Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

12732742762782791530

Comentários

  • editado May 2018
    Boa tarde a todos. Vejo sempre aqui no forum q os emails enviados para a rcentrais costumam ser rapidamente respondidos, mas ainda nao entendi exatamente quais casos podem ser questionados através deste email. Seria possivel eu conseguir alguma informação com a rcentrais sobre o andamento da transcrição do casamento da minha bisavó, nascida em 1898, cujo processo foi recebido na 4crc do Porto, mas nao consigo informações diretamente com eles nem por email, nem por telefone??
  • @Rebeca..tente emitir a certidão pelo civil on line.Se foi concluida a transcrição, ja constará na certidão on line.
  • Boa tarde!

    Farei o processo pela ACP Porto. Pelos relatos tem finalizado a contento.

    Para informação, como a progenitora nasceu antes de 1911, foi preciso pedir a certidão de nascimento em Portugal. Solicitei no Arquivo Distrital após a Conservatória pedir para averbar o casamento na certidão de nascimento, paguei a taxa por Vale Postal e aí o documento foi postado em 12/04 e recebi em 04/05. Só disseram que foi postado, mas que não teria nenhum número de rastreio e que dentro de 14 a 19 dias úteis chegaria. Pois bem, fiquei apreensivo por não saber se chegaria, mas chegou!

    Para que os documentos não ficassem com as datas desencontradas, assim que recebi a certidão de Portugal enviei os documentos para apostilar. Recebi hoje os documentos (1405).

    Amanha pretendo fazer o envio do Vale Postal.
    1) Gostaria de saber se há algum problema em fazer o Vale Postal estando no meio do mês (15/05)?

    Vale Postal para ACP Porto:
    Nome: IRN-IP
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498 - Porto
    2) Falta alguma informação para o Vale Postal?

    Assim, na quarta-feira (16/05) preencherei o requerimento 1C pois já terei o número do Vale Postal e a data do reconhecimento de firma estará bem próxima do envio (a requerente tem 85 anos), que farei no dia seguinte pela DHL.
    3) Fica a incerteza, no requerimento 1C faço o "traço" nos espaços ou convenço o cartório que não pode preencher os espaços? Alguém enviou com os "traços" e foi recusado?

    Por fim serão os documentos:
    Formulário 1C com firma reconhecida presencialmente;
    Certidão de Nascimento da Progenitora (como recebido de Portugal);
    RG apostilado (com data de expedição 04/2018);
    Certidão de Nascimento Inteiro Teor apostilada;
    Certidão de Nascimento Cópia Reprográfica apostilada (por ter a requerente 85 anos);
    Certidão de Casamento Inteiro Teor apostilada (um documento a mais pois houve alteração no nome, embora conste na certidão de nascimento da requerente quando casou-se, quando ficou viúva)
    4) Falta algum documento?

    Caso alguém tenha algo a acrescentar ficarei grato.

    Obrigado a todos!
  • editado May 2018
    @betotravassos não há problema algum em fazer o VP neste periodo do mês. O endereço está correto. Não falta nada. Só sugiro que envie uns 5 euros a mais, por segurança.

    Não, não trace nada. E peça que não rasurem as partes que ficarem em branco do formulário.

    Quanto aos documentos, aparentemente está tudo correto. Só reforçando que a assinatura do formulário 1C deve ser por autencidade. Alias, quando for fazer isso cheque se no selo consta a palavra "autencidade" nela. Sugiro que mandem colar ela naquela parte em branco, no canto direito, do quadro 5. As certidões de casamento e de nascimento devem ser de inteiro teor por cópia reprografica.
  • DSoaresDSoares Member
    boa tarde a todos
    documentos para atribuição de nacionalidade de pai pra filho enviado hj para acp porto, por questões de segurança devido a variação do euro fiz o vale postal com o valor de 180,00 euros.
    agora é esperar as notícias e vou as atualizando aqui....
  • JGouveaJGouvea Member
    Galera, Notícia boa: Meus documentos chegaram dia 23/04/18 e dia 07/05/18 saiu o Despacho. Ainda estou sem número de assento ( liguei hoje) mas já sou TUGA!!! :)
    Notícia triste: A avó de um amigo que ajudei a fazer o processo caiu em exigência. Ela tem 95 anos, mas foi ela quem assinou o requerimento (rec. autenticidade) e o documento dela de identificação é de 28/02/18. Não entendi direito pq pediram prova de vida no consulado. Enfim, vimos que é um serviço gratuito e não precisa de agendamento. Se outra pessoa estiver precisando é só ir lá.
  • Obrigada @Jvillasboas pela ajuda..
  • Obrigada, @vlad , vi q tem um topico sobre como usar o civil online e vou la da uma olhada... obrigada!!
  • Pessoal, boa noite. Entrei no fórum a pouco tempo por indicação de um amigo que sugeriu que eu fizesse a Transcrição de Casamento do meu avô por Ponta Delgada e a Nacionalidade por Atribuição da minha mãe por Tondela. Troquei mensagens com Ponta Delgada e, após dificuldades de comunicação com eles, me passaram o prazo estimado para conclusão da transcrição de aproximadamente 30 dias, porém, paralelamente também troquei informações com o Consulado em São Paulo que também estimou os mesmos 30 dias, o que acabou me levando a fazer através deles, pois quase que diariamente em trocava e-mail com o consulado e as respostas quase eram instantâneas.
    Fazendo a leitura por aqui observei que a melhor opção para iniciar o processo de nacionalidade por atribuição é através da Conservatória de Porto, é isso mesmo?
    Caso seja, alguém poderia me confirmar se preciso aguardar a finalização do processo de transcrição do casamento dos meus avós que dei entrada hoje ou paralelamente já posso enviar os documentos da minha mãe para a atribuição?
  • @Marcelo Aguarde uns 25 dias após os documentos terem sido recebidos em Ponta Delgada e envie o processo para ACP do Porto.
  • Marcelo Marques

    Eu fiz a transcrição de casamento pelo consulado SP.
    Os documentos chegaram em 22/03 e dia 05/04 A transcrição foi feita.
  • Marcelo,
    Se o avô é o português e declarante na certidão de nascimento, dá pra fazer a atribuição sem a transcrição de casamento
  • @mibraid os documentos apenas entregue por um emissário seguem o mesmo padrão e tempo dos entregues pelo correio.Melhor fazer o pgto por vale postal.
  • Olá pessoal, estou com uma dúvida:

    Meu avô materno é português e estou providenciando a cidadania da minha mãe por atribuição via ACP para depois realizar o meu processo.

    Minha mãe é casada com meu pai aqui no Brasil. E na minha certidão de nascimento, na parte de "declarante", consta que apenas meu pai foi o declarante.

    DÚVIDA: É obrigatório eu realizar a transcrição de casamento dos meus pais antes de eu iniciar o meu processo de atribuição?
  • apartmeapartme Member
    Boa noite pessoal,
    Os dois processos que enviei (mãe e esposa) foram concluídos!!!

    Processo atribuição mãe
    enviado - 23/03/2018
    recebido - 03/04/2018
    numerado - 09/04/2018 (número processo - 200xx/2018)
    concluído - 10/05/2018

    Processo atribuição esposa
    enviado - 23/03/2018
    recebido - 03/04/2018
    numerado - 09/04/2018 (número processo - 200xx/2018) -
    concluído - 10/05/2018

    Muito obrigado @marcia e @vladpen mais uma vez agradeço a vocês e aos demais moderadores além de todos os participantes que sempre se ajudam aqui no fórum!
  • apartmeapartme Member
    @leandrohaiek se houve troca de nome da sua mãe em função do casamento, a transcrição é obrigatória!
  • Pessoal, como fico sabendo do andamento da minha solicitação de cidadania? Vejo o.pessoal.postando informações sobre numeração etc..ACP manda e-mail?
  • apartmeapartme Member
    editado May 2018
    @BrunoBarroso ligue na linha de registro:

    351 211 950 500
    opção 1 depois opção 1 novamente.

    Ligue 6h da manhã ou 12h utilize o skipe a ligação fica bem mais barata.
  • Amigos, uma duvida.

    ACP fica demorada aparti de junho ? Ou é boatos ?
  • Bom dia meu povo. O processo de minha mãe de dezembro de 2017, aprovado em 09 de abril ainda não tem número de assento. Isso é normal. Essa demora para dar número de assento. Tantos processos posteriores já foram concluídas. Mandei e-mail para rcentrais diz que foi aprovado. Ligo para LR diz que foi aprovado. Só ACP que não responde e-mail. Alguém com alguma sugestão além de ficar no aguardo e esperar.
    Obrigado a todos.
  • fernandagc09fernandagc09 Member
    editado May 2018
    Bom dia pessoal o meu processo também ate agora nada chegou no Porto dia 02/04 foi numerado dia 10/04 e concluido dia 19/04 mas não sai p Registro.
    O estranho é que outros que chegaram depois ja saiu o número. O que pode ter acontecido ?
  • Liguei na LR hoje e o processo do meu pai caiu em exigência, confirmação de nomes por meio de certidão de casamento, ou de óbito. Me disseram que enviaram a carta dia 08/5 pra cá. O que vcs acham melhor enviar, eu tenho a certidão de óbito, mas ela é de 2017. Esses documentos tb precisam ser apostilados?
  • Pessoal,
    Alguém sabe o email para enviar pedindo status do processo em Porto? (rua visconde de setubal)

    Obrigada!
  • @Jvillasboas tenta ligar na linha de registro:

    351 211 950 500
    opção 1 depois opção 1 novamente.

    algumas pessoas tem mandado para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt
  • Bom dia .Eu mandei para rcentrais.informatizacoes@irn.mj .pt . Responderam um email dizendo que iam encaminhar o meu para arquivocentral.porto@irn.mj .Ainda sem notícias do processo do meu primo .Nada na LR .Bem difícil .
  • editado May 2018
    @fernandagc09 seu processo ainda não foi concluído. Ele só foi despachado favorávelmente e seguiu para o registro do assento. Ele só será dado como concluído quando for gerado o documento.

    @BrunoBarroso o horário correto de atendimento da LR é das 5 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasília. Você pode tentar por eles ou pelo email da CRC.

    @saluaribeiro tire outra certidão de óbito, de teor inteiro por cópia reprográfica e mande apostilar.

    @apartme parabéns pela conquista!

  • Tentei arriscar pedir uma certidão pelo civilonline, mas eles disseram que ainda está para ser gerado o seu registro. Pelo menos eu confirmei, atráves da resposta deles, que o despacho favorável saiu na segunda-feira passada (07/05) conforme haviam dito para mim na LR.
  • editado May 2018
    @Paulo Copolillo não insista em falar com o ACP. Eles não respondem email, nem telefone. O melhor que você pode fazer é seguir tentando pela LR ou ainda pelo email da CRC. Felizmente, no seu caso, o pior já passou. Eu sei que é difícil essa espera, mas pense que tudo está indo no caminho certo.
  • Obrigado @Pedro Antônio Pereira Jr. Ansiedade é muita, ainda mais quando processos posteriores vão finalizando. Meu medo é estar faltando mais alguma coisa, e a LR não ficar sabendo e o tempo vai passando e perdemos.
    Muito chato estar distante e não falar pessoalmente com ACP.
    Grande abraço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.