Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11541551571591601466

Comentários

  • @flaviowerts parabéns... mais um Tuga!!
  • Oi Pessoal!! Sou novíssima aqui no grupo. Os comentários me ajudaram demais!!! Meu pai nasceu no Brasil, filho de pai Português (de Braga) e de mãe brasileira (carioca). Após ler todos os comentários aqui do grupo, reuni os seguintes documentos para fazer a atribuição de nacionalidade do meu pai:
    1)registro do assento de batismo do meu avô (português), nascido em Braga. (O arquivo distrital de Braga enviou para mim, pelos correios, caso alguém queira detalhes sobre esse assunto é só perguntar).
    2) certidão de nascimento de inteiro teor, por cópia reprográfica, apostilada em cartório do meu pai. (meu avô foi o declarante do nascimento).
    3) cópia autenticada do RG do meu pai, apostilada.
    4) baixei o modelo C1 do formulário de "Declaração para Atribuição da Nacionalidade Portuguesa" da Conservatória de Registros Centrais (por meio de um link disponível aqui no fórum), em pdf. Será preenchida e assinada pelo meu pai e sua firma será reconhecida por autenticidade em cartório .

    De acordo com o que li aqui no Fórum, pretendo enviar essa documentação para o ACP, pois, assim, não precisarei fazer a averbação do casamento dos meus avós, visto que o meu avô, português, foi o declarante do nascimento do meu pai.

    Considerando o exposto, vejam se podem me ajudar com as seguintes dúvidas

    1) A documentação está correta? Falta alguma coisa?
    2) O formulário Modelo C1 que baixei está em pdf. É possível editá-lo e preencher eletronicamente ou deve ser preenchido manualmente.
    3) Vou pagar os 175 euros por vale postal. Como se emite esse vale postal? Diretamente nos correios? Algo sobre isso que mereça atenção especial da minha parte?
    4) Mesmo que meu avô seja de Braga, posso solicitar via ACP?
    5) Sempre vejo alguem postar algo sobre uma planilha..que planilha é essa?
    abs,
  • Ok, achei a planilha.
  • @maite, a documentação está certa, não falta nada. Preencha o 1C a mão mesmo, deve ser impresso frente e verso, não pode ir impresso em duas folhas. Faça pela ACP, o local do assento de nascimento não tem qualquer influência no processo e outras conservatórias exigirão a transcrição de casamento do seu avô.
    Sobre o vale postal é emitido nos correios, veja a postagem do Mtrin sobre como proceder http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/115946/#Comment_115946
    A cotação do dia você pode conferir em http://www2.correios.com.br/sistemas/efi/consulta/cotacaomoeda/ utilizar a cotação EURO e não a euro exportação. O vale postal tem taxa fixa de R$35 + 1,5% do valor enviado
    Tem várias agências se recusando a fazer o vale postal, tem sempre foristas postando onde conseguiu fazer ultimamente em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal-nao-usar-euro-exportacao#latest
  • Olá, Daniel. Muitíssimo obrigada pela orientação!!! Também estou vendo no Fórum várias pessoas indicando a necessidade de prova de vida. Meu pai tem 75 anos. Você acha que seria melhor eu já enviar a prova de vida junto com a documentação? Se tem alugma referência de idade a partir da qual eles solicitam tal prova?
  • @JBorges obrigado!

    Li algo a respeito disso também, só não lembrava o email... vou tentar esta opção.
  • @maite não existe uma regra. Tem casos de pessoas com mais de 85 anos e não foi pedida a prova de vida e outras com pouco mais de 70 anos em que foi pedida. Há relatos de pessoas que mandaram prova de vida junto com a documentação e foi pedida outra prova de vida antes do despacho. Acredito que seja melhor enviar a documentação e só enviar prova de vida caso seja solicitado mas a opção é sua.
  • Valeu, Daniel!! Vou fazer isso então! Mais uma vez muitíssimo obrigada!
  • MAUROMBMAUROMB Member
    editado January 2018
    @maite, leia atentamente as instruções das pág 3 e 4 do impresso 1C. Escreva em letra de forma sem rasuras. Instruções aqui também:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao

    Sou de opinião que não deve mandar prova de vida de início, mas SE E QUANDO pedirem. Isso vai depender muito do conservador que irá cuidar do seu processo. Se ao ligar pra LR lhe disserem que será enviado uma carta com a exigência da prova de vida, não espere pela carta e faça a prova de vida em Consulado ou Cartório.

    Mas assegure-se de que o RG dele seja bem recente - tire uma 2a via se for o caso.
  • Ok, Mauro, Não vou enviar a prova de vida agora.Vou fazer como você e o Daniel sugeriram. Vou esperar . Se pedirem eu envio. Mas esse detalhe do RG eu não sabia...talvez seja melhor tirar segunda via pois o RG dele certamente é antigo.
    Outra coisa: estava justamente, nesse momento, vendo uma postagem sua sobre validade do VP. O CTT que você consultou sobre a validade (de 30 dias) do VP são os Correios de Portugal? Desculpa se a pergunta for muito idiota..mas não entendo absolutamente nada do assunto.
  • @maite funciona assim você vai nos correios aqui e faz o vale postal internacional, esse vale chega em Portugal no dia seguinte ao envio aqui (é eletrônico) e é emitido um novo vale postal lá (um vale português) e esse que é sacado pela conservatória. Os vales portugueses tem validade de 30 dias.
    Deixe para fazer o vale quando estiver com tudo pronto para enviar. Veja também a possibilidade de envio dos documentos por outro serviço que não seja o dos correio (EMS) que tem tido alguns atrasos desse dezembro e alguns foristas tiveram que refazer o vale postal por causa dos vales terem expirado.
    Utilizei o serviço da DHL e fiquei muito satisfeito, 4 dias úteis para entrega dos documentos saindo de Santos/SP e entregando na Cidade do Porto.
  • Ok! Vou verificar o DHL também!! Valeu!!!!

    Estava lendo sobre o preenchimento (publicação http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/4077/manual-de-como-preencher-formulario-1c-maiores-menores-e-procuracao) e fiquei um pouco intrigada com uma informação. Ela diz que

    "QUADRO 4:

    Assinale um X em nos quadradinhos 1, 2 e 3.

    Se precisar enviar a xerox autenticada da Certidão de Casamento do português (caso do português nascido antes de 1911 e declarante na Certidão de Nascimento do filho), assinale um X em "OUTROS DOCUMENTOS, INDICAR QUAIS" e escrever ao lado "CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PAI PORTUGUÊS (FOTOCÓPIA AUTENTICADA)". Para outros documentos, indicar quais. Se não houver documentos extras (além dos citados em 1,2 e 3), não assinalar."

    É justamente o meu caso. Meu avô nasceu antes de 1911 e foi declarante do nascimento do meu pai. Nesse caso, terei então que apresentar a certidão de casamento? Era justamente disso que eu tinha receio..
  • editado January 2018
    @maite não é seu caso não. Tem que mandar cópia da certidão de casamento se ambos (pai e mãe) forem portugueses e não estiver averbado o casamento no assento de nascimento do português. A xerox seria do casamento registrado em Portugal e não do casamento brasileiro.
    Não sei se consegui explicar direito, mas não se preocupe no seu caso não precisa da cópia da certidão de casamento.
    Sobre a DHL da uma olhada que tem um tutorial de como enviar em http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10754/dhl-como-enviar
    No site da DHL você pode obter a cotação do custo para o envio.
  • @Rita louback, parabéns pela sua conquista!!! Aproveitando, obrigada pela resposta sobre o consulado!!!
  • MarceloDFMarceloDF Member
    editado January 2018
    Olá pessoal. Consultei ontem a LR sobre o processo de atribuição de minha mãe. Foi numerado em 17/11/2017. A agente que me atendeu disse só ter o número e data do processo, e que não havia nada mais a informar. Perguntei se havia previsão e ela disse que não, mas que se tivesse tudo certo seria rápido. Atualizei a planilha e fiquei surpreso que outras pessoas com essa mesma data de numeração já tiveram o processo concluído. Parabéns aos novos portugueses! Fico agora torcida por minha mãe! Abraços!
  • Pessoal,

    liguei hoje na LR para conferir o status do meu processo, mais por curiosidade em função dos relatos da discussão do ACP. Para minha """SURPRESA""" meu processo foi aprovado e """está para REGISTRO""". A previsão é de que em 15 dias esteja pronto o assento, tudo gentilmente informado pela LR, a atendente descreveu todas as fases do processo.

    Meu nome na lista é FLEMOS, processo foi enviado de Porto Alegre pela DHL dia 24/11/2017 e numerado em 30/11/2017 com número do processo 57xxx/2017 (informação obtida na LR). Recebi um e-mail da ACP dia 13/12/2017 informando o recebimento da documentação e o número do processo. Desde então não havia mais entrado em contato, somente hoje, por curiosidade liguei !!!

    Pois é pessoal, como alguns escreveram, a ACP está 'limpando as pendências de 2017'. É bom ligar na LR e ver se os processos em análise tem alguma pendência. Eu enviei a certidão de inteiro teor digitalizada e reprográfica (não estava muito clara), ambas apostiladas, CI emitida este ano (apostilada), formulário 1C , vale postal e uma carta de encaminhamento apresentando a documentação e me apresentando (fiz pos-doc na FEUP e tenho pesquisas conjuntas com o pessoal no Porto e em Lisboa) não sei se isto adiantou, mas acho que não atrapalhou !!! he he he

    Bem, tão logo eu tenha assento escrevo para o blog e atualizo a planilha (atualizei para registro). Obrigado também ao @Pedro Kormann pela planilha e algumas sugestões.

    Cabe aqui, novamente uma ""agradecimento a todo este fórum"", que me motivou a pedir a minha cidadania e deu "o caminho das pedras", e em especial a Mariza Guerra, com quem troquei vários e-mails para montar o processo de averbação do casamento do Vô (Ponta Delgada - Maio de 2017), Atribuição do Pai (VNG - agosto de 2017) e o último conselho (dúvida?? VNG onde atribui meu Pai e ACP) ela disse: "arrisca na ACP". Ai quando li que Lisboa tinha mandado processo para ACP pensei "putz desta vez errei"....... MUITO PELO CONTRÁRIO, foi um GRANDE ACERTO.

    OBRIGADO @Mariza Guerra mais uma vez. Obrigado a todos os que escrevem em detalhes para auxiliar os recém chegados. Pretendo continuar a contribuir à este fórum.

    Se vc é novo, leia atentamente as postagem antes de colocar suas dúvidas, Geralmente, todas as dúvidas estão resolvidas e muito bem escritas nos post (tenha paciência de pesquisar e ler). Só mande uma msg com algo muito específico, isto ajuda a não "poluir" as discussões.

    Mais uma vez VALEU PESSOAL.
  • Pessoal,

    liguei hoje na LR para conferir o status do meu processo, mais por curiosidade em função dos relatos da discussão do ACP. Para minha """SURPRESA""" meu processo foi aprovado e """está para REGISTRO""". A previsão é de que em 15 dias esteja pronto o assento, tudo gentilmente informado pela LR, a atendente descreveu todas as fases do processo.

    Meu nome na lista é FLEMOS, processo foi enviado de Porto Alegre pela DHL dia 24/11/2017 e numerado em 30/11/2017 com número do processo 57xxx/2017 (informação obtida na LR). Recebi um e-mail da ACP dia 13/12/2017 informando o recebimento da documentação e o número do processo. Desde então não havia mais entrado em contato, somente hoje, por curiosidade liguei !!!

    Pois é pessoal, como alguns escreveram, a ACP está 'limpando as pendências de 2017'. É bom ligar na LR e ver se os processos em análise tem alguma pendência. Eu enviei a certidão de inteiro teor digitalizada e reprográfica (não estava muito clara), ambas apostiladas, CI emitida este ano (apostilada), formulário 1C , vale postal e uma carta de encaminhamento apresentando a documentação e me apresentando (fiz pos-doc na FEUP e tenho pesquisas conjuntas com o pessoal no Porto e em Lisboa) não sei se isto adiantou, mas acho que não atrapalhou !!! he he he

    Bem, tão logo eu tenha assento escrevo para o blog e atualizo a planilha (atualizei para registro). Obrigado Pedro Kormann

    Cabe aqui, novamente uma ""agradecimento a todo este fórum"", que me motivou a pedir a minha cidadania e deu "o caminho das pedras", e em especial a Mariza Guerra, com quem troquei vários e-mails para montar o processo de averbação do casamento do Vô (Ponta Delgada), Atribuição do Pai (VNG) e o último conselho (dúvida VNG onde atribui meu Pai e ACP) ela disse: "arrisca na ACP". Ai quando li que Lisboa tinha mandado processo para ACP pensei "putz desta vez errei"....... MUITO PELO CONTRÁRIO, foi um GRANDE ACERTO.

    OBRIGADO @Mariza Guerra mais uma vez. Obrigado a todos os que escrevem em detalhes para auxiliar os recém chegados. Pretendo continuar a contribuir à este fórum.

    Se vc é novo, leia atentamente as postagem antes de colocar suas dúvidas, Geralmente, todas as dúvidas estão resolvidas e muito bem escritas nos post (tenha paciência de pesquisar e ler). Só mande uma msg com algo muito específico, isto ajuda a não "poluir" as discussões.

    Mais uma vez VALEU PESSOAL.
  • Olá, @Bruno Assumpção,
    obrigada pelas suas palavras.
    Aqui se vê atitudes tão desacreditadas no mundo real, que a gente até se emociona, não é?
    Fazer o bem, por fazer.

    Fico feliz por ter te ajudado. Parabéns pra sua avó"""""
  • @flavioswerts,
    logo, logo, será tuga "no papel" também.
    Super parabéns, amigo!
  • Enfim Tuga. Saiu meu assento. Consultado hoje.
  • @Marcia, realmente. Encontrei aqui pessoas de coração muito bom! Meu pai ficou em choque quando contei pra ele da ajuda do Guilherme, lá no começo do meu processo, pra encontrar a certidão do meu bisavô.

    Mais duas dúvidas gente. Eu liguei pra LR agora de novo pra confirmar que o processo da minha avó estava finalizado mesmo, agora to satisfeito. Aliás, fui atendido super rápido agora pela manhã (são 08:20 aqui no Rio) e absurdamente bem. Foi a melhor atendente que já me atendeu na LR, extremamente solicita e educada.

    Mas enfim, minhas dúvidas.

    Primeira: A certidão de nascimento será enviada para o endereço que eu coloquei no 1C, certo? Alguém consegue me dar uma previsão de quanto tempo deve demorar? O processo dela foi finalizado dia 24 de janeiro. Demora o que, 2 semanas pra chegar a certidão na casa dela?

    Sei que não preciso da certidão para abrir o processo do meu pai, somente do número do assento, mas ainda tenho que juntar todos os documentos do meu pai e eu preferia enviar a cópia da certidão dela junto, já que provavelmente vai chegar antes de eu enviar o processo dele, só que a ansiedade tá forte hahaha

    Segunda: Eu li em alguns lugares que era possível enviar dois processos ao mesmo tempo. Que diferença isso traria em questão de prazos e de orçamento? Eles seriam feitos logo em seguida ou cada um teria seu prazo separado? Eu envio os dois no mesmo envelope? Como funciona isso?

    Mais uma vez, muito obrigado.
  • Obrigado a todos que me ajudaram a esclarecer as dúvidas, especialmente ao Vlad Pen,que sempre respondeu aos questionamentos.
  • Fernandaaa_Fernandaaa_ Member
    editado January 2018
    Olá, pessoal! Como vi que tinham muitos processos saindo resolvi ligar na LR agora de manhã e a atendente me disse que o processo do meu avô foi assinado ontem! Isso significa que ele foi pra registro, isso? Ela me disse que ainda não tem o número do assento.

    O processo foi numerado dia 22/12!!

    Até se alguém puder atualizar a planilha pra mim, tenho receio de fazer algo errado ali.
    Nome: FERNANDA (avô) e Giovanna Fernandes (pai)
  • Daniel, muitíiiiissimo obrigada!! Valeu mesmo por todas as orientações !!!
  • @Bruno Assumpção,
    o @Guilherme Moreira já ajudou muita gente, perdeu as contas de qtas, inclusive eu, que sou muita agradecida a ele.

    1. certo. Demoram uns 15 dias, em média, desde que foi finalizado o registo.
    2. nem todas as conservatórias aceitam 2 processos ao mesmo tempo, quando são interdependentes, tem que tomar cuidado. A diferença monetária é apenas qto o envio do SEDEX, mas qto aos prazos, cai na mesma.
  • @Cordeiro,
    parabéns pela conquista. @VladPen tem ajudado bastante mesmo!!! :)
  • Bom dia a todos ...
    Mandei o processo do meu pai em novembro pelos correios, eles receberam no dia 14/11.
    Hoje liguei pra Central de registros e o número. do.processo é 55466/2017
    Me.deram a informação que o professo está na fase "em análise"
    Se vcs quiserem colocar na planilha, por favor. O nome do meu pai é Marcos Aurélio de Oliveira dos Santos.

    Minha pergunta é: Quando sair o número de assento, eles informam o número? Pois estou em Portugal e assim que sair o número darei entrada no meu processo aqui, já trouxe todos os documentos, só falta o número de assento do meu pai.

    Obrigada a todos!
  • @Cordeiro parabéns pela conquista, fico feliz por ter ajudado.
  • Estou vendo que processos numerados depois do de meu pai já estão saindo e o dele está em análise, porém liguei pra lá hoje.. Se houvesse alguma pendência, eles diriam né???
    Tô ficando preocupada pois preciso desse número rápido .. Meu visto de turista vai vencer. ..
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.