Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

1139613971399140114021556

Comentários

  • @JohnA @jpvecchi @CarlosASP Aparentemente eles mantiveram a transferência de malotes para conservatórias pequenas e pode ser que seja o "novo normal" para essas conservatórias emitirem pelo sistema mas não da para saber se foi manual ou automático, o que espero é que encurtem esse prazo de muitos meses para transferir para essas conservatórias pequenas.

  • editado January 10

    @welinty Depois dessa fiquei bastante discrente sobre isso.

    Se eles de fato fossem usar esse sistema quem usaria seria ACP para os processos de filhos. Afinal, por que eles teriam o trabalho de enviar em lotes para conservatorias menores se eles podem simplesmente fazer o registro pelo sistema?

    Infelizmente esse novo sistema parece ser algo 171 que inventaram e que não deve mudar muito o prazo, se mudar deve ser de 8 meses para 6 meses. Pode ser que esse lote de Janeiro já estava previsto antes do inicio da plataforma, pode ser varias coisas.

    Perdi a esperança nesse sistema já...

  • @JohnA Esse que é o problema, será se a plataforma é o famoso 171 e a I.A autônoma que prometeram nem irá funcionar direito e vai agilizar um pouco o processo por conta da digitalização e validação pelo próprio sistema? eu só acho que realmente vamos ver diferença nos processos quando os quase 500 funcionários novos começarem a trabalhar, acho que essa falta de mão de obra ainda sim atrasa os processos mesmo pelo novo sistema.

  • Pessoal,


    Uma informação que recebi aqui.

    Enviei e-mail a central de Porto agora questionando sobre meu processo que foi aprovado desde de Junho/22 aguardando a emissão de assento e me responderam que o processo será feito através de transferência de conservatória, que ainda não foi feito e quando distribuído eu serei informada.

    Não mencionaram nada sobre o aplicativo novo. Eu tenho uma advogada que cuida do meu processo e ela disse que até onde sabe, o aplicativo será apenas para os processos enviados digitalmente.

    De qualquer forma, vamos aguardar novidades!

  • editado January 10

    @Sarahrcb Não faz sentido essa fala dela, visto que todos processos se tornam digitalizados, o que o advogado de Portugal faz é só poupar o trabalho do conservador de digitalizar o processo, pois de qualquer jeito o conservador precisará validar as informações e assinaturas após ele mesmo digitalizar o processo... quem envia ou entrega de forma física pessoalmente já iniciam com o processo na bolinha 1 (recebido) agora quem entra online pelo advogado já inicia na bolinha 2 (registado).

  • @welinty @JohnA

    O que mais me deixa " angustiado e ansioso " é a falta de informação e comunicação

    QUANDO TEM, é algo extremamente vago, sem detalhe algum.

    Que toda a situação das conservatórias está estranha, isso está.

    Realmente acreditei que pararam de enviar os lotes para as menores apenas inserirem no SIRIC, mas me enganei pelo visto.

    Só se " são apenas os programados " e dali pra frente façam a inserção na dita " Nova Plataforma "

    O fato é que algo que me chateia muito. Não há informação concreta, não há NADA.


    Pra piorar essa ANGÚSTIA, é ver processos RELATIVAMENTE MAIS RECENTES DO QUE O SEU, passar na FRENTE 07 marrom por exemplo.

    Mandar E-mail seja pra moça do " cafezinho " ou pro diretor geral do IRN é a mesma coisa que NADA.

    " Recursos humanos, processos aos montes, blá blá blá blá blá .... "


    Enfim!!!

  • Pessoal, meu processo acabou de ser transferido!


    A conservatória:

    Conservatória do Registo Civil do Barreiro

  • editado January 10

    [removido]

  • Cara que bagunça. Não faço mais a mínima ideia do que ta rolando com os processos… mas seja manual, automático, conservatória grande ou pequena, email ou pombo kkk eu to aguardando os 23mil assentos em janeiro, como não sei, mas eu espero.

  • Plataforma ta fora do ar 👀

  • editado January 10

    [removido]

  • editado January 10

    @HellenChermont Deixe aqui quais os códigos do family search p/ ajudarmos melhor.

    @jpvecchi sobre o relato do advogado e imigrantes ilegais, isso não é novidade, há anos é assim. O que tem acontecido agora é que os paises têm aprovado diversas leis mais rigidas de imigração tanto para processos legais quanto ilegais... Veja as noticias abaixo, tudo de setembro de 2023 p/ cá.

    França: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cgekn4rwv8vo

    Alemanha: https://pt.euronews.com/2023/10/25/alemanha-endurece-leis-da-imigracao-e-deportacao-de-estrangeiros-ilegais

    Italia: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/rfi/2023/09/19/italia-aprova-novas-medidas-para-conter-a-chegada-macica-de-migrantes-ao-pais.htm

  • Lamentável.

    A única esperança é que esses que foram transferidos para outras conservatorias já estariam programados por exemplo: ACP enviou em Dezembro mas so chegou agora em Janeiro em outras conservatorias. Após esses mesmos processos serem concluídos entrariam em vigor a nova plataforma.

    Seria a única desculpa plausível que eles poderiam dar.

    Essa história ta mal contada..

    Vamos entrar em contato e procurar saber sobre essa história, falaram tanto de transparência mas cade a transparência?

  • editado January 10

    [removido]

  • @JohnA O negócio é tentar contato com a Filomena que é a presidente, se muitas pessoas tentarem contato com ela pelo Instagram pode ser que ela tome alguma providência e passa alguma informação útil já que só recebemos respostas vagas.

  • @Sarahrcb o meu também.


    Queria saber agora qual o tempo médio pra emitirem.

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @jpvecchi @welinty favor não utilizar palavrões ou linguagem grosseira no fórum.

  • Boa tarde a todos,


    O meu processo , aprovado em 09/06/23, foi transferido hoje (10/01/24) para a Conservatória do Registo Civil do Barreiro (7 meses de espera)


    Vamos aguardar a conclusão!


    Abcs

  • @gmaferreira simplesmente não tem nada no familysearch, até as informações que existem lá fui eu quem coloquei.

    Mas vai que vocês são mais espertos que eu e acham algo lá, seguem as informações que eu tenho:


    BISAVÔ PORTUGUÊS: MANOEL FRANCISCO BASTOS (Nascido em 09/05/1890, vila nova de gaia - filho de Roza Brites de Bastos e Jose Francisco de Bastos - achei a certidão de batismo e deu tudo certo, morreu em 17/08/1941)

    REQUERENTE: MARIA LUCIA COELHO BASTOS (Nome de solteira) / MARIA LUCIA BASTOS MARTINS DE BARROS (Casada) nasceu em 1938, em Belém - PA - filha de MANOEL FRANCISCO BASTOS E SILVIA COELHO (Eles não eram casados no papel).

    Trecho do testamento que reconhece os filhos:


  • @gmaferreira

    Sim. Concordo plenamente.

    Sempre existiu tal situação, mas como a população mundial vem crescendo ano após ano, e cada vez mais pessoas indocumentadas ou até mesmo criminosas vem cometendo fluxo em massa de imigração sem controle, agrava muito as ditas " filas dos legais "


    Aí como disse, os " justos pagam pelos pecadores "

  • Permita-me discordar. Essa história de “fluxo descontrolado de imigrantes” é puro suco de xenofobia. Infelizmente, um retrato dessa quadra da história em que vivemos.

    A matéria abaixo publicada no Diário de Notícias traz um pouco de luz e dados sobre o tema.

    Desculpem desviar do tema desse tópico, que é o acompanhamento de processos no ACP, mas não acho certo deixar passar batido um assunto tão sério.

  • Alguem poderia me ajudar com uma dúvida:

    Quando fazemos o processo com advogado não temos acesso a senha de acompanhamento. Mas o advogado tem como saber por exemplo se o processo já foi aprovado e aguarda o assentamento, ou ele só é notificado quando o assentamento já foi criado e o processo chegou no fim?

    Obrigado

  • editado January 10

    @Raphael_Almeida

    O requerente (você) pode ligar na linha registos, se identificar e pedir os dados do seu processo. Entretanto, seu advogado recebeu a senha e ele tem obrigação profissional de te fornecer, o processo é seu e ele é apenas seu procurador.

    Seu advogado tem como consultar exatamente a etapa em que seu processo se encontra.

  • @Raphael_Almeida peça ao seu advogado que lhe informe a senha. É um direito seu. Daí, você mesmo pode acompanhar o andamento pelo site.

  • @ecoutinho @eduardo91


    Qual o número da linha de registos que eu posso ligar para me informar?

    pelo que me foi informado tanto pelo meu advogado como por pessoas desse forum e da conservatória, quando você faz o processo com advogado não existe a senha de acesso.

    mas vou ligar la amanhã para ver direito. Se alguem puder me informar o numero eu agradeço.

    estou um pouco angustiado pq essa semana completou 1 ano que comecei meu processo e até hoje só tenho noticias do meu advogado que a previsão é de ficar pronto por volta de abril/maio

  • Olá pessoal, boa noite!

    Podem me tirar uma dúvida, por gentileza?

    Baixei o formulário 1C - maior de 18 no site do IRN e vi que o modelo está com formato novo.

    Existe um quadro: Quadro 5 - Dados para restituição. Sabem dizer se é de preenchimento obrigatório?

    Desde já, agradecido

  • @loRdY_JG Essa novidade é interessante, criando uma conta na Wise e possível ter uns IBAN: e so add uns países na conta.

  • editado January 11

    @Raphael_Almeida

    Não sei onde vc leu isso, mas posso afirmar que a informação não procede. Fiz o processo de neto de minha mãe através de advogado e solicitei a ele a senha de acompanhamento. Após isso acompanhei o andamento do processo pelo site do IRN até a emissão do assento de nascimento.

    No site do IRN vc encontra o número da Linha Registo, está no rodapé da página à esquerda. O link está abaixo.

    Boa sorte.

    https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Registos-Centrais-de-Lisboa

  • @ecoutinho

    ok. Muito obrigado, vou ligar lá amanhã para verificar, mas a própria conservatória me deu a seguinte resposta essa semana:

    Bom dia,

    Este tipo de processos ainda não tem senha de acompanhamento.

    De qualquer modo, se pretender tirar alguma dúvida, poderá contactar diretamente a CRC de Coimbra (civil.coimbra@irn.mj.pt)

    Melhores cumprimentos

  • @Raphael_Almeida

    Acho curioso, pq processos de atribuição por declaração (1c e 1d) têm sim senha para acompanhamento. A única possibilidade que vejo de não poder acompanhar é se ele entrou com seu processo por inscrição (que é o mesmo tipo de processo que é feito nos consulados), ou a Conservatória de Coimbra não seguir o mesmo processo de Lisboa e Porto e não atualizar o andamento no "sistema das bolinhas".

    Depois de falar na linha registo se puder atualizar aqui o que descobriu, pode ajudar outras pessoas em situação semelhante.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.