Creio que vc deve pôr brasileira, já que todos os seus documentos de envio serão brasileiros (RG do Brasil, certidões) e tbm os cartórios são todos brasileiros.
@Marcia, Estou tentando contato com a corregedoria (foi a sugestão que outro cartório me deu), vamos orar pra eles resolverem. Me falaram que tb posso tentar uma petição com o Juiz do cartório, mas não sei quais passos tomar para isso...
Qual email que devo endereçar para ACP, seria o arquivocentral.porto@irn.mj.pt?
É com muita alegria que informo que minha mãe nasceuuuu rs ! O assento foi feito no dia 30/04 e já consegui emitir a certidão para fazer a transcrição do casamento dos meus pais ! Agradeço imensamente aos foristas, a ajuda que obtive aqui foi muito preciosa ! Agora rumo a transcrição, já enviarei na sexta-feira !
Gente uma dúvida enorme. Vou fazer a transcrição de casamento do meu avô. Quem vai assinar o requerimento será minha mãe, só que o vale postal foi meu irmão quem pagou e está o nome dele. Será que tem problema?
Parabéns pelo fórum, aprendi muito lendo as discussões. Surgiram dúvidas no meu caso: Vou dar entrada no processo da minha avó materna, filha de português, na Conservatória ACP, pois tenho pressa, minha avó está bem velhinha 98 anos, é analfabeta e está interditada.
1 - Ao pesquisar a certidão do meu bisavô recebi o seguinte e-mail do ABM (Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira):
Nº Registo 24, Pai José Joaquim da Silva, Mãe Ana de Assunção, Filho António, Paróquia de São Jorge, Data 1891-03-08, Livro 5985-A, Folha 9-9 v.º
Minhas dúvidas:
- registro é a mesma coisa que assento? - No Quadro 2 do requerimento 1C preencho data de nascimento, assento, ano e assinalo qual quadradinho, Conservatória de Registro Civil ou Conservatória dos Registro Centrais???
Segue abaixo os documentos que tenho, ainda não os apostilei e nem reconheci firma, serão feitos semana que vem,:
1 - Certidão de inteiro teor e a Certidão cópia reprográfica de nascimento da minha avó materna, meu bisavô português foi o declarante do nascimento dela, pedi para ser adverbado o casamento dela, devido a mudança de nome, dúvida: preciso juntar a certidão de casamento dela mesmo assim? Mando as duas certidões ( inteiro teor e a Certidão cópia reprográfica)?? 2 - RG emitido em 2016 da minha avó - Devido a idade vai cair na exigência de prova de vida?? /como farei se é analfabeta? 3 - Edital de Interdição da minha avó 4 - RG da minha mãe, que assinará o requerimento, por ser a curadora dela
Pessoal é com uma enormeee alegria que lhes comunico que sou TUGAAAA!!!!!!!!!!!!!! Na verdade são mais duas novas tugas: eu e minha irmã!!!
Não tenho palavras para agradecer toda ajuda recebida por cada um desse fórum maravilhoso, as quais foram essenciais para que eu pudesse concluir cada etapa para chegar até aqui: desde a transcrição de casamento dos meus avós, passando pela atribuição da minha mãe, transcrição de casamento dos meus pais para, então, conseguir a minha tão esperada cidadania. De verdade, não tem dinheiro que pague td a ajuda que recebemos aqui.. eh de um valor imensurável!!!
meu MUITO OBRIGADA a todos!!! em especial a @Marcia e @Vlad Pen.
Conclui o processo de atribuição e transcrição do casamento da minha mãe e agora vou dar entrada na minha atribuição. Li bastante as infos daqui e decidi entrar com o pedido na ACP Porto, enviando os documentos por Correios. Ainda estou confusa sobre os documentos a enviar, vocês conseguem consolidar essa informação pra mim?
Boa noite a todos!! É com muita alegria que informo que o processo do meu pai foi aprovado. Liguei hoje na LR e me disseram que foi assinado. Daqui a duas semanas mais ou menos terei o número do assento. Quero agradecer de coração a @Marcia, que me ajudou e me orientou com a maior paciência do mundo, e a todos os moderados e foristas que compartilham suas experiências. Agora vou providenciar meus documentos para fazer a minha cidadania.
Obrigada @MarceloDF! Estamos super felizes! O processo do meu pai é do dia 17/11 e não caiu em exigência. Demorou um pouquinho, mas tudo bem. Como está o processo da sua mãe? É do dia 17/11 tb, não é?
Oi @Lucimara, sim, da minha mãe também é de 17/11! Estou contendo minha ansiedade em ligar na LR porque não é fácil ouvir a resposta que continua em análise... Mas estou feliz pelo seu pai, sinal que o da minha mãe pode estar próximo... boa sorte agora no seu, vamos torcer para que seja mais rápido, né?
Pois é @Horacio Mota e @wsteles, rsrs. Até julho, agosto do ano passado os processos demoravam mais ou menos 5 meses para serem concluídos. De lá pra cá, ACP conseguiu se organizar e concluir os processos em menos tempo. Mas alguns acabaram ficando de lado e talvez tomando rumos diferentes lá dentro. Não sei dizer. Durante este tempo eu mandei e-mails, apenas dois foram respondidos. Um no final de fevereiro dizendo que estava em análise e outro semana passada dizendo que foi aprovado. Hoje liguei na LR e me confirmaram que foi aprovado. Eu pedi uma certidão no civil online tb em março mas me responderam q o processo não estava pronto pois estava em análise.
Verdade @MarceloDF, é angustiante! Espero que vc tenha boas notícias tb por estes dias. Esteja certo q falta pouco para vc dar entrada na sua cidadania.
@mibraid: só se for pra comprovar o nome de nascidos antes de 1911. Neste caso, você também a opção de mandar a certidão de casamento, em teor inteiro por cópia reprográfica.
@mibraid: se bem me lembro (os mais experientes podem me corrigir se eu estiver errado), certidões de nascidos após 1911 se encontram informatizadas e podem ser obtidas no civilonline.
Se ele declarou a filha, com menos de 1 ano de idade, então o lugar certo para isso é a ACP. No meu caso eu estou fazendo por eles, pois o meu velho foi registrado com 11 dias de vida pelo meu avô português.
pessoal, me tirem uma dúvida quanto ao preenchimento do Formulario 1C, essa certidão que eu recebi do cilvil online, serve pra envio e deixar o quadro 2 do formulario 1C em branco?
Enviei ontem a atribuição da minha mãe, 175 EUROS na cotação 4.4093 (euro), não havia cotado antes de ir fazer o vale, porém quando eu cheguei em casa e atualizei a página do Correio com as cotações, vi que estava 4,4133 (euro). Será que esses valores ficam oscilando ao longo do dia? Ou somente fica travado em um valor a cada dia? Pois quando eu fechei nos correios, a funcionaria jogou o valor de 175 euros na tela e o computador fez a conversão pra real, saiu tudo certinho no comprovante, porém no caso não bateu com o valor da cotação do site na data de ontem! Será que pode faltar valor? Lembrando que não foi utilizado o euro exportação.
@lgmds... A cotação na página dos Correios não muda ao longo do dia... Por essa razão...Aqui no Fórum a recomendação é que seja feito o cálculo com a cotação do dia na página dos Correios antes de se dirigir á agência para fazer o Vale Postal... Se você fez com um valor exato...Ou seja...175 euros...Poderá ter que enviar um VP complementar...
PS...Ao chegar em casa após fazer 3 VPs na semana passada...Percebi que a atendente havia usado a cotação do euro do dia anterior...???!!! Como esses VPs saíram com + - 179,00 euros no comprovante...Creio que não vai dar problema... Ainda estou aguardando para confirmar... Espero que nossos VPs tenham saído com valor correto certo...!!!
PPS...Existe um tópico que trata especificamente desse assunto...!!!
Liguei no cartório para realizar a prova de vida e o mesmo disse que por ela ser interditada não pode fazer. Pois a prova de vida em cartório, a própria pessoa assina, como ela não pode assinar pela interdição, não tem poderá realizar, a não ser fazer uma Ata Notarial, mas que ele não garante de ser aceita, pois a Ata são as declarações nossas (Em ultimo caso faria.... o notário informando que ela chegou caminhado... mostrou documentos recentes.....etc). Estou tentando entrar em contato com um consulado honorário aqui no interior de SP pra saber se ela faz a prova de vida. Falarei às 13:30 na data de hj (03.05.18).
@Jandira Pinheiro, Poderia me passar mais detalhes de como funciona essa homologação e aonde é feita??!! Alguém poderia me ajudar com essa homologação de sentença, confesso que agora fiquei perdida e com medo de não conseguir devido a idade dela.
Pessoal, me ajudem, por favor! Estou numa dúvida absurda, fui no cartório pedir uma certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica, mas a minha veio nesse papel como vcs podem vê a baixo, na frente diz ser de inteiro teor por copia reprográfica, e atrás tem a copia do livro, porém nesse mesmo papel q vi até no google, ta lá em cima do lado esquerdo pequeno 2° via, isso me intrigou. Ajudem-me, por favor! Será q essa é a certidão certa? Essa é a Frente https://paper.dropbox.com/doc/Deia-EnRT7oFptvWOdmonxw05o?_tk=share_copylink Essa é atrás https://www.dropbox.com/s/dowp3i1g1oe7eyt/tras.jpg?dl=0
bom dia a todos, hoje recebi email do ACP concedendo mais 30 dias uteis de prazo para cumprimento da exigencia pertinente ao processo da minha avó. por coincidencia, exatamente hoje a 4 crc do porto recebeu os documentos para a transcrição do casamento dos meus bisavós. junto aos requerimentos de transcrição e suprimento de certidao, anexei carta pedindo urgencia na tramitação do processo e tb copia da carta do acp, explicando que se tratava de cumprimento de exigencia com prazo, entretanto não tenho a menor ideia do tempo q vai levar pra 4crc finalizar a transcrição, principalmente pq o processo inclui o pedido de suprimento da certidao do nubente estrangeiro. vcs acham que valeria a pena enviar uma nova carta ao acp, com pedido extensão de prorrogação de prazo, anexando o comprovante da data de entrega dos docs da transcrição na 4crc, justificando que tudo q estava ao meu alcance foi feito, mas o tempo pra conclusão do processo independe de mim? ou seria insistencia demais? sei q ponta delgada conclui os processos em cerca de 20 dias, mas a 4 crc me parece nao ser tao agil....
obs.: este foi o texto do email enviado pela acp: "Exma. Srª.,
Conforme solicitado por V. Exa. no seu ofício de 10/04/2018, somos a informar que lhe foi concedida 30 dias úteis de prorrogação do prazo, por despacho da Conservadora deste Arquivo Central do Porto.
Comentários
Creio que vc deve pôr brasileira, já que todos os seus documentos de envio serão brasileiros (RG do Brasil, certidões) e tbm os cartórios são todos brasileiros.
Estou tentando contato com a corregedoria (foi a sugestão que outro cartório me deu), vamos orar pra eles resolverem.
Me falaram que tb posso tentar uma petição com o Juiz do cartório, mas não sei quais passos tomar para isso...
Qual email que devo endereçar para ACP, seria o arquivocentral.porto@irn.mj.pt?
Agradeço imensamente aos foristas, a ajuda que obtive aqui foi muito preciosa ! Agora rumo a transcrição, já enviarei na sexta-feira !
Parabéns pelo fórum, aprendi muito lendo as discussões. Surgiram dúvidas no meu caso:
Vou dar entrada no processo da minha avó materna, filha de português, na Conservatória ACP, pois tenho pressa, minha avó está bem velhinha 98 anos, é analfabeta e está interditada.
1 - Ao pesquisar a certidão do meu bisavô recebi o seguinte e-mail do ABM (Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira):
Nº Registo 24, Pai José Joaquim da Silva, Mãe Ana de Assunção, Filho António, Paróquia de São Jorge, Data 1891-03-08, Livro 5985-A, Folha 9-9 v.º
Minhas dúvidas:
- registro é a mesma coisa que assento?
- No Quadro 2 do requerimento 1C preencho data de nascimento, assento, ano e assinalo qual quadradinho, Conservatória de Registro Civil ou Conservatória dos Registro Centrais???
Segue abaixo os documentos que tenho, ainda não os apostilei e nem reconheci firma, serão feitos semana que vem,:
1 - Certidão de inteiro teor e a Certidão cópia reprográfica de nascimento da minha avó materna, meu bisavô português foi o declarante do nascimento dela, pedi para ser adverbado o casamento dela, devido a mudança de nome, dúvida: preciso juntar a certidão de casamento dela mesmo assim? Mando as duas certidões ( inteiro teor e a Certidão cópia reprográfica)??
2 - RG emitido em 2016 da minha avó - Devido a idade vai cair na exigência de prova de vida?? /como farei se é analfabeta?
3 - Edital de Interdição da minha avó
4 - RG da minha mãe, que assinará o requerimento, por ser a curadora dela
Precisa de mais algum documento?
Obrigada
Na verdade são mais duas novas tugas: eu e minha irmã!!!
Não tenho palavras para agradecer toda ajuda recebida por cada um desse fórum maravilhoso, as quais foram essenciais para que eu pudesse concluir cada etapa para chegar até aqui: desde a transcrição de casamento dos meus avós, passando pela atribuição da minha mãe, transcrição de casamento dos meus pais para, então, conseguir a minha tão esperada cidadania.
De verdade, não tem dinheiro que pague td a ajuda que recebemos aqui.. eh de um valor imensurável!!!
meu MUITO OBRIGADA a todos!!! em especial a @Marcia e @Vlad Pen.
Conclui o processo de atribuição e transcrição do casamento da minha mãe e agora vou dar entrada na minha atribuição.
Li bastante as infos daqui e decidi entrar com o pedido na ACP Porto, enviando os documentos por Correios.
Ainda estou confusa sobre os documentos a enviar, vocês conseguem consolidar essa informação pra mim?
Obrigada!
Se ele declarou a filha, com menos de 1 ano de idade, então o lugar certo para isso é a ACP. No meu caso eu estou fazendo por eles, pois o meu velho foi registrado com 11 dias de vida pelo meu avô português.
A cotação na página dos Correios não muda ao longo do dia...
Por essa razão...Aqui no Fórum a recomendação é que seja feito o cálculo com a cotação do dia na página dos Correios antes de se dirigir á agência para fazer o Vale Postal...
Se você fez com um valor exato...Ou seja...175 euros...Poderá ter que enviar um VP complementar...
PS...Ao chegar em casa após fazer 3 VPs na semana passada...Percebi que a atendente havia usado a cotação do euro do dia anterior...???!!!
Como esses VPs saíram com + - 179,00 euros no comprovante...Creio que não vai dar problema...
Ainda estou aguardando para confirmar...
Espero que nossos VPs tenham saído com valor correto certo...!!!
PPS...Existe um tópico que trata especificamente desse assunto...!!!
Liguei no cartório para realizar a prova de vida e o mesmo disse que por ela ser interditada não pode fazer. Pois a prova de vida em cartório, a própria pessoa assina, como ela não pode assinar pela interdição, não tem poderá realizar, a não ser fazer uma Ata Notarial, mas que ele não garante de ser aceita, pois a Ata são as declarações nossas (Em ultimo caso faria.... o notário informando que ela chegou caminhado... mostrou documentos recentes.....etc). Estou tentando entrar em contato com um consulado honorário aqui no interior de SP pra saber se ela faz a prova de vida. Falarei às 13:30 na data de hj (03.05.18).
@Jandira Pinheiro, Poderia me passar mais detalhes de como funciona essa homologação e aonde é feita??!!
Alguém poderia me ajudar com essa homologação de sentença, confesso que agora fiquei perdida e com medo de não conseguir devido a idade dela.
Estou numa dúvida absurda, fui no cartório pedir uma certidão de nascimento de inteiro teor por copia reprográfica, mas a minha veio nesse papel como vcs podem vê a baixo, na frente diz ser de inteiro teor por copia reprográfica, e atrás tem a copia do livro, porém nesse mesmo papel q vi até no google, ta lá em cima do lado esquerdo pequeno 2° via, isso me intrigou. Ajudem-me, por favor!
Será q essa é a certidão certa?
Essa é a Frente https://paper.dropbox.com/doc/Deia-EnRT7oFptvWOdmonxw05o?_tk=share_copylink
Essa é atrás https://www.dropbox.com/s/dowp3i1g1oe7eyt/tras.jpg?dl=0
agora que vi sua mensagem.
Foi um aprazer lhe ajudar, querida.
Parabens!!! )
obrigada pelas palavras. Agradeço também pelo @Vlad Pen.
É uma grande emoção, realmente, que queremos dividir sempre, para multiplicar o bem!
hoje recebi email do ACP concedendo mais 30 dias uteis de prazo para cumprimento da exigencia pertinente ao processo da minha avó.
por coincidencia, exatamente hoje a 4 crc do porto recebeu os documentos para a transcrição do casamento dos meus bisavós.
junto aos requerimentos de transcrição e suprimento de certidao, anexei carta pedindo urgencia na tramitação do processo e tb copia da carta do acp, explicando que se tratava de cumprimento de exigencia com prazo, entretanto não tenho a menor ideia do tempo q vai levar pra 4crc finalizar a transcrição, principalmente pq o processo inclui o pedido de suprimento da certidao do nubente estrangeiro.
vcs acham que valeria a pena enviar uma nova carta ao acp, com pedido extensão de prorrogação de prazo, anexando o comprovante da data de entrega dos docs da transcrição na 4crc, justificando que tudo q estava ao meu alcance foi feito, mas o tempo pra conclusão do processo independe de mim? ou seria insistencia demais?
sei q ponta delgada conclui os processos em cerca de 20 dias, mas a 4 crc me parece nao ser tao agil....
obs.: este foi o texto do email enviado pela acp:
"Exma. Srª.,
Conforme solicitado por V. Exa. no seu ofício de 10/04/2018, somos a informar que lhe foi concedida 30 dias úteis de prorrogação do prazo, por despacho da Conservadora deste Arquivo Central do Porto.
Com os melhores cumprimentos,
A Oficial
GS "
Muito obrigada pela sua atenção e esclarecimentos.
Vou analisar.