Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1139413951397139914001536

Comentários

  • editado January 8

    @texaslady Dei uma.olhada na planilha. E até agora não vi nenhum processo registrado no ano de 2024. Será que os CRC não estão registrando processos enviados.

  • @texaslady


    @bunker94


    Rapaz, o ano mal começou. Tem uma semana. Não tem absolutamente nada de anormal que não haja processos registrados.

    Aliás, se você olhar a planilha com atenção, verá que é muito comum passar vários dias entre o registro de um processo e outro...

    Embora o IRN continue funcionando, esse é um período em que muitos funcionários tiram férias, normal que as coisas estejam um pouco mais lentas que o usual.

    Não há motivo nenhum para uma teoria da conspiração aqui 😁

  • H2SO4H2SO4 Member

    Bom dia amigos

    Alguém sabe dizer quanto tempo aproximadamente está a demorar o Porto a criar o Registro de Cidadão Português depois que o processo foi aprovado ?

    É normal demorar já quase 4 meses ? O processo já foi aprovado ...

    Obrigado

  • @H2SO4


    Tem pessoas já aguardando há mais de 7 meses.

    Porém, o governo português anunciou que tem um plano para emitir cerca de 23.000 assentos até o fim de janeiro.

    Com sorte, o seu pode estar incluso nesse lote.

  • Bom dia, apenas para fim de contribuir a comunidade, ontem entrei em contato com a conservatória que dei entrada no meu processo de filho maior no inicio de janeiro/23. Ao perguntar sobre o meu processo (pois como fiz com advogado não recebi senha de acesso) recebi a seguinte resposta:

    Bom dia,


    Cumpre informar que o processo se encontra a ser tramitado pelo Balcão de Nacionalidade de Coimbra. Contactados estes serviços, foi apurado que se encontram a ser elaborados os processos respeitantes a junho de 2022.

  • @Raphael_Almeida Essa informação foi passada recentemente também que estão emitindo assentos de 2022 ainda... o que resta é esperar esse sistema milagroso entrar em atividade o quanto antes e emitir esses 23 mil assentos, teve uma resposta de uma conservatória por e-mail para um membro do fórum que informou que pararam de emitir assentos de forma manual e estão fazendo pelo novo sistema, pelo que aparenta eles vão liberar tudo de uma vez ou em lotes de acordo com seus meses de registo.

  • @bunker94 ,

    concordo com o @eduardo_augusto , ainda acrescentando que nossa planilha é uma amostra ínfima dos processos para considerar como evidência que nenhum processo está sendo numerado. E não se esqueça que podem estar aguardando a transição para a nova plataforma, que numeraria e informaria os requerentes de novos processos num piscar de olhos.

  • @welinty

    Pois é. A única coisa que nós podemos fazer mesmo é esperar e torcer pra que esse sistema agilize as coisas. Talvez quem tenha entrado totalmente online é quem vai mais se beneficiar do sistema. Vamos ter que aguardar.

  • editado January 8

    @Raphael@Raphael_Almeida Acho difícil beneficiar mais quem entra online pois a única diferença é que já chega digitalizado e assinado pelo responsável legal da Ordem de Advogados de PT, são coisas que no próprio sistema novo da pra fazer em questão de minutos, eu enviei fotos do sistema em outra conversa e mostra a integração dos sistemas de consultas e validações, e para digitalizar será a mesma coisa para ambos os casos e a assinatura do responsável terá que ser validada pelo sistema e pelo conservador, algo que ele também irá fazer no processo físico, agora se eles separarem por categoria da bolinha pode ser que os onlines completem um pouco mais rápido pois já estará digitalizado e só esperará a consulta e validação bolinha 4 enquanto o conservador terá que digitalizar o físico que seria bolinha 2 para ir para a mesma sessão de validações que no caso é a bolinha 4.

  • Fiquei um tempo fora do fórum e tô boiando um pouco... O que serj essa nova plataforma? Ela deve agilizar os processos?

    Ainda não iniciei o meu de filho. Devo fazê-lo nos próximos meses.

  • @hugonpassos https://justica.gov.pt/Noticias/Nova-Plataforma-da-Nacionalidade-vai-poupar-20-mil-horas-aos-Registos?pk_vid=3f1087056c8ab8581704729374a3bcfb link para saber, ou se quiser ver a discussão no fórum IRN dá as boas-vindas a 75 novos trabalhadores, lá tem toda a discussão sobre o sistema e fotos que enviei de como será o sistema deles.

  • @welinty 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 tomara que você esteja certo mesmo! Vou torcer aqui enquanto continuo esperando. Hehehe

  • Um colega do outro fórum postou essa resposta do secretário de justiça sobre quando deve acontecer a criação dos 23mil assentos.


  • N consegui carregar a imagem, mas ele respondeu numa postagem do antigo Twitter q os processos em fase de registo devem receber as certidões esse mês de janeiro

  • @Larissajade Espero muito que seja verdade, algo que acho que vai realmente acontecer entre o prazo que falei de 15-20 dias em janeiro, e como o secretário falou que acontecerá só o pessoal aguardar que finalmente o atraso será encerrado kkkkkk

  • editado January 8

    @Larissajade Tem o link da postagem?

    Deixo a seguinte dúvida para o pessoal..

    Será que eles irão limpar o backlog de todos os assentos 1C maior até o fim de Janeiro que estão atrasados e os proximos que forem aprovados terão o assento automaticamente ou será que vai ser uma quantidade x de assento emitidos por mês sem que seja automaticamente no sentido de Foi aprovado => O assento será emitido em 1 dia por exemplo?

  • editado January 9

    @JohnA É uma grande dúvida que temos e só saberemos mesmo quando colocarem em prática, se sair automaticamente em 1 dia, 1 semana ou 1 mês será perfeito e ja pode reduzir o prazo de 1 ano e 6 meses para uns 10 meses que seria o tempo do processo estar completo sem a emissão do assento.

  • @Larissajade mas ele respondeu isso agora este mês?

  • @Raphael_Almeida sim! Dia 6 desse mês, o nome do secretário è pedro Tavares, no perfil do X dele tá lá a resposta dizendo que esses 23mil ficarao prontos ainda esse mês


  • editado January 9

    "23.000 assentos até o fim de janeiro"???? Eu li no IRN: "... Ao longo das próximas semanas, vamos conseguir tramitar mais de 23 mil processos em fase de registo...". Eu acho que é bem diferente. Mas oxalá que eu esteja enganado.

  • @Marceugenio Ele disse "próximas semanas" e não "próxima semana" acho que até o final de janeiro deve contar já que ele falou no plural kkkkkkk ou próximas semanas pode ser daqui 3 meses... é difícil confiar em palavra de membro do estado já que nem eles tem certeza de quando algo vai funcionar 100%

  • Sistema fora o ar, hoje... 👀

  • Mais alguém com esse problema?!


  • editado January 9

    mourare, normal aqui... tá on a pesquisa.

  • editado January 9

    O sistema já voltou e continua a mesma coisa.

    Se passar de Janeiro e não tiver novidades vai ser dificil confiar.

    Primeiro falaram "Imediatamente" depois falaram " Nas próximas semanas" daqui a pouco "Nos próximos meses" podem anotar kkk.

    O fod@ é que eles pararam com emissão de assento manual, então eles tem que lançar logo essa nova plataforma. Não é possível que isso ainda vá levar meses, mas conhecendo eles não duvidaria nada..

  • @JohnA Eu não vi esse "imediatamente" deles, no IRN eu só vi o "desde já" e “Ao longo das próximas semanas, vamos conseguir tramitar mais de 23 mil processos em fase de registo” .

    Como falaram tramitar acho que é algo que não será de efeito imediato mas sim desde o lançamento dia 21 de dezembro já estão tramitando para emitir os assentos de forma automática enquanto treinam os Oficiais e Conservadores com a nova plataforma, poderemos questionar realmente a fala do secretário a partir do dia 1 de fevereiro kkkkk

  • @welinty Lembro de ter lido algo assim mas tudo bem, talvez tenha confundido.

    Nunca estive tão ansioso pra chegar logo fevereiro pra ver no que vai dar isso kkkk

  • @JohnA Sem contar que falaram em "transparência em acompanhamento de processo em tempo real" no inicio do ano, como não deram um prazo exato eu estou ansioso para ver esse acompanhamento em tempo real da tramitação do processo.

  • JNashJNash Member

    Bom dia!

    Estou ajudando minha irmã no processo de atribuição dela, mas vi que o formulário agora mudou, em relação a quando fiz o meu processo.

    Ela está na dúvida entre colocar o nome de solteira (certidão de nascimento) ou de casada (RG), logo no primeiro campo. Pelo que vi nos comentários mais antigos, a recomendação, em geral, é de colocar o nome atual, do RG (casada). Já nesse formulário novo, fiquei com a percepção de que "tanto faz". O que vocês acham? Segue a orientação de preenchimento do formulário:

    1. O nome deve ser aquele que usa de acordo com o documento de identificação ou o registo de nascimento estrangeiro, devendo distinguir entre nome próprio e apelidos.

    Bem, se não tiver problema colocar o nome de casada, acho melhor colocar o nome do RG (casada, atual), não é? Obrigado!

  • editado January 9

    @JNash Sem dúvidas deve usar o atual que consta no RG pois ele é seu documento de identificação autenticado e apostilado para confirmar que é realmente o requerente, se não quiser correr o risco de ter exigência no meio do processo se cair com um conservador chatinho é melhor optar pelo RG mesmo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.