Olá, @Rosiel Correia, fiquei muito emocionada com o que escreveu! Muito obrigada! É tão bom fazer parte desta grande alegria. Sucesso em sua nova jornada! Comemore bastante!!!!!
Quanto ao vale postal, minha dúvida é seguinte: se não podemos dizer que é para pessoa jurídica pq eles (correios/atendente) não fazem, e não dizendo nada corremos o risco de ir para pessoa física. Como verificar no comprovante do vale postal se ele foi enviado corretamente? Onde está descrito se foi para pessoa física ou jurídica?
@acff12 Não existe vale postal com emissão no Brasil para pessoa jurídica. Esta modalidade já foi retirada do portifolio dos Correios a muito tempo de acordo com uma decisão da Receita Federal. Em Portugal eles não encontram o mesmo problema. Portanto o vale sempre será para pessoa física, com o destinatário IRN,IP Como o nome de uma pessoa física e o motivo sempre será manutenção de residentes.
Obrigado gente. Quando fiz o vale postal, procedi exatamente conforme explicações dos colegas aqui do fórum e acredito que esteja tudo correto. Problema que nenhum funcionário sabia fazer, então foi fazendo conforme "dicas" e orientações que eu ia falando (levei tudo anotado). Agora é esperar os documentos chegarem lá e verificar se o VP foi sacado. Obrigado.
Bom dia a todos, venho compartilhar com vcs que o meu processo foi concluído. Liguei ontem na LR e me passaram o número de assento e informaram que os docs já foram enviados para a minha residência. Informações para vcs saberem qto tempo demorou: docs enviados para ACP em 23/11. Numerado em 22/12, finalizado em 29/01. Pedido de atribuição para filho de português. Agora vou pedir para filha e esposa. Agradeço toda a atenção do grupo e parabenizo a todos.
@Mtrin, @Vlad Muito obrigado de coração, vocês são nota 10, e assim como tantos outros que contribuem para que os sonhos de tantos e tantos sejam realizados. Agora é esperar, tudo prontinho e encaminhado já para a ACP.
@Márcia, boa noite! Mandei a documentação de meus filhos no dia 31/01 para o ACP, juntamente com a cópia do vale postal. Vi em outro post que devemos aguardar cerca de 20 dias corridos para ter alguma informação sobre o processo de nacionalização. Não sei se entendi errado, mas o primeiro passo seria verificar se houve o pagamento do vale postal. Se sim, é porque foi aberto o processo. Na sequencia entrar em contato com a LR para verificar o número e o status do processo. É isso mesmo? Vc pode me ajudar? Agradeço antecipadamente
Boa noite, @Roberto Cardoso, na verdade, a única preocupação seria o vencimento do vale postal. Por isso, dizemos para aguardar 20 dias e ligar para a Linha Registos, a fim de verificar se o processo foi numerado. Qdo o processo é numerado, o vale é sacado.
Você liga para 00 xx (351) (211 95 05 00), opção 1 e depois 1 de novo, onde xx é o código de sua operadora de telefonia no Brasil (ou ligue pelo Skype), forneça nome completo e data de nascimento.
Se o processo tiver sido numerado, o atendente vai te dar este número. É isso!
A outra opção é verificar junto aos correios se o vale foi sacado, daqui a uns 20 dias também. Mas, neste caso, você só terá a informação do saque....
@Marcia tenho uma duvida, eu sou separada e não divorciada. Na minha certidão de casamento consta averbada a separação e que meu nome voltou a ser o de solteira. O processo do meu Pai já foi concluído e assim que eu tiver o numero do assento eu vou enviar os meus documentos. Tenho que enviar minha certidão de nascimento, RG e Formulário, mas no formulário eu preencho que sou separada??? Tenho que enviar minha certidão de casamento também??? Estou com esta dúvida, aguardo uma resposta por favor.....bjos
Olá amigos, Recebi hj a informação de que o processo de minha filha foi concluído. Recebeu em 29/01/2018 o número do assento de nascimento. Foram 73 dias até a conclusão. Quero agradecer muito a todos aqui do fórum que contribuíram para conseguirmos a cidadania dela. Muito, muito, muito obrigado. Agora vamos ver a melhor forma de solicitar o Cartão Cidadão e o Passaporte. Sucesso para todos!!!!
Olá pessoal! É com muita alegria que venho informar mais uma etapa concluída! Processo da minha mãe saiu dia 26/01, porém só consegui contato hoje com a LR. Assento num 61xx/2018, procede o número neh? (Tenho medo de estar incorreto, pois vou enviar hj a transcrição hoje) Favor, se alguém puder atualizar a planilha, pois estou no cel e não consigo editar, processo de 15/09!
Pessoal, bom dia! Estou fazendo a atribuição de minha avó, mas tive um problema com o VP, o Correio usou o euro exportação e o valor acabou sendo insuficiente. Recebi um e-mail do ACP informando do ocorrido, eles disserem que devolveriam o VP e pediram para que um novo VP fosse feito. Pois bem, tomei as providências cabíveis, depositei um novo VP (agora com a cotação mais alta) e mandei um e-mail para a ACP com o comprovante em anexo.
Ocorre que estou bem preocupado, pois não obtive resposta da ACP após eu enviar o comprovante do novo VP...imagino que eles não fiquem respondendo a todo momento, mas existe alguma forma de descobrir se o ACP sacou o novo vale? Enviei e-mails para a CTT, responderam dizendo que iriam analisar, mas não sei se este é o meio correto para se descobrir se o vale foi sacado...
Na pagina CIDADANIA PORTUGUESA existe a informacao que o ACP do Porto SOMENTE aceita processoss de atribuiação se o pai ou mae portugues for nascido em territirio português. PROCEDE?
Boa tarde, Sabem me dizer se no ACP, assim como na 4ªCRC existe a cobrança das certidões de inteiro teor terem no máximo 6 meses da data de emissão ? As minhas têm menos de 1 ano,
@AnaCristina. Os responsáveis por aquela página não atualizam há muitos e muitos meses as informações, podendo levar os interessados a erros. Nem mesmo sobre a atribuição para netos atualizaram. Desde quando - há mais de um ano - acessei a página procurando informações para a atribuição do meu pai, não foram alteradas as orientações. Deveriam retirar a página se não têm o compromisso de atualizar, atrapalham mais do que ajudam. Realmente a informação que vc traz era verdade, mas saiu há uns dois anos um provimento do IRN autorizando o ACP para atribuição e aquisição de filhos e netos de portugueses nascidos na UE e no Brasil.
Comentários
fiquei muito emocionada com o que escreveu! Muito obrigada!
É tão bom fazer parte desta grande alegria.
Sucesso em sua nova jornada! Comemore bastante!!!!!
Não existe vale postal com emissão no Brasil para pessoa jurídica. Esta modalidade já foi retirada do portifolio dos Correios a muito tempo de acordo com uma decisão da Receita Federal.
Em Portugal eles não encontram o mesmo problema.
Portanto o vale sempre será para pessoa física, com o destinatário IRN,IP
Como o nome de uma pessoa física e o motivo sempre será manutenção de residentes.
E tirei algumas dúvidas agora, obrigado todos vocês
Nessa página você encontra um passo a passo que fiz ao um tempo atrás de um olhada
http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao/p14
Muito obrigado de coração, vocês são nota 10, e assim como tantos outros que contribuem para que os sonhos de tantos e tantos sejam realizados. Agora é esperar, tudo prontinho e encaminhado já para a ACP.
Gratidão eterna por mais uma oferta de carinho e conhecimento. Saltar transcrição... direto atribuição. Grande abraço
boa sorte! Obrigada!
E o #acpdesempacou!!!
Mandei a documentação de meus filhos no dia 31/01 para o ACP, juntamente com a cópia do vale postal. Vi em outro post que devemos aguardar cerca de 20 dias corridos para ter alguma informação sobre o processo de nacionalização.
Não sei se entendi errado, mas o primeiro passo seria verificar se houve o pagamento do vale postal. Se sim, é porque foi aberto o processo.
Na sequencia entrar em contato com a LR para verificar o número e o status do processo.
É isso mesmo? Vc pode me ajudar?
Agradeço antecipadamente
Boa sorte!!!!!!
na verdade, a única preocupação seria o vencimento do vale postal.
Por isso, dizemos para aguardar 20 dias e ligar para a Linha Registos, a fim de verificar se o processo foi numerado. Qdo o processo é numerado, o vale é sacado.
Você liga para 00 xx (351) (211 95 05 00), opção 1 e depois 1 de novo, onde
xx é o código de sua operadora de telefonia no Brasil (ou ligue pelo Skype),
forneça nome completo e data de nascimento.
Se o processo tiver sido numerado, o atendente vai te dar este número. É isso!
A outra opção é verificar junto aos correios se o vale foi sacado, daqui a uns 20 dias também. Mas, neste caso, você só terá a informação do saque....
Recebi hj a informação de que o processo de minha filha foi concluído. Recebeu em 29/01/2018 o número do assento de nascimento. Foram 73 dias até a conclusão.
Quero agradecer muito a todos aqui do fórum que contribuíram para conseguirmos a cidadania dela.
Muito, muito, muito obrigado.
Agora vamos ver a melhor forma de solicitar o Cartão Cidadão e o Passaporte.
Sucesso para todos!!!!
Processo da minha mãe saiu dia 26/01, porém só consegui contato hoje com a LR. Assento num 61xx/2018, procede o número neh? (Tenho medo de estar incorreto, pois vou enviar hj a transcrição hoje)
Favor, se alguém puder atualizar a planilha, pois estou no cel e não consigo editar, processo de 15/09!
Obrigado a todos que colaboraram!
Ocorre que estou bem preocupado, pois não obtive resposta da ACP após eu enviar o comprovante do novo VP...imagino que eles não fiquem respondendo a todo momento, mas existe alguma forma de descobrir se o ACP sacou o novo vale? Enviei e-mails para a CTT, responderam dizendo que iriam analisar, mas não sei se este é o meio correto para se descobrir se o vale foi sacado...
Na pagina CIDADANIA PORTUGUESA existe a informacao que o ACP do Porto SOMENTE aceita processoss de atribuiação se o pai ou mae portugues for nascido em territirio português. PROCEDE?
Sabem me dizer se no ACP, assim como na 4ªCRC existe a cobrança das certidões de inteiro teor terem no máximo 6 meses da data de emissão ? As minhas têm menos de 1 ano,