Acabei de ligar na linha de registro e me informaram que meu processo foi concluído no dia 19/01/2018. Pra referência, ele foi numerado dia 06/10/2017.
@giovanna, porque nao pede a alguem no brasil para fazer o vale, tira uma foto e te manda. vc coloca o numero no formulario, imprime a foto poe no envelope e poe no correio... o que acha? acho que vai ser mais facil
Pessoal, fiz um post anterior mas não tive resposta...
Vcs sabem me informar se filho homem de mãe portuguesa precisa enviar para o ACP, além da certidão de nascimento, a certidão de casamento? Minha dúvida é pq não mudei de nome, esta certidão seria somente para comprovar o meu estado civil. Como não estou transcrevendo o meu casamento neste momento, mas somente solicitando a atribuição da cidadania, fiquei em dúvida se devo ou não enviar.
@Andre Joao para o seu processo de nacionalidade se o nome do seu documento de identificação é igual ao da certidão de nascimento não precisa juntar certidão de casamento. O casamento de sua mãe tem que estar transcrito em Portugal.
Pessoal, surgiu mais uma dúvida. Minha mãe mudou de nome ao se casar com meu pai. Devo enviar a certidão de casamento dela tb. Essa certidão tem que ser original ou cópia autenticada? Tem que ser expedida há menos de 6 meses? Tem que ser apostilada?
Liguei agora na LR. Meu processo foi numerado em 08/01, atualizei a planilha. Postei o envelope dia 16/12, chegou em 29/12. Eu mandei e-mail pra ctt pra tentar confirmar o saque do vale postal mas nunca me responderam, então agora que tenho um número estou mais tranquila.
Ao ligar pra linha de registos, ontem, tomei conhecimento q meu processo de nacionalidade portuguesa foi concluído, com êxito, desde o dia 26 Jan 18, ou seja, sou tuga agora!!!!
Precisava compartilhar com vcs, pois aqui obtive sempre o melhor aconselhamento, desde a transcrição do casamento de meus avós, a nacionalidade de meu pai e a minha.
Não queria citar nomes em específico pra não cometer nenhuma injustiça, mas uma pessoa em especial não poderia deixar de lembrar, da Márcia, esta alma caridosa q, sempre solícita e prudente em suas orientações, por inúmeras vezes, ao longo de quase 2 anos, nunca exitou em me ajudar.
Agora é continuar, transcrever meu casamento e iniciar a cidadania de minha esposa e filha.
@Vlad Pen, para a atribuição da minha mãe então, eu teria que enviar a certidão de casamento original dela para comprovar mudança de nome? Eu perguntei aqui no fórum anteriormente, e tinham me informado que só uma cópia autenticada era suficiente.
Boa tarde pessoal. Liguei para o consulado português no Rio para informações sobre a prova de vida e a atendente disse que no site do IRN tem um formulário próprio para isso. Eu não achei. Alguém já fez prova de vida no consulado com esse formulário ou como foi feito no consulado sem esse formulário. Abraço a todos.
@Vlad Pen eu liguei de novo pra saber se precisar ser apostilado, mas a atendente não quis me responder disse que só falava com o meu pai porque o processo é dele.
@Daniel estão exigindo o óbito do meu avô. Eu tenho a certidão de óbito dele só que é de junho de 2017, será que posso apostilar essa e enviar ou preciso tirar outra?
@Meireligeiro acredito que possa ser essa mesmo, mas se não quiser arriscar talvez valha a pena solicitar uma nova. Estranho, as conservatórias não exigem óbitos, será que mudou alguma coisa na ACP?
@Daniel Eu acho que é porque só tinha o primeiro nome na registo de batismo, então como meu avós não tem certidão de casamento então pediram a de óbito.
@Meireligeiro acredito que o melhor seria tentar contato com a LR ou a conservatória e confirmar. Para transcrição de casamento PD pede menos de 6 meses, para atribuição as conservatórias pedem menos de 1 ano. Acredito que aceitem sim mas correria o risco de recusarem e ter a despesa do correio novamente. Aqui no consulado de Santos todas certidões são solicitadas com menos de 1 ano, tanto para transcrição de casamento, atribuição ou óbito. Da pra ver que não é um padrão.
@Meireligeiro olá tb tenho que enviar a certidão de óbito e tanto no telefone quanto na carta está falando que precisa ser só autenticada. No telefone a atendente da LR me informou que é apenas para conferir o nome.
Obrigada @Vlad@Daniel Henriques @taina gomes então menos mal vou enviar a original que tenho aqui, porque se precisasse apostilar ainda teria que mandar pra outra cidade.
Pessoal, Agora que passou a emoção, vou fazer um resumo dos detalhes técnicos: O vale postal do processo do meu pai foi sacado em 10/10 e o registro saiu em 19/01. os documentos dele foram enviados 1 mês antes dele completar 80 anos. O RG era recente (emitido há menos de 1 mês) e anexei por conta uma cópia da transcrição de casamento dos meus avós portugueses. Não foi solicitada a prova de vida.
Pessoal, meu vale postal voltou do ACP, por causa que era de Manutenção de Estudante(Não sei se foi esse motivo). Hoje eu fui no correios pra enviar outra vez o vale postal, e dessa vez foi o certo Manutenção de Residente, só que tem um problema, nos correios que eu fui, o atendente disse que não está mais gerando IRN IP, e disse que assim que chegar lá o ACP vai checar o meu CPF. E outra, na hora de enviar eu dei o endereço do ACP, ele disse que teria que ser uma pessoa pra receber, ele disse que meu vale postal pode acabar voltando outra vez. Fiquei até confuso. Nunca pensei que fosse tão complicado assim.
Comentários
Acabei de ligar na linha de registro e me informaram que meu processo foi concluído no dia 19/01/2018. Pra referência, ele foi numerado dia 06/10/2017.
Vcs sabem me informar se filho homem de mãe portuguesa precisa enviar para o ACP, além da certidão de nascimento, a certidão de casamento? Minha dúvida é pq não mudei de nome, esta certidão seria somente para comprovar o meu estado civil. Como não estou transcrevendo o meu casamento neste momento, mas somente solicitando a atribuição da cidadania, fiquei em dúvida se devo ou não enviar.
Obrigado!
Boa tarde !
Farei exatamente como você orientou, providenciarei a certidão para que faça a busca no cartório.
Muito obrigado.
Boas novas,
Ao ligar pra linha de registos, ontem, tomei conhecimento q meu processo de nacionalidade portuguesa foi concluído, com êxito, desde o dia 26 Jan 18, ou seja, sou tuga agora!!!!
Precisava compartilhar com vcs, pois aqui obtive sempre o melhor aconselhamento, desde a transcrição do casamento de meus avós, a nacionalidade de meu pai e a minha.
Não queria citar nomes em específico pra não cometer nenhuma injustiça, mas uma pessoa em especial não poderia deixar de lembrar, da Márcia, esta alma caridosa q, sempre solícita e prudente em suas orientações, por inúmeras vezes, ao longo de quase 2 anos, nunca exitou em me ajudar.
Agora é continuar, transcrever meu casamento e iniciar a cidadania de minha esposa e filha.
Obrigado a todos!
Abraço a todos.
olá tb tenho que enviar a certidão de óbito e tanto no telefone quanto na carta está falando que precisa ser só autenticada. No telefone a atendente da LR me informou que é apenas para conferir o nome.
Agora que passou a emoção, vou fazer um resumo dos detalhes técnicos:
O vale postal do processo do meu pai foi sacado em 10/10 e o registro saiu em 19/01. os documentos dele foram enviados 1 mês antes dele completar 80 anos. O RG era recente (emitido há menos de 1 mês) e anexei por conta uma cópia da transcrição de casamento dos meus avós portugueses. Não foi solicitada a prova de vida.