Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11551561581601611559

Comentários

• Pessoal, já enviei minha documentação e está tudo certo.... aguardando a conclusão do processo....
    Estou ajudando minha irmã, a enviar o processo dela... O que muda é que ela é casada.... Então, devo enviar alguma coisa relacionada ao casamento dela, ou apenas sua certidão de nascimento de inteiro teor? Após ela pegar a cidadania, iremos solicitar do marido e do filho.... Agradeço a ajuda!
  • OttoOtto Member
    editado January 2018
    Galera , eu pedi a certidão da minha mãe pelo site ontem. Veio um documento muito simples com dados dela como naturalidade aqui do Brasil, e dados dos pais dela. No final do documento tem a informação do Averbamento q foi atribuída a nacionalidade portuguesa e número de assento q eu já tinha. É assim mesmo a certidão? Achei muito esquisito. Achei q viesse já naturalidade Portuguesa .
  • anacletoanacleto Member
    editado January 2018
    @maite e @DanielHenriques,

Eu posso estar errado, mas acredito que haja a necessidade de enviar a certidão de casamento, sim! Nesse caso (nascido antes de 1911), a certidão é necessária não por motivos de transcrição (mãe declarante ou ambos portugueses), mas sim para comprovar sobrenome (até porque, ACP não transcreve ou faz averbação), já que era uma época na qual o batismo registrava somente o primeiro nome da criança. Fiz o do meu avô recentemente e precisei enviar cópia da certidão de casamento do meu bisavô (casado com brasileira no Brasil) para comprovação de sobrenome.

@maite, recomendo você verificar o assento do português. Caso, de fato, não haja registro de sobrenome, tenho quase certeza de que você precisará enviar a certidão de casamento, sim.
  • @maite tudo bem? meu caso é exatamente igual ao seu e meu pai tem 74 anos. Não enviei prova de vida e não me pediram, mas enviei a certidão de casamento do meu avô português além dos documentos necessários que foram o que vc listou.. Ja estou aguardando o registro. Enviei em Outubro pra ACP. Boa Sorte!!!
  • Bom dia
    Acabo de sair da acp
    Dei entrada na cidadania do meu pai processo 64xx/2018
    Não foi necessário 2 visitas ,
    Fui atendido por uma senhora muito simpática.
    Agradeço a @Márcia e ao @vlad
    Que me deram a maior força
  • @samuel silva,
    vai dar tudo certo!
    Estava respondendo ao seu inbox.
  • @samuesilval boa sorte na sua jornada.
  • Oi Anacleto, Oi Glaucia!!
    De fato, consultando o registro do meu avô, trata-se mesmo de um assento de batismo onde consta somente o nome dele, sem o sobrenome. A certidão de casamento do meu avô deve seguir o mesmo rito da certidão de nascimento do meu pai (cópia reprográfica inteiro teor apostilada)?
  • @Otto naturalidade é o local onde a pessoa nasceu. Não confundir naturalidade com nacionalidade. O assento português é assim mesmo, bem simples.
  • OttoOtto Member
    editado January 2018
    Obrigado @DanielHenriques
    Se puderem tirar outra dúvida . Eu vou me casar esse ano. Não sei se seria melhor fazer isso antes do pedido da cidadania ou do cartão cidadão. Pq a idéia é ir morar lá com a minha esposa depois.
  • @Otto, se puder peça o cartão cidadão depois de transcrever seu casamento pois senão terá que pedir um novo (e pagar novamente) após a transcrição. Pode dar entrada no processo de nacionalidade sem problema e ao final do processo, se já estiver casado, faça a transcrição do casamento.
  • Pessoal, como a Fernanda falou lá em cima, o processo do meu pai que foi numerado em dezembro já foi pra registro! Estamos super felizes e até surpresas com a rapidez.
    Eu queria agradecer imensamente à @Mariza Guerra e ao @Guilherme Moreira que com a ajuda na pesquisa de documentos abriram a chave pra nossa cidadania! Não tínhamos nem conselho nem freguesia e eles foram muito fera pra achar os registros que nos deram o caminho pra localizar a certidão do meu avô.
    Também agradeço à @Marcia pelas inúmeras orientações e paciência, ao @Vlad que sempre responde as dúvidas, e a todos os outros membros do fórum que se dispõe a ajudar aqui! Esse fórum é demais!
    Uma perguntinha, depois que vai pra registro, quanto tempo leva até sair o número de assento, alguém tem ideia?
    Obrigada!
  • Paulo LopesPaulo Lopes Member
    editado January 2018
    Galera, saiu o Registro do meu Avô, irei agora enviar o do meu pai para posteriormente fazer o meu, agradeço o @VladPen ele me ajudou muito nas duvidas que tive, irei pedir a certidão eletrônica do meu Avô alguem tem o caminho ? caso não irei procurar por aqui muito obrigado a todos por está vitoria.
  • Oi, @maite,

Eu enviei somente inteiro teor e apostilada, não enviei a reprográfica. Não deu nenhum problema.
    Mas, acho que se estiver legível o livro, não tem porque você não enviar a reprográfica, que é a mais aceita (no meu caso, eu teria que enviar as duas, pois o livro não estava legível. Como era um "documento extra", mandei somente inteiro teor).

Lembrando que meio que, na prática, não existe "inteiro teor reprográfica". Ou é uma coisa, ou é outra. A cópia reprográfica, como o próprio nome diz, é uma foto do livro, portanto SEMPRE será de "inteiro teor". Essa denominação de inteiro teor, a gente usa quando é uma transcrição do livro (digitada), pois aí sim pode ser "completa" ou "simples".

Boa sorte! :)
  • Pessoal, a planilha está zoada!
  • Muito obrigada, Anacleto! É...faz sentido...eu acabo escrevendo assim porque é forma como eu está lá no site do consulado.
    Mais uma vez, agradeço muito! :)
  • @giovanna fernandes,
    parabéns! Feliz por ter ajudado.
    Acredito que por volta de 1 mês.

@Paulo Lopes,
    parabéns pela conquista!
  • Boa tarde pessoal,

Alguem saberia me informar o e-mail da ACP?

Parabens ao novos Tugas!
  • editado January 2018
    @giovanna e @PauloLopes , fico feliz de ter ajudado.Parabéns por essa conquista e terem se tornado novos tugas.

@PauloLopes a conservatória envia pelo correio o assento de nascimento do seu avô.
  • editado January 2018
    @Daniellexrei

arquivocentral.porto@irn.mj.pt
  • @flemos,

Parabéns! Estou muito feliz por você. Que bom que o ACP brilhou, é uma Conservatória que na maioria dos casos não decepciona.
    Abraços.
  • @maite enviei somente de inteiro teor apostilada.
  • @giovanna fernandes,

Parabéns para o seu pai, breve chegará a sua vez! Foi super rápido, que maravilha. Estou feliz por ter contribuído para a realização de um sonho.. Abraços.
  • Complementando o que o @anacleto escreveu...
    # Certidão por Cópia Reprográfica...
    # Certidão em Inteiro Teor...(Digitada)...

Existe um tipo de Certidão "Simples" que os Cartórios emitem...É a Certidão de "Breve Relato" ...(Como o nome sugere...Ela trás apenas os dados principais...Tais como nomes e datas...)...
    ATENÇÃO...:
    Esse tipo de Certidão NÃO É ACEITA para Processos de Nacionalidade...!!!
  • @AlllanDC

Sim, minha mãe se casou aqui no Brasil, mas o estado civil dela já esta averbado em Portugal. Ela possui bilhete de identidade com o estado civil CASADA. Na certidão informatizada possui esta informação também.
  • Pessoal ( rebecca naslausky ) boa tarde! não acesso o fórum a alguns dias e tem muita página para me atualizar.. mas gostaria de deixar registrado aqui para quem precise, como sugestão, o que fiz no processo da minha mãe no caso de preenchimento de formulário. Eu decidi, ao invés de reconhecer firma por autenticidade, ir diretamente no Consulado RJ para que eles autenticassem o documento - formulário 1C! No RJ não precisa de agendamento.Eles colocam uma marca d'agua e colam uma etiqueta. eu enviei o documento tb com o recibo que eles me deram ( eles não cobram pela autenticação ). Outro detalhe. Fiz por procuração já que se eu fosse depender da minha mãe até hj a documentação não estaria em PT. Quem quiser seguir essa dica e fazer por procuração tem q deixar registrado poder específico de registrar como portuguesa... deu tudo certo. O processo dela já foi despachado favoravelmente. Estou no aguardo do registro! bjs a todos
  • mso2000mso2000 Member
    editado January 2018
    Fala pessoal, só prá comunicar mais 2 tugas na área, rs!! Eu e meu irmão.

Não estava acompanhando o fórum nas últimas semanas, então posso ter perdido algo, mas o que houve com o ACP, desentupiu, rs? Porque vi na planilha que vários processos estão saindo. O meu e o do meu irmão levou apenas 3 meses (enviados em 20/10/17 e numerados em 26/01/18)

Gostaria de aproveitar a todos pela imensa ajuda, especialmente a @mei e @Marcia que me ajudaram bastante.

Aproveitando também a experiência da galera, gostaria de uma idéia para os próximos passos, que é tirar o cartão cidadão, transcrever meu casamento e dar entrada na atribuição dos meus 2 filhos. Qual melhor forma de fazê-los? Lembro de ter lido que a atribuição de menores por Tondela era melhor. Continua? E o CC, melhor fazer pelo Consulado aqui do RJ?
  • Amigos, finalmente meu dia chegou (confesso que ainda boquiaberto com a velocidade que a ACP tomou nesses últimos meses). O processo do meu pai demorou 5 meses para ficar concluído. O meu, eu postei em 05/12/2017, chegou no ACP em 21/12/2017 (segundo os Correios), recebi a numeração via LR em 08/01/2018 (não recebi e-mail até hoje) e hoje quando liguei para me informar a atendente me disse que ele foi a despacho em 28/01/2018 e o registro saiu hoje 31/01/2018. Ela me passou o número do assento. Gente!!! Menos de 2 meses!!! Atualizei a planilha e gostaria de agradecer a todos nesse fórum que me ajudaram muito, torceram junto... uma verdadeira família... muito obrigado! Em especial a nossa eterna @mei e ao @paulopacheco por todas as dicas e apoio!
  • Desculpem a pergunta repetitiva, mas depois que temos o número do assento podemos já fazer requerimento de certidão no civil online? Estou com receio de gastar dinheiro em vão.
    Agradeço desde já.
  • Também queria saber isso e dicas de como preencher uma requisição nesse site civil online. Alguém já emitiu por lá?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.