Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11511521541561571461

Comentários

  • JBorgesJBorges Member
    editado January 2018
    @marianaglguimaraes

    Parabéns a vc, minha conterrânea (vc tb é de Recife, não é isso?), e a todos os outros colegas que já receberam o número do registro ou que estão na fase de registro.
    Parece que o ACP está tentando concluir ou avançar ao máximo com todos os processos de 2017 até o final de janeiro. É a impressão que tenho.
    Parabéns, novos tugas!
  • Lendo relatos dos últimos posts reparei que ACP pede frequentemente prova de vida. Aos que caíram em exigência por causa disso: o formulário foi preenchido pelo próprio requerente ou foi feito por procuração? O RG tinha sido emitido recentemente?
  • @gsilvestre Não tem jeito de sair fora da prova de vida para idosos. O meu pai assinou o requerimento com firma reconhecida por autenticidade e o RG tinha um mês de expedição porque achei que bastaria como prova de vida. Não adiantou e chegou a carta com a exigência.
  • @Rita%20Louback
    Pois é, reparei isso mesmo... Estou aguardando alguns documentos do meu avô que faltam, e, enquanto isso, analisando qual conservatória dar entrada no pedido dele.
    Pelo que percebi, a ACP é exigente quanto a essa prova de vida. Aparentemente, nas outras é mais comum pedirem quando é feito por procuração apenas...
    Você fez a prova de vida no cartório msm?
    To pensando em enviar o requerimento dele p/ Tondela mesmo, p/ tentar evitar essa prova de vida
  • @RitaLouback

    Oi, tudo bem!

    Você fez a prova de vida no Consulado, certo! Me recordo que você disse que não precisava agendar...Mas será que você poderia me dizer quais documentos levar ao Consulado? Basta a identidade, ou precisa de algo a mais?

    Te agradeço ; )
  • @gsilvestre @Fcamuri No Rio dá para fazer no serviço social do consulado. Os documentos são a carteira de identidade e comprovante de residência. Lá emitem um boleto que no ano passado foi 85 reais. Entregam na hora.
  • Processo da minha vó caiu em exigência. Pediram certidão de casamento dos pais delas que esqueci de enviar. Estou em dúvida se já aproveito e envio prova de vida tendo em vista que ela tem 80 anos.
    Será que o processo pode cair em exigência novamente caso eu envie apenas a certidão?
  • @cleberson aproveita e manda a prova de vida
  • @JBorges Isso mesmo, sou de Recife! Obrigada pelas felicitações, meu pai está radiante! Aproveito para agradecer também a todos do fórum que de alguma forma me ajudaram a obter a nacionalidade dele. Eternamente grata a todos vocês!
    Ps: parabéns a você também que obteve recentemente o de sua filha!
  • @RitaLouback

    Obrigada, Rita : )
  • @RitaLouback

    Uma vez com a prova de vida em mãos, foi necessário Apostilar?
  • @Fcamuri. Não. O documento é português,
  • Olá pessoal, minha mãe acabou de tirar a cidadania dela. Ainda não chegou a certidão, mas já tenho o número do assento. Duas dúvidas.
    Eu posso dar entrada na minha só com esse número de assento? Ela não é casada com o meu pai e ele foi o declarante na minha certidão. Pra eu dar entrada na minha cidadania tem algum problema qto a isto? Ou é só eu enviar a documentação normal .
  • editado January 2018
    @OTTO, Só com o nr do Registro da sua mãe vc pode solicitar sua atribuição.Se vc nasceu após 1981 e foi registrado até um ano de idade não terá problema. É importante q na sua certidão conste o nome da sua mãe.Informe a Conservatória q seus pais não foram casados.
  • @marianaglguimaraes

    Obrigado Mariana. Vou ligar esta semana para a LR pra saber se já saiu o nº de registro dela.

    Então a cidadania foi solicitada para seu pai. Ok.
    E vc? Vai solicitar a sua?
  • Obrigado @VladPen .
  • Boa tarde! Em janeiro de 2017, meu pai (filho de Português), se tornou um TUGA, graças a esse fórum que me ajudou bastante. E em janeiro de 2018, eu e meu irmão, conquistamos a nossa sonhada cidadania. Quero agradecer a todos os moderadores e aos foristas por essa conquista. Agora rumo a terceira geração!
    MUITO FELIZ!!!!!
  • editado January 2018
    @JBorges, vou sim! O proximo passo é requerer a minha e de meu irmão, mas preciso retificar um documento meu e tirar novo rg antes. Acredito que seja o tempo da certidão de papai chegar aqui em casa. Abraços!!

    Ps: alguém sabe quanto tempo leva pra certidão chegar na residência?

    @Leyla parabéns para você e sua família!
  • Ola @marianaglguimaraes. Minha cidadania saiu em outubro de 2017, mas a conservatória só enviou meu assento pelo correio recentemente. É possível, caso queira, solicitar pela internet uma cópia digital, chega em minutos, custa E$ 10 e tem validade como a que enviam pelo correio. Basta acessar o http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/
    Caso tenha dúvida em como proceder é só perguntar que a gente ajuda. Boa sorte!
  • acff12acff12 Member
    editado January 2018
    Pessoal, mais uma duvida... [APAGADO]
    Outra duvida já para esse caso, meu pai português declarante do meu nascimento era casado com minha mae, mas divorciaram-se, ele casou-se novamente e divorciou-se novamente e hoje esta solteiro. Como devo proceder, já pensando em prevenir-me&
  • Olá @acff12
    Enviei os processos de minhas filhas em novembro e já estão próximos da conclusão, ou seja, não caíram em exigência. Não foi necessário eu fazer a transcrição dos meus casamentos para que os processos delas caminhassem. No meu caso foram dois casamentos com um divórcio. A transcrição do casamento é fácil e rápida. Pode ser feita na Conservatória de Ponta Delgada e há farta indicação de como fazer em outro post do fórum. Já o divórcio é mais complicado, demorado e caro, pois exige a contratação de advogado em Portugal para proceder a Homologação de Sentença Estrangeira.

    Eu estou fazendo o processo inteiro para poder futuramente pedir nacionalidade para minha esposa do segundo casamento. Se fosse só para a nacionalidade de minhas filhas não seria necessário na ACP.

    Espero que ajude de alguma forma na sua decisão.

    Quanto ao novo Conservador, bem como novas exigências eu desconheço a informação.
  • @acff12,

    mandando pro ACP não precisará fazer nenhuma transcrição.
  • @acff12. Não sei se procede a mudança de conservador, porém, alguns processos caem em exigência solicitando a certidão de casamento do português. Comum quando há somente assento de batismo, que não tem sobrenome, ou alguma divergência sobre o nome. São casos específicos que às vezes confundem com exigência de transcrição, que aliás o ACP não faz.
  • Muito obrigado pessoal. Vou encaminhar sem a transcrição do meu pai, pois o meu caso encaixa-se igual a tantos outros colegas daqui que enviaram sem maiores problemas.
  • Amigos(as), estou prestes à enviar o pedido de atribuição de minha irmã. Ela é divorciada, já com todo o processo concluso e voltou a usar o nome de solteira. Enviarei o RG dela recente com o nome de solteira, precisaremos fazer algo diferente do habitual, ou seja, apenas enviar certidão inteiro teor, assento e RG?
  • @Léo Mendes,
    certidão de nascimento do requerente tem que ser do tipo reprográfica, apostilada.
    Cópia do RG autenticada e apostilada.
  • @Marcia,
    Sem problemas, já tenho esses docs. Tô preocupado se o fato dela ser divorciada, atrapalha alguma coisa nesse primeiro momento do pedido de atribuição.
    Obrigado
  • Quantos novos tugas! #acpdesempacou
    Parabéns a todos!
  • Pessoal boa tarde, alguém muda status meu irmão na planilha Valdecir Vieira 20/09 para concluído não sei alterar , obrigado
  • @Léo Mendes,
    não terá problema algum. O fato dela ser divorciada não atrapalha seu processo.
    Basta ter o casamento transcrito e pronto!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.