Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1139213931395139713981476

Comentários

  • A todos y todas

    No hagáis ilusiones falsos, aunque tu solicitud fue aprobado no significa que es inmediato.Tiene que pasar como mínimo ano y medio para que te crean un registro de nacimiento para los ciudadanos portugueses. Tomar como a mi ejemplo. aprobado en el mes de septiembre 2022 y todavia esta en la bola 7 rojo.Y un tal CARLA RIBIERO de arquico central de porto siempre contesta a los mensajes con un mensaje generado por un computadora y automaticamente dice esta a la espera ,nada mas.No hay atencion personalizado a los solicitudes.Feliz ano nuevo a todo el mundo que esta por aqui.

  • @JohnA estou com dois processos 1C no ACP.

    O da minha avó chegou em outubro, recebi a senha em 7 dias.

    O do meu sogro chegou dia 07/12 e recebi a senha hoje cedo, 20 dias depois.

  • Bom dia @JohnA , chegou la no dia 29/12/22 e a senha chegou dia 03/01/23.

  • Oi pessoal

    Enviei 4 processos de cidadania 1-C juntos num mesmo envelope em agosto de 2022, e 3 foram enviados para Alenquer e finalizados agora no começo de dezembro. Mas ficou faltando 1. Então escrevi para o Arquivo Central de Porto e eles me responderam assim (achei interessante compartilhar):


    Exmos

    Comunico que o pedido de nacionalidade portuguesa, tramitado com o n.º de processo acima mencionado, neste Serviço, obteve decisão favorável.

    O IRN.IP. encontra se a lançar uma nova aplicação informática a qual a lavratura do registo português efetuado automaticamente

    Informo que não e possível efectura registos manuais pois aplicação encontra se em fase de testes mas seremos os mais breve possível

    Será comunicado, por correio eletrónico, o número e ano do registo final do nascimento, juntamente com a cópia do respetivo registo, ficando o seu processo de nacionalidade portuguesa totalmente concluído.

  • @isabelfaia Esse sistema que eles falam é o novo sistema implementado agora dia 20/12, provavelmente no começo de janeiro já tenha emissão em massa de assentos de nascimento pelo sistema automático.

  • Provavelmente irão parar de enviar malote para conservatórias pequenas emitirem os assentos e irão fazer isso pelo próprio sistema.

    “Estes processos tinham de ser feitos manualmente e com isso conseguimos retirar pressão em todas as conservatórias que faziam esse trabalho. No primeiro ano estimamos conseguir libertar cerca de 20 mil horas de trabalho”

  • @isabelfaia eu recebi o mesmo e-mail, agora me deu esperança que que talvez não precise ficar esperando 6 meses por uma certidão.

  • @isabelfaia @Mpatricio Ou seja... a forma " antiga " de " input " manual no sistema SIRIC já não é mais possível.


    Este atraso muito provável de ter sido proposital.

    Agora, essa montanha de processos aguardando a criação do assento/registo de nascimento, será automática e enviada imediatamente ao e-mail do requerente.

    Ótimas notícias.


    Isso é sinal, que outros que já estão em fase de análise, mas ainda não foram julgados pelo sr ou sra Conservador(a), vão agilizar tbm.


    Todos!!!

  • @isabelfaia @Mpatricio Essas informações valem ouro para nos deixar esperançosos kkk

    Tomara que seja automático mesmo que em pouco tempo após ser aprovado o assento já seja gerado.

  • Olá,

    Faz tempo que não apareço por aqui...

    Vou dar entrada no processo da minha irmã em Janeiro, gostaria de saber se o ACP ainda é a melhor opção para cidadania de filho e também informações sobre esse novo formato eletrônico.

    Pois os últimos processos que fiz, ainda foi enviando a documentação física.

    Aproveitando a oportunidade...

    Os documentos necessários ainda são estes:

    - certidão do português

    - certidão do requerente (reprográfica apostilada)

    - cópia do RG autenticada e apostilada

    - requerimento preenchido, com reconhecimento de firma por autenticação e apostilada.

    Agradeço dese já a ajuda.

  • @AlanNogueira obrigada!

    Continua os mesmos.

    ACP pela planilha está demorando praticamente 1 ano pra finalizar o processo.... Affff

  • @Nandalobao na verdade os prazos atuais na ACP para filho maior estão por volta de 1 ano e meio infelizmente. Antes era de cerca de 6 meses. Porém o IRN esta implantando um sistema novo, a promessa é que os prazos voltem ao que eram antes. Vamos acompanhando...

  • Concordo com você @AlanNogueira. Hoje em dia, os prazos estão por volta de 1 ano para aprovação e mais 6 meses para emissão do assento.

  • editado December 2023

    @raphafcruz O processos de filho pode se dizer que triplicou o tempo.

    Então se no processo de neto , acredito que levava dois anos e meio a uns dois anos atrás . Pode se dizer que poderá levar quatro anos. Se já á estão levando três anos., pode ser que em 2024 chegue a três anos e meio ou quase quatro.

  • @raphafcruz 6 meses para emitir o assento? Mas por que? Antes era praticamente automático ou levava poucos dias.

    O processo do meu pai e o meu durou 6/7 meses. O do meu filho que dei entrada em março deste ano pulou para bolinha 2 pouco antes do natal. Estava com esperança de finalizar até fevereiro, mas pelo visto ainda vai alguns meses... Que triste.

  • @Nandalobao Nunca foi automático, sempre foi manual, a diferença é que entrou muito pedido e os funcionários não dão conta, por isso estão contratando mais funcionários e implementando um sistema com IA que emite e envia a certidão de nascimento para o e-mail do requerente automaticamente.

  • editado December 2023

    Sem duvida @bunker94, processo 1C via ACP, pulou de 6 meses para 18 meses pelo menos. Esperamos que isso seja diminuido aos poucos com essas possiveis melhorias que estão sendo implantadas.

    O meu processo, por exemplo, que chegou dia 05/04/23, que está a alguns dias de completar 9 meses, continua na bolinha 1. Então espero que ele possa ser aprovado ainda nos próximos 3 meses.

  • editado December 2023

    @bunker94 @raphafcruz Com a nova plataforma vigorando no máximo em alguns poucos meses, a tendencia natural é voltar a reduzir esses prazos absurdos.

    Afinal de contas, protestos e greves constantes pelas más condições de trabalho, por parte dos Recursos Humanos do IRN há pelo menos 2 anos( época que a lei de netos foi alterada ), parece que só agora fez o Governo de Portugal " acordar" para implementar e automatizar a maioria dos trabalhos redundantes.

    Meta final é normalizar todos os prazos até Dez/24

    Gastar MILHOES de EUROS para manter ou mesmo dobrar/triplicar os prazos de todos os artigos deveria ser, no mínimo, crime por mal uso do erário público. Mas não acho que vá ser o caso!

  • Oi pessoal, boa tarde!

    Alguém sabe como consigo o número do processo e o código de acesso?

    O processo do meu filho foi recebido no ACP em 27/11/2023.

    Enviei e-mails solicitando os dados para:

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    rcentrais.cnai.porto@irn.mj.pt

    Mas passado mais de um mês, não obtive qualquer retorno.


    Desde já agradeço a atenção.

  • Boa tarde pessoal. Primeiramente feliz ano novo pra todos! Galera, estou nesse número 7 desde agosto e até agora nada. O que eu faço??

  • @Jonvasques


    Nada, só resta esperar. Há muita gente na fila.

  • Olá Pessoal, como estão todos? Espero que bem!

    Gostaria primeiro de desejar um excelente 2024 para todos!

    Se possível, poderiam me orientar no seguinte problema:

    O pai conseguiu a cidadania portuguesa por atribuição e deseja passar para sua filha. Ele foi o declarante na certidão de nascimento dela.

    Acontece que a filha é do segundo casamento e ele não possui filhos do primeiro.

    Sendo assim, pode ser solicitada sem problemas a nacionalidade dela mesmo sem a transcrição de casamento?

    Pergunto isso porque vi uma pessoa aqui no fórum (@Rita1965 ) com caso semelhante onde o conservador fez o assento de nascimento com o nome de solteiro da mãe. Foi dito que o conservador informou que isso é normal, pois não havia sido feita a transcrição do casamento.

    Desse modo, ficamos preocupados em mandar o processo e acontecer o mesmo problema. O pai fez a nacionalidade unicamente para passar pra filha e os processos todos de transcrição e divórcio ficariam muito caros.

    @Rita1965 desculpe por marcar você no comentário. Você conseguiu resolver esse problema?

    Agradeço se puderem dar uma luz!

  • @loRdY_JG


    O nome da mãe, na certidão de nascimento da filha, é obviamente o nome da própria mãe, e não o da primeira esposa do pai...

    A princípio não deveria dar problema nenhum.

    Mas se o conservador por acaso exigir... aí tem que providenciar.

  • Oi @eduardo_augusto , obrigado pela resposta!

    Pois é. Além de caro, o medo também é de não dar tempo. O processo de divócio é por advogado de parece que é um pouco mais demorado.

  • @loRdY_JG


    Além de caro, o medo também é de não dar tempo. 


    como assim?

  • editado January 2

    Quase 11 meses sem aprovação ainda e quando chegar a aprovação vou ter mais 7 meses de espera por um assento... a cada dia que passa parece que os processos ficam mais lentos, a noticia da nova plataforma me deixou animado mas vendo a situação de como estão as coisas dificilmente verei alguma mudança positiva no tempo de vida do meu processo, só teve atrasos até aqui..

    Sobre essa nova plataforma fico na torcida para que resolva o atraso dos assentos mas o meu lado realista diz "Muito bom pra ser verdade"

  • @eduardo_augusto O tempo só da homologação do divórcio é de 6 a 8 meses pelo que vi. Se o conservador pedir, pode não dar tempo de atender e ele indeferir o processo.

  • @loRdY_JG


    Vamos lá...


    Manter o registro civil atualizado é uma obrigaçao do cidadão Português. Eu desconheço se há penalidade ou prazo (parece-me que não), mas a lei é clara: todo portugues deve informar ao governo qualquer mudança em seu estado civil.

    Dito isso...

    Pelas informações que você apresentou, a principio o fato de o pai ter se divorciado e não ter homologado em portugal não seria impeditivo.

    Se o conservador exigir... voce pode questionar, pode entrar na justiça (embora nesse caso seria melhor entrar na justiça e homologar o divórcio). Mas o fato é: ninguém aqui vai poder afirmar, com 100% de certeza, de que não haverá exigencia. 99% de certeza, talvez. Pessoalmente, acho que não será pedido, com base no que voce informou. Pode haver exigencia por isso, pode haver exigência por um monte de motivos...

    Se cair em exigência, você decide se vai cumprir e obter a nacionalidade, ou se abandona o processo e perde 175 euros. É uma decisão bem simples de se tomar, na verdade.

    Quanto a prazos: em teoria, caindo em exigência e voce mantendo o conservador informado, o processo não é indeferido/arquivado. Ou seja... se pedirem que esse divorcio seja homologado, voce avisa ao conservador que vai fazer o processo de homologacao, e uma vez por mês envia um email informando sobre o andamento do processo, até terminar.


    Pra finalizar: as pessoas ficam botando terror com essa história de exigencia. Exigencia faz parte. Deu problema? Vai lá e resolve. Não é o fim do mundo. Claro que não é p mandar o processo "de qualquer jeito", mas... é só ter bom senso.


    Boa sorte!

  • @loRdY_JG ,

    O caso da Rita1965 é possível, mas não tão comum assim. Depende do conservador. Infelizmente ela não nos informou se foi corrigido o registo ou não. Falando sobre este assunto, fiquei curiosa para saber como será agora com o assento automatizado, imagino que os dados do assento virão da certidão de nascimento do(a) requerente e penso que é possível que isso não aconteça mais, sair sem o nome da mãe ou com o nome dela de solteira. Mas é claro que poderá acontecer se a norma for estabelecida desta forma caso não tenha a transcrição de casamento.

    Mas o que gostaria de dizer é que como você disse que a filha é do segundo casamento, pode ser feita somente a transcrição deste casamento. Já foi dito em parecer do IRN que a ordem cronológica não é exigida na lei, desde que o evento não seja dependente de um anterior. E mesmo que você mande sem a transcrição e tem chances de não ter exigência, caso venham a pedir muito provalvelmente será do último casamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.