Olá pessoal. Na segunda feira (29), enviei um email para registos centrais solicitando consulta do processo da minha mãe NILDA DE ANDRADE, e ontem (30), recebi a seguinte resposta:
Exmo(a). Sr(a).
Informamos que o processo a que se refere já se encontra concluído e lhe foi atribuído o nº 58XX/18 de registo. Com os melhores cumprimentos O escriturário Fernando Castim
Aproveito para agradecer imensamente a todos os participantes desse fórum, especialmente aos anjos, altruístas, benevolentes, Mariza Guerra, meu xará Vlad e a Marcia que me ajudaram desde a busca dos documentos até a finalização dessa etapa do processo.
Ontem recebi pelos Correios uma cartinha pequenininha vinda da ACP.Qual não foi minha alegria ao ver que era meu assento!!Foi numerado em 21/07/2017,o assento foi concluído em 28/12/2017 e demorou 30 dias para a carta chegar em casa.Agradeço imensamente à todos que me ajudaram e que dedicam seu tempo a ajudar o próximo!
Queridos Boa tarde!!!! Estava tentando ler as ultimas páginas mas estou radiante para dizer a todos que já tenho assento da minha mãe em mãos!!!! finalizado dia 18/01/18. Levou 5 meses, mas para quem enviou final do ano está voando e isso me alegra pq vou correr atras de enviar a minha! QUERO AGRADECER A TODOS POR TUDO! AOS MODERADORES, MEI, VLAD, VANIA, MAURO e todos os Outros que agora, devido a euforia, não recordo o nome! Peço desculpas! Se precisarem de mim estou aqui!!! beijos no coração! em breve colocarei meu nome na planilha
Boa tarde, alguém poderia confirmar pra mim se a ACP continua aceitando processos de nacionalidade sem transcrição de casamento do português quando ele é o declarante da certidão de nascimento do requerente? Obrigada!
Pessoal, a ACP exige transcrição de casamento? Queria fazer a cidadania para os meus tios, mas quando fiz a da minha mãe por Tondela em 2016 não era uma exigência, então não fizemos. Nesse caso o português é o declarante. Obrigada!
Gente, bom dia ! Enviei os documentos para ACP no dia 12/01/2018 e hoje recebi um e-mail informando que o processo foi numerado.Vou atualizar a planilha.
Pessoal, pretendo enviar meu pedido de atribuição para o ACP e estou com dúvida se eles aceitam pedido de filha de portuguesa nascida no Brasil. Ou seja, minha mãe já tem o assento, eu vou mandar meu pedido de atribuição e quero saber se posso mandar para o ACP.
Obrigada pela ajuda! Parabéns a todos que já conseguiram!
@JPTeixeira desculpe a demora. Depois do processo concluido comecou loucura aqui de cartao cidadao( ja comigo) e passaportes. Perdao mesmo pela demora.
Eu descobri que meu processo estava pronto tentando emitir a certidao online pelo site. Como tinha visto processos com data proxima sendo concluidos arrisquei pedir pra emitir uma certidao. Se tivesse meu pedido negado significaria que nao tinha processo concluido. Qual foi minha surpresa? Assento emitido em pouco mais de 4 horas da solicitacao online paga. Sensacao dificil de descrever. Todo mundo aqui entende um pouco, eu acho. Mas eh isso. Tentei, saiu. Peguei meu CC hoje.
Boa noite pessoal. Liguei para LR e o processo de minha mãe de 83 anos caiu em exigência: prova de vida feita no consulado e que mandaram uma carta dia 24/01. Meu irmão foi saber no consulado no Rio sobre a prova de vida e o informaram que só fazem com a carta em mãos. Pergunto aos amigos: ACP envia mesmo a carta, alguém com o mesmo caso já recebeu? Será que existe outra possibilidade de fazer a prova de vida no consulado sem a carta. Alguém já o fez? Eu quero adiantar, vai que essa carta não chega. Abraço a todos
Pessoal, todos que estão tendo processos concluídos, por favor, coloquem na planilha ou peçam para alguém colocar. Agora que tiveram sucesso, por favor nos ajudem com essas informações. Não nos abandonem kkk. A planilha é importante para quem ainda está em processo.
Finalizada a etapa da atribuição da minha mãe (com a ajuda de vocês a qual manterei gratidão pelo resto da vida), sigo agora rumo à minha atribuição, porém estou com dúvidas. Entendo que a norma é fazer a transcrição do casamento dela com meu pai (brasileiro, falecido), para depois fazer a minha atribuição, porém a situação é a seguinte:
Eu fui registrado dias após o meu nascimento e nela consta o nome da minha mãe, pai, avós materno e avó paterna, porém, não consta literalmente o estado civil dos meus pais.
Em nenhum dos documento do meu pai e da minha mãe há registros que constam o ato do casamento, exceto na certidão de óbito (quando o declarante provavelmente não deve ter apresentado documento formal ‘certidão de casamento” e sim, mencionado que meu pai era “casado”). Também não há casamento religioso. Eles se relacionaram até o falecimento dele. Posteriormente, ela se casou, e só então, mudou o nome no RG.
Algo que penso ser importante é observando a certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe (a que foi usada na atribuição dela), consta a averbação de apenas um casamento, realizado após o falecimento do meu pai.
1. Diante desse contexto, é certo pensar que eu não precisarei fazer a transcrição e ir direto para a minha atribuição? 2. Se positivo, precisarei apresentar alguma documentação extra para a ACP Porto quando for fazer a minha atribuição?
@Vladmir Andrade, em primeiro lugar, super parabéns à sua mãe!
1. Diante deste contexto, presume-se que seus pais viviam juntos, sem estarem casados. Logo, se não casaram, não há o que transcrever. Se o casamento posterior de sua mãe tiver resultado em filhos (e estes quiserem ser atribuídos), ou se o atual marido for solicitar futuramente a nacionalidade, aí, sim, terá que transcrever este novo casamento. Mas, para seu processo, não tem necessidade.
2. Não precisa de nada extra. Talvez seja conveniente apenas, a fim de evitar qq engano, que escreva num papel, que seus pais nunca se casaram e que o casamento de sua mãe foi bem posterior ao seu nascimento, com outro homem.
Olá pessoal! Sou nova aqui no fórum e estou pensando em dar entrada no processo pelo ACP, já que pelo consulado aqui no RJ está impossível. Ainda não consegui ler todas as postagens, mas já consegui esclarecer algumas dúvidas. Porém, ainda restam umas e ficaria imensamente grata se puderem me ajudar... 1) É necessário avisar de alguma forma o ACP de que estou enviando a documentação e o vale postal, ou basta enviar e pronto? Devo mandar aos cuidados de alguém especificamente? Mandei email mas eles não me retornaram... 2) Como vcs fizeram o vale Postal? Fui nos correios e eles me disseram que precisaria colocar em nome de uma pessoa física, isso procede? 3) Como sou procuradora da minha avó, que é a solicitante, surgiu uma dúvida na hora de preencher o formulário. Na área de preenchimento para procurador, existem dois campos. Na área de assinatura também. Mas nesse caso, bastam os meus dados e a minha assinatura? Minha avó precisa assinar também? 4) Estou confusa com relação a transcrição de casamento. Os meus bisavós eram ambos portugueses, mas o registro de batismo que tenho, e que solicitei em Portugal, é da minha bisavó. Os documentos que possuo em mãos já são: - Registro de batismo da minha bisa; - Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprografica da minha avó (solicitante) apostilada; - Procuração apostilada; - Certidão de casamento da minha avó (não da bisa) apostilada; - RG apostilado; - Foto 3x4 recente. Preciso de mais algum documento além desses? É necessária a transcrição de casamento? Se sim, qual o procedimento?
Desde já agradeço imensamente a ajuda e aproveito para parabenizar os que recentemente conseguiram a nacionalidade!! Um abraço!
2. Precisa ir a uma agência central dos correios. Procure outra que faça. Veja link acima. Motivo: manutenção de residentes. Leve o número do CPF e o número do RG do requerente do processo.
3. Preencha apenas um deles e assine apenas uma vez. Ou assina o procurador ou o requerente. Se é a procuradora dela, e tem a procuração específica para o processo, ela não precisa assinar. Porém, se sua avó consegue ir ao cartório, recomendo que esqueça a procuração e que ela mesma assine o 1C. Fica tudo mais simples.
4. Tem que ter certeza que seus bisavós estão casados em Portugal. Casaram lá? Se sim, ok. Se vieram pro Brasil e casaram aqui, e não transcreveram o casamento, terá que transcrever antes de fazer qq coisa. E aí, precisará da certidão de batismo dos dois.
Foto --> não precisa RG --> cópia autenticada e apostilada Na lista, faltou o modelo 1C (o documento que citou acima).
Muito obrigada pelas orientações!! Enquanto isso, vou acompanhando tudo por aqui. Esse fórum é de uma importância enorme pra quem tá iniciando o processo e, por inexperiência, ainda está meio perdido. Obrigada mais uma vez! Um abraço!
@Paulo Copolillo oi paulo, o processo do meu avô também caiu na mesma exigência. A carta chega sim, a minha chegou 12 dias depois de ter sido enviada. Como ele mora em Friburgo e não gosta de viajar fizemos a prova de vida no cartório mesmo. Outras pessoas aqui do fórum já fizeram e acredito que não tem problema.
Comentários
Exmo(a). Sr(a).
Informamos que o processo a que se refere já se encontra concluído e lhe foi atribuído o nº 58XX/18 de registo.
Com os melhores cumprimentos
O escriturário
Fernando Castim
Aproveito para agradecer imensamente a todos os participantes desse fórum, especialmente aos anjos, altruístas, benevolentes, Mariza Guerra, meu xará Vlad e a Marcia que me ajudaram desde a busca dos documentos até a finalização dessa etapa do processo.
QUERO AGRADECER A TODOS POR TUDO! AOS MODERADORES, MEI, VLAD, VANIA, MAURO e todos os Outros que agora, devido a euforia, não recordo o nome! Peço desculpas!
Se precisarem de mim estou aqui!!! beijos no coração! em breve colocarei meu nome na planilha
Obrigada!
Parabéns! Que alegria, hein? O próximo tuga da família será você. Abraços.
Viva aos novos tugas!!!
Enviei os documentos para ACP no dia 12/01/2018 e hoje recebi um e-mail informando que o processo foi numerado.Vou atualizar a planilha.
Obrigado a todos
Obrigada pela ajuda!
Parabéns a todos que já conseguiram!
Eu descobri que meu processo estava pronto tentando emitir a certidao online pelo site. Como tinha visto processos com data proxima sendo concluidos arrisquei pedir pra emitir uma certidao. Se tivesse meu pedido negado significaria que nao tinha processo concluido.
Qual foi minha surpresa? Assento emitido em pouco mais de 4 horas da solicitacao online paga. Sensacao dificil de descrever. Todo mundo aqui entende um pouco, eu acho.
Mas eh isso. Tentei, saiu. Peguei meu CC hoje.
ACP envia mesmo a carta, alguém com o mesmo caso já recebeu?
Será que existe outra possibilidade de fazer a prova de vida no consulado sem a carta. Alguém já o fez?
Eu quero adiantar, vai que essa carta não chega.
Abraço a todos
registos.centrais@irn.mj.pt
Finalizada a etapa da atribuição da minha mãe (com a ajuda de vocês a qual manterei gratidão pelo resto da vida), sigo agora rumo à minha atribuição, porém estou com dúvidas. Entendo que a norma é fazer a transcrição do casamento dela com meu pai (brasileiro, falecido), para depois fazer a minha atribuição, porém a situação é a seguinte:
Eu fui registrado dias após o meu nascimento e nela consta o nome da minha mãe, pai, avós materno e avó paterna, porém, não consta literalmente o estado civil dos meus pais.
Em nenhum dos documento do meu pai e da minha mãe há registros que constam o ato do casamento, exceto na certidão de óbito (quando o declarante provavelmente não deve ter apresentado documento formal ‘certidão de casamento” e sim, mencionado que meu pai era “casado”). Também não há casamento religioso. Eles se relacionaram até o falecimento dele. Posteriormente, ela se casou, e só então, mudou o nome no RG.
Algo que penso ser importante é observando a certidão de nascimento de inteiro teor da minha mãe (a que foi usada na atribuição dela), consta a averbação de apenas um casamento, realizado após o falecimento do meu pai.
1. Diante desse contexto, é certo pensar que eu não precisarei fazer a transcrição e ir direto para a minha atribuição?
2. Se positivo, precisarei apresentar alguma documentação extra para a ACP Porto quando for fazer a minha atribuição?
em primeiro lugar, super parabéns à sua mãe!
1. Diante deste contexto, presume-se que seus pais viviam juntos, sem estarem casados.
Logo, se não casaram, não há o que transcrever. Se o casamento posterior de sua mãe tiver resultado em filhos (e estes quiserem ser atribuídos), ou se o atual marido for solicitar futuramente a nacionalidade, aí, sim, terá que transcrever este novo casamento. Mas, para seu processo, não tem necessidade.
2. Não precisa de nada extra. Talvez seja conveniente apenas, a fim de evitar qq engano, que escreva num papel, que seus pais nunca se casaram e que o casamento de sua mãe foi bem posterior ao seu nascimento, com outro homem.
@Lara Amaral,
parabéns pela conquista!
Sou nova aqui no fórum e estou pensando em dar entrada no processo pelo ACP, já que pelo consulado aqui no RJ está impossível. Ainda não consegui ler todas as postagens, mas já consegui esclarecer algumas dúvidas. Porém, ainda restam umas e ficaria imensamente grata se puderem me ajudar...
1) É necessário avisar de alguma forma o ACP de que estou enviando a documentação e o vale postal, ou basta enviar e pronto? Devo mandar aos cuidados de alguém especificamente? Mandei email mas eles não me retornaram...
2) Como vcs fizeram o vale
Postal? Fui nos correios e eles me disseram que precisaria colocar em nome de uma pessoa física, isso procede?
3) Como sou procuradora da minha avó, que é a solicitante, surgiu uma dúvida na hora de preencher o formulário. Na área de preenchimento para procurador, existem dois campos. Na área de assinatura também. Mas nesse caso, bastam os meus dados e a minha assinatura? Minha avó precisa assinar também?
4) Estou confusa com relação a transcrição de casamento. Os meus bisavós eram ambos portugueses, mas o registro de batismo que tenho, e que solicitei em
Portugal, é da minha bisavó. Os documentos que possuo em mãos já são:
- Registro de batismo da minha bisa;
- Certidão de nascimento inteiro teor por cópia reprografica da minha avó (solicitante) apostilada;
- Procuração apostilada;
- Certidão de casamento da minha avó (não da bisa) apostilada;
- RG apostilado;
- Foto 3x4 recente.
Preciso de mais algum documento além desses? É necessária a transcrição de casamento? Se sim, qual o procedimento?
Desde já agradeço imensamente a ajuda e aproveito para parabenizar os que recentemente conseguiram a nacionalidade!!
Um abraço!
1. não, basta enviar os documentos necessários, pagar através de vale postal internacional e aguardar.
Veja informações de destinatários para envio de documentos e vale:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
2. Precisa ir a uma agência central dos correios. Procure outra que faça. Veja link acima.
Motivo: manutenção de residentes. Leve o número do CPF e o número do RG do requerente do processo.
3. Preencha apenas um deles e assine apenas uma vez. Ou assina o procurador ou o requerente. Se é a procuradora dela, e tem a procuração específica para o processo, ela não precisa assinar. Porém, se sua avó consegue ir ao cartório, recomendo que esqueça a procuração e que ela mesma assine o 1C. Fica tudo mais simples.
4. Tem que ter certeza que seus bisavós estão casados em Portugal. Casaram lá?
Se sim, ok. Se vieram pro Brasil e casaram aqui, e não transcreveram o casamento, terá que transcrever antes de fazer qq coisa. E aí, precisará da certidão de batismo dos dois.
Foto --> não precisa
RG --> cópia autenticada e apostilada
Na lista, faltou o modelo 1C (o documento que citou acima).
Para transcrição do casamento, sugiro que leia a discussão a seguir:
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9210/requerimentos-para-transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada-modelos-e-preenchimento
Abraço!
Muito obrigada pelas orientações!! Enquanto isso, vou acompanhando tudo por aqui. Esse fórum é de uma importância enorme pra quem tá iniciando o processo e, por inexperiência, ainda está meio perdido.
Obrigada mais uma vez!
Um abraço!
Agora é aguardar.
oi paulo, o processo do meu avô também caiu na mesma exigência. A carta chega sim, a minha chegou 12 dias depois de ter sido enviada. Como ele mora em Friburgo e não gosta de viajar fizemos a prova de vida no cartório mesmo. Outras pessoas aqui do fórum já fizeram e acredito que não tem problema.