ?
Processo de atribuição- pai português - Preciso de ajuda!! 1) Coloquei nome de casada como requerente no formulário 1c - Devo preencher SIM OU NÃO no Quadro 2? (pretende manter a composição originaria do seu nome)? - Tenho o casamento averbado na certidão de nascimento. 2) A certidão foi tirada pelo civilonline - é uma copia simples do word e ja consta o casamento dos meus pais. - Posso apenas imprimir e enviar essa certidão? Deixo em branco os dados de nascimento dele no quadro 2 fazendo apenas a anotação x Pai Portugues? 3) Por eu ser casada devo enviar a copia autenticada da minha certidão de casamento ou é necessário apostilar? 4) quando sair meu assento,ele sai com nome de solteira ou casada? posso tirar o cartão cidadão ou antes é necessário que eu faça a transcrição do meu casamento? Vou enviar para o CRC do Porto em 01/06 para que tenha maior prazo com o vale postal visto que estou morando em João Pessoa e os correios aqui são bem complicados em relação a cumprir prazos...
Agradeço imensamente a ajuda de vocês.. são dois anos tentando juntar documentos. Não posso errar agora.
Comentários
VP em nome de sua Mãe...Melhor ainda...!!!
Leve um documento original dela e faça o VP...
Essa pessoa que te atendeu estava *viajando* ...
Já fiz 15 ou 16 VPs...E NUNCA me pediram esse tipo de identificação do beneficiário do VP...
Segundo me informou a Linha de Registros em 09/05, o processo da minha mãe foi para registro em 13/04.
Hoje eu tentei obter o número de assento dela pelo site Civil Online, porém obtive a resposta que o mesmo não foi localizado.
Tentei também, há alguns dias, solicitar pelo e-mail rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt, mas eles simplesmente encaminharam o e-mail para arquivocentral.porto@irn.mj.pt, que, como é de praxe, não foi respondido.
Outras pessoas com data posterior já relataram possuir o número do assento.
Estou preocupado porque já faz mais de um mês que foi para registro. Será normal essa demora e também não seguir a ordem de entrada para registro? Alguém já passou por isso ou está na mesma situação?
Estou a procura tbem de outra forma para fazer o Vale... Já fui em duas agências e já perceberam na hora do que se tratava... A moça a até me deu a dica de ir em uma franqueada e fiz isso, até começou bem, mas a atendente não sabia como fazer, chamou a gerente e foram no passo a passo... Eu acompanhando... Não finalizei pois fiquei na dúvida se estavam no caminho certo é que me chamou a atenção é que não deram como finalidade "manutenção de residente"...
Alguma outra forma? Fora o uso do cartão? Aliás, por onde começar isso pagando pelo cartão? Isso vale para ACP?
Se souber de alguma outra forma de termos conhecimento do que está acontecendo, poste aqui. Se eu souber também posto.Enquanto isso só nos resta aguardar.
Abraço.
Pagamentos com Cartão só para Lisboa...!!!
A orientação é pesquisar aqui no Fórum...E...Baseado nas postagens de quem está **Na Correria**...Tomar conhecimento de quais são as agências que estão fazendo VPs sem questionamentos...
Obrigado por responder e boa sorte!
Pessoal, possuo outras três dúvidas:
1- O RG do requerente precisa ter data de emissão recente ou pode ter alguns anos (uns 5)?
2- Preciso enviar uma via original da certidão de nascimento do progenitor no caso dele ter nascido em 1938, ou basta o preenchimento do número do assento no Fórmulário 1C? Caso seja necessária a certidão física, qual a melhor forma de consegui-la? Consulado, solicitar por e-mail?
3- Estou realizando a atribuição via ACP da minha mãe que é casada aqui no Brasil. No processo de atribuição dela, eu devo preencher o formulário 1C com o nome de solteira ou de casada atual dela? Pois o RG que vou enviar consta o nome de casada e a certidão, nome de solteira... Há algum problema com isso?
Muito Obrigado !!
Para atualiza-los o valor foi €175 e informaram que demora até 4 meses para ser concluído.
Poderiam me ajudar quanto a documentação necessária a ser enviada? o Caso é: filha de pai com nacionalidade portuguesa (o pai é o declarante na certidão de nascimento)
Formulário 1C - Com reconhecimento de assinatura POR AUTENTICAÇÃO.
Certidão de Nascimento por Fotocópia (cópia reprográfica ou inteiro teor??) APOSTILADA.
Fotocópia do Documento de Identificação do requerente que conste nome dos pais AUTENTICADA E APOSTILADA.
A pessoa tem 26 anos, a certidão de nascimento tem que ser por cópia repográfica ou inteiro teor basta?
Li alguns comentários falando que cópia repográfica é para pessoas mais idosas, aí bateu a dúvida.
Obrigado a todos
Não, documentos de inteiro teor por cópia reprográfica são os pedidos de praxe para a fase principal do processo.
Obrigado pelos esclarecimentos!
Obrigado!
É que cidade do interior de SP não se tem tanta agência rrsssss
Vou voltar na franqueada e tentar o vale postal...
E cada dia q passa o euro sobe... Tem um mês que fiz o vale pra obter uma certidão e o euro estava em 4,40 e hoje já está em 5,18... Isso nos correios...
Obrigado
A segunda dúvida é a que mais me tira o sono, quando sair a atribuição de minha mãe ( filha de portugues), eu preciso fazer a transcrição do casamento entre minha mãe e meu pai ? Pq, minha mãe divorciou do meu pai em 1987 e eu nasci em 1991. Isso pode dar algum problema? Quais documentos eu preciso para realizar o meu processo de atribuição, visto que minha mãe será portuguesa? Agradecido desde já
Te enviei um inbox
Tem algum problema se o formulário 1C ter sido assinado e reconhecido a firma por autenticidade em 03/01/2018?
O requerente tem 60 anos e ele mesmo assinou.
Obrigado!
Agora to pensado em tirar atras do pai dele ( prtugues e NAO declarante) o fato de nao ser declarante me exige mais algum dcumento?
Tenho: assento portugues do pai nao declarante
Rg e certidao reprografica do meu pai com apostila de haia
Formulario 1C
Ps: os meus avos sao casados em portugal
Meu primo recebeu hoje.cedinho e-mail da ACP dizendo o número do processo dele .Só o número é nenhuma explicação .Ligou para LR .Ainda não consta na LR .O atendente falou para ele ligar amanhã .
@Greco nos mandamos 3 e-mails .Demoraram 9 dias para responder .O seu vai aparecer também .
Minha tia quer entrar com o pedido de atribuição, mas ela não tem passaporte brasileiro. Isso pode ser um empecilho, no sentido dela querer viajar e voltar pro Brasil depois?
Vocês estão mandando alguma cópia simples da certidão de casamento, seja do pai/mãe portugues(a) ou a própria dos que estão requerendo a nacionalidade? Quero mandar para ACP o processo da minha mãe.
Obrigada
Liguei hoje novamente para o IRN e me informaram que ainda não tem número de assento pois a decisão ainda está muito recente.
De fato, a decisão saiu em 10/05. Perguntei a atendente, pela experiência dela, quanto tempo demora, ela me informou que o arquivo central está demorando de 3 a 4 semanas para a sair o registo e ser enviado.
Semana que vem ligarei novamente e vou acompanhando e vou falando com vcs...
Então, o processo pra mim ainda não foi concluído pois ainda não tenho número de assento...
Aguardemos! :-)
Pro pessoal que ta tendo problema com registro, a certidão da minha mãe foi pra registro dia 18/04 e até ontem não tinha conseguido o número do assento pela LR. Mandei e-mail pro rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt ontem e me responderam hoje com o número!
Agora vamos fazer a transcrição
Venho acompanhando o fórum e vou tirar minha atribuição através do meu pai, que também já tirou a cidadania dele.
Ele perdeu o assento, mas nós temos o número (4 dígitos - 2007).
Sabem dizer se assentos tirados em 2007 já estavam informatizados?
Ele tirou através do Consulado do Rio de Janeiro, sendo assim, no Formulário 1C deve ser marcado "Conservatória dos Registos Centrais" ?
Obrigada
1) Coloquei nome de casada como requerente no formulário 1c - Devo preencher SIM OU NÃO no Quadro 2? (pretende manter a composição originaria do seu nome)? - Tenho o casamento averbado na certidão de nascimento.
2) A certidão foi tirada pelo civilonline - é uma copia simples do word e ja consta o casamento dos meus pais. - Posso apenas imprimir e enviar essa certidão? Deixo em branco os dados de nascimento dele no quadro 2 fazendo apenas a anotação x Pai Portugues?
3) Por eu ser casada devo enviar a copia autenticada da minha certidão de casamento ou é necessário apostilar?
4) quando sair meu assento,ele sai com nome de solteira ou casada? posso tirar o cartão cidadão ou antes é necessário que eu faça a transcrição do meu casamento?
Vou enviar para o CRC do Porto em 01/06 para que tenha maior prazo com o vale postal visto que estou morando em João Pessoa e os correios aqui são bem complicados em relação a cumprir prazos...
Agradeço imensamente a ajuda de vocês.. são dois anos tentando juntar documentos. Não posso errar agora.
Por gentileza, incluir meu processo na planilha:
Nome: Vinicius Mucci
Documentos chegaram na ACP: 26/04
Data que foi numerado: solicitei via email e não informaram.
Numeração 22xxx/2018
Obrigado