IRN dá as boas-vindas a 75 novos trabalhadores

não afeta os processos de nacionalidade diretamente, mas indiretamente sim, pois esses novos funcionários são responsáveis pelo atendimento de cidadãos estrangeiros com título de residência para renovar.


IRN dá as boas-vindas a 75 novos trabalhadores (justica.gov.pt)

«13456

Comentários

  • Otima notícia

  • @eduardo_augusto ,

    você sabe as fases depois das provas de conhecimento? Esperemos que no primeiro semestre de 2024 esta primeira leva já tenha sido efetivada.

  • @eduardo_augusto otima noticia obrigado por compartilhar!

  • @texaslady Ah sim. Tomara, porque né possível. Concurso foi feito no meio deste ano. Até Fev/24 devem empossá-los

  • @texaslady

    Ainda tem a correcao da prova, depois um periodo para recursos... mas nao sei se tem uma arguição oral depois... em todo caso depois ainda tem uma fase de treinamento... esse pessoal nao estará atuando 100% antes do fim de primeiro trimestre, infelizmente.

    Eu procurei de varias maneiras no site, mas sem sucesso, o cronograma completo do concurso. A impressao é que vao fazendo as coisas "no tempo deles".

    Mas a promessa era ter essa galera toda até o fim do ano e isso nao vai se cumprir. A unica boa noticia, como eu mencionei em outro post, é que o numero de processos entrando diariamente no IRN está caindo, em comparação com os ultimos dois anos. Isso contribuirá para reduzir um pouquinho a pressão sobre os funcionarios.

  • Pessoal, acompanhando as propostas de aditamento para o Orçamento de Estado 2024, achei essa interessante e pertinente ao tópico:

    doc.pdf (parlamento.pt)

    Em suma:

    "Artigo 19.º-A Admissão de conservadores e oficiais de registo Em 2024, o Governo abre concurso para a admissão de novos conservadores e oficiais de registo em número que satisfaça as reais necessidades do serviço.

    Nota justificativa: No sector dos registos a falta de recursos humanos é exasperante.

    De facto, a questão mais grave neste sector reside na falta de recursos humanos que leva a que muitos serviços não estejam em pleno funcionamento, sendo enorme a lista das conservatórias que continuam sem conservador, que já ultrapassa as três dezenas. Isto sem falar dos encerramentos pontuais de conservatórias por falta de pessoal.

    De acordo com a Plataforma dos Registos, existe um déficit de 234 conservadores, 387 oficiais de registo especialistas e 1135 oficiais de registos, o que deveras preocupante, sendo esta a classe profissional mais envelhecida da Administração Pública, com uma média de idades situada nos 60 anos.

    Acresce que os serviços de registo foram, nos últimos anos, “encharcados” com novas competências – a mais recente reporta-se à transferência de competências do SEF para o IRN –, sendo que este aumento de competências não foi acompanhado pelo reforço de meios humanos para fazer face às novas tarefas atribuídas.

    Pelo contrário, tem-se assistido à saída de um número significativo de funcionários nesta área, nomeadamente pela via da aposentação (reformam-se, em média, 150 trabalhadores por ano), razão pela qual os serviços estão quase em situação de rutura.

    Acresce que os concursos abertos pelo Governo em junho passado, para 240 novos oficiais de registo e 50 novos conservadores de registo, estão longe de satisfazer as necessidades sentidas neste sector."

    @Admin, sugiro que o título desse tópico seja alterado para algo do tipo "Novidades sobre o IRN" ou coisa do tipo...

  • Mais uma proposta de aditamento ao OE 2024 relacionada ao IRN:

    doc.pdf (parlamento.pt)


  • Mais uma proposta para tentar melhorar o IRN no OE2024:

    doc.pdf (parlamento.pt)


  • obrigado por compartilhar, @Eduardo Alvim

  • editado December 2023

    @Eduardo Alvim @texaslady @LeoSantos @bunker94 @CarlosASP @AlanNogueira


    O número de conservadores e oficiais de registos que serão contratados será maior do que o anteriormente divulgado. Ansioso para ver essa galera começar a trabalhar!!!

    Serviços de Registo serão reforçados com novos trabalhadores até 2024 (justica.gov.pt)


    (dito isso, a promessa inicial era que o concurso em andamento traria reforços ainda em 2023, o que acabou não acontecendo)

  • Excelente notícia! Só fico triste por ser tão lento... Mas, paciência.

  • @eduardo_augusto ótima notícia que venham o quanto antes para reforçar os serviços

  • @eduardo_augusto ,

    boa notícia. Como mencionado na matéria a "modernização de todo o sistema que suporta o processo de nacionalidade" e "o parque informático dos serviços do Registo será renovado" são importantes mudanças que com certeza vão agilizar os processos, exigindo menos tarefas dos oficiais e conservadores. Com certeza 2024 vai ser o ano que vamos começar a ver as melhoras, porém não podemos esquecer que o acumulo de processos ainda não começou a baixar.

  • Como verifiquei nos processos de Conservadores e Oficiais de registro, o processo todo leva no máximo 1 ano para ser concluído, ou seja, como a data de candidatura para as vagas foi em Junho/Julho, até esses meses eles já estarão ativos, não é rápido, porém como meu processo deu inicio agora em Novembro vai acelerar ainda mais meu processo podendo ser concluído ainda em 2024.

  • @welinty


    A promessa era que uma parte desses funcionarios já estaria ativa em 2023... obviamente houve um enorme atraso.

    Eu sempre digo: a perspectiva é de melhoria, mas não tente fazer previsões, planos... tem tudo para levar a frustração.

  • @eduardo_augusto Os que você fala são os do PRR? que era pra suprir a necessidade pós-pandemia? pior que não vi lugar algum falando sobre eles ingressando em 2023 porque a prova que teve de novembro de 2022 fez entrar esses 75 novos funcionários que o criador do tópico citou, pelo que vi esse número de funcionários de 300 que falamos anteriormente será de quase 500 contando, sendo os quase 300 desse exame de admissão de Junho/Julho, eu não estou me programando para nada pois não quero me emocionar atoa e ver que atrasou porque chegou mais processos, mas pelo que falam no IRN, o sistema não foi todo otimizado ainda e o último concurso que teve os candidatos já estavam nas vagas em menos de 1 ano... o que resta é torcer para tudo dar certo e até o final do primeito semestre de 2024 acelere e muito os prazos.

  • @welinty


    Não pode confundir as coisas. Os 75 novos trabalhadores do post inicial foram pessoas transferidas por conta do fim do SEF. Não tem nada a ver com concurso.

    Outra coisa é que existem concursos internos e externos. Se você observar na lista de antiguidade do IRN há conservadores que estão no posto há menos de 10 anos, mas o último concurso externo foi há mais de 20...

    No início de 2023, o IRN anunciou um concurso, pelo qual seriam contratados aproximadamente 300 funcionarios. Falando agora de cabeça, não me lembro os numeros exatos, mas algo em torno de 50 conservadores e uns 250 oficiais de registros. Esse concurso tinha como objetivo que essas pessoas começassem a trabalhar ainda em 2023, o que terminou não acontecendo - a prova mesmo será só na semana que vem!

    Aí essa semana, o IRN fez um novo anúncio, dizendo que vai aproveitar esse concurso para contratar mais umas 200 pessoas... cerca de 20 conservadores e mais uns 180 oficiais. Ou seja, um total de quase 500 novos funcionários. Mas essa galera toda... só vai começar a trabalhar lá em meados de 2024, pelo visto. Isso... se não tiver mais nenhum atraso!

    É isso...

  • @eduardo_augusto Então o efetivo deles vai aumentar bastante, contando os 61 conservadores e Oficiais que entraram em 2023 agora mais os 75 do SEF com os quase 500 agora, serão mais de 600 funcionários novos no IRN, parece que vão priorizar bastante os pedidos de nacionalidades como falaram no site deles, acho que vai uns 20% a 40% do efetivo pra eles já que estão automatizando todo o resto pelo que consta nas noticias deles.

  • Erro meu, acho que os 75 do SEF já devem estar inclusos nesses que vão chegar junto com os 200 pois não tem nada informando que eles já foram alocados.

  • @welinty


    contando os 61 conservadores e Oficiais que entraram em 2023


    Nao sei que conservadores e oficiais sao esses a que vc se refere.

  • @eduardo_augusto No caso foram 61 Oficiais e 35 Conservadores que entraram em 2023, link https://irn.justica.gov.pt/Recursos-Humanos/Recrutamento/Procedimentos-a-decorrer vai na aba *Procedimento concursal - Carreiras de Regime Geral.* e procura Conservadores interno e Oficiais de Registo interno la nos concursos que terminaram, vai aparecer o concurso que foi em novembro de 2022 e foram graduados em Julho desse ano.

  • @eduardo_augusto Esse foi concurso interno e foram transferidos de outros locais para as conservatórias, muitos foram para o Arquivo central do Porto e alguns para outras conservatórias.

  • @welinty


    Ah, interno, claro!


    Foi o que eu disse mais acima, entraram novos conservadores, mas por processo interno.

  • @eduardo_augusto O pior que é da uma ansiedade de acelerarem os processos logo, eu também tentei verificar o cronograma do concurso até a graduação mas eles não deixam datas definidas, o que só sabemos é que eles notificam se a pessoa foi aprovada ou recusada em 5 dias úteis e a pessoa tem até 10 dias úteis para entrar com recurso se for recusada (isso em todo o processo que são 3 etapas) e no final tem o treinamento que você falou que provavelmente deve ser uns 2-3 meses de treinamento da galera... pelo que olhei no último recrutamento demorou uns 9- meses pra serem alocados nas conservatórias.

  • Ou seja, de quase 500 novos candidatos, imagina a demora se muitos entrarem com recurso durante quase todas as 3 fases, no pior dos casos pode ser que sejam graduados somente no final de 2024.

  • @eduardo_augusto Fique até com uma dúvida, o IRN vai entrar em recesso né? falaram que entram no final do ano( não sei a data exata) e só voltam no final de janeiro, será se o processo do concurso ficará parado ou irá ocorrer durante esse recesso deles?

  • @welinty


    A informacao que tenho é diferente. Param apenas nos dias de feriado: natal e ano novo.

    Voce viu algo sobre recesso publicado nos canais do IRN?

  • @eduardo_augusto Vi nada, pessoal tinha postado um calendário e achei que acontecia isso, menos mal se só param nos dias de feriados porque como o IRN é vinculado ao ministério da justiça eu achei que seria igual o Brasil

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.