Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11491501521541551462

Comentários

  • @Jandira, eu já estou meio q certa de q vai cair em exigência pela questão da prova de vida, e pelo q observei, eles reunem as pendências e pedem tudo de uma vez so.
    Então ,qdo eu for ao cartório fazer a prova de vida, mostro a exigência do formulario e aí passo a exigir q eles resolvam o problema de alguma maneira, pois trata-se de um processo caríssimo de um direito da minha avó enquanto viva... já levo até um advogado junto pra reforçar.
  • Boa tarde pessoal, enviei o processo do meu pai em setembro e o mesmo foi numerado no começo de outubro dia 10/10/2018. Hoje eu liguei na linha de registro e a atendente me informou que o processo foi assinado e esta esperando agora o número do assento? Isso que dizer que meu pai ja é português?
  • @Müller Salgueiro sim seu pai já é Tuga, parabéns...
  • @Jandira. No processo do meu pai o formulário foi riscado e não caiu em exigência. Quando fui fazer o meu e do meu irmão aqui em Friburgo no 4 ofício, o cartório já tinha se informado junto ao Consulado Português e não estava mais riscando. De repente o cartório de Teresópolis poderia ser informado disso. Cidades tão próximas.
  • @Rita louback, a conservatória aceitou o formulário riscado? O processo já foi finalizado?
  • @marianaglguimaraes é realmente dá essa impressão, mas deve haver uma tentativa de seguir uma sequencia cronológica, mas se tem casos em que documentação estão 100% deve adiantar as coisas, e deve haver muitos processos que as pessoas não ligam e são sabemos o andamento. Mas com certeza já termos processos de Novembro andando é um bom sinal...
  • Boa tarde, gente!! É com imensa satisfação que informo que o processo de meu pai (Idelmo Alves Ramalho) foi concluído. O processo foi numerado em 21/07/2017 e concluído em 19/01/2018, segundo informações da atendente da LR Maria. Estamos aguardando a certidão.
    Aproveito o espaço para agradecer a todos deste Fórum, em especial à Mariza Guerra e ao Kleber, que deram as informações imprescindíveis para a localização da certidão de nascimento do meu avô português, Júlio Teixeira Ramalho.
    Por incrível que pareça, a parte mais difícil, em todo esse processo, no meu ponto de vista, foi a obtenção de documentos antigos. No Brasil encontramos muita dificuldade para tanto. Com as dicas da Mariza e do Kleber foi mais fácil conseguir os documentos em Portugal do que nos arquivos daqui de Roraima.
    A mensagem que deixo é de que não desistam diante das dificuldades e de agradecimento, pois sem as informações deste Fórum, nós não teríamos conseguido a cidadania de meu pai.
    Estamos à disposição para colaborar no que for possível.
    Muito obrigado!
    Jener Ramalho
  • Rita LoubackRita Louback Member
    editado January 2018
    @rebecca naslausky Sim, concluído em outubro. Caiu em exigência de prova de vida e não por causa do formulário. Demos sorte porque a orientação deles é não riscar.
  • @Vlad Pen Também estou tentando contato por email com VNGaia e não consegui, sabe quanto tempo esta demorando os processos lá?
  • @Rita louback, isso me deixou um pouquinho mais animada. Tomara q eles tb não impliquem com os risquinhos do meu formulário... rss... foi pelo acp mesmo q vc fez?
  • Bom, não sei se para acrescentar o processo na planilha precisa já estar numerado, ou ao menos recebido pela conservatória, mas hj enviei o da minha avó e o vale postal para o ACP. O nome dela eh Maria de Lourdes. Já pode colocar na planilha? Como faço isso?
  • Boa tarde!
    Enviei o processo de atribuição de minha mãe no dia 13/10/2017 para o ACP. O mesmo foi recebido no dia 20/10/2017 pela Glória (conforme o rastreamento dos Correios). Não tive nenhum tipo de retorno. Mandei alguns emails, e nenhum foi respondido. Ontem (24/01/2018) eu liguei na Linha de registos e me informaram o número do processo, 50xxx-2017, que ainda está em análise, sem previsão de conclusão.

    Minha dúvida é.. tenho que esperar a certidão dela chegar para transcrever o casamento dela com meu pai, e só depois dar entrada na minha atribuição?
  • @rebecca naslausky adiciona e deixa a data de envio nas observações, por enquanto. É assim que tenho visto o pessoal fazer. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1-Qyaqk9HuqDe8mENmXKJu8jh5iKoZ25rgq088eCCIdk/edit#gid=0
  • @rebecca Sim, foi ACP..
  • @Alexandre_Couto não precisa esperar receber a certidão pelos correios, basta ter o número do assento. Quando o processo for concluído você pode obter o número do assento pela Linha de Registos (depende da boa vontade do atendente) ou por e-mail.
  • Obrigado @Daniel Henriques
  • editado January 2018
    PESSOAL BOA TARDE, LIGUEI NA LR HOJE A ATRIBUIÇÃO DE MEU IRMÃO VALDECIR VIEIRA DO DIA 20/09,JÁ SAIU E FOI REGISTRADA, A ACP BOTANDO PRA QUEBRAR KKK MUITO OBRIGADO A TODOS @MARCIA @MARIZA GUERRA, @VLADPEN , VCS SÃO O MÁXIMO EM AJUDA....ALGUEM PODE ATUALIZAR A PLANILHA POR FAVOR...
  • @VANIAVIEIRA...parabéns de novo...
  • @Daniel, pelo q vi, somente processos numerados foram incluídos na planilha. Vou aguardar a numeração então.... bom, agora eh esperar.... espero q de tudo certo
  • Boa tarde!!
    Enviei o processo de atribuição da minha mãe dia 11/08/2017 para o ACP e o mesmo foi numerado dia 25/08 .
    Entrei em contato com a LR em Novembro e disseram que o processo estava em fase inicial.
    Liguei hoje novamente para a LR e o status do processo ainda consta como fase inicial.
    Confesso que estou um pouco preocupado, pois percebi que alguns processos foram enviados posteriormente ao da minha mãe e já foram finalizados.
    Alguém em situação parecida?




  • Boa tarde, enviei o processo do meu sogro em setembro, e o mesmo foi numerado no dia 21/09/2017. Hoje, eu liguei na linha de registro e o atendente me informou que o processo continua em análise .
  • Boa noite Pessoal,

    Estou com tudo pronto pra dar inicio a atribuição da minha sogra, filha de português...

    1C Preenchido e firma reconhecido por autenticidade;
    Xerox da ID autenticada e apostilada;
    Nascimento Inteiro Teor com Sinal Publico e apostilada;
    Nascimento Reprográfica com Sinal Publico e apostilada;

    Documentos auxiliares...
    Email da conservatória informando assento digitalizado;
    Cópia do assento e extrato de nascimento do progenitor português;
    Cópia do casamento para confirmar pequena mudança no nome de solteira/casada.

    É o seguinte: Não iremos fazer transcrição, pois o Pai dela foi o declarante e não temos a certidão de casamento dele. ACP parece ser mais ágil que VNG, certo?

    A documentação é perfeita e não tem nenhum erro de grafia e afins...

    Pra qual endereço envio o processo?
    Esse mesmo endereço deverá ser o endereço do vale postal?

    Obrigado pessoal!
  • editado January 2018
    @rebecca naslausky ...

    Como já sabemos...Em se tratando de processos de Nacionalidade...¨Cada caso é um caso¨...
    Constatamos isso mais uma vez vendo a postagem da @Rita Louback...
    Então...Vamos fazer pensamento positivo para dar tudo certo com o processo de sua Avó...
  • @Shilei B
    O mapa do cidadão está errado. Com cartão de crédito só pode ser na CRCentrais Lisboa, ao menos por enquanto. Fuja de Lisboa. Faça o vale postal e mande o processo pra ACP.
  • @Idelmo Alves Ramalho

    Parabéns para o seu pai, daqui a pouco será a sua vez! Fico feliz por ter tido a oportunidade de contribuir para a realização de um sonho da família. Tenho certeza de que o Kleber também está. Sucesso.
  • @Vaniavieira

    Parabéns para o seu irmão!Muito feliz por vocês. Que bom que deu tudo certo. Sucesso!
  • @marianaglguimaraes
    Era essa minha dúvida tb.
    No caso da ACP, se quem entrega pessoalmente tem prioridade perante quem manda via postal?
    E se menor, há alguma prioridade presencial? E se for pelo correio?
    Se alguém souber, ainda estamos em dúvida. Obrigada!
  • FcamuriFcamuri Member
    editado January 2018
    Bom dia, pessoal! Preciso de uma ajuda....
    Liguei pra LR e fui informada que tenho 2 pendências:
    - Prova de vida
    - E uma comprovação do progenitor português, que pode ser uma certidão de casamento ou óbito.

    Eu pensava que uma certidão de nascimento com o nome do progenitor seria suficiente como comprovação, mas acho que não é, certo.

    Bom, de qualquer forma, tenho que sanar essas pendências....E nesse momento estou tentando ver se a minha avó tem a certidão de óbito, porém a minha dúvida é se na certidão de óbito tem a comprovação. Porque, na verdade, eu não sei o que consta em uma certidão de óbito...

    Penso também que a certidão de casamento seria melhor.... Eu tenho ela digitalizada, precisaria de uma original?

    Como procedo, gente! : (
  • @Fcamuri providencie a prova de vida no cartorio .Envie a certidão de casamento simples.
  • Boa tarde a todos!

    Estou vendo muitas divergências no que tange se a cópia do RG tem ou não de ser apostilado para o ACP.

    Estou para solicitar atribuição pela ACP e gostaria de saber se realmente há a necessidade de a cópia do RG ser apostilado. Sendo que já fiz um processo em GAIA onde não precisou.

    Desde já agradeço a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.