@Jandira, eu já estou meio q certa de q vai cair em exigência pela questão da prova de vida, e pelo q observei, eles reunem as pendências e pedem tudo de uma vez so. Então ,qdo eu for ao cartório fazer a prova de vida, mostro a exigência do formulario e aí passo a exigir q eles resolvam o problema de alguma maneira, pois trata-se de um processo caríssimo de um direito da minha avó enquanto viva... já levo até um advogado junto pra reforçar.
Boa tarde pessoal, enviei o processo do meu pai em setembro e o mesmo foi numerado no começo de outubro dia 10/10/2018. Hoje eu liguei na linha de registro e a atendente me informou que o processo foi assinado e esta esperando agora o número do assento? Isso que dizer que meu pai ja é português?
@Jandira. No processo do meu pai o formulário foi riscado e não caiu em exigência. Quando fui fazer o meu e do meu irmão aqui em Friburgo no 4 ofício, o cartório já tinha se informado junto ao Consulado Português e não estava mais riscando. De repente o cartório de Teresópolis poderia ser informado disso. Cidades tão próximas.
@marianaglguimaraes é realmente dá essa impressão, mas deve haver uma tentativa de seguir uma sequencia cronológica, mas se tem casos em que documentação estão 100% deve adiantar as coisas, e deve haver muitos processos que as pessoas não ligam e são sabemos o andamento. Mas com certeza já termos processos de Novembro andando é um bom sinal...
Boa tarde, gente!! É com imensa satisfação que informo que o processo de meu pai (Idelmo Alves Ramalho) foi concluído. O processo foi numerado em 21/07/2017 e concluído em 19/01/2018, segundo informações da atendente da LR Maria. Estamos aguardando a certidão. Aproveito o espaço para agradecer a todos deste Fórum, em especial à Mariza Guerra e ao Kleber, que deram as informações imprescindíveis para a localização da certidão de nascimento do meu avô português, Júlio Teixeira Ramalho. Por incrível que pareça, a parte mais difícil, em todo esse processo, no meu ponto de vista, foi a obtenção de documentos antigos. No Brasil encontramos muita dificuldade para tanto. Com as dicas da Mariza e do Kleber foi mais fácil conseguir os documentos em Portugal do que nos arquivos daqui de Roraima. A mensagem que deixo é de que não desistam diante das dificuldades e de agradecimento, pois sem as informações deste Fórum, nós não teríamos conseguido a cidadania de meu pai. Estamos à disposição para colaborar no que for possível. Muito obrigado! Jener Ramalho
@rebecca naslausky Sim, concluído em outubro. Caiu em exigência de prova de vida e não por causa do formulário. Demos sorte porque a orientação deles é não riscar.
@Rita louback, isso me deixou um pouquinho mais animada. Tomara q eles tb não impliquem com os risquinhos do meu formulário... rss... foi pelo acp mesmo q vc fez?
Bom, não sei se para acrescentar o processo na planilha precisa já estar numerado, ou ao menos recebido pela conservatória, mas hj enviei o da minha avó e o vale postal para o ACP. O nome dela eh Maria de Lourdes. Já pode colocar na planilha? Como faço isso?
Boa tarde! Enviei o processo de atribuição de minha mãe no dia 13/10/2017 para o ACP. O mesmo foi recebido no dia 20/10/2017 pela Glória (conforme o rastreamento dos Correios). Não tive nenhum tipo de retorno. Mandei alguns emails, e nenhum foi respondido. Ontem (24/01/2018) eu liguei na Linha de registos e me informaram o número do processo, 50xxx-2017, que ainda está em análise, sem previsão de conclusão.
Minha dúvida é.. tenho que esperar a certidão dela chegar para transcrever o casamento dela com meu pai, e só depois dar entrada na minha atribuição?
@Alexandre_Couto não precisa esperar receber a certidão pelos correios, basta ter o número do assento. Quando o processo for concluído você pode obter o número do assento pela Linha de Registos (depende da boa vontade do atendente) ou por e-mail.
PESSOAL BOA TARDE, LIGUEI NA LR HOJE A ATRIBUIÇÃO DE MEU IRMÃO VALDECIR VIEIRA DO DIA 20/09,JÁ SAIU E FOI REGISTRADA, A ACP BOTANDO PRA QUEBRAR KKK MUITO OBRIGADO A TODOS @MARCIA@MARIZA GUERRA, @VLADPEN , VCS SÃO O MÁXIMO EM AJUDA....ALGUEM PODE ATUALIZAR A PLANILHA POR FAVOR...
@Daniel, pelo q vi, somente processos numerados foram incluídos na planilha. Vou aguardar a numeração então.... bom, agora eh esperar.... espero q de tudo certo
Boa tarde!! Enviei o processo de atribuição da minha mãe dia 11/08/2017 para o ACP e o mesmo foi numerado dia 25/08 . Entrei em contato com a LR em Novembro e disseram que o processo estava em fase inicial. Liguei hoje novamente para a LR e o status do processo ainda consta como fase inicial. Confesso que estou um pouco preocupado, pois percebi que alguns processos foram enviados posteriormente ao da minha mãe e já foram finalizados. Alguém em situação parecida?
Boa tarde, enviei o processo do meu sogro em setembro, e o mesmo foi numerado no dia 21/09/2017. Hoje, eu liguei na linha de registro e o atendente me informou que o processo continua em análise .
Estou com tudo pronto pra dar inicio a atribuição da minha sogra, filha de português...
1C Preenchido e firma reconhecido por autenticidade; Xerox da ID autenticada e apostilada; Nascimento Inteiro Teor com Sinal Publico e apostilada; Nascimento Reprográfica com Sinal Publico e apostilada;
Documentos auxiliares... Email da conservatória informando assento digitalizado; Cópia do assento e extrato de nascimento do progenitor português; Cópia do casamento para confirmar pequena mudança no nome de solteira/casada.
É o seguinte: Não iremos fazer transcrição, pois o Pai dela foi o declarante e não temos a certidão de casamento dele. ACP parece ser mais ágil que VNG, certo?
A documentação é perfeita e não tem nenhum erro de grafia e afins...
Pra qual endereço envio o processo? Esse mesmo endereço deverá ser o endereço do vale postal?
Como já sabemos...Em se tratando de processos de Nacionalidade...¨Cada caso é um caso¨... Constatamos isso mais uma vez vendo a postagem da @Rita Louback... Então...Vamos fazer pensamento positivo para dar tudo certo com o processo de sua Avó...
@Shilei B O mapa do cidadão está errado. Com cartão de crédito só pode ser na CRCentrais Lisboa, ao menos por enquanto. Fuja de Lisboa. Faça o vale postal e mande o processo pra ACP.
Parabéns para o seu pai, daqui a pouco será a sua vez! Fico feliz por ter tido a oportunidade de contribuir para a realização de um sonho da família. Tenho certeza de que o Kleber também está. Sucesso.
@marianaglguimaraes Era essa minha dúvida tb. No caso da ACP, se quem entrega pessoalmente tem prioridade perante quem manda via postal? E se menor, há alguma prioridade presencial? E se for pelo correio? Se alguém souber, ainda estamos em dúvida. Obrigada!
Bom dia, pessoal! Preciso de uma ajuda.... Liguei pra LR e fui informada que tenho 2 pendências: - Prova de vida - E uma comprovação do progenitor português, que pode ser uma certidão de casamento ou óbito.
Eu pensava que uma certidão de nascimento com o nome do progenitor seria suficiente como comprovação, mas acho que não é, certo.
Bom, de qualquer forma, tenho que sanar essas pendências....E nesse momento estou tentando ver se a minha avó tem a certidão de óbito, porém a minha dúvida é se na certidão de óbito tem a comprovação. Porque, na verdade, eu não sei o que consta em uma certidão de óbito...
Penso também que a certidão de casamento seria melhor.... Eu tenho ela digitalizada, precisaria de uma original?
Estou vendo muitas divergências no que tange se a cópia do RG tem ou não de ser apostilado para o ACP.
Estou para solicitar atribuição pela ACP e gostaria de saber se realmente há a necessidade de a cópia do RG ser apostilado. Sendo que já fiz um processo em GAIA onde não precisou.
Comentários
Então ,qdo eu for ao cartório fazer a prova de vida, mostro a exigência do formulario e aí passo a exigir q eles resolvam o problema de alguma maneira, pois trata-se de um processo caríssimo de um direito da minha avó enquanto viva... já levo até um advogado junto pra reforçar.
Aproveito o espaço para agradecer a todos deste Fórum, em especial à Mariza Guerra e ao Kleber, que deram as informações imprescindíveis para a localização da certidão de nascimento do meu avô português, Júlio Teixeira Ramalho.
Por incrível que pareça, a parte mais difícil, em todo esse processo, no meu ponto de vista, foi a obtenção de documentos antigos. No Brasil encontramos muita dificuldade para tanto. Com as dicas da Mariza e do Kleber foi mais fácil conseguir os documentos em Portugal do que nos arquivos daqui de Roraima.
A mensagem que deixo é de que não desistam diante das dificuldades e de agradecimento, pois sem as informações deste Fórum, nós não teríamos conseguido a cidadania de meu pai.
Estamos à disposição para colaborar no que for possível.
Muito obrigado!
Jener Ramalho
Enviei o processo de atribuição de minha mãe no dia 13/10/2017 para o ACP. O mesmo foi recebido no dia 20/10/2017 pela Glória (conforme o rastreamento dos Correios). Não tive nenhum tipo de retorno. Mandei alguns emails, e nenhum foi respondido. Ontem (24/01/2018) eu liguei na Linha de registos e me informaram o número do processo, 50xxx-2017, que ainda está em análise, sem previsão de conclusão.
Minha dúvida é.. tenho que esperar a certidão dela chegar para transcrever o casamento dela com meu pai, e só depois dar entrada na minha atribuição?
Enviei o processo de atribuição da minha mãe dia 11/08/2017 para o ACP e o mesmo foi numerado dia 25/08 .
Entrei em contato com a LR em Novembro e disseram que o processo estava em fase inicial.
Liguei hoje novamente para a LR e o status do processo ainda consta como fase inicial.
Confesso que estou um pouco preocupado, pois percebi que alguns processos foram enviados posteriormente ao da minha mãe e já foram finalizados.
Alguém em situação parecida?
Estou com tudo pronto pra dar inicio a atribuição da minha sogra, filha de português...
1C Preenchido e firma reconhecido por autenticidade;
Xerox da ID autenticada e apostilada;
Nascimento Inteiro Teor com Sinal Publico e apostilada;
Nascimento Reprográfica com Sinal Publico e apostilada;
Documentos auxiliares...
Email da conservatória informando assento digitalizado;
Cópia do assento e extrato de nascimento do progenitor português;
Cópia do casamento para confirmar pequena mudança no nome de solteira/casada.
É o seguinte: Não iremos fazer transcrição, pois o Pai dela foi o declarante e não temos a certidão de casamento dele. ACP parece ser mais ágil que VNG, certo?
A documentação é perfeita e não tem nenhum erro de grafia e afins...
Pra qual endereço envio o processo?
Esse mesmo endereço deverá ser o endereço do vale postal?
Obrigado pessoal!
Como já sabemos...Em se tratando de processos de Nacionalidade...¨Cada caso é um caso¨...
Constatamos isso mais uma vez vendo a postagem da @Rita Louback...
Então...Vamos fazer pensamento positivo para dar tudo certo com o processo de sua Avó...
O mapa do cidadão está errado. Com cartão de crédito só pode ser na CRCentrais Lisboa, ao menos por enquanto. Fuja de Lisboa. Faça o vale postal e mande o processo pra ACP.
Parabéns para o seu pai, daqui a pouco será a sua vez! Fico feliz por ter tido a oportunidade de contribuir para a realização de um sonho da família. Tenho certeza de que o Kleber também está. Sucesso.
Parabéns para o seu irmão!Muito feliz por vocês. Que bom que deu tudo certo. Sucesso!
Era essa minha dúvida tb.
No caso da ACP, se quem entrega pessoalmente tem prioridade perante quem manda via postal?
E se menor, há alguma prioridade presencial? E se for pelo correio?
Se alguém souber, ainda estamos em dúvida. Obrigada!
Liguei pra LR e fui informada que tenho 2 pendências:
- Prova de vida
- E uma comprovação do progenitor português, que pode ser uma certidão de casamento ou óbito.
Eu pensava que uma certidão de nascimento com o nome do progenitor seria suficiente como comprovação, mas acho que não é, certo.
Bom, de qualquer forma, tenho que sanar essas pendências....E nesse momento estou tentando ver se a minha avó tem a certidão de óbito, porém a minha dúvida é se na certidão de óbito tem a comprovação. Porque, na verdade, eu não sei o que consta em uma certidão de óbito...
Penso também que a certidão de casamento seria melhor.... Eu tenho ela digitalizada, precisaria de uma original?
Como procedo, gente! : (
Estou vendo muitas divergências no que tange se a cópia do RG tem ou não de ser apostilado para o ACP.
Estou para solicitar atribuição pela ACP e gostaria de saber se realmente há a necessidade de a cópia do RG ser apostilado. Sendo que já fiz um processo em GAIA onde não precisou.
Desde já agradeço a todos!