@pedro há necessidade de ser inteiro teor e apostilada? Pois imaginei que são só documentos complementares.. por se tratar de uma certidão de óbito, ela não sofre nenhum tipo de alteração é necessário emitir outra? Pergunto tudo isso porque meu avô casou e morreu no interior de sp. E pra conseguir esses documentos da um certo trabalho.
@Vlad Pen, infelizmente, para solicitar a certidao online, a data de nascimento precisa ser igual ou inferior a 100 anos. não consegui finalizar o pedido... o aviso da tela foi este:
"Foi detectado um problema: Preencha, por favor, os seguintes campos obrigatórios do formulário: Data de Nascimento:*O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos"
estou realmente sem saber como proceder.... existiria alguma possibilidade da propria 4a crc informar "automaticamente" ao ACP sobre a transcrição, visto q anexei a copia da carta com a exigencia ao processo? temo a possibilidade do casamento ser transcrito a tempo e, por falta de obtenção de informação sobre a conclusão, eu perder o prazo para cumprir a exigencia...
@saluaribeiro pois é! Hehe. Creio que eles pediram isso por conta do seu avô (?) ter nascido antes de 1911, e nessa época assinava-se o assento sem o sobrenome da pessoa. É por isso que você terá de enviar a certidão de óbito (ou de casamento), para comprovação de nome.
@pedro sim! é por isso mesmo, ele nasceu em 1906, mas como na certidão do meu pai os dados estavam todos ok, não vi a necessidade de encaminhar outro documento. Eu tenho a cópia da certidão de casamento e a de óbito, mas vou ver se agilizo e consigo com o cartório da cidade o quanto antes. Obrigada!!!
@saluaribeiro entendi. Menos mal que está tudo em ordem com a documentação dele. Mas, por conta do seu avô ter nascido antes de 1911, é obrigatório também anexar um desses dois documentos. Pelo menos o seu processo caiu em exigência por conta disso, que algo simples de se resolver. Então, fique aliviada.
@pedro é a ansiedade! kkk é tão triste ver os que mandaram junto com o seu irem pra registro e o seu não. Mas, eu sei que não posso reclamar, são coisas fáceis de conseguir.
bom dia a todos, li quase todos os comentário daqui, mas fiquei na dúvida, minha situação é a seguinte, sou portugues nato, casado pela segunda vez, estou querendo atribuir a nacionalidade ao meu filho do segundo casamento, porém o processo de homologação do divorcio ainda está tramitando em Portugal, sou o declarante da certidão de nascimento do meu filho, posso dar entrada na atribuição via ACP mesmo sem ter concluido o processo de homologação de divorcio em Portugal e transcrição de meu atual casamento?
@saluaribeiro pois é, eu te entendo. Por hora, obtenha uma nova cópia da certidão de óbito e despache ela o quanto antes. Logo você será mais uma a vir aqui e dizer que o processo foi para registro e, consequemente, recebeu o assento dele. ;-)
O meu é a mesma coisa, está para registro desde 07/05/2018, pela numeração já reparei que algumas pessoas com números posteriores ao meu já tem o nº do assento e liguei hoje e atendente disse que tem que aguardar o número ainda. Será que está desatualizada ou ele pulam a ordem mesmo?
Pessoal, o processo da minha sogra foi concluído! enviado - 05/042018 recebido - 09/04/2018 numerado - 1304/2018 (número processo - 208xx/2018) - concluído - 10/05/2018
Alguém sabe se há diferenca no processo no caso de residentes no exterior? Meu marido vai dar entrada pessoalmente no Porto, mas a gente mora na Alemanha. Minha cunhada também vai dar entrada pessoalmente, mas ela mora na Austrália. Tem algum problema colocar o endereco desses países no formulário? Corre-se o risco de eles pedirem algum documento a mais por causa disso?
@JessieB fiz na agência dos Correios da Avenida Francisco Matarazzo, próxima ao metrô Barra Funda. Você deve dizer que é para Pessoa Física, pois os Correios não emitem Vale Postal para PJ. Bancos não emite vale-postal, a alternativa seria o pagamento com cartão de crédito, porém, o processo seria remetido necessariamente para Lisboa, que tem prazo de 2 anos para finalizar o processo.
@JessieB Não sei em qual região de São Paulo vc mora, mas na Zona Leste (região da Vila Prudente / Vila Alpina) tem uma agência que eu sempre uso e eles fazem sem problema nenhum. Segue endereço:
R. Costa Barros, 246 - Vila Alpina, São Paulo - SP, 03210-970
Só um detalhe que eu recomendo: não comente que você está fazendo o vale para pessoas jurídicas e nem que você tem passado por dificuldades nesse sentido. Só vá, faça o vale e pronto, sem perguntar, comentar ou questionar nada.
Pessoaaaal!!! Minha mãe ja é portuguesaaaa!! MUITO OBRIGADA A TODOS QUE ME AJUDARAM!!! Liguei agora na LR pela primeira vez e fiquei menos de 10 minutos aguardando, nem acreditei. Perguntei o número de processo e ela disse que ja estava concluído e me passou outro número que é o de registro... Não sei quando foi numerado.. Foi enviado dia 12/04 por DHL Recebido 16/04 E concluído dia 11/05
Ela me passou um numero do processo 219XX/2018 e o do registro 259XX/2018
Agora, como faço pra solicitar a certidão dela pelo civil online? To feliz mas quero confirmar se é isso mesmo... Hahahaha Mais uma vez, obrigada!
Mas vc também pode enviar um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando nome completo da sua mãe e data de nascimento. Pergunte pelo numero do assento
@JessieB... No tópico sobre VPs constam algumas dicas... Entre elas... Agências...:Boa Vista...Florêncio de Abreu...Vale do Anhangabaú... Todas na região do Centro de São Paulo...
@JessieB Legal. Essa agência fica relativamente próxima ao Tatuapé.
Então, o que eu percebi com relação a essa agência é que os atendentes e os supervisores não conhecem muito as regras de envio do vale-postal, o que acaba se tornando uma vantagem porque eles fazem o vale sem questionar nada rsrs
Toda a vez que eu vou lá buscar esse tipo de serviço eu passo os dados normalmente, inclusive sobre o IRN.IP e o tipo do vale (manutenção de residentes) e sempre dá certo, sem problemas.
Com relação ao CPF, eu entendo que eles querem o CPF do remetente do vale (você, ou o seu parente que é o requerente no processo de nacionalização). Pelo menos sempre que eu faço vale-postal lá, o CPF que eles me pedem é do remetente, afinal, você pode estar enviando o vale para alguém que não tenha CPF já que não é brasileiro.
@pedro é normal isso os processos finalizados depois do meu ja tem número de assento e o meu ainda esta para registro. Como posso vê da amiga @Raissa chegou bem depois do meu e ja tem número. Ou sera falta de sorte . Nao tem uma ordem ?
@Maritza Castro O da minha filha também está "desaparecido". Enviei dia 17/04, foi recebido em 26/04 por Isabel Ferreira. Ontem liguei para a LR e não tinham informações. Mandei e-mail para a CRCentrais.informatizacoes solicitando o status e o número do processo e hoje recebi o seguinte e-mail
"Bom dia,
Informo que nada consta no sistema informático com os elementos referidos.
Com os melhores cumprimentos, Ana Paula Domingues Oficial dos Registos e Notariado"
A documentação foi toda certa, reconhecimentos por autenticidade e apostilhados e vale de 180 euros. Pelo prazo era para já ter sido numerado e constar no sistema. Daqui a 05 dias ligo de novo.
Pessoal, boa tarde. Poderiam me ajudar quanto a documentação necessária a ser enviada? o Caso é: filha de pai com nacionalidade portuguesa (o pai é o declarante na certidão de nascimento)
Formulário 1C - Com reconhecimento de assinatura POR AUTENTICAÇÃO. Certidão de Nascimento por Fotocópia (cópia reprográfica ou inteiro teor??) APOSTILADA. Fotocópia do Documento de Identificação do requerente que conste nome dos pais AUTENTICADA E APOSTILADA.
A pessoa tem 26 anos, a certidão de nascimento tem que ser por cópia repográfica ou inteiro teor basta? Li alguns comentários falando que cópia repográfica é para pessoas mais idosas, aí bateu a dúvida.
@JessieB passei por isso na primeira agência em que tentei emitir o VPI, no final, a moça concordou em emitir, mas fiz em meu nome (o processo era do meu pai, então, precisava emitir em nome dele) de tão nervosa que fiquei. Fiz outro vale nessa agência que te falei e quando perguntaram o pq do "nome" IRN IP, disse que era pagamento de pensão alimentícia e como a criança era menor, precisaria enviar como sigla... morri de vergonha, mas o cara engoliu...
Olá, pessoal! Mais um Tuga por aqui! O processo do meu pai foi encaminhado para registro! Só aguardar sair o número do assento agora para enviar os documentos para transcrição do casamento e, então, dar início ao processo da minha atribuição! Atualizei a planilha! Ah! Mais um informação importante: liguei na LR na sexta passada e a atendente me disse que, por ser muito recente, o processo ainda estava em análise inicial. Como já era 12:55 (Horário de Brasília), achei que ela estava com má-vontade. Hoje, quando liguei, o atendente confirmou todas as informações e informou que já tinha sido encaminhado para registro, só bastando aguardar cerca de 10 dias para a emissão do registro. Detalhe que o status foi atualizado em 10/05, portanto, quando eu liguei na sexta, já havia sido enviado para registro, a atendente que não informou mesmo. Fica a dica!
@JessieB, acabei de fazer o vale na agência da Praça João Menses, no centro. Entreguei um papel com os dados da remetente (minha sogra) e com os dados do irn.ip. A atendente fez sem questionar nada
Comentários
o aviso da tela foi este:
"Foi detectado um problema:
Preencha, por favor, os seguintes campos obrigatórios do formulário:
Data de Nascimento:*O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos"
estou realmente sem saber como proceder.... existiria alguma possibilidade da propria 4a crc informar "automaticamente" ao ACP sobre a transcrição, visto q anexei a copia da carta com a exigencia ao processo? temo a possibilidade do casamento ser transcrito a tempo e, por falta de obtenção de informação sobre a conclusão, eu perder o prazo para cumprir a exigencia...
O meu é a mesma coisa, está para registro desde 07/05/2018, pela numeração já reparei que algumas pessoas com números posteriores ao meu já tem o nº do assento e liguei hoje e atendente disse que tem que aguardar o número ainda.
Será que está desatualizada ou ele pulam a ordem mesmo?
enviado - 05/042018
recebido - 09/04/2018
numerado - 1304/2018 (número processo - 208xx/2018) -
concluído - 10/05/2018
Alguém sabe se há diferenca no processo no caso de residentes no exterior? Meu marido vai dar entrada pessoalmente no Porto, mas a gente mora na Alemanha. Minha cunhada também vai dar entrada pessoalmente, mas ela mora na Austrália. Tem algum problema colocar o endereco desses países no formulário? Corre-se o risco de eles pedirem algum documento a mais por causa disso?
Problema nenhum em colocar os endereços atuais e não vão pedir documentos adicionais por esse motivo
R. Costa Barros, 246 - Vila Alpina, São Paulo - SP, 03210-970
Só um detalhe que eu recomendo: não comente que você está fazendo o vale para pessoas jurídicas e nem que você tem passado por dificuldades nesse sentido. Só vá, faça o vale e pronto, sem perguntar, comentar ou questionar nada.
Abs.
Minha mãe ja é portuguesaaaa!!
MUITO OBRIGADA A TODOS QUE ME AJUDARAM!!!
Liguei agora na LR pela primeira vez e fiquei menos de 10 minutos aguardando, nem acreditei.
Perguntei o número de processo e ela disse que ja estava concluído e me passou outro número que é o de registro...
Não sei quando foi numerado..
Foi enviado dia 12/04 por DHL
Recebido 16/04
E concluído dia 11/05
Ela me passou um numero do processo 219XX/2018
e o do registro 259XX/2018
Agora, como faço pra solicitar a certidão dela pelo civil online? To feliz mas quero confirmar se é isso mesmo... Hahahaha
Mais uma vez, obrigada!
Nesse link todas as informações para pedir certidão pela civilonline
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia#latest
Mas vc também pode enviar um e-mail para - rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt - informando nome completo da sua mãe e data de nascimento.
Pergunte pelo numero do assento
No tópico sobre VPs constam algumas dicas...
Entre elas...
Agências...:Boa Vista...Florêncio de Abreu...Vale do Anhangabaú...
Todas na região do Centro de São Paulo...
Boa Sorte...
Então, o que eu percebi com relação a essa agência é que os atendentes e os supervisores não conhecem muito as regras de envio do vale-postal, o que acaba se tornando uma vantagem porque eles fazem o vale sem questionar nada rsrs
Toda a vez que eu vou lá buscar esse tipo de serviço eu passo os dados normalmente, inclusive sobre o IRN.IP e o tipo do vale (manutenção de residentes) e sempre dá certo, sem problemas.
Com relação ao CPF, eu entendo que eles querem o CPF do remetente do vale (você, ou o seu parente que é o requerente no processo de nacionalização). Pelo menos sempre que eu faço vale-postal lá, o CPF que eles me pedem é do remetente, afinal, você pode estar enviando o vale para alguém que não tenha CPF já que não é brasileiro.
Espero ter ajudado.
Abs.
Como posso vê da amiga @Raissa chegou bem depois do meu e ja tem número.
Ou sera falta de sorte .
Nao tem uma ordem ?
O da minha filha também está "desaparecido". Enviei dia 17/04, foi recebido em 26/04 por Isabel Ferreira. Ontem liguei para a LR e não tinham informações. Mandei e-mail para a CRCentrais.informatizacoes solicitando o status e o número do processo e hoje recebi o seguinte e-mail
"Bom dia,
Informo que nada consta no sistema informático com os elementos referidos.
Com os melhores cumprimentos,
Ana Paula Domingues
Oficial dos Registos e Notariado"
A documentação foi toda certa, reconhecimentos por autenticidade e apostilhados e vale de 180 euros. Pelo prazo era para já ter sido numerado e constar no sistema. Daqui a 05 dias ligo de novo.
Poderiam me ajudar quanto a documentação necessária a ser enviada? o Caso é: filha de pai com nacionalidade portuguesa (o pai é o declarante na certidão de nascimento)
Formulário 1C - Com reconhecimento de assinatura POR AUTENTICAÇÃO.
Certidão de Nascimento por Fotocópia (cópia reprográfica ou inteiro teor??) APOSTILADA.
Fotocópia do Documento de Identificação do requerente que conste nome dos pais AUTENTICADA E APOSTILADA.
A pessoa tem 26 anos, a certidão de nascimento tem que ser por cópia repográfica ou inteiro teor basta?
Li alguns comentários falando que cópia repográfica é para pessoas mais idosas, aí bateu a dúvida.
Obrigado a todos