Parabéns a vc, minha conterrânea (vc tb é de Recife, não é isso?), e a todos os outros colegas que já receberam o número do registro ou que estão na fase de registro. Parece que o ACP está tentando concluir ou avançar ao máximo com todos os processos de 2017 até o final de janeiro. É a impressão que tenho. Parabéns, novos tugas!
Lendo relatos dos últimos posts reparei que ACP pede frequentemente prova de vida. Aos que caíram em exigência por causa disso: o formulário foi preenchido pelo próprio requerente ou foi feito por procuração? O RG tinha sido emitido recentemente?
@gsilvestre Não tem jeito de sair fora da prova de vida para idosos. O meu pai assinou o requerimento com firma reconhecida por autenticidade e o RG tinha um mês de expedição porque achei que bastaria como prova de vida. Não adiantou e chegou a carta com a exigência.
@Rita%20Louback Pois é, reparei isso mesmo... Estou aguardando alguns documentos do meu avô que faltam, e, enquanto isso, analisando qual conservatória dar entrada no pedido dele. Pelo que percebi, a ACP é exigente quanto a essa prova de vida. Aparentemente, nas outras é mais comum pedirem quando é feito por procuração apenas... Você fez a prova de vida no cartório msm? To pensando em enviar o requerimento dele p/ Tondela mesmo, p/ tentar evitar essa prova de vida
Você fez a prova de vida no Consulado, certo! Me recordo que você disse que não precisava agendar...Mas será que você poderia me dizer quais documentos levar ao Consulado? Basta a identidade, ou precisa de algo a mais?
@gsilvestre@Fcamuri No Rio dá para fazer no serviço social do consulado. Os documentos são a carteira de identidade e comprovante de residência. Lá emitem um boleto que no ano passado foi 85 reais. Entregam na hora.
Processo da minha vó caiu em exigência. Pediram certidão de casamento dos pais delas que esqueci de enviar. Estou em dúvida se já aproveito e envio prova de vida tendo em vista que ela tem 80 anos. Será que o processo pode cair em exigência novamente caso eu envie apenas a certidão?
@JBorges Isso mesmo, sou de Recife! Obrigada pelas felicitações, meu pai está radiante! Aproveito para agradecer também a todos do fórum que de alguma forma me ajudaram a obter a nacionalidade dele. Eternamente grata a todos vocês! Ps: parabéns a você também que obteve recentemente o de sua filha!
Olá pessoal, minha mãe acabou de tirar a cidadania dela. Ainda não chegou a certidão, mas já tenho o número do assento. Duas dúvidas. Eu posso dar entrada na minha só com esse número de assento? Ela não é casada com o meu pai e ele foi o declarante na minha certidão. Pra eu dar entrada na minha cidadania tem algum problema qto a isto? Ou é só eu enviar a documentação normal .
@OTTO, Só com o nr do Registro da sua mãe vc pode solicitar sua atribuição.Se vc nasceu após 1981 e foi registrado até um ano de idade não terá problema. É importante q na sua certidão conste o nome da sua mãe.Informe a Conservatória q seus pais não foram casados.
Boa tarde! Em janeiro de 2017, meu pai (filho de Português), se tornou um TUGA, graças a esse fórum que me ajudou bastante. E em janeiro de 2018, eu e meu irmão, conquistamos a nossa sonhada cidadania. Quero agradecer a todos os moderadores e aos foristas por essa conquista. Agora rumo a terceira geração! MUITO FELIZ!!!!!
@JBorges, vou sim! O proximo passo é requerer a minha e de meu irmão, mas preciso retificar um documento meu e tirar novo rg antes. Acredito que seja o tempo da certidão de papai chegar aqui em casa. Abraços!!
Ps: alguém sabe quanto tempo leva pra certidão chegar na residência?
Ola @marianaglguimaraes. Minha cidadania saiu em outubro de 2017, mas a conservatória só enviou meu assento pelo correio recentemente. É possível, caso queira, solicitar pela internet uma cópia digital, chega em minutos, custa E$ 10 e tem validade como a que enviam pelo correio. Basta acessar o http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/ Caso tenha dúvida em como proceder é só perguntar que a gente ajuda. Boa sorte!
Pessoal, mais uma duvida... [APAGADO] Outra duvida já para esse caso, meu pai português declarante do meu nascimento era casado com minha mae, mas divorciaram-se, ele casou-se novamente e divorciou-se novamente e hoje esta solteiro. Como devo proceder, já pensando em prevenir-me&
Olá @acff12 Enviei os processos de minhas filhas em novembro e já estão próximos da conclusão, ou seja, não caíram em exigência. Não foi necessário eu fazer a transcrição dos meus casamentos para que os processos delas caminhassem. No meu caso foram dois casamentos com um divórcio. A transcrição do casamento é fácil e rápida. Pode ser feita na Conservatória de Ponta Delgada e há farta indicação de como fazer em outro post do fórum. Já o divórcio é mais complicado, demorado e caro, pois exige a contratação de advogado em Portugal para proceder a Homologação de Sentença Estrangeira.
Eu estou fazendo o processo inteiro para poder futuramente pedir nacionalidade para minha esposa do segundo casamento. Se fosse só para a nacionalidade de minhas filhas não seria necessário na ACP.
Espero que ajude de alguma forma na sua decisão.
Quanto ao novo Conservador, bem como novas exigências eu desconheço a informação.
@acff12. Não sei se procede a mudança de conservador, porém, alguns processos caem em exigência solicitando a certidão de casamento do português. Comum quando há somente assento de batismo, que não tem sobrenome, ou alguma divergência sobre o nome. São casos específicos que às vezes confundem com exigência de transcrição, que aliás o ACP não faz.
Muito obrigado pessoal. Vou encaminhar sem a transcrição do meu pai, pois o meu caso encaixa-se igual a tantos outros colegas daqui que enviaram sem maiores problemas.
Amigos(as), estou prestes à enviar o pedido de atribuição de minha irmã. Ela é divorciada, já com todo o processo concluso e voltou a usar o nome de solteira. Enviarei o RG dela recente com o nome de solteira, precisaremos fazer algo diferente do habitual, ou seja, apenas enviar certidão inteiro teor, assento e RG?
@Marcia, Sem problemas, já tenho esses docs. Tô preocupado se o fato dela ser divorciada, atrapalha alguma coisa nesse primeiro momento do pedido de atribuição. Obrigado
Comentários
Parabéns a vc, minha conterrânea (vc tb é de Recife, não é isso?), e a todos os outros colegas que já receberam o número do registro ou que estão na fase de registro.
Parece que o ACP está tentando concluir ou avançar ao máximo com todos os processos de 2017 até o final de janeiro. É a impressão que tenho.
Parabéns, novos tugas!
Pois é, reparei isso mesmo... Estou aguardando alguns documentos do meu avô que faltam, e, enquanto isso, analisando qual conservatória dar entrada no pedido dele.
Pelo que percebi, a ACP é exigente quanto a essa prova de vida. Aparentemente, nas outras é mais comum pedirem quando é feito por procuração apenas...
Você fez a prova de vida no cartório msm?
To pensando em enviar o requerimento dele p/ Tondela mesmo, p/ tentar evitar essa prova de vida
Oi, tudo bem!
Você fez a prova de vida no Consulado, certo! Me recordo que você disse que não precisava agendar...Mas será que você poderia me dizer quais documentos levar ao Consulado? Basta a identidade, ou precisa de algo a mais?
Te agradeço ; )
Será que o processo pode cair em exigência novamente caso eu envie apenas a certidão?
Ps: parabéns a você também que obteve recentemente o de sua filha!
Obrigada, Rita : )
Uma vez com a prova de vida em mãos, foi necessário Apostilar?
Eu posso dar entrada na minha só com esse número de assento? Ela não é casada com o meu pai e ele foi o declarante na minha certidão. Pra eu dar entrada na minha cidadania tem algum problema qto a isto? Ou é só eu enviar a documentação normal .
Obrigado Mariana. Vou ligar esta semana para a LR pra saber se já saiu o nº de registro dela.
Então a cidadania foi solicitada para seu pai. Ok.
E vc? Vai solicitar a sua?
MUITO FELIZ!!!!!
Ps: alguém sabe quanto tempo leva pra certidão chegar na residência?
@Leyla parabéns para você e sua família!
Caso tenha dúvida em como proceder é só perguntar que a gente ajuda. Boa sorte!
Outra duvida já para esse caso, meu pai português declarante do meu nascimento era casado com minha mae, mas divorciaram-se, ele casou-se novamente e divorciou-se novamente e hoje esta solteiro. Como devo proceder, já pensando em prevenir-me&
Enviei os processos de minhas filhas em novembro e já estão próximos da conclusão, ou seja, não caíram em exigência. Não foi necessário eu fazer a transcrição dos meus casamentos para que os processos delas caminhassem. No meu caso foram dois casamentos com um divórcio. A transcrição do casamento é fácil e rápida. Pode ser feita na Conservatória de Ponta Delgada e há farta indicação de como fazer em outro post do fórum. Já o divórcio é mais complicado, demorado e caro, pois exige a contratação de advogado em Portugal para proceder a Homologação de Sentença Estrangeira.
Eu estou fazendo o processo inteiro para poder futuramente pedir nacionalidade para minha esposa do segundo casamento. Se fosse só para a nacionalidade de minhas filhas não seria necessário na ACP.
Espero que ajude de alguma forma na sua decisão.
Quanto ao novo Conservador, bem como novas exigências eu desconheço a informação.
mandando pro ACP não precisará fazer nenhuma transcrição.
certidão de nascimento do requerente tem que ser do tipo reprográfica, apostilada.
Cópia do RG autenticada e apostilada.
Sem problemas, já tenho esses docs. Tô preocupado se o fato dela ser divorciada, atrapalha alguma coisa nesse primeiro momento do pedido de atribuição.
Obrigado
Parabéns a todos!
não terá problema algum. O fato dela ser divorciada não atrapalha seu processo.
Basta ter o casamento transcrito e pronto!