Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1151215131515151715181530

Comentários

  • @marianec A certidao de nascimento dela vai constar o nome de solteira e de casada, por isso exigem o nascimento de inteiro teor, o casamento deve estar transcrito nela

  • Favor poderiam tirar uma dúvida.

    Depois de longos 6 meses de espera para emissao de um simples assento de nascimento, eles emitiram esse documento com nome de casada. No modo automatico de emissao.

    Preciso fazer algo pra corrigir ou fica assim?

    continuo na obrigacao de fazer a transcricao de casamento? (a portuguesa nao declarou o filho no nascimento)

  • editado August 14

    @RIBEIRORENATOS

    Preciso fazer algo pra corrigir ou fica assim?

    O que aconteceu foi um erro na emissão automática, então o correto é pedir a retificação do assento para que o nome reflita o nome que originalmente aparece na certidão de nascimento apresentada (o "de solteira").

    Eu acredito que ao executar a transcrição de casamento, eles vão ter que corrigir isso de qualquer forma, mas não tenho informação concreta sobre isso. É apenas meu palpite.

    Em resumo vejo dois caminhos possíveis:

    1 - Pedir a retificação do assento e em seguida pedir a transcrição do casamento. (mais "correto/seguro")

    2 - Pedir a transcrição do casamento direto, sem retificar antes. (acredito que funcione, mas tem o risco da conservatória/consulado se recusar a fazer antes da retificação do assento).

    continuo na obrigacao de fazer a transcricao de casamento? (a portuguesa nao declarou o filho no nascimento)

    Sim. O estado civil dela continua como solteira, portanto a perfilhação, a princípio, não está estabelecida.

  • @mcabritaPrezados

    Bom dia!

    Há vários dias, estou tendo muitas dificuldades ao usar a consulta processual pelo https://nacionalidade.justica.gov.pt/ O que acontece? Aparece a bendita tela reCAPTCHA - Eu nao sou robot com várias imagens que precisam ser selecionadas de acordo com a solicitacao. O problema é que mesmo clicando nas imagens corretas ele nao valida. Isto acontece em todos os sites que utilizam o reCAPTCHA.

    Mas alguém está com este problema? E se resolveu, poderia compartilhar a solução?

    Obg.

  • @ecoutinho

    obrigado por responder

    nunca fiz retificação, poderia por favor explicar o que fazer? mando um email relatando?

    no assento tambem nao consta nome dos avos, preciso pedir pra colocar?

  • @ronaldorj uso diariamente esse site sem problemas. tente fazer em outro computador

  • Olá pessoal,

    Tive o assento emitido na semana passada mas consta que eu sou casado quando na verdade eu sou divorciado. Já era divorciado muito antes de entrar com o processo (por tempo de residência) e toda a documentação entregue foi como divorciado.

    Descobri isso no momento que fui fazer o cartão cidadão em Lisboa e estava a conferir os dados. Nas averbações do assento diz apenas que adquiri a cidadania e só. Não há menção de casamento, apenas o estado civil consta como casado no sistema do IRN.


    Será que será possível retificar isso de forma simples e como faço isso? Não sei exatamente o que fazer...

  • Oi @marianec, eu enviei, recentemente, o processo da minha esposa. Eu fiz a averbação do casamento na certidão de nascimento dela. Enviei a certidão de nascimento, de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada. Encaminhei, também, uma cópia da certidão de casamento apostilada, por segurança.

  • @rgolima Seu assento de nascimento deve constar seu nome de solteiro, processos de casamento e divorcio sao todos posteriores a isso e a parte

  • editado August 14

    @RIBEIRORENATOS Olá, não sei de entendi muito bem. Sou homem então meu nome nunca sofreu alteração. Você quer dizer que deveria constar inicialmente como solteiro e só depois deveria transcrever algo para contar casamento/divórcio? Se for isso também não faz muito sentido porque colocaram justamente casado. Não sei se muda algo mas to a falar de um processo 6.1 de aquisição por tempo de residência... Não sei, tem cara mais de um erro da automatização do que algum procedimento normal.


    Desculpa a confusão mas isso realmente me apanhou de surpresa..

  • editado August 14

    @rgolima

    Não tenho experiência em processos de aquisição, mas no seu caso (tempo de residência) me parece realmente um erro na emissão do assento. No seu caso "sua história" em Portugal começa no momento atual e não no seu nascimento, portanto seu assento deveria refletir isso.

    Mande um email para a CRC Lisboa informando o caso e pedindo que a situação seja retificada.

  • andrelasandrelas Beta
    editado August 14

    @ronaldorj , por alguma razão o endereço IP (endereço que identifica você na Internet) que você está usando está sendo considerado "suspeito" pelo site do recaptcha. Isso pode ocorrer se você estiver usando (ou se ele ACHAR que você está usando) um IP compartilhado por muitas pessoas ao mesmo tempo como, por exemplo, uma VPN, a rede TOR, e em alguns casos IPs de empresas grandes (onde todos os empregados "saem" para a Internet por esse IP) ou mesmo de alguns provedores que utilizam uma coisa chamada CGNAT (que, resumindo MUITO, "junta" diversos usuários num só endereço de saída.

    A solução viável sem depender do provedor/empresa seria você utilizar não um outro computador, mas uma outra conexão. Uma possibilidade seria desligar momentaneamente o wi-fi do seu celular e tentar por ele (utilizando a rede 3G/4G/5G da sua operadora), por exemplo. Uma vez conectado por este outro IP, dê um reload na página e tente de novo. Se não resolver, tente uma janela anônima do navegador (também na outra conexão).

  • @RoseMoraes Ola Rose, vi seu relato, poderia por favor tirar uma duvida?

    O Assento de nascimento veio com erro, colocaram o nome de casada na Requerente. E também não cita nome dos avós, cita apenas nome dos pais.

    Pretendemos fazer a transcricao de casamento em seguida, em Santos, poderemos ter problema se não tiver o nome dos avós? tenho que pedir que corrijam, nome de solteira e colocar nome dos avos?

  • @RIBEIRORENATOS

    Bom dia! O problema que tivemos foi no Consulado Geral de Portugal em SP. Ao solicitarmos os Passaportes. No Início foram bastante exigentes citando até mesmo a falta dos nomes dos avós. Mas o principal mesmo( mais importante) seria corrigir a naturalidade. Mas isso só ocorreu no Consulado de SP. Creio eu que não deverá se preocupar tanto. Faça o pedido de transcrição normalmente esses erros na emissão dos assentos já é de conhecimento geral. Só tenho duvidas ( e aproveito para pedir informações) se futuramente precisarmos usar esses assentos para outros tipos de processos ou serviços e forem recusados. Mesmo assim teremos a opção de pedir a correção. Num momento mais tranquilo.

  • @RIBEIRORENATOS não vou insistir mais no assunto, mas o seu caso é diferente do da @RoseMoraes, que já foi um problema para ela. O seu caso é muito "mais errado" do que o dela. De toda forma, penso que todas as justificativas para ajustar já foram dadas. E a escolha é sua sobre isso. Ninguém aqui terá a responsabilidade pela sua escolha, só penso que as complicações que podem vir disso são muito maiores do que o tempo que irá se perder para ajustar.

    Pode até ser que, com a Transcrição de Casamento, eles ajustem antes o assento de nascimento da requerente, mas isso, salvo engano, ainda não tivemos relatos por aqui.

  • editado August 15

    @RoseMoraes Obrigado.

    Mas os consulados brasileiros deveriam estar cientes que Portugal ultimamente emite todos assentos sem nome de avós.


    @Destefano eu solicitei correção do nome para o de solteira. Só vou dar continuidade após essa correção.

  • @RIBEIRORENATOS enviou email para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt ?

  • @Destefano correto, enviei para este email

  • @ronaldorj acho que a informação do @andrelas faz sentido. Na minha ignorância eu teria trocado de navegador e/ou acessado pelo celular (caso esteja acessando pelo computador)!

  • Boa noite, estou muito preocupado, passei em agosto de 2023 para bolinha 04 marrom e até a data de continuo parado. Isso é normal?

  • @JRCJ

    Que tipo de processo é o seu? Você mandou para o ACP?

  • @andrelas

    Obg. pela valiosa informação. Fiz vários testes, troquei de navegador, de computador e acessei pelo celular. Portanto, neste, caso nao se trata de IP, já que o erro permanece em equipamentos diferentes.

    @mcabrita

    troquei de navegador, de computador e acessei pelo celular e, o problema persistiu.

    Fiz algumas alterações nas configurações da minha conta Google e, parece que tive êxito. Já são dois dias que não tive mais o problema.

    Obg.

  • Bom dia!

    Alguem está tendo problemas para acessar a pagina de agendamentos para o CC e PEP (https://agendamentos.mne.gov.pt/)?

    Está dando erro direto, já troquei de navegador, acessei por outro computador e o problema permanece.


  • @ecoutinho, bom dia!

    Obrigada pelo sua ajuda. Entendi o processo.

    Esse Fórum é tudo para quem vai tratar de cidadania portuguesa.

  • Bom dia, recebi minha chave de acesso no dia 05/12/2022, via ACP Porto, os trâmites foram normais até a bolinha 4, parou e não houve mais progresso, e também não retornaram nenhum e-mail pedindo uma possível retificação de algum documento que porventura estivesse em desacordo. Será que está dentro do prazo ou algo aconteceu? Alguém tem ideia se está realmente demorando esse tempo todo? Já está quase chegando aos 24 meses de prazo que eles informaram para término. Seria viável talvez um contato na linha de registros?

  • Pessoal, estou para enviar o meu processo como filho maior.

    Os documentos que já tenho prontos:

    • Certidão de Nascimento Inteiro Teor (cópia reprográfica) - APOSTILADA
    • Cópia do meu RG - AUTENTICADA E APOSTILADA
    • Cópia do RG da minha mãe - AUTENTICADA E APOSTILADA
    • Declaração da minha mãe dizendo que não foi casada com meu pai - RECONHECIDA EM CARTÓRIO E APOSTILADA
    • Cópia de boletim escolar assinado pela minha mãe na minha menoridade - AUTENTICADA E RECONHECIDA EM CARTÓRIO


    Falta alguma coisa? Nasci em 99, fui declarado com menos de 1 ano e meu pai foi o declarante.

    Qual tipo de envelope vocês acham melhor enviar? O que acham de enviar em pastas de plástico, dentro do envelope, destacando o que é o quê? Desnecessário?

  • editado August 16

    @PedroCCZ O meu eu só escrevi no envelope do próprio DHL, eles pedem pra vc deixar uma informação que pode ser para identificação do envelope, coloquei Documentos Atribuição 1C só, chegou normal em 5 dias e foi assinado pela Carla Ribeiro.

  • Boa tarde pessoal!

    Se possível, gostaria de uma ajuda... o processo de nacionalidade do meu pai foi concluído e gerou o assento.

    Vou iniciar agora o meu processo e de meu filho... penso em fazer separados e talvez até mesmo deixar o meu ficar pronto para depois colocar o processo do meu filho... não sei se está funcionando a estratégia de apensação para que os dois iniciem simultaneamente...

    De qualquer modo, para iniciar meu processo, considerando que agora sou filho de português, basta anexar o número da certidão do meu pai, obtida no civil online ou preciso anexar algum outro documento dele?

    Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.