Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1139013911393139513961458

Comentários

  • @Roy ,

    Que acham de eu criar um tópico sobre isto à parte para não poluir este?

    Eu pessoalmente acho que não seria necessário. Mas caso você queira, porque não, se você conseguir mais informações sobre o assunto.

    Na minha opinião o que você quer fazer não é possível. Mas posso estar enganada.

  • Obrigado, @welinty , @CarlosASP e @Bru_ !

    "Novo normal" é ótimo, rsrs.

    O jeito é esperar, então. Achei que fosse ser mais rápido, pelo que vinha observando. Surpresinha chata essa

  • @Ric O que resta é torcermos para que esses 500 novos funcionários que vão entrar agora em 2024 pelo concurso de regime especial serem graduados rapidamente para começarem a desatolar os processos de nacionalidade.

  • olá pessoal,

    após enviarmos a certidão de óbito do progenitor português para fixação do nome, o processo saiu rapidamente da bola 4 para bola 6... entendo que agora resta aguardar a criação do assento que pelo que entendi ainda irá demorar mais algum tempo...

    alguém sabe, se neste estágio, já com o processo já aprovado de pai aprovado, é possível iniciar outro processo de nacionalização do filho mesmo que o assento ainda não tenha sido criado?

  • Pessoal, boa noite!

    Ao efetuar o pagamento com cartão de crédito, o IRN me mandou por e-mail o formulário com o “recibo” escrito com o meu nome na parte de cima do formulário! Até aí, tudo bem! O problema é que nas instruções está escrito que devemos imprimir as três páginas numa única folha (frente e verso). As assinaturas ficam no início da terceira folha e não dá para imprimir numa folha só! O que faço? Alguém poderia me ajudar?

  • @axis

    O processo de nacionalidade de uma pessoa só termina com a emissão do assento de nascimento.

    O assento de nascimento do pai que tem a nacionalidade PT é essencial para o processo de nacionalidade de filho.

  • AlexPAlexP Member
    editado December 2023

    Esse é o início da terceira página! Imprimir as duas primeiras (frente e verso) e a terceira e quarta (frente e verso) teriamos duas folhas! Tem problema dessas assinaturas estarem na segunda folha, início da terceira página? O IRM me mandou assim depois de pagar com o cartão de crédito!

  • Gente, será que realmente é melhor enviar para ACP Porto? Enviei meu processo lá em março e até agora não saiu da etapa 1!

  • @rafael_coelho Você não o único, porto é o mais rápido e esse é o novo normal que tanto falam, são 8-10 meses pra sair da bolinha 1 pra 4 e dps 6-8 meses pra criar o assento de nascimento, só tem que esperar mesmo.

  • @texaslady

    Bom dia!

    Por gentileza poderia me orientar nesse assunto: Meu esposo acabou de receber um informativo de Portugal sobre Recenseamento eleitoral. Não entendemos do que se trata

    Desculpe não centralizei a foto! Ela terá que votar ? Mais algum cidadão recebeu esse comunicado?

  • editado December 2023

    @RoseMoraes como a foto esta de ponta cabeça estou subindo a foto virada.


  • @RoseMoraes ,

    Seu esposo, agora cidadão português, poderá votar para Assembléia da República se assim o desejar.. As próximas eleições serão em 10 de março de 2024. O voto no parlamento é pelo partido. Seu marido pode ir ao consulado português e fazer a opção por votar presencialmente, ou se não se interessar em votar deve solicitar o cancelamento da inscrição eleitoral até 60 dias antes da data da eleição.

    Se preferir votar por correio, não é preciso fazer nada. Vai receber por correio a cédula do voto. Basta votar e enviar o envelope já selado e endereçado para Portugal.

    Eu faço por correio, pois não tem posto consular onde moro.

    Quem mora fora de Portugal, vota apenas para Assembéia da República. Não vota para presidente, nem para o parlamento europeu. Até tinha um projeto de lei na AR para que quem vive no exterior votasse para presidente e parlamento europeu, mas foi votado este mes e rejeitado.

  • @PH86

    Gratidão pela ajuda enviei pelo celular e não tenho muita habilidades com o mesmo!

    @texaslady

    Obrigada pela orientação! Então iremos receber via correio a cédula do voto? OK

    Gratidão pela pronta atenção de todos desse forum . Se não nos falarmos aqui fica meus sinceros fotos de um excelente Natal em Família e um excelente Final de Ano com muita Esperança e Confiança que nossos processos em aguardo irão finalizar com sucesso e o tempo de espera para registos irão diminuir bastante. É para isso que rezo todos os dias, pois a situação está crítica rsrsrs vamos rir um pouco e tentar esquecer um pouco esses processos.

    FELIZ NATAL A TODOS !

  • @texaslady

    Texaslady, muito obrigado pelo fornecimento do link para o pagamento do formulário de nacionalidade com o cartão! Porém fiquei com uma dúvida, que pode ser boba para alguns, porém gostaria de fazer a coisa certa! Depois de pagar o IRN me mandou e-mail com o formulário! Daí ok, pois tinha a descrição do pagamento bem no início!

    O problema é que as assinaturas do requerente estão no início da terceira página, e as informações contidas dizem que devo imprimir numa página só (frente e verso). É não dá para fazer isso! O que faço? Preencho e reconheço e envio assim mesmo com duas folhas, e as assinaturas no início da terceira página? Grato desde já!

    Essa é a terceira página! Como colocar isso em uma página só!?!

  • @AlexP

    Será que não é só um problema de formatação do documento?

    Pelo que entendi, quando enviei o meu processo, o importante é que as assinaturas estejam na mesma folha, normalmente no verso, para garantir que as páginas são do mesmo documento quando a firma for reconhecida.

    A terceira folha é só para as instruções de preenchimento e, portanto, podem ser descartadas depois.

    Minha sugestão: baixe o documento, reduza o tamanho para caber e uma página, onde a página das assinaturas fique no verso da primeira, em impressão frente e verso. Depois imprima o Formulário para preencher manualmente ou preencha no computador mesmo, seguindo as instruções constantes na folha 3.

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte!


  • @Jsilva20

    Não é esse o problema. Semana passada o IRN atualizou diversos formulários e criou uma situação bizarra: a parte "preenchivel" do formulário ocupa 3 páginas, sendo que na terceira página é só o espaço para datar e assinar.

    Ou seja, mesmo imprimindo frente-e-verso, a terceira página é só uma linha com a data e a assinatura... (e algumas instruções de preenchimento).

    -------

    @AlexP

    A solução que tenho visto o pessoal aplicar é imprimir frente-e-verso, com 2 páginas de cada lado, em A3. Assim você imprime as 4 páginas do formulário em apenas 1 folha de papel. Assim a assinatura ficará fisicamente na mesma folha que o restante do formulário.

  • @eduardo_augusto

    Bizarra mesmo!

    Aproveitei para salvar essa sua orientação para meus futuros processos.

    Muito obrigado!

    Vou mandar logo abaixo uma outra dúvida e agradeço imensamente se puder me orientar também.

  • Pessoal, uma ajuda, por favor.

    Meu processo por atribuição 1C foi aprovado e aguarda a emissão do assento. Enquanto isso estou auxiliando minha irmã como o processo por atribuição 1C dela.

    Ela está em Portugal e pretende dar entrada diretamente por lá.

    Estou juntando as certidões e providenciando os apostilamentos aqui no Brasil.

    Só falta um documento brasileiro de identificação, mas ela só tem o passaporte com ela.


    Alguém sabe dizer como é possível fazer uma cópia autenticada do passaporte brasileiro, e depois apostilar, estando ela em Portugal?

    E também o reconhecimento da firma da assinatura do Form 1C?


    Eu lembro de ter visto em algum post algo sobre o assunto, onde alguém parece ter dito ser possível autenticar documentos em uma repartição pública do governo português, mas não consegui localizar no fórum.

    Antecipadamente agradeço.

  • @Jsilva20


    Ela pode levar o passaporte (e uma cópia da página de identificação), assim como o formulário (sem assinar) e entregar direto na Conservatória. O próprio funcionário confere o passaporte e a cópia, e valida a assinatura no formulário.

    A princípio deve funcionar.

    Mas são raros os casos assim, e o pessoal não volta para comentar se deu certo ou não :-)

  • @eduardo_augusto @Jsilva20

    Obrigado aos dois pela resposta!

    @eduardo_augusto vou comprar a folha A3 e já tentei formatar da maneira abaixo! Será que teria problema? Espero que não!


  • @AlexP ,

    isso é novidade para mim também. Isso é muito estranho, acho que eles não fariam algo assim, com assinaturas numa folha a parte. Em princípio concordo com o @Jsilva20 deve ser um problema de formatação. Como o @eduardo_augusto comentou que isso está acontecendo, seria melhor uma consulta ao IRN.

    Eu na verdade usaria o antigo formulário que ainda está no site do IRN, link abaixo, e enviaria junto o email de confirmação de pagamento.

    https://irn.justica.gov.pt/Impressos-e-Modelos

  • editado December 2023

    @AlexP


    Sim, seria dessa forma mesmo, as páginas 1 e 2 de um lado da folha, e a página 3 (e opcionalmente a 4) do outro lado da folha.

    Não se trata de um problema de formatação na hora da impressão, pois os documentos já são pré-formatados e gravados em PDF - simplesmente, trata-se de um documento mal-formatado.

    Em outros fóruns que participam, a recomendação tem sido essa de imprimir no A3.

    Se preferir, pode seguir a sugestão da @texaslady e consultar antes o IRN. Se obtiver alguma informação diferente, por favor nos atualize!

    Alternativamente, pode usar os formulários antigos que ainda estão disponíveis no site do IRN.

  • @texaslady

    Obrigado pela resposta! Eu também tinha pensado nisso!


    @eduardo91

    mandei e-mail para o IRN, e eles não responderam até agora! Vou esperar mais um pouco até o registro do casamento da mãe terminar pelo consulado do Rio de Janeiro!

    Como acho que não é preciso apostilar esse formulário, somente reconhecer a assinatura por autenticidade……É isso mesmo? Posso até fazer das duas formas, a que a @texaslady deu e a sua e encaminhar as duas! Daí eles aproveitam a que quiserem!

    Obrigado aos dois!

  • @AlexP


    Posso até fazer das duas formas, a que a @texaslady deu e a sua e encaminhar as duas! Daí eles aproveitam a que quiserem!

    não jogue dinheiro fora. faça 1 documento só... a solução que eu dei, é o que está sendo sugerido em outros fóruns - mas é tudo muito recente. a solução que a @texaslady deu, com certeza funciona, pois os formulários ainda estão disponíveis no próprio site do IRN.

  • @RoseMoraes ,

    obrigada pelos fotos de Feliz Natal!!! Desejo o mesmo a você e toda a familia luso-brasileira. Boas Festas!

  • @eduardo_augusto

    obrigado!

    Vejo que ambas não precisarei apostilar, somente reconhecer a assinatura por autenticidade! Espero que isso eles não tenham mudado!


    👍🏻

  • @eduardo_augusto Se ela fizer do jeito que vc orientou eu prometo que volto pra contar aqui o resultado.

    Muito obrigado!

  • Gente, cadê os assentos do mês de dezembro? Não vejo mais ninguem falando que recebeu assento

  • @gaabirodriguez


    Tá tudo meio lento mesmo... mas teve feriado no inicio do mês, e nessa época tem muita gente que sai de férias... enfim, as coisas ficam assim...

  • O ACP entra em recesso por agora ou só para nas datas de natal e ano novo?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.