IRN dá as boas-vindas a 75 novos trabalhadores

não afeta os processos de nacionalidade diretamente, mas indiretamente sim, pois esses novos funcionários são responsáveis pelo atendimento de cidadãos estrangeiros com título de residência para renovar.


IRN dá as boas-vindas a 75 novos trabalhadores (justica.gov.pt)

Comentários

  • Otima notícia

  • @eduardo_augusto ,

    você sabe as fases depois das provas de conhecimento? Esperemos que no primeiro semestre de 2024 esta primeira leva já tenha sido efetivada.

  • @eduardo_augusto otima noticia obrigado por compartilhar!

  • @texaslady Ah sim. Tomara, porque né possível. Concurso foi feito no meio deste ano. Até Fev/24 devem empossá-los

  • @texaslady

    Ainda tem a correcao da prova, depois um periodo para recursos... mas nao sei se tem uma arguição oral depois... em todo caso depois ainda tem uma fase de treinamento... esse pessoal nao estará atuando 100% antes do fim de primeiro trimestre, infelizmente.

    Eu procurei de varias maneiras no site, mas sem sucesso, o cronograma completo do concurso. A impressao é que vao fazendo as coisas "no tempo deles".

    Mas a promessa era ter essa galera toda até o fim do ano e isso nao vai se cumprir. A unica boa noticia, como eu mencionei em outro post, é que o numero de processos entrando diariamente no IRN está caindo, em comparação com os ultimos dois anos. Isso contribuirá para reduzir um pouquinho a pressão sobre os funcionarios.

  • Pessoal, acompanhando as propostas de aditamento para o Orçamento de Estado 2024, achei essa interessante e pertinente ao tópico:

    doc.pdf (parlamento.pt)

    Em suma:

    "Artigo 19.º-A Admissão de conservadores e oficiais de registo Em 2024, o Governo abre concurso para a admissão de novos conservadores e oficiais de registo em número que satisfaça as reais necessidades do serviço.

    Nota justificativa: No sector dos registos a falta de recursos humanos é exasperante.

    De facto, a questão mais grave neste sector reside na falta de recursos humanos que leva a que muitos serviços não estejam em pleno funcionamento, sendo enorme a lista das conservatórias que continuam sem conservador, que já ultrapassa as três dezenas. Isto sem falar dos encerramentos pontuais de conservatórias por falta de pessoal.

    De acordo com a Plataforma dos Registos, existe um déficit de 234 conservadores, 387 oficiais de registo especialistas e 1135 oficiais de registos, o que deveras preocupante, sendo esta a classe profissional mais envelhecida da Administração Pública, com uma média de idades situada nos 60 anos.

    Acresce que os serviços de registo foram, nos últimos anos, “encharcados” com novas competências – a mais recente reporta-se à transferência de competências do SEF para o IRN –, sendo que este aumento de competências não foi acompanhado pelo reforço de meios humanos para fazer face às novas tarefas atribuídas.

    Pelo contrário, tem-se assistido à saída de um número significativo de funcionários nesta área, nomeadamente pela via da aposentação (reformam-se, em média, 150 trabalhadores por ano), razão pela qual os serviços estão quase em situação de rutura.

    Acresce que os concursos abertos pelo Governo em junho passado, para 240 novos oficiais de registo e 50 novos conservadores de registo, estão longe de satisfazer as necessidades sentidas neste sector."

    @Admin, sugiro que o título desse tópico seja alterado para algo do tipo "Novidades sobre o IRN" ou coisa do tipo...

  • Mais uma proposta de aditamento ao OE 2024 relacionada ao IRN:

    doc.pdf (parlamento.pt)


  • Mais uma proposta para tentar melhorar o IRN no OE2024:

    doc.pdf (parlamento.pt)


  • obrigado por compartilhar, @Eduardo Alvim

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.