Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

12582592612632641530

Comentários

  • @RebeccaNaslausky
    Para qual email vc mandou o pedido de prorrogação do prazo?
    E o que vc escreveu?
    Preciso pedir tb...
  • @wsteles eu estou com a copia que comprei no civil online, serve né?!
  • @wsteles contém o número do assento sim, logo de cara, mas ele é de 1921 e o assento ta com ano de 2018, é normal?
  • @wsteles desculpa te importunar com tantas perguntas
    agora fiquei na dúvida, de cara na certidão ta assim
    Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial Seia
    Assento de Nascimento n.º 80 do ano de 2018

    Lá embaixo no final ta assim
    Fiquei com dúvida em relação ao assento onde ta cota: informatização do assento e número
    O correto é esse assento 80 ano 2018 ou esse onde tá cota?

    Assento de Nascimento 80/2018, Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial Seia
    Averbamento no. 1, de 2018-04-26
    Casou catolicamente com Rosa da Silva Borges, em 17 de Agosto de 1946, na freguesia de Tourais, concelho de Seia. Seia, 20 de Agosto de 1946.
    2º Ajudante(a) Margarida Maria Figueiredo Aires, Conservatória do Registo Civil/Predial/Comercial Seia
    Cota : Informatização do assento nº 484/1921, lavrado em 25/05/1921 na Conservatória de Seia - 2018-04-26

  • @andrea prado, eu enviei carta pelo correio, atendendo a primeira exigência (retificação dos nomes dos pais no rg) e pedindo prorrogação do prazo pra cumprir a segunda exigência (transcrição de casamento), pois depende de prazos de cartórios p emitirem as certidões aqui no Brasil, alem do prazo q a consevatoria em portugal levara pra concluir o processo, o q nao tenho como interferir. Enviei tb um e-mail, como reforço, mas, pelo visto, nem foi lido. O e-mail do acp cita apenas a data q consta na carta escrita, nao a do email.
  • @RebeccaNaslausky
    Entendi...
    Vou então mandar uma carta tb... estou dependendo do Cartório, onde estou registrada, fazer uma declaração de um erro na minha certidão e que eles não querem fazer...
  • @Andreia Prado, sugiro q vc faça a solicitação dessa declaração ao cartório q cometeu o erro por escrito, mesmo q seja por email, para q vc possa imprimir e enviar junto ao pedido de prorrogação de prazo. Isso mostra q vc está tentando resolver rapidamente, mas depende do cartório. Se possivel, anexa a resposta deles tb, caso respondam.
    No caso da minha avó, alem das justificativas escritas, anexei copia do protocolo do pedido da certidão no cartorio brasileiro, q agendou entrega pra um mês depois do pedido. expliquei tb q os correios tem feito greves esporádicas e q isso poderia intereferir no prazo dessa entrega. Imprimi tb o rastreio da carta q eles me enviaram, mostrando a data q a recebi. Enfim, procurei comprovar com documentos q me prontifiquei a cumprir as exigências assim q tive ciência delas.
  • @Rebecca
    Esse é o problema, o tabelião do cartório não quer fazer essa declaração, diz que como ele não estava presente por ter sido nos anos 90, ele não pode declarar nada.
    Obrigada pelas sugestões, vou fazer que nem vc e tentar mostrar para eles que to tentando cumprir com as exigências (até pq já perdi os 20 dias úteis iniciais com a demora de chegada da carta e na LR só dizia que estava em análise). Onde consigo esse rastreio da carta que eles enviaram?
  • editado May 2018
    @andreia prado, no envelope da carta vem o codigo de rastreio. Da pra fazer a consulta tanto no site dos correios, qto no ctt.pt, e imprimir.
    que chata essa situação do cartório nao querer fazer a declaração pra vc...
    mas de qq forma, acho nao custa vc elaborar um email pra eles, explicando q compreende q o erro nao foi praticado pelos funcionários atuais, mas q o q vc precisa eh apenas do reconhecimento de q foi cometido um erro. Eh uma forma de deixar por escrito o q vc expressou verbalmente, ou seja, uma forma de documentar.
    Acredito q mesmo q a resposta deles seja uma recusa em fazer o documento, essa troca de emails talvez sirva como referencia pro ACP compreender melhor a situação.
    Nao entendo do assunto, mas talvez seja necessário pedir uma averbação/retificação no seu registro através de um processo. Seria apenas uma anotação às margens do registro explicando q a anotação feita anteriormente foi equivocada, portanto deve ser desconsiderada.
    Vc chegou a pedir essa averbação ao cartorio?
    Acho q seria uma solução mais eficiente, pois o proprio registro ficaria definitivamente corrigido, independentemente de declarações....
  • @Rebecca
    Então, te explicar, o erro na minha folha de registro foi a elaboração de um averbamento de uma pessoa X (um nome nada a ver com o meu). Depois que foi notado esse erro, alguém escreveu em cima do averbamento "sem efeito". Nem pra usarem um carimbo oficial...
    Na minha certidão não consta o erro, só aparece na reprográfica mesmo.

    O que me complica mais é que não moro mais na cidade onde fui registrada, então tudo fica mais difícil... Tentei conseguir essa declaração no feriado que dei sorte que o cartório não emendou, mas foi em vão... Eles disseram que posso tentar uma petição com o juiz do cartório, então vou tentar isso... ao mesmo tempo to tentando uma solução com a corregedoria..
  • Creio que faz sentido o que diz a @rebecca no que se refere a retificação do Registro através de uma averbação...
    Quando solicitei a Certidão de Casamento da minha irmã para o processo de Aquisição da Nacionalidade Portuguesa constava que ela havia mantido o nome de Solteira...
    Informei ao atendente do Cartório que ela passou a usar o sobrenome do marido após o Casamento...(Apresentei a Certidão de Casamento dela para comprovar isso)...
    Então o Cartório fez uma averbação acrescentando a alteração do nome...
    Deu tudo certo e minha irmã é Cidadã Portuguesa...
    O equívoco do Cartório ocorreu em 1998...
  • @andreia , normalmente os erros nos registros são mesmo praticados pelo proprio cartório ,mas quase sempre eh necessario pedir a retificação através de um processo interno, aberto no proprio cartorio. Eh necessario pagar uma taxa e fazer um requerimento. Praticamente todos os dados da certidão de nascimento da minha avó estavam errados (nomes dos pais sem sobrenomes, nomes dos avós errados, o proprio nome dela errado). O cartorio tb fica em outro estado. Então, por email, expliquei q precisava das retificações e eles me orientaram a mandar requerimento pelo correio e enviaram os dados para q eu depositasse o valor referente ao processo. Fiz o q me orientaram e em 20 dias recebi a nova certidão no meu endereço, toda certinha.
    A de casamento tb foi a mesma coisa e eles retificaram em menos de uma semana.
    Questione ao cartório sobre essa possibilidade. Talvez seja mais rapido e eficaz q uma declaração. Normalmente os processos via justiça/ corregedoria demandam muto mais tempo do q os abertos diretamente no cartorio.
  • @Nilton
    Entendo que o caminho seria a retificação se o erro fosse nos meus dados, mas o erro é na colocação de informações que não condizem à minha pessoa em minha folha de registro.
    Para o cartório ta tudo certo, pq quando emitem uma certidão de nascimento eles não informam esses dados do erro, mas quando é uma cópia reprográfica, não tem como ignorar, ne?
    O pior é eles fazerem o erro e não quererem assumir...
  • editado May 2018
    @andreia, mesmo q o erro nao seja nos dados, houve uma "rasura" no seu registro e vc tem o direito de pedir q seja averbada uma informação de q aquela anotação foi feita por equívoco e portanto deve ser tornada sem efeito... bom, entendo q existem cartorios super praticos q resolvem tudo rapidamente, e outros mais complicados, mas pelo q vc disse parece q o problema eh ainda mais simples do q dados errados, q precisam de documentos q comprovam os erros, etc. Nao vejo pq o cartório se recusar a proceder à retificação.
    Em tempo: a exigência do ACP foi q seja dada uma explicação ou q seja feita a retificação? Eh possível que o ACP aceite como solução uma carta com a explicação do ocorrido, feita por vc mesma, informando q trata-se de uma rasura, uma anotação q o cartório fez no lugar errado e q nada tem a ver com seu registro...
    Mas acho q um moderador aqui poderia te orientar melhor...
  • @Rebecca
    Então, nem os funcionários dos outros cartórios entendem pq esse tabelião não quer elaborar a declaração.
    Já reclamei disso com Deus e o mundo....rs...
    Mas vou mandar um email pra eles e ver se é possível fazer essa retificação. Se der certo, o único problema passará a ser tirar outra certidão reprográfica para enviar pra ACP, mas isso é mais fácil do que esperar a corregedoria.
  • @Andreia, qdo pedi a retificação do registro de minha avó, somei ao valor da retificação os valores p emissao da nova certidão, com sinal publico e apostila de haia e fiz um deposito so. Claro, deixei tudo explicado por email. Então recebi a certidao prontinha e no mesmo dia enviei pra portugal, junto com os outros documentos. Talvez esse cartório tb possa fazer o mesmo.
  • @Rebecca
    Sim... Só não sei se entregariam por correio, pq quando tirei a reprográfica para enviar pra ACP, eles exigiram que eu fosse pessoalmente para retirar...
    Mas de qlqr forma, obrigada pelo seu relato e suas ideias. Foram de grande ajuda.
    Tomara que de tudo certo, pra vc e para mim... ;-)
  • @VLAD EL, @Jandira Pinheiro

    Agradeço desde já as informações que vcs nos deram, agora estou redirecionando meu processo para o Consulado Português em SP, sendo a minha única opção, a mais viável.
    Vc poderiam me ajudar com alguns questionamentos; Tirei a relação de documentos no site e estou com dúvidas sobre o pedido de cidadania via Consulado Português em SP:

    1 - Precisa da transcrição do casamento? pois o meu bisavô português materno é o declarante do nascimento da minha avó materna.

    2 - Exige certidão simples de nascimento do meu bisavô, Tenho ela em pdf que vcs localizaram via arquivo abm madeira, posso imprimir e apostilar?

    3 - exigem dois documentos de identificação ( o rg e outro outro documento oficial com foto e com filiação), não temos, somente o RG , o que sugere?

    Mais uma vez, agradeço a atenção que nos deram.

    att



  • @andreia prado, obrigada e boa sorte pra gente!! Vai dar tudo certo, se Deus quiser!!
  • Boa tarde, gostaria de uma ajuda pois ainda não encontrei uma resposta. Estou preparando a documentação pra enviar pra ACP, porém surgiu uma dúvida. O meu bisavô é português e veio para o Brasil e casou-se com minha bisavó brasileira. Eles foram casados aqui no Brasil e eu já fiz a transcrição de casamento em Portugal. Mas para a cidadania de meu avô além do assento do meu bisavô em Portugal eu preciso de algum documento pra comprovar o casamento dos meus bisavós? Ou após dar entrada no processo a ACP já automaticamente vai saber que o casamento deles já foi transcrito em Portugal?
  • Pessoal,
    É com imensa alegria que informo que meu processo de atribuição foi concluído!!!!
    Agradeço a ajuda de todos aqui do fórum, que permitiram que eu fizesse a transcrição do casamento dos meus pais via PD e minha atribuição via ACP em 2 meses ao total. Liguei hoje para LR, e informaram que meu processo foi concluído ontem.

    processo: 19xxx/2018
    enviado via DHL 26/03 ;
    entregue 02/04;
    numerado 06/04;
    despachado 19/04;
    concluído 02/05;

    Boa sorte a todos.
  • betaejmbetaejm Member
    Pessoal, boa noite!
    Estava aguardando a chegada da certidão de casamento de minha mãe, pois ela mudou de nome, para encaminhar o processo para acp. Recebi hj, porém já fiquei mega estressada. Paguei o envio por sedex e eles me enviaram por ar, até aí tudo bem , se a bênção do carteiro não tivesse dobrado o envelope pra colocar na caixinha de minha casa, conclusão a certidão está com marca de que foi dobrada. Fora isso, no início da certidão consta já o nome de casada da minha mãe. No decorrer consta o nome de solteira e o nome que passou a usar, mas de início, no lugar que vem o nome dos noivos, já com o nome de casada. Liguei para o cartório e eles falaram que está correta. Me ajudem, alguém já viu certidão assim? Outra coisa, ela estar com marca de dobra tem algum problema? Será que vão implicar com isso?
  • boa noite! fiquei alguns meses inativos no fórum e agora voltei pra pedir a ajuda de vcs.

    minha mãe é filha de portugueses. em janeiro/17 eu iniciei o processo de atribuição dela e também a transcrição do casamento com o meu pai pela conservatória de Ovar. os processos foram concluídos em maio/17. minha mãe agora é portuguesa. eu agora quero iniciar o meu processo de aquisição. eu não tenho a certidão portuguesa da minha mãe. só tenho o número do assento e tenho a confirmação da transcrição do casamento que recebi pelo correio. sabem me dizer o que preciso para abrir o meu processo de transcrição? docs, valores? e outra dúvida, sabem me dizer quanto tempo aproximadamente está levando por Porto? tem alguma opção melhor que porto?

    desde já grato!
  • Obrigado pela resposta @wsteles. achei que custaria €250. e sim, abrirei meu processo como filho de portuguesa. só preciso tirar uma nova via da minha certidão em inteiro teor do tipo reprográfica. tem que ser recente né? eu já até tenho todos esses docs, mas todos datados no fim de 2016. acredito que tenham que ser recentes. até 6 meses? ou isso mudou e será q Porto aceita essas certidões tiradas a mais de um ano atrás?
  • editado May 2018
    aaah, e o que significa VP? :x

    edit: só notei agora. VP = vale postal. ignorem esse post. ñ consegue excluir haha
  • ok. providenciarei e iniciarei o meu processo. muito obrigado!
  • maira limamaira lima Member
    editado May 2018
    Boa noite, as certidoes de nascimento tem validade de 6 meses? Eu falei na Conservatoria de Registros Centrais e a atendente me disse que certidao de nascimento e casamento nao tem prazo... e agora as minhas estao com 10 meses sera q vou ter que pedir outras? Obrigada
  • @maira lima

    Certidões de nascimento para atribuição,máximo de 6 meses de emitidas
    Para transcrição de casamento,PD aceita com até 1 ano
  • @Maria Nélida inteiro teor digitada e apostilada?
  • @maira lima

    Para atribuição,a reprográfica(xerox do livro)

    Para transcrição de casamento,inteiro teor
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.