Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11521531551571581559

Comentários

  • @Rita louback, ou alguem q talvez saiba dizer: aqui em Teresópolis, no clube Casa de Portugal, periodicamente, tem o consulado itinerante, que presta varios serviços referentes a cidadania, entre outros especificos.
    Será q o consulado itinerante tambem emite prova de vida?
    seria o ideal para minha avó, pois pelo q li no seu comentario, o valor é muito menor que o cobrado em cartorios e, alem disso, nao precisaria apostilar, pois é um documento portugues.
    enviei email para o endereço indicado no site do consulado, mas ninguem respondeu...
  • Bom dia pessoal. Liguei para LR hoje para saber informações do processo de minha mãe e a atendente disse que caiu em exigência: prova de vida feita no consulado e certidão casamento ou óbito para comprovar o sobrenome do pai de minha mãe. Vi que com @Fcamuri aconteceu a mesma coisa. Agora é providenciar os documentos. Não sei se mando a certidão de casamento reprografica ou digitada.
  • Bom dia, pessoal!
    Gostaria de saber se alguém daqui do fórum já utilizou os serviços do cartório 24h? Eu moro em Brasília e sou natural do Rio de Janeiro, e preciso da minha certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica.
    Obrigado.
  • Que bom começar a semana com esta notícia maravilhosa!! Acabei de ligar na LR e informaram que o processo do meu pai, numerado dia 13 de outubro já está concluído!! Muito obrigada a todos deste grupo pela ajuda! Vou atualizar a planilha :) Abraços e espero que continue a chuva de processos!
  • @viniciusffaria eu já usei e não recomendo... por que você não tenta entrar em contato direto com o cartório?
  • Olá a todos, meu nome é Gilberto, sou filho de pai português ( que foi o declarante do meu nascimento) e vou começar a processo de Atribuição de minha cidadania portuguesa, porém estou com algumas dúvidas, ficarei grato se puderem me ajudar.
    Vou fazer o meu processo pela ACP Porto, pois pelo que li em alguns tópicos, essa conservatória não é necessário fazer a averbação do casamento dos meus pais, correto?
    Ao enviar o meu processo de Atribuição, posso enviar também (em um envelope separado) o processo para averbação de meu casamento, ou é preciso esperar a minha atribuição primeiramente?
  • @Gilberto Cruz sim, quanto a averbação do casamento de seu pai está correto.
    Tem que esperar terminar seu processo para fazer a transcrição do seu casamento. ACP não faz transcrição de casamento.
  • @Daniel Henriques, obrigado pela informação!
    Você saberia me dizer, se a transcrição de meu casamento (quando tiver o registro) seria melhor fazer por Tondela ou Ponta Delgada?
  • @Gilberto Cruz Ponta Delgada, sem dúvida. O processo por lá está demorando menos de 20 dias.
  • @AllanDC obrigado. Eu vou tentar fazer, mais uma vez, contato com o cartório. Vou tentar explicar a minha necessidade. Acho que eles não entenderam a questão reprográfica!
  • @andregmgomes Obrigada pela informação! Vou dar uma olhada no site e se tiver qualquer dúvida entro em contato aqui no fórum.
    ps: é necessário o número do assento ao requerer a certidão? Quando liguei para o ACP acabei esquecendo de pedir o número do assento. Se for necessário ligo novamente.
  • Parabéns aos processos concluidos!
    Mas confesso que me preocupa um pouco muitos de Outubro já concluídos e o meu de 15/09 ainda em análise.
  • Boa tarde pessoal do fórum, alguém que solicitou a certidão de nascimento pelo civil online pode me dar algumas orientações?
  • @rebecca Na época liguei para o consulado pra saber se não podia fazer em Teresópolis, já que era mais perto para nós. Informaram que esse serviço não é oferecido no consulado itinerante porque o documento é assinado pela vice-consul e não pelo funcionário. É realmente a declaração do meu pai foi assinada por ela.
  • GENTE,

    Acabei de ligar pra LR e me informaram que o processo de minha avó foi concluido dia 24/01 e que ela já é portuguesa. Me deram o número de registro e tudo e já me disseram que posso tirar o cartão de cidadão dela.

    Gostaria de agradecer ETERNAMENTE a todos desse forum, mas em especial ao Guilherme, Mariza, Marcia e Theresa, por toda atenção e paciência comigo! MUITO OBRIGADO. Agora é partir pro meu pai e depois pra mim.

    Vou atualizar a planilha. Obrigado
  • @Matheus Almeida qual o problema que você está tendo para solicitar a certidão?
  • @Murilo a LR anda desatualizada. Tem gente que ligou pra LR e teve uma resposta e mandou e-mail para conservatória e teve outra. Não lembro para qual e-mail estão entrando em contato, mas talvez fosse uma boa você fazer o mesmo. Talvez teu caso seja o mesmo de alguns aqui.
  • Entendo @marianaglguimaraes e foi o que fiz, mas ACP não me retorna email, e não sei de outro que possa mandar, até já perguntei aqui no tópico, mas não tive respostas.
    Estou só aguardando o número do assento para enviar a transcrição do casamento.
  • Olá pessoal, sou novo por aqui mas as discussões e dicas aqui postadas já me ajudaram bastante. Sou filho de mãe portuguesa casada com brasileiro aqui no Brasil e vou submeter o formulário de solicitação de atribuição de cidadania para o ACP. Tenho os seguintes documentos:

    1 - Certidão (assento de nascimento) da minha mãe emitida pela CRC de Oliveira do Hospital onde consta a seguinte cota: Informatização do assento no. 999/ANO, lavrado em XX de Março de ANO. Nesta certidão constam dois assentos, o original (três números) no ano de seu nascimento e um segundo (quatro números) com data de 2012 (informatizado?). Nela já consta o averbamento do seu casamento com meu pai.

    2 - Minha certidão de nascimento por cópia reprográfica, devidamente apostilada.

    3 - Cópia do meu RG, devidamente apostilada.

    4 - Formulário 1C, preenchido.

    5 - Cópia do Vale postal no valor de 175 euros (ainda não fiz, mas incluí só para relacionar todos os documentos).

    Minhas dúvidas:
    1 - Tenho as certidões antigas da minha mãe, enviar estas certidões ajudarão no processo? Ou o documento informado acima (item 1) já é suficiente?
    2 - Tenho uma certidão de inteiro teor minha (não é por cópia reprográfica) que foi apostilada em junho do ano passado. Enviar este documento ajuda ou atrapalha o processo? (Fiz antes de saber que deveria ser por cópia reprográfica).
    3 - Sou casado e tenho duas certidões de casamento, uma por cópia reprografica e outra de inteiro teor já apostilada. É necessário enviar estes documentos? No fórum entendi que a certidão de casamento só é necessária para mulheres casadas que mudaram de nome, está correto meu entendimento?

    Enfim, enviar mais documentos além do estritamente necessário, ajuda ou atrapalha?

    Desde já, obrigado pela paciência de ler este post e pelas aguardadas repostas.

    Grande abraço!
    André.
  • @Andre Joao sua mãe casou com seu pai aqui no BR?
  • @PauloCopolillo

    A Mariza Guerra me orientou a tirar a certidão em inteiro teor e depois apostilar
  • Queridos,
    Vou solicitar a certidão do meu pai pelo Civil Online para poder já mandar a minha documentação.. eu só tenho o número do assento, mas vi também que pede informações como Concelho e Freguesia. Sabem se essa informação é igual para todos que obtém a nacionalidade pela ACP? Ou é possível pedir sem essas informações? Obrigada!! Um grande abraço!
  • @NatyCFerreira, escola o país de nascimento e depois coloque a cidade e estado no campo que vai aparecer. Os campos mudam conforme a seleção que é feita. Conselho e freguesia só se aplicam a quem nasceu em Portugal.
  • @Daniel Henriques, estou em dúvida no preenchimento dos campos “número de id. civil” e “NIF” ainda não entendi esse prazo de 6 meses da certidão.
  • @Matheus Almeida, “número de id. civil” e “NIF” não são obrigatórios, deixe em branco. Preencha o nome e e-mail e telefone. Caso preencha o numero do celular vai receber as mensagens do andamento do pedido por SMS também, preencha no formato 55 + DDD (com 2 digitos) + numero do celular.
    Você não recebe uma certidão impressa por esse site e sim um código de acesso para uma certidão digital, após receber o código (demora cerca de 1 dia) você volta no site e vai em consulta de certidão. Digita o código recebido e pode baixar um documento formato word com a certidão solicitada. Esse código de acesso tem validade de 6 meses.
  • @Daniel Henriques, muito obrigada! Achei que tivéssemos que colocar algo referente à Portugal. Já realizei o pedido :)
    abraços!
  • @Daniel Henriques, agora sim tudo faz senfido. Obrigado meu amigo pela ajuda, não é a primeira vez. Abraços
  • Boa noite pessoal. Liguei hoje na LR e a atendente disse que o pedido da minha avo caiu em exigência e será pedido prova de vida no consulado. O RG dela tinha menos de 1 mês emitido... achei que por isso não seria exigido, mas enfim foi exigido e disse que receberei uma carta. Sera q aguardo essa carta ou ja corro atrás? Mesmo falando em consulado pode ser aquela feita no cartório? O pessoal q caiu na mesma exigência como esta fazendo? Sera que vice consulado em curitiba faz esse tipo de declaração?
  • @GuilhermeGomes faça já e mande para ACP, não espere a carta chegar que as vezes demora mais de 1 mês para ser entregue. Pode ser feita em cartório sim, pesquise o valor pois parece que cada cartório cobra um valor diferente.
    Tente ver no consulado se fazem, o do Rio de Janeiro temos notícias que faz e não precisa marcar hora. o de Santos parece que só faz para portugueses e que tenham inscrição consular.
  • Estarei enviando o processo de minha mãe para o ACP... tomara que dê tudo certo.

    Alguém pode confirmar se estão certos os endereços?

    Vale Postal no nome de IRN,IP.
    • IRN, IP
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto

    Documentos:
    • Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, nº 328
    4200-498 – Porto
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.