Cada um expressa suas opiniões com embasamentos e chegamos numa conclusão convergente.
Realmente, há muito caso de Xenofobia, mas jamais quis ou irei generalizar as situações.
O "X" da questão, é justamente " separar o joio do trigo " e fazer uma abordagem, digamos, justa para os imigrantes.
Seja realmente para os que necessitam de algum auxílio ou refúgio, seja para os mal intencionados ou mesmo criminosos.
Só não concordo com o fato de " entrar ilegalmente por N motivos que seja " justificar as necessidades que qualquer pessoa passa em seu país de origem.
Qualquer um tem o direito de viver onde quiser, mas desde que respeitem os hábitos, cultura e principalmente, as LEIS locais!
não sei se muda. Meu processo foi feito com advogado e a justificativa que ele me deu foi exatamente essa, de que haveria uma « leve » vantagem por conta disso. Mas sinceramente não ter as bolinhas pra acompanhar é bastante angustiante, eu por exemplo entro na planilha e vejo pessoas com processos iniciados junto comigo no mesmo mês e estão todos com 6 verde esperando o assento. Como não tenho as bolinhas para acompanhar só posso deduzir e torcer rs pra que o meu também esteja nessa parte.
obs: o processo de neto tem durado mais de 2 anos no geral :/
@bene70 Acho difícil ter uma mudança significativa no processo por só chegar em registrado no processo de neto pois ele é o mais demorado, os conservadores costumam receber os processos e deixar eles de lado enquanto fazem outros processo que o prazo é menor e depois voltam para ele, seja para digitalizar os que não são online ou para validar os que são online, não sabemos como os conservadores trabalham no processo.
Quando eu falo que há algo MUITO ERRADO com que se passa dentro dos órgãos públicos de Portugal, sou tido até como " chato ".
Mas não acho mesmo que seja este o caso.
Processo de MENOR ESTRANGEIRO naturalizado no ACP.
Foi postado pela mãe protocolo em 30/06/2023
Meados de Dez agora, foi aprovado. HOJE já foi emitido assento do respectivo menor.
Agora, os milhares de MENORES TAMBÉM, filhos de portugueses ORIGINÁRIOS, que deram entrada em Fev/Mar de 2023, até HOJE, com meses de diferença, aguardam a emissão dos assentos.
Estão PRIORIZANDO as NATURALIZAÇÕES frente aos PORTUGUESES DE ORIGEM
Então assim, não dá pra compreender MESMO o que se passa no IRN e com o governo português!
Depois de ter passado um ano inteiro na fase sete no vermelho, hoje finalmente vejo que meu processo foi transferido para Aveiro mas ainda está na bola 7 no vermelho. Alguém sabe o que está acontecendo? obrigado
Não faz diferença no prazo. O processo de neto de minha mãe foi por advogado e durou os mesmos 2 anos que duraria p um processo de neto maior de 76 anos, e o próprio advogado já me avisou isso na largada: que ele não tinha controle no prazo.
O valor que o advogado traz é pela experiência de já ter feito vários casos antes, saber exatamente quais documentos para cada situação particular, o que pode dar problema e como vencer possíveis exigências, que argumentos usar caso haja questionamento do conservador, ou seja, se vc fizer a lição de casa e escolher alguém especializado e competente, essa pessoa tende a trazer segurança ao processo e te poupar noites de sono por não ter que se preocupar com detalhes ou em descobrir como vencer obstáculos.
Se um advogado tentar usar prazo como argumento para vc contratá-lo, fuja pq já está começando a relação tentando te enrolar.
@jpvecchi Da para entender a prioridade deles visto que os que estão la são residentes no país e contribuem com o país, agora nós que somos originários eles não sabem se iremos para Portugal ou só pegar a cidadania europeia e ir direto para outro país para morar e obviamente não iremos contribuir com a economia deles, até entendo esse lado deles, mas o que me deixa triste é a falta de comunicação com o órgão responsável pelos processos e quando temos um contato milagroso é um Ctrl+C/Ctrl+V.
@Yossi Ano inteiro? tem uma data exata de quando entrou no 7 para aguardar emissão do assento? se foi recebido em Aveiro pode ser que até o fim de Fevereiro seu assento seja emitido.
Boa tarde pessoal, primeira parte e talvez a mais difícil da minha história de nacionalidade ( primeiro de minha mãe) foi concluído hoje, segue datas para efeito de comparação
Enviado via DHL em 14/09/22
Recebido em 19/09/22
Senha em 14/10/22;
Bola 7-Marrom em 01/06/23,
Transferido para CRC Vale-de-Cambra, notado em 13/12;
Concluído (com recebimento do assento via email) em 11/01/2024
Boa tarde. Ficou claro pra alguém se no caso dessa nova plataforma, os processos recentemente aprovados ainda serão transferidos pra outras conservatórias antes dos assentos serem emitidos? O meu processo foi aprovado no dia 03/01, e eu já estava preparado pra esperar pelo menos até junho desse ano pelo assento, mas os rumores dessa plataforma me deram alguma esperança kkk
Falando apenas com base no que se lê nos jornais e nessas matérias do IRN: Duvido que parem de transferir para outras conservatórias depois de aprovado (bola 6 verde), sejam processos já aprovados ou os ainda por aprovar. O objetivo da transferência para outro lugar depois de aprovado é que a conservatória que recebeu o processo faça uma auditoria do trabalho e entender que se tudo bem ou se o primeiro conservador comeu bola e deixou passar algo. Se estiver ok, emite o assento de nascimento, caso contrário volta o processo algumas casas, pede documentos adicionais etc. Esse processo surgiu depois que descobriram fraudes no ano passado de pessoas emitindo documentos falsos no Brasil para entrar na Europa e em alguns casos inclusive pedindo cidadania. Depois disso ficaram meses sem aprovar nada, revendo os processos.
Acho que a maioria acompanhou essas notícias ano passado quando pararam de aprovar processos e emitir assentos por meses, mas para quem não se recorda:
Acredito que a plataforma nova ajudará a agilizar essa última etapa, pois evita o retrabalho de alguém ter que digitar os dados para emitir o assento. Em teoria, depois que o conservador da segunda conservatória auditou o trabalho do primeiro de apertou o botão dando "Ok" o assento é emitido automaticamente.
Por enquanto o que dá para fazer é esperar e torcer.
@zffr Sendo otimista é provável que seu assento seja emitido em 1-2 meses após o despacho porque prometeram que esse novo sistema iria fazer milagres para acelerar as emissões de assento e agilizar os processos, sendo pessimista é provável que seu assento será emitido entre 3-5 meses após a aprovação e esse novo sistema não terá efeito a curto prazo e só agilizará processos de naturalização.
A portuguesa casou, e tanto ela quanto o marido mudaram o nome no casamento.
Transcrevi o casamento em Faro mas Faro errou citando apenas a mudança de nome da esposa, esqueceu da mudança de nome do marido. E o documento foi emitido assim.
@jpvecchi processos de filhos e por tempo de residencia podem ser iniciados em qlqr conservatória... Basta fazer uma pesquisa na internet, ql é mais rápida e iniciar o processo lá.... simples assim, não é um sistema unico centralizado. Os processos são lentos msm, os conservadores são pessoas velhas e é tudo manual, varia muito de cidade p/ cidade. Só p/ vc saber, os processos de judeus sefarditas só tramitam em Porto (ACP) e Lisboa (CRC). E ainda assim p/ esses judeus Porto, historicamente, tem se demonstrado muuuito mais rápido que Lisboa. Agora imagine com diversas cidades em todo o país, só aumentaria a discrepância.
Estou fazendo a coleta dos documentos de acordo com as informações do IRN para que eu possa fazer o envio direto para o ACP.
Quero tentar evitar ao máximo qualquer exigência ou atraso, gostaria se podem me ajudar com algumas dúvidas.
Eu já fiz a solicitação da minha certidão de nascimento em inteiro teor reprográfica e digitada ambas apostiladas (pedi as duas para garantir), cópia autenticada do meu RG apostilada, tenho a cópia simples do registro do meu pai (português), porém para o formulário 1C, eu fiz o preenchimento, e fiz reconhecimento de firma por autenticidade antes de fazer o pagamento da taxa de EUR 175, então não há o comprovante de pagamento no topo da folha. Sabem se eu posso enviar dessa forma e anexar uma cópia em branco do formulário com a informação de pagamento ou eu teria que preencher novamente? Esse formulário tem que ser apostilado também?
Não sei se entendi corretamente sua pergunta, mas acho que vc está querendo saber quanto tempo leva para um cartório brasileiro emitir uma certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica para ser utilizada em um processo de nacionalidade portuguesa.
Se a dúvida for essa, geralmente leva em torno de uma semana para emissão. Se o cartório também tiver serviço de apostila de haia, facilita pq faz tudo de uma vez, se não tiver (como acontece em cartórios de cidades menores) aí vc precisa levar em outro cartório para apostilar e ponha na conta mais uns 5 dias para a certidão estar pronta para ser usada no processo.
O formulário 1c não precisa ser apostilado, pois é considerado um documento português. Basta reconhecer firma por autenticidade.
Acredito que enviando junto ao processo o email com a confirmação de pagamento dos 175 Euros impresso o ACP aceite sem problemas, mas não lembro de um caso concreto que sirva de exemplo para confirmar isso.
Como vc disse que está querendo evitar ao máximo riscos de exigências e atrasos, eu preencheria o formulário 1c que vc recebeu com as informações de pagamento e faria nova visita no cartório para reconhecer firma neste novo formulário. Como basta reconhecer firma por autenticidade, o prejuízo é pequeno.
@legoesr normalmente as pessoas enviam somente a reprografica. Como, no seu caso, você está enviando 2 documentos, certifique-se que eles são 100% identicos em todas as grafias, seu nome, do seu pai e mae, avós (principalmente os portugueses) vs a certidão que consta a do seu pai. Se não for identico, eu pediria para ajustar. Outro item, verifique qual conservatória você vai dar entrada. Processo de filho pode dar entrada em qualquer uma se você estiver presencialmente lá. Se seu objetivo é obter o documento o mais rápido possível, talvez valeria a pena ir até Portugal pessoalmente. Agora, se não precisa desse documento p/ nada ou só por ter mesmo, ai enviaria do Brasil msm. Abs
Comentários
@ecoutinho
pode deixar que assim que tiver uma resposta amanhã volto para compartilhar.
@ecoutinho Não há problema algum discordar.
Cada um expressa suas opiniões com embasamentos e chegamos numa conclusão convergente.
Realmente, há muito caso de Xenofobia, mas jamais quis ou irei generalizar as situações.
O "X" da questão, é justamente " separar o joio do trigo " e fazer uma abordagem, digamos, justa para os imigrantes.
Seja realmente para os que necessitam de algum auxílio ou refúgio, seja para os mal intencionados ou mesmo criminosos.
Só não concordo com o fato de " entrar ilegalmente por N motivos que seja " justificar as necessidades que qualquer pessoa passa em seu país de origem.
Qualquer um tem o direito de viver onde quiser, mas desde que respeitem os hábitos, cultura e principalmente, as LEIS locais!
@Raphael_Almeida
o @ecoutinho pode ter matado a charada. A pergunta essencial que tem que fazer é se seu processo foi feito por inscrição.
Olhe essa série de comentários sobre isso, no fim esse caso aqui era realmente por inscrição.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/332785#Comment_332785
@CarlosASP Obrigado Carlos! Vou dar uma olhada!
@welinty vendo seus comentários me surgiu um dúvida:
agora quem entra online pelo advogado já inicia na bolinha 2 (registado).
Quem faz com advogado o prazo final do processo (netos, por exemplo) muda muito?
Netos gira em torno de 2 anos, certo? com advogado isso mudaria?
Me bateu a dúvida lendo aqui o tópico!
@bene70
não sei se muda. Meu processo foi feito com advogado e a justificativa que ele me deu foi exatamente essa, de que haveria uma « leve » vantagem por conta disso. Mas sinceramente não ter as bolinhas pra acompanhar é bastante angustiante, eu por exemplo entro na planilha e vejo pessoas com processos iniciados junto comigo no mesmo mês e estão todos com 6 verde esperando o assento. Como não tenho as bolinhas para acompanhar só posso deduzir e torcer rs pra que o meu também esteja nessa parte.
obs: o processo de neto tem durado mais de 2 anos no geral :/
@CarlosASP
Li todas as discussões e acho que é isso, pois ele fez presencialmente na conservatória.
de qualquer maneira vou ligar amanhã e tentar a sorte de pegar um atendente simpático e de bom humor kkkkk
Bom dia, pessoal!
@bunker94 ,acho que vou fazer isso sim.
Obrigado!
@bene70 Acho difícil ter uma mudança significativa no processo por só chegar em registrado no processo de neto pois ele é o mais demorado, os conservadores costumam receber os processos e deixar eles de lado enquanto fazem outros processo que o prazo é menor e depois voltam para ele, seja para digitalizar os que não são online ou para validar os que são online, não sabemos como os conservadores trabalham no processo.
Quando eu falo que há algo MUITO ERRADO com que se passa dentro dos órgãos públicos de Portugal, sou tido até como " chato ".
Mas não acho mesmo que seja este o caso.
Processo de MENOR ESTRANGEIRO naturalizado no ACP.
Foi postado pela mãe protocolo em 30/06/2023
Meados de Dez agora, foi aprovado. HOJE já foi emitido assento do respectivo menor.
Agora, os milhares de MENORES TAMBÉM, filhos de portugueses ORIGINÁRIOS, que deram entrada em Fev/Mar de 2023, até HOJE, com meses de diferença, aguardam a emissão dos assentos.
Estão PRIORIZANDO as NATURALIZAÇÕES frente aos PORTUGUESES DE ORIGEM
Então assim, não dá pra compreender MESMO o que se passa no IRN e com o governo português!
Depois de ter passado um ano inteiro na fase sete no vermelho, hoje finalmente vejo que meu processo foi transferido para Aveiro mas ainda está na bola 7 no vermelho. Alguém sabe o que está acontecendo? obrigado
@bene70
Não faz diferença no prazo. O processo de neto de minha mãe foi por advogado e durou os mesmos 2 anos que duraria p um processo de neto maior de 76 anos, e o próprio advogado já me avisou isso na largada: que ele não tinha controle no prazo.
O valor que o advogado traz é pela experiência de já ter feito vários casos antes, saber exatamente quais documentos para cada situação particular, o que pode dar problema e como vencer possíveis exigências, que argumentos usar caso haja questionamento do conservador, ou seja, se vc fizer a lição de casa e escolher alguém especializado e competente, essa pessoa tende a trazer segurança ao processo e te poupar noites de sono por não ter que se preocupar com detalhes ou em descobrir como vencer obstáculos.
Se um advogado tentar usar prazo como argumento para vc contratá-lo, fuja pq já está começando a relação tentando te enrolar.
@jpvecchi Da para entender a prioridade deles visto que os que estão la são residentes no país e contribuem com o país, agora nós que somos originários eles não sabem se iremos para Portugal ou só pegar a cidadania europeia e ir direto para outro país para morar e obviamente não iremos contribuir com a economia deles, até entendo esse lado deles, mas o que me deixa triste é a falta de comunicação com o órgão responsável pelos processos e quando temos um contato milagroso é um Ctrl+C/Ctrl+V.
@Yossi Ano inteiro? tem uma data exata de quando entrou no 7 para aguardar emissão do assento? se foi recebido em Aveiro pode ser que até o fim de Fevereiro seu assento seja emitido.
Boa tarde pessoal, primeira parte e talvez a mais difícil da minha história de nacionalidade ( primeiro de minha mãe) foi concluído hoje, segue datas para efeito de comparação
Enviado via DHL em 14/09/22
Recebido em 19/09/22
Senha em 14/10/22;
Bola 7-Marrom em 01/06/23,
Transferido para CRC Vale-de-Cambra, notado em 13/12;
Concluído (com recebimento do assento via email) em 11/01/2024
Persistência e fé 🙏💪
Boa tarde. Ficou claro pra alguém se no caso dessa nova plataforma, os processos recentemente aprovados ainda serão transferidos pra outras conservatórias antes dos assentos serem emitidos? O meu processo foi aprovado no dia 03/01, e eu já estava preparado pra esperar pelo menos até junho desse ano pelo assento, mas os rumores dessa plataforma me deram alguma esperança kkk
@zffr
Falando apenas com base no que se lê nos jornais e nessas matérias do IRN: Duvido que parem de transferir para outras conservatórias depois de aprovado (bola 6 verde), sejam processos já aprovados ou os ainda por aprovar. O objetivo da transferência para outro lugar depois de aprovado é que a conservatória que recebeu o processo faça uma auditoria do trabalho e entender que se tudo bem ou se o primeiro conservador comeu bola e deixou passar algo. Se estiver ok, emite o assento de nascimento, caso contrário volta o processo algumas casas, pede documentos adicionais etc. Esse processo surgiu depois que descobriram fraudes no ano passado de pessoas emitindo documentos falsos no Brasil para entrar na Europa e em alguns casos inclusive pedindo cidadania. Depois disso ficaram meses sem aprovar nada, revendo os processos.
Acho que a maioria acompanhou essas notícias ano passado quando pararam de aprovar processos e emitir assentos por meses, mas para quem não se recorda:
Acredito que a plataforma nova ajudará a agilizar essa última etapa, pois evita o retrabalho de alguém ter que digitar os dados para emitir o assento. Em teoria, depois que o conservador da segunda conservatória auditou o trabalho do primeiro de apertou o botão dando "Ok" o assento é emitido automaticamente.
Por enquanto o que dá para fazer é esperar e torcer.
Segue atualização do meu processo! Hoje entrou na bolinha 06!
Em 03/02/2023 entregue ao DHL. Em 07/02/2023 os docs chegaram no ACP.
Bolinha 01 - Senha em 13/02/2023.
Bolinha 02 - 30/10/2023
Bolinha 04 - 16/11/2023 (pulou da 2 direto pra 4)
Bolinha 06 - 11/01/2024 (pulou da 4 direto pra 6)
@zffr Sendo otimista é provável que seu assento seja emitido em 1-2 meses após o despacho porque prometeram que esse novo sistema iria fazer milagres para acelerar as emissões de assento e agilizar os processos, sendo pessimista é provável que seu assento será emitido entre 3-5 meses após a aprovação e esse novo sistema não terá efeito a curto prazo e só agilizará processos de naturalização.
Pessoal, favor uma dúvida
A portuguesa casou, e tanto ela quanto o marido mudaram o nome no casamento.
Transcrevi o casamento em Faro mas Faro errou citando apenas a mudança de nome da esposa, esqueceu da mudança de nome do marido. E o documento foi emitido assim.
Faro faz correção de transcrição de casamento?
@mourare
obrigado pelo relato
eu já estava ficando bastante ansioso com a falta de movimentação de processos que começaram bem logo antes do meu.
por aqui na bolinha 1 desde 27/04/23
Pessoal,
Qual o tempo máximo uma certidão de nascimento pode ser emitida para compor processo de nacionalidade?
@jpvecchi processos de filhos e por tempo de residencia podem ser iniciados em qlqr conservatória... Basta fazer uma pesquisa na internet, ql é mais rápida e iniciar o processo lá.... simples assim, não é um sistema unico centralizado. Os processos são lentos msm, os conservadores são pessoas velhas e é tudo manual, varia muito de cidade p/ cidade. Só p/ vc saber, os processos de judeus sefarditas só tramitam em Porto (ACP) e Lisboa (CRC). E ainda assim p/ esses judeus Porto, historicamente, tem se demonstrado muuuito mais rápido que Lisboa. Agora imagine com diversas cidades em todo o país, só aumentaria a discrepância.
Abs
Pessoal, tudo bem?
Estou fazendo a coleta dos documentos de acordo com as informações do IRN para que eu possa fazer o envio direto para o ACP.
Quero tentar evitar ao máximo qualquer exigência ou atraso, gostaria se podem me ajudar com algumas dúvidas.
Eu já fiz a solicitação da minha certidão de nascimento em inteiro teor reprográfica e digitada ambas apostiladas (pedi as duas para garantir), cópia autenticada do meu RG apostilada, tenho a cópia simples do registro do meu pai (português), porém para o formulário 1C, eu fiz o preenchimento, e fiz reconhecimento de firma por autenticidade antes de fazer o pagamento da taxa de EUR 175, então não há o comprovante de pagamento no topo da folha. Sabem se eu posso enviar dessa forma e anexar uma cópia em branco do formulário com a informação de pagamento ou eu teria que preencher novamente? Esse formulário tem que ser apostilado também?
Agradeço a ajuda!
@MARCUS ALVES
Não sei se entendi corretamente sua pergunta, mas acho que vc está querendo saber quanto tempo leva para um cartório brasileiro emitir uma certidão de nascimento em inteiro teor por cópia reprográfica para ser utilizada em um processo de nacionalidade portuguesa.
Se a dúvida for essa, geralmente leva em torno de uma semana para emissão. Se o cartório também tiver serviço de apostila de haia, facilita pq faz tudo de uma vez, se não tiver (como acontece em cartórios de cidades menores) aí vc precisa levar em outro cartório para apostilar e ponha na conta mais uns 5 dias para a certidão estar pronta para ser usada no processo.
@legoesr
O formulário 1c não precisa ser apostilado, pois é considerado um documento português. Basta reconhecer firma por autenticidade.
Acredito que enviando junto ao processo o email com a confirmação de pagamento dos 175 Euros impresso o ACP aceite sem problemas, mas não lembro de um caso concreto que sirva de exemplo para confirmar isso.
Como vc disse que está querendo evitar ao máximo riscos de exigências e atrasos, eu preencheria o formulário 1c que vc recebeu com as informações de pagamento e faria nova visita no cartório para reconhecer firma neste novo formulário. Como basta reconhecer firma por autenticidade, o prejuízo é pequeno.
Boa sorte.
@legoesr normalmente as pessoas enviam somente a reprografica. Como, no seu caso, você está enviando 2 documentos, certifique-se que eles são 100% identicos em todas as grafias, seu nome, do seu pai e mae, avós (principalmente os portugueses) vs a certidão que consta a do seu pai. Se não for identico, eu pediria para ajustar. Outro item, verifique qual conservatória você vai dar entrada. Processo de filho pode dar entrada em qualquer uma se você estiver presencialmente lá. Se seu objetivo é obter o documento o mais rápido possível, talvez valeria a pena ir até Portugal pessoalmente. Agora, se não precisa desse documento p/ nada ou só por ter mesmo, ai enviaria do Brasil msm. Abs
@ecoutinho
Realmente, não sou falar corretamente...kkk
Seria o seguinte: em quanto tempo posso utilizar uma certidão de nascimento, para compor o processo de nacionalidade, a contar da data de sua emissão?
Um ano?
@MARCUS ALVES
Certidões, a menos que escrito no próprio documento, não tem prazo de validade.
No entanto, a recomendação é que os documentos não tenham mais de 1 ano.
No passado parece que houve casos de exigência pedindo documentos atualizados.
Eu tenho os processos das minhas filhas que continuam na bolinha 1 desde 24/03/23 data da chave de acesso. Realmente o prazo dilatou bastante. 😪