@Maria Nélida a reprografica mal da pra ler... vc acha que devo mandar a digitada tambem ( mesmo fora do prazo) so pra ser uma segunda consulta, e tirar a reprografica e apostilar e mandar tambem? Voce acha que eles podem achar ruim?
Pessoal, me tirem uma dúvida, hoje mandei todos os documento para ACP, só q no desespero na hora q fui fazer o vale postal, fiquei tão enrolada e com medo pra não errar, q esqueci de colocar o número do vale postal no formulário 1C, mas tirei xerox do comprovante do vale postal e anexei junto com os documentos, será q isso vá dá problema? Alguém já viu uma caso desse?
Olá Boa noite, quando o processo esta em registro, não quer dizer que já tem o numero do assento ? Demora após o registro para eles informarem via LR o numero do assento ? obrigada!
@figueiredo fique tranquilo, comigo fiz exatamente como vc, não coloquei o número no 1C e só coloquei xerox do vale e deu tudo certo e meu processo foi concluído sem problemas. Até pq quando vale postal brasileiro chega lá muda de número, usando em seguida outro número usado pelo CTT.
Pessoal, boa noite! O que eu tanto temia, acabou acontecendo: caímos em exigência. A minha solicitação é de atribuição para minha avó. Lembrando que eu sou procuradora dela. Recebi hoje à tarde uma carta do ACP Porto dizendo que eu precisava enviar - Certidão de nascimento do meu bisavô, pai da requerente, português; - Transcrição de casamento dos meus pais da minha avó, ambos portugueses; - Prova de vida no consulado.
Acontece que: 1) Nao sabemos a data de nascimento precisa, somente o ano. Alguém sabe dizer se eles fazem a busca da certidão de nascimento/assento de batismo somente com nome, ano e filiação?
2) Os portugueses eram casados em Portugal, não no Brasil. Por que eles ainda assim pedem a transcrição?
3) Alguém sabe dizer se o ACP aceita prova de vida feita em cartório? Porque a requerente, minha avó, mora distante do RJ e não teria condições de vir ao consulado, devido a problemas de saúde (ela enjoa muito em estrada).
Mais uma vez, pessoal, agradeço muito a quem puder ajudar e esclarecer um coração aflito rs. Um abraço!
Obrigada Vlad El e Jandira pelas instruções e atenção.
Vlad El, quanto a sua primeira pergunta, qdo uma pessoa é interditada, vai automaticamente para a certidão de nascimento, uma averbação, por isso o cartório sabe. Daí a impossibilidade de fazer prova de vida, somente a Ata Notarial. Ontem liguei no Consulado em SP, é difícil tirar dúvidas, pois eles falam que está tudo explicado no site, mas eu insite e disse que no meu caso não havia nenhuma informação a acerca de interdição/curatela, ele me orientou que a assinatura do requerimento deve ser feita pessoalmente no Consulado em SP, pelo curado, acompanhada da interditada com agendamento prévio. Diante das informações da Jandira, estou muito desanimada.... terei que fazer todas as transcrições... Obrigada mais uma vez, vou pensar no que fazer. Sucesso a todos.
Pessoal, boa noite! O que eu tanto temia, acabou acontecendo: caímos em exigência. A minha solicitação é de atribuição para minha avó. Lembrando que eu sou procuradora dela. Recebi hoje à tarde uma carta do ACP Porto dizendo que eu precisava enviar - Certidão de nascimento do meu bisavô, pai da requerente, português; - Transcrição de casamento dos pais da minha avó, ambos portugueses; - Prova de vida no consulado.
Acontece que: 1) Nao sabemos a data de nascimento precisa, somente o ano. Alguém sabe dizer se eles fazem a busca da certidão de nascimento/assento de batismo somente com nome, ano e filiação?
2) Os portugueses eram casados em Portugal, não no Brasil. Por que eles ainda assim pedem a transcrição?
3) Alguém sabe dizer se o ACP aceita prova de vida feita em cartório? Porque a requerente, minha avó, mora distante do RJ e não teria condições de vir ao consulado, devido a problemas de saúde (ela enjoa muito em estrada).
Mais uma vez, pessoal, agradeço muito a quem puder ajudar e esclarecer um coração aflito rs. Um abraço!
Pessoal, nossa acho que estou muito ansiosa ! Mas eu liguei lá e meu processo foi concluído na verdade 18/04. O numero do assento pode ser passado por telefone, né? E a partir disso posso solicitar uma certidão de nascimento online? Muitas duvidas... Obrigada a todos pois me ajudaram muito só de ler do forum!
Desculpe o incômodo, mas tenho mais uma pergunta: como faço para consultar e saber se já ouve a transcrição do casamento e ou óbito de uma português?? Meu bisavô casou-se com minha bisavó materna em 1914 Meu bisavô ficou viúvo da minha bisavó materna em 1925 Meu bisavó casou-se com outra mulher em 1926 Meu bisavô faleceu em 1970
Eu teria que realizar todas essas transcrições?! ou posso só fazer do primeiro casamento e óbito, da qual sou bisneta
Pessoal, boa tarde! É preciso transcrever um casamento entre dois portugueses que JÁ ERAM CASADOS EM PORTUGAL? O ACP pediu isso em exigência, mas achei estranho... Como proceder nesse caso? Alguém passou por isso? Obrigada!
Boa tarde, estou fazendo o processo de cidadania através de um advogado e ele enviou a transcrição de casamento de minha mãe para Tondela e o meu processo de atribuição para o Porto, isso pode ocasionar algum empecilho no processo?
De maneira alguma, mas você tem cópia dessa averbação de casamento ou o número do assento desse casamento? Se tiver remeta à eles (por correio E email).
@rubrets o único risco que você corre é que o seu processo seja tratado mais rápido que o da sua mãe, mas normalmente averbação de casamento é rápido e isso não deve acontecer. Enviado dia 25 = ontem pros Correios brasileiros. Aguarde um pouco mais, demora mesmo esse Sedex brasuca.
Boa tarde a todos. Desculpe se minha duvida for boba, mas o prazo p cumprimento da exigência comeca a contar da data em q a carta foi escrita ou de qdo foi entregue? A carta da ACP foi escrita em 3/3, porem recebi somente no dia 20/3. Imagino q a data de recebimento seja o inicio do prazo, certo? Ao todo, somando com os 30 dias de prorrogação, sao 80 dias uteis, que, de acordo com o site q calcula dias uteis, em Portugal, contando a partir de 20/3, terminaria em 13/7. Mas se for a partir do dia 3/3, termina em 28/6. Será q a transcrição na 4crc demoraria mais do q isso? Complicada essa questão de não ter como acompanhar....
Meus domumentos chegaram dia 18/04/18 na ACP. Foram entregues a Leonel Ferreira. Mas até o momento não recebi nenhum email ou qualquer informação sobre andamento ou se esta tudo certo.
Sabem onde eu posso consultar se o vale postal foi sacado e se o processo ja teve andamento?
@rebecca na verdade o ideal é mandar logo e enviar email informando do envio, se possível. Acho que eles na maior parte das vezes colocam estes prazos mas é mais por praxe do que de fato para cumprir... não me apoquentaria com isso.
@FernandaAnjos, essa é uma preocupação comum, mas é assim mesmo, isto é, não vão comunicar nada - salvo exigência e normalmente por carta.
Ligue para a Linha Registos e procure saber o número do seu processo. Nenhuma conservatória envia mais email com número de processo e andamento, a demanda está muito alta. Ou fazem os processos ou mandam email, entende?
Se na Linha Registos te derem o nro do processo é que o Vale foi sacado e está andando (sob análise)
@David Lima , obrigado pelas explicações, na verdade faz uns 4 dias que está desse jeito: 30/04/2018 21:43 PORTUGAL / Objeto encaminhado de País em PORTUGAL / para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira/Customs / 00
@david lima, os documentos para transcrição foram recebidos ontem pela 4 crc do porto. Enviei email para o ACP na data em q os enviei, anexando copia dos requerimentos e vales postais para comprovar... vou enviar por carta tb...
@rebecca naslausky, eu acho que o prazo começa a valer a partir da entrega. O processo de minha mãe caiu em exigência de prova de vida. Quem recebeu a cartinha foi meu tio, irmão de minha mãe. Ele me disse que foi necessário assinar o recebimento, e que foi tirada uma foto da carta assinada para comprovar a entrega. No seu caso não foi assim?
Olá boa tarde. Eu enviei o processo de atribuição do meu pai para o ACP do Porto, tudo conforme a exigência e chegou lá no dia 19/04. Porém, até agora não recebi nenhum comunicado ou parecer sobre a documentação e o processo. Gostaria de saber o que devo fazer ou é apenas aguardar mesmo. Se alguém puder me ajudar ou sessar a ansiedade da espera, ficaria muito grato. Obrigado!
@rebecca naslausky a transcrição de casamento pela 4CRC, qd solicitada pessoalmente, fica pronta de um dia para o outro. Não acredito q uma solicitação enviada pelos correios leve mais tempo que o prazo que vc informou.. acho que está mt tranquilo o prazo.
@Firmino Junior: o melhor que você pode fazer é ligar para a LR. O número do telefone é: +351 211 950 500.
Ao ser atendido tecle a opção 1. Em seguida tecle novamente a opção 1. Você terá de aguardar até ser atendido. É normal a demora na linha. Por fim, o atendente irá perguntar a data de nascimento e o nome completo de seu pai. Passe a eles essas informações e aí eles te dirão a situação em que se encontra o processo.
Recomenda-se comprar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 por mês.
O horário de atendimento deles é das 8 da manhã até às 5 da tarde (ou das 4 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasilia).
Comentários
Alguém já viu uma caso desse?
Demora após o registro para eles informarem via LR o numero do assento ?
obrigada!
Vlw mesmo por me tranquilizar!
O que eu tanto temia, acabou acontecendo: caímos em exigência. A minha solicitação é de atribuição para minha avó. Lembrando que eu sou procuradora dela. Recebi hoje à tarde uma carta do ACP Porto dizendo que eu precisava enviar
- Certidão de nascimento do meu bisavô, pai da requerente, português;
- Transcrição de casamento dos meus pais da minha avó, ambos portugueses;
- Prova de vida no consulado.
Acontece que:
1) Nao sabemos a data de nascimento precisa, somente o ano. Alguém sabe dizer se eles fazem a busca da certidão de nascimento/assento de batismo somente com nome, ano e filiação?
2) Os portugueses eram casados em Portugal, não no Brasil. Por que eles ainda assim pedem a transcrição?
3) Alguém sabe dizer se o ACP aceita prova de vida feita em cartório? Porque a requerente, minha avó, mora distante do RJ e não teria condições de vir ao consulado, devido a problemas de saúde (ela enjoa muito em estrada).
Mais uma vez, pessoal, agradeço muito a quem puder ajudar e esclarecer um coração aflito rs.
Um abraço!
Algumas pessoas estão tentando se cadastrar e o reCAPTCHA NÃO ESTÁ FUNCIONANDo na tela de cadastro !
The reCAPTCHA value was not entered correctly. Please try again.
Boa Noite!
Obrigada Vlad El e Jandira pelas instruções e atenção.
Vlad El, quanto a sua primeira pergunta, qdo uma pessoa é interditada, vai automaticamente para a certidão de nascimento, uma averbação, por isso o cartório sabe. Daí a impossibilidade de fazer prova de vida, somente a Ata Notarial.
Ontem liguei no Consulado em SP, é difícil tirar dúvidas, pois eles falam que está tudo explicado no site, mas eu insite e disse que no meu caso não havia nenhuma informação a acerca de interdição/curatela, ele me orientou que a assinatura do requerimento deve ser feita pessoalmente no Consulado em SP, pelo curado, acompanhada da interditada com agendamento prévio.
Diante das informações da Jandira, estou muito desanimada.... terei que fazer todas as transcrições...
Obrigada mais uma vez, vou pensar no que fazer.
Sucesso a todos.
O que eu tanto temia, acabou acontecendo: caímos em exigência. A minha solicitação é de atribuição para minha avó. Lembrando que eu sou procuradora dela. Recebi hoje à tarde uma carta do ACP Porto dizendo que eu precisava enviar
- Certidão de nascimento do meu bisavô, pai da requerente, português;
- Transcrição de casamento dos pais da minha avó, ambos portugueses;
- Prova de vida no consulado.
Acontece que:
1) Nao sabemos a data de nascimento precisa, somente o ano. Alguém sabe dizer se eles fazem a busca da certidão de nascimento/assento de batismo somente com nome, ano e filiação?
2) Os portugueses eram casados em Portugal, não no Brasil. Por que eles ainda assim pedem a transcrição?
3) Alguém sabe dizer se o ACP aceita prova de vida feita em cartório? Porque a requerente, minha avó, mora distante do RJ e não teria condições de vir ao consulado, devido a problemas de saúde (ela enjoa muito em estrada).
Mais uma vez, pessoal, agradeço muito a quem puder ajudar e esclarecer um coração aflito rs.
Um abraço!
O numero do assento pode ser passado por telefone, né?
E a partir disso posso solicitar uma certidão de nascimento online?
Muitas duvidas...
Obrigada a todos pois me ajudaram muito só de ler do forum!
Desculpe o incômodo, mas tenho mais uma pergunta: como faço para consultar e saber se já ouve a transcrição do casamento e ou óbito de uma português??
Meu bisavô casou-se com minha bisavó materna em 1914
Meu bisavô ficou viúvo da minha bisavó materna em 1925
Meu bisavó casou-se com outra mulher em 1926
Meu bisavô faleceu em 1970
Eu teria que realizar todas essas transcrições?! ou posso só fazer do primeiro casamento e óbito, da qual sou bisneta
Obrigada a todos
É preciso transcrever um casamento entre dois portugueses que JÁ ERAM CASADOS EM PORTUGAL?
O ACP pediu isso em exigência, mas achei estranho... Como proceder nesse caso? Alguém passou por isso?
Obrigada!
Enviado 25/04 e ainda não chegou.
De maneira alguma, mas você tem cópia dessa averbação de casamento ou o número do assento desse casamento?
Se tiver remeta à eles (por correio E email).
Imagino q a data de recebimento seja o inicio do prazo, certo?
Ao todo, somando com os 30 dias de prorrogação, sao 80 dias uteis, que, de acordo com o site q calcula dias uteis, em Portugal, contando a partir de 20/3, terminaria em 13/7. Mas se for a partir do dia 3/3, termina em 28/6.
Será q a transcrição na 4crc demoraria mais do q isso?
Complicada essa questão de não ter como acompanhar....
Meus domumentos chegaram dia 18/04/18 na ACP. Foram entregues a Leonel Ferreira. Mas até o momento não recebi nenhum email ou qualquer informação sobre andamento ou se esta tudo certo.
Sabem onde eu posso consultar se o vale postal foi sacado e se o processo ja teve andamento?
Desde já agradeço.
Grande abraço
Acho que eles na maior parte das vezes colocam estes prazos mas é mais por praxe do que de fato para cumprir... não me apoquentaria com isso.
Ligue para a Linha Registos e procure saber o número do seu processo. Nenhuma conservatória envia mais email com número de processo e andamento, a demanda está muito alta. Ou fazem os processos ou mandam email, entende?
Se na Linha Registos te derem o nro do processo é que o Vale foi sacado e está andando (sob análise)
30/04/2018 21:43
PORTUGAL /
Objeto encaminhado
de País em PORTUGAL / para Unidade Administrativa em Fiscalizacao Aduaneira/Customs / 00
Obrigada pelo esclarecimento!
Ao ser atendido tecle a opção 1. Em seguida tecle novamente a opção 1. Você terá de aguardar até ser atendido. É normal a demora na linha. Por fim, o atendente irá perguntar a data de nascimento e o nome completo de seu pai. Passe a eles essas informações e aí eles te dirão a situação em que se encontra o processo.
Recomenda-se comprar o pacote de minutos ilimitados do Skype para linhas fixas portuguesas. Custa só R$ 10,50 por mês.
O horário de atendimento deles é das 8 da manhã até às 5 da tarde (ou das 4 da manhã até à 1 da tarde, hora de Brasilia).