Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1138713881390139213931422

Comentários

  • @Sarahrcb

    O "site das bolinhas" é meramente informativo; não tem valor legal para nada.

    Foi criado apenas para desafogar a Linha de Registo e o recebimento de e-mails perguntando sobre andamento de processos.

    É atualizado manualmente, com maior ou menor atraso, dependendo da ocasião. E, frequentemente, fica fora de serviço por um tempo.

    Mas é boa a informação que o lote de dezembro já foi transferido! Tem muita gente na espera para ver se entrou ou não nesse lote.

  • @JohnA Pra que a pressa? o processo ta demorando a cada vez mais, não tem o que fazer, eles tem 2 recesso por ano kkkkkkkkkkkk enviei meu processo agora em novembro e só vou acompanhar 1x por semana e olha la.

  • @JohnA


    O fato de você não ter visto nenhum processo ser aprovado não significa que nenhum processo tenha sido aprovado.

    Se você está se baseando na nossa planilha colaborativa... ela tem algumas dezenas de registros de 1C maior em andamento... quando na verdade, existem algumas dezenas de milhares nas conservatórias.

    A amostra é muito pequena para se tirar conclusões.

  • @eduardo_augusto @texaslady

    Pessoal, mais umas dúvidas sobre meu processo e da minha irmã:

    1) Minha irmã alterou o nome no casamento. Enviaremos via reprográfica da certidão de casamento, é recomendável apostilar?

    2) No formulário 1C o nome dela deve ser o atual (de casada), correto?

    3) Na lista aqui do fórum constam documentos não requeridos, mas que podem ser enviados como apoio, tal como o RG do progenitor do requerente. Não há divergência de nomes ou datas nos nossos documentos (única diferença é o nome de casada da minha irmã, que será justificado pela certidão de casamento e RG atualizados). Estamos enviando cópia simples do assento de nascimento do nosso pai emitido pela CRC. Mesmo assim, melhor enviar cópia do RG dele ou desnecessário? No caso de enviar, recomendável apostilar?

    Grato!

  • @texaslady


    @davisp

    Minha irmã alterou o nome no casamento. Enviaremos via reprográfica da certidão de casamento, é recomendável apostilar?

    A orientação que eu sempre vi aqui no fórum é que esse seria um documento "apenas" de suporte e que portanto não seria necessário apostilar. Por outro lado, hoje mesmo eu vi em outra comunidade, uma carta de exigência que pedia a certidão de casamento para comprovar mudança de nome e especificamente dizia que a certidão devia ser "certificada", ou seja, apostilada.


    2) No formulário 1C o nome dela deve ser o atual (de casada), correto?

    Sim.


    Na lista aqui do fórum constam documentos não requeridos, mas que podem ser enviados como apoio, tal como o RG do progenitor do requerente.

    Não vejo necessidade de enviar, apenas minha opinião.

  • @eduardo_augusto , @davisp ,

    Concordo com o Eduardo nas respostas acima.

    Só comentando aqui, hoje em dia está difícil recomendar uma lista de documentos. Eu sou do tempo que nem era necessário enviar a certidão de casamento no pedido de filha casada, quando o casamento tivesse sido averbado na certidão de nascimento do requerente que é repográfica e apostilada,. Pelo menos foi assim aqui na minha familia. Mas com o tempo vão exigindo sempre mais. Um pouco é para evitar fraudes, um pouco exagero de conservadores, mas penso que também é porque muitas pessoas mandam apostilada e acaba virando uma regra para o próprio conservador.

  • @davisp

    sobre a certidão de casamento, reforçando o que ja falaram, ano passado o processo 1c da minha tia caiu em exigência e pediram o envio da certidão de casamento certificada para comprovar a alteração de nome. Ela enviou uma via nova simples (sem ser inteiro teor) apostilada e foi aceito.

  • Ei pessoal, alguém pode me dizer se eu posso enviar o passaporte como documento para nacionalidade dos meus filhos? Nas postagens está RG,o meu marido, a identidade dele é de 2000(ele tirou o passaporte com essa mesma identidade) como não moramos na mesma cidade onde ele tirou a identidade,pra uma segunda via em outro estado é atribuído um novo número de identidade,e não temos a possibilidade de agora ir nessa cidade. Eu sou a portuguesa,minha nacionalidade foi através do meu avô e meu RG é de 2014.

  • @Alice_Meirelles ,

    Pode sim. Quem é o português você ou seu marido? Se for ele pode-se também ser o CC se ele tiver.

  • @CarlosASP teu processo ainda continua na ACP? não foi transferido para conservatórias em Dezembro?

  • Bom dia a todos,


    Alguém saberia me dizer se já houve transferências de processos para outras conservatórias para a criação do assento? O meu está aprovado desde 09/06 e nada até agora.

    Abraços,

    Fabio

  • "Pedidos de menores de idade, filhos de pai português ou mãe portuguesa e declarados diretamente pelos pais, são tratados com prioridade, pelo que o tempo de análise e decisão pode durar entre 2 a 4 meses."

    pessoal, esse prazo pra menor 1C está ultrapassando esse prazo né? estou tentando me basear pela planilha, mas muitos estão sem atualização.

  • @barbaracl


    se não me engano está levando de 8 a 12 meses.

  • @Admin não tem como incluir um novo status na planilha de bolinha 7 marrom (aguardando criação do assento)? Está causando um pouco de confusão não ter esse status, pois as pessoa colocam bolinha 7 verde, quando na verdade ainda não foi criado o assento.

  • @eduardo_augusto @texaslady Eu ando acompanhando o IRN e vi que estão terminando o processo de novos Conservadores e Oficiais de Registro, pelo que vi será quase 300 novos funcionários públicos, esse aumento absurdo no número de funcionários pode acelerar ainda mais os processos que estão parados, se estão conseguindo se virar com a quantidade que tem para concluir processo de filhos maiores de 10-15 meses, com esses novos 300 funcionários pode fazer esse processo ter uma redução absurda, pelo que consta faz 23 anos que não tem uma contratação grande assim.

  • Sem contar que já saiu a lista de admitidos definitivo e até Junho de 2024 eles já estarão ativos no cargo.

  • @texaslady @welinty


    vi que estão terminando o processo de novos Conservadores e Oficiais de Registro, pelo que vi será quase 300 novos funcionários públicos, esse aumento absurdo no número de funcionários pode acelerar ainda mais os processos que estão parados

    Na verdade isso muito mal repõe os funcionários que se aposentaram nos últimos dois ou três anos. Há uma matéria do sindicato dos profissionais sobre isso. E provavelmente, quando esses novos entrarem, um monte que já tem tempo para se aposentar, deve ir também. Ainda assim, acredito que a situação melhore. Pessoas novas, motivadas, talvez com umas ideias novas. Mas para que o otimismo não seja exagerado: não são mais 300 pessoas para trabalhar apenas com nacionalidade, o IRN tem uma lista bem grande de atribuições. Se der sorte, uns 10 a 20% dessa galera nova deve ir cuidar de nacionalidade... (pura especulação minha)


    Sem contar que já saiu a lista de admitidos definitivo e até Junho de 2024 eles já estarão ativos no cargo.

    Na verdade o que saiu foi a lista de candidatos aprovados para fazer a prova. Se você ler a notícia, verá que a prova será no dia 21 de dezembro.

  • @eduardo_augusto Sim, não falei que foram aprovados em tudo kkkkkkk, pelo que vi a prova seria dia 21 agora e depois teria a psicotécnica e depois de todo o processo eles seriam colocas em cada conservatória, a minha dúvida era essa mesmo, será se o dos quase 300, ao menos uns 100 vai para nacionalidade, não sei se tem algum outro setor com tanto processo parado como o de nacionalidade, como vi os pedidos de residência o povo pode fazer online e é o que 80% faz e carta de motorista também, até nas estatísticas mostra um número grande de pedidos online, sabe se o de nacionalidade é o que esta com maior atraso ou tem algum outro?

  • @welinty


    Como eu disse, nacionalidade é apenas uma das muitas atribuições do IRN. No aspecto do registro civil, tem prioridade o registro dos nascimentos, casamentos, divórcios e óbitos. O IRN é ainda responsável pelo registro predial e comercial de Portugal. Quer comprar ou vender um imóvel? Passa pelo IRN. Quer abrir um negócio? Passa pelo IRN. Essas coisas ditam o ritmo da economia do país. Não é só questão de "estar em atraso", mesmo que as coisas estejam em dia, podem estar lentas, podem estar afetando a competitividade econômica do país. Esses processos de nacionalidade que estão "parados" (na verdade, andando muito devagar) não são a maior prioridade (minha opinião), embora sim, causem enormes frustrações e dificuldades para as pessoas envolvidas.

    Eu não vi publicado em lugar nenhum como será a distribuição dos novos funcionários. Nem mesmo vi publicada a data exata em que começam a trabalhar.

  • @eduardo_augusto Vai ser difícil saber para que setor irão pois o que vi no IRN eles só divulgam os locais que os candidatos que foram graduados, acho que só a própria conservatória escolhe o local para onde o funcionário irá mesmo, tomara que pelo menos ajuda a acelerar os processos tanto de nacionalidade como de CC e passaporte pois falam que demora entre 35 a 100 dias para receberem tudo, e o oficial de registro também fica responsável pela verificação da nacionalidade ou só o conservador?

  • @welinty


    Desconheço os procedimentos internos do IRN, não tenho como responder a essa sua pergunta.

    A única coisa que posso afirmar é que as cartas com exigências, assim como os despachos aprovando/rejeitando a nacionalidade são assinadas sempre por um conservador.

  • Pessoal, um processo de um amigo foi transferido hoje. Acho que o lote de dezembro acabou de sair.

  • O processo do meu pai foi aprovado dia 23 de junho. Já temos mais de um ano esperando o processo e nada de assento.

  • Boa tarde, pessoal!

    Recebi hoje pela manhã os assentos dos meus dois filhos menores de idade (13 e 11 anos). Estava aguardando a criação do assento desde 02/11.

  • Acabei de olhar. Atualização das bolinhas foi hoje, pois tinha olhado ontem, mas não sei quando a transferência em si ocorreu.

    O meu processo de 1C maior de idade (bola 6 verde em 30/05/2023; entrada em agosto de 2022) agora aparece como transferido para Santiago do Cacem.

    Não sei qual a velocidade de criar assentos por essa conservatória.

    @marcosestolano

  • @welinty , @eduardo_augusto ,

    também não tenho resposta a estas questões. Mas acho que vai levar um tempo até tudo se organizar e efetivamente os prazos diminuirem. É uma época de transição e há que ter muita paciência. Em janeiro de 2023 haviam 300.000 processos de nacionalidade em todo Portugal. Os números de nacionalidades concedidas tem decaido desde 2020. Conforme informação na matéria do link abaixo. E em 2022 foram um total de 46229 sendo 20844 de residentes em Portugal e 25385 residentes fora de Portugal. Deste total foram 17297 de sefarditas e pouco mais de 6000 de brasileiros.

    Tudo leva a crer que estes números serão muito menores em 2023. E levando em conta os novos pedidos de 2023, o número de processos a serem analisados vai continuar a ser por volta de 300.000 no início do anos que vem. Por isso acho que ainda vai demorar um tempo para os prazos cairem.

    Não sei como os cargos serão distribuídos nem posso afirmar quais as funções oficiais de registos no processo de nacionalidade, mas outro dia teve uma resposta da CRC em que foi dito que o conservador só entra no processo a partir da fase 4. e que portanto não havia um conservador indicado nas fases 1, 2 e 3.

  • @CarlosASP ,

    não sei se me lembro de ver uma transferência na bola 6. Normalmente seria transferido na 7 sete não? Mas acho que isto é bom para você. Deve ir mais rápido.

  • editado December 2023

    @texaslady

    Bola 6 verde = bola 7 marrom (ou qual for o nome que quiserem dar para aquela cor),

    Por isso eu prefiro mencionar a bola que ficou verde :-) Na bola 4 essa "cor" dá muita confusão e lá faz a diferença entre se caiu ou não em exigência.

    Até agora eu só vi referências a transferências para Santiago do Cacém em processos de sefarditas. Não são um bom indicador pois aqueles processos precisam de uma assinaturas a mais (fora do IRN) para a conclusão final.

  • Alguém recebeu alguma atualização de Alenquer esse mês?

  • AlexPAlexP Member
    editado December 2023

    Pessoal, boa tarde! Minha mãe acabou de ser reconhecida como neta de portugueses! Vou dar entrada em minha nacionalidade como filho pelo Porto! Pesquisei e encontrei o formulário no site do IRN, e tenho que pagar 175,00 euro. Como poderia efetuar esse pagamento? Pois há alguns meses uma conhecida pagou pelo Cartão de Crédito, pois na época não conseguia fazer o Vale Postal.

    Grato desde já.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.