Seria bom fazer eventualmente uma cópia de segurança algumas vezes da planilha.
Afinal acidentes acontecem e algumas pessoas tem dificuldades em usar a planilha e podem fazer alguma coisa errada sem ter a intenção de prejudicar.
Eu estou com um processo na 3CRC e pretendo enviar o próximo processo para ACP por isso estou acompanhando a duas planilhas e sempre que puder e lembrar vou fazer cópias de segurança dessas planilhas.
E se alguém tiver dificuldades em usar a planilha, é só pedir ajuda aqui, pois o que mais tem neste fórum são pessoas com boa vontade de ajudar.
Parabéns!.... para a pessoa que recuperou a planilha.
Lá no site do consulado no RJ, há varias opções para a solicitação de PASSAPORTE ELETRONICO PORTUGUES (PEP)... Alguém poderia me esclarecer o que significa a emissao de PASSAPORTE NORMAL (com entrega de cartao cidadao)? há alguma opção para agendar a retirada do CC junto com o PEP? Ou preciso mesmo solicitar o CC e só depois pedir o PASSAPORTE?
Olá gente! Enviei meu processo para ACP Porto dia 29/03. Hoje 01/05 recebi um envelope informando que existe uma deficiencia com a seguinte informação: A assinatura constante do requerimento da nacionalidade em impresso de modelo oficial, devera ser reconhecida presencialmente ou por autenticidade, não sendo suficiente o reconhecimento feito por semelhança.
Mas eu fui pessoalmente no cartorio com o documento, assinei na frente do profissional e pedi a autenticação.
Como devo proceder? Imprimo um novo formulário, faço a autenticação da assinatura, apostilo e envio? Autentico no cartorio ou melhor no consulado?
@Janice Picchi, agradeço multissimo sua ajuda, ainda estamos no processo do meu Pai, onde o processo exigiu dois documentos, que foi a certidão por fotocopia que na época o cartório enviou digitalizada e não sabíamos, já enviamos agora em Março, e o último documento pendente que foi a certidão de óbito de meu avô. Acredito que agora apos o envio desses documentos deverá ser aprovado em breve. E já quero saber quando for fazer o meu processo. Aproveito para tirar uma dúvida, quem é casado, faz o processo e depois a transcrição de casamento, ou poderá fazer os dois processos juntos? Agradeço desde já!
Sobre o formulário 1C pra enviar pra dar entrada na minha cidadania:
Quadro 2.1 não preciso preencher pois vou enviar a cópia do assento de nascimento da minha mãe, correto? Quadro 3: também não preencho pois sou eu mesma solicitando a nacionalidade. Quadro 4: posso assinalar "outros" e dizer que estou enviando o e-mail que diz que a transcrição de casamento dos meus pais foi feita? Quadro 5: solicita duas vezes "Assinatura do declarante reconhecida presencialmente". É isso mesmo? Vai reconhecer duas vezes ? Não Entendi.
@elima1975, não dá pra fazer os dois juntos. Primeiro faça sua atribuição da cidadania portuguesa para depois fazer a transcrição do casamento. O ACP não faz transcrição, melhor fazer por Ponta Delgada ou no Consulado. No momento estou reunindo os doctos para a transcrição do meu casamento e optei pelo Consulado. A transcrição + o cartão do cidadão + o passaporte. Moro em SPaulo.
Bom dia, gostaria que soubessem que minha sogra já é portuguesa! Acabei de ligar para a LR! Estamos muito felizes pois foi bem rápido! O processo chegou lá no dia 26 de março e no dia 04 de Abril já tinha número de processo e hoje 02/05, já tem número de registro! Gostaria de agradecer a todos deste fórum pela ajuda! Agora é fazer o do meu esposo e filho!
Processo de minha mãe (filha de portuguesa, cuja mae ja faleceu) foi recebido na ACP em 02/04 e no dia 24 foi indeferido.
Alegam que seus pais nao eram casados e o registro em cartório foi feito pelo pai brasileiro. Mesmo Apesar de todos os dados estarem corretos e o nome de minha avó constar na maternidade da certidão de nascimento dela.
Ainda não recebi a justificativa integral que foi enviada pelo correio.
Nestes casos existe algo a ser feito? Já aconteceu com algum de vocês?
Pelo telefone, a atendente.me informou que algum documento que ligasse minha avó à minha mãe poderia ser enviado. Por exemplo algum registro escolar. Só não sei como isso pode ser mais comprobatório que uma certidão de.nascimento.
Com muito prazer que me declaro TUGAAAAA, processo foi concluído ontem e ja tenho o numero do assento de nascimento. Agora é ir ao consulado fazer o CC.
Gostaria de agradecer de uma forma geral todos os moderadores, membros e colegas que fiz no decorrer deste período!! Este fórum é a prova vida de que com o conhecimento de todos cada um consegue chegar ao seu objetivo!!
Gente, Meu processo caiu em exigência e uma das exigências é a explicação de um erro na minha folha de registro (alguém do cartório fez cagada na minha folha e registrou o averbamento de uma pessoa nada a ver comigo, depois de percebido o erro, escreveram um "sem efeito" em cima). O problema é que o tabelião do cartório onde estou registrada não quer fazer uma declaração dizendo que foi erro deles. Será que ACP aceita uma cartinha minha explicando o ocorrido? Alguém teria uma sugestão do que eu posso fazer em relação à isso? Alguém já passou por algo parecido? To desesperada aqui... Eu ligava na LR e só dava que meu processo estava em análise. Do nada recebo a carta de exigência com 1 mês de atraso, ou seja, já com o prazo de 20 dias úteis vencido. Não sei o que fazer... Me ajudem!!!!!
Como seus avós não se casaram, e sua mãe nasceu antes de 78, tem mesmo que provar a maternidade (já que quem a declarou foi o pai brasileiro). Pode enviar caderneta escolar, caderneta de vacinação, certidão de batismo assinada pela mãe, qq coisa que comprove que a sua avó reconheceu a sua mãe na menoridade.
O processo ainda não foi indeferido. Caiu em exigência. Certo?
Tenho algumas idéias. Você deve procurar primeiro a corregedoria. Se o erro foi deles (e foi, visto que eles mesmo colocaram sem efeito), têm que assumir.
Se a corregedoria não fizer nada, procure a defensora pública.
Mas, isso pode demorar. Então, mande email pro ACP e diga que o erro foi do cartório e que está acionado órgãos superiores para que assumam o erro.
@GABRIENLA MONTEIRO: por conta do tempo do envio. Como se trata de uma exigência, e é algo urgente, é recomendável enviar esses documentos para a ACP pelo método mais rápido vigente, que nesse caso é a DHL.
Comentários
Que bom que a planilha foi recuperada.
Seria bom fazer eventualmente uma cópia de segurança algumas vezes da planilha.
Afinal acidentes acontecem e algumas pessoas tem dificuldades em usar a planilha e podem fazer alguma coisa errada sem ter a intenção de prejudicar.
Eu estou com um processo na 3CRC e pretendo enviar o próximo processo para ACP por isso estou acompanhando a duas planilhas e sempre que puder e lembrar vou fazer cópias de segurança dessas planilhas.
E se alguém tiver dificuldades em usar a planilha, é só pedir ajuda aqui, pois o que mais tem neste fórum são pessoas com boa vontade de ajudar.
Parabéns!.... para a pessoa que recuperou a planilha.
Lá no site do consulado no RJ, há varias opções para a solicitação de PASSAPORTE ELETRONICO PORTUGUES (PEP)... Alguém poderia me esclarecer o que significa a emissao de PASSAPORTE NORMAL (com entrega de cartao cidadao)? há alguma opção para agendar a retirada do CC junto com o PEP? Ou preciso mesmo solicitar o CC e só depois pedir o PASSAPORTE?
Enviei meu processo para ACP Porto dia 29/03.
Hoje 01/05 recebi um envelope informando que existe uma deficiencia com a seguinte informação:
A assinatura constante do requerimento da nacionalidade em impresso de modelo oficial, devera ser reconhecida presencialmente ou por autenticidade, não sendo suficiente o reconhecimento feito por semelhança.
Mas eu fui pessoalmente no cartorio com o documento, assinei na frente do profissional e pedi a autenticação.
Como devo proceder? Imprimo um novo formulário, faço a autenticação da assinatura, apostilo e envio? Autentico no cartorio ou melhor no consulado?
Obrigadq desde ja!
Aproveito para tirar uma dúvida, quem é casado, faz o processo e depois a transcrição de casamento, ou poderá fazer os dois processos juntos? Agradeço desde já!
Quadro 2.1
não preciso preencher pois vou enviar a cópia do assento de nascimento da minha mãe, correto?
Quadro 3:
também não preencho pois sou eu mesma solicitando a nacionalidade.
Quadro 4:
posso assinalar "outros" e dizer que estou enviando o e-mail que diz que a transcrição de casamento dos meus pais foi feita?
Quadro 5:
solicita duas vezes "Assinatura do declarante reconhecida presencialmente". É isso mesmo? Vai reconhecer duas vezes ? Não Entendi.
Obrigada.
Processo de minha mãe (filha de portuguesa, cuja mae ja faleceu) foi recebido na ACP em 02/04 e no dia 24 foi indeferido.
Alegam que seus pais nao eram casados e o registro em cartório foi feito pelo pai brasileiro. Mesmo Apesar de todos os dados estarem corretos e o nome de minha avó constar na maternidade da certidão de nascimento dela.
Ainda não recebi a justificativa integral que foi enviada pelo correio.
Nestes casos existe algo a ser feito? Já aconteceu com algum de vocês?
Agradeço a ajuda.
Nao.eram casados.
Agradeço sua resposta!
Com muito prazer que me declaro TUGAAAAA, processo foi concluído ontem e ja tenho o numero do assento de nascimento. Agora é ir ao consulado fazer o CC.
Gostaria de agradecer de uma forma geral todos os moderadores, membros e colegas que fiz no decorrer deste período!! Este fórum é a prova vida de que com o conhecimento de todos cada um consegue chegar ao seu objetivo!!
Abraços
Meu processo caiu em exigência e uma das exigências é a explicação de um erro na minha folha de registro (alguém do cartório fez cagada na minha folha e registrou o averbamento de uma pessoa nada a ver comigo, depois de percebido o erro, escreveram um "sem efeito" em cima).
O problema é que o tabelião do cartório onde estou registrada não quer fazer uma declaração dizendo que foi erro deles.
Será que ACP aceita uma cartinha minha explicando o ocorrido?
Alguém teria uma sugestão do que eu posso fazer em relação à isso?
Alguém já passou por algo parecido?
To desesperada aqui...
Eu ligava na LR e só dava que meu processo estava em análise. Do nada recebo a carta de exigência com 1 mês de atraso, ou seja, já com o prazo de 20 dias úteis vencido.
Não sei o que fazer... Me ajudem!!!!!
Como seus avós não se casaram, e sua mãe nasceu antes de 78, tem mesmo que provar a maternidade (já que quem a declarou foi o pai brasileiro). Pode enviar caderneta escolar, caderneta de vacinação, certidão de batismo assinada pela mãe, qq coisa que comprove que a sua avó reconheceu a sua mãe na menoridade.
O processo ainda não foi indeferido. Caiu em exigência. Certo?
Tenho algumas idéias. Você deve procurar primeiro a corregedoria. Se o erro foi deles (e foi, visto que eles mesmo colocaram sem efeito), têm que assumir.
Se a corregedoria não fizer nada, procure a defensora pública.
Mas, isso pode demorar. Então, mande email pro ACP e diga que o erro foi do cartório e que está acionado órgãos superiores para que assumam o erro.
Alguém poderia me informar onde consigo acesso a planilha? já procurei no fórum todo! rsrs
Foi indeferido mas informaram que cabe recurso. Vale o envio de algum destes documentos mesmo assim?
Obrigada!
Achei que precisava apostilar o formulário 1-c.
Mas pq devo enviar por DHL e não EMS?
Vou te mandar inbox