IRN dá as boas-vindas a 75 novos trabalhadores

1246

Comentários

  • @JohnA acredito que não serão enviados…postaram aqui um email que dizia que os assentos não estão sendo feito mais por pessoas e o IRN postou dias atras um story no Instagram dizendo que registos com pessoas foi finalizado. Então acredito que agora só com a nova plataforma!

  • @JohnA Desde Dezembro/23 que já não redistribuem processos para conservatórias menores. Vão aguardar a nova plataforma!


    @gaabirodriguez Sério ? Nem sabia. Se eles fizeram mesmo o Story no Instagram, confirma totalmente o que disse. Não será nem redistribuídos nem feito "manualmente ".

  • A dúvida é quando começara ser enviado os assentos e aceleração dos processos? já esta para completar 2 semanas do anúncio de lançamento da nova plataforma mas não começamos a ver os processos andarem... só teremos uma certeza de que esta 100% ativo quando o pessoal começar a falar que recebeu o assento no e-mail.

  • @jpvecchi siim, eu devia ter tirado print! Espero estar certa do que vi hahah

    @welinty eu to rezando pra até o fim de janeiro sair os 16mil/20mil (nem sei direito) assentos que falaram.. na notícia falava “em algumas semanas” estão espero que seja mesmo semanas e não meses hahaha

  • editado January 5

    Se eu não me engano eles falaram de 24mil assentos atrasados, mas eu acredito que tenha bem mais do que isso de assento atrasado. A questão é, e depois desses 24mil realmente vai ser algo automático do tipo: Foi aprovado e em 1 dia o assento já vai ter sido gerado?

  • editado January 5

    Uma das coisas que também pode acontecer seria eles travarem o assento igual fizeram durante 3 meses e depois de um tempo eles começarem a usar essa plataforma, porém com menos assento que imaginavamos.

    Foram milhões de euros investidos tudo indica que vão agilizar, mas mesmo assim continuo desconfiado dessa história toda que já era pra a gente ter novidades sobre isso.

  • @JohnA


    Se eu não me engano eles falaram de 24mil assentos atrasados, mas eu acredito que tenha bem mais do que isso de assento atrasado. A questão é, e depois desses 24mil realmente vai ser algo automático do tipo: Foi aprovado e em 1 dia o assento já vai ter sido gerado?


    Existem mais de 300.000 processos em andamento, em diversas fases.

    Não há nenhuma informação pública sobre a nova plataforma, além do que foi divulgado pelo IRN em artigos e vídeos.

    Mas pelo que eu entendo, o processo é mais ou menos o seguinte:


    (1) O Advogado digita todos os dados do requerente na plataforma, inclusive data de nascimento, nome dos pais, nome dos avós, locais, etc. Obviamente, se for o cidadão fazendo por conta própria, os papéis chegarão na conservatória, e um técnico fará a digitação;

    (2) Os documentos são digitalizados - ou pelo advogado, na plataforma online, ou pelo técnico da conservatória, quando for um processo em papel;

    (3) a "Inteligência Artificial" verificará se todos os documentos necessários foram entregues. Para isso talvez utilize de uma capacidade de reconhecimento de texto, provavelmente deve conseguir reconhecer os QR Codes das apostilas de haia, e faz uma verificação. Se tudo estiver 100%, recebe uma "luz verde" e passa para a próxima etapa. Se não estiver 100%, por exemplo, se houver uma falha no reconhecimento do texto, vai para a tela de um técnico ou conservador para conferência manual;

    (4) A "Inteligência artificial" provavelmente seria capaz de reconhecer o texto e verificar se todas as informações digitadas pelo advogado (ou pelo técnico) estão corretas. Se houver divergência, acende uma luz vermelha e vai para uma análise manual;

    (5) No passo seguinte, a própria plataforma já dispara consultas para os outros orgãos, via integração. Então o sistema do IRN conecta com o sistema da AIMA, por exemplo, e verifica se a pessoa está em situação regular, entra na base de dados da Justiça e verifica se a pessoa não tem nenhuma condenação... em teoria, poderia até mesmo entrar na plataforma da Polícia Federal do Brasil e emitir automaticamente uma nova certidão de antecedentes criminais; Em contraste, hoje o processo é todo manual, o técnico da conservatória precisa redigir um requerimento para a Justiça Portuguesa, outro para a AIMA...

    (6) A própria "Inteligência Artificial" analisa a resposta obtida desses órgãos. Por exemplo, se o retorno do Ministério da Justiça for "essa pessoa cumpriu uma pena", já acende uma luz vermelha para o conservador analisar; Possivelmente nessa etapa a "Inteligência Artificial" seja até capaz de já elaborar uma prévia da carta de exigências, se for o caso;

    (7) enfim o processo chega nas mãos virtuais do conservador. O conservador verifica os documentos, verifica se a Inteligência Artificial detectou alguma divergência, e dá um sinal positivo ou negativo para aquele processo, ou se há alguma exigência adicional;

    (8) se tudo estiver 100% correto, não houver nenhuma dúvida, nem nada a esclarecer, com o sinal positivo do conservador as informações são transmitidas eletronicamente e automaticamente para o SIRIC (Sistema de Registo e Identificação Civil, se não me engano) e o assento de registro é criado. Provavelmente aqui caia também na mão de um funcionário que vai apenas conferir e "assinar" eletronicamente;


    Para contraste, hoje, quando o conservador dá um despacho positivo, isso é uma carta, sim, uma carta, elaborada e assinada pelo conservador, que é então enviada para o departamento do IRN responsável pela criação de registros. Aí cai numa pilha, e um técnico precisa pegar para fazer. Imagino que cada um dos muitos conservadores tenha seu próprio estilo para redigir esse despacho, então os pobres dos técnicos ainda precisam "interpretar" o que os conservadores queriam dizer...


    Enfim, tudo pura especulação minha, mas acredito que não seja muito diferente disso.

  • editado January 5

    @eduardo_augusto Tecnicamente é e dessa forma que acontecerá, minha dúvida é, IA é uma interface burra que precisa de muitas informações para começar a entender o processo de algo, como a IA do Google que era burra demais mas utiliza das informações de pesquisa do mundo todo para aprimorar o conhecimento e não errar, como uma IA nova dessas vai ter capacidade de reconhecer todas informações e textos? será se durante o ano de 2023 inteiro eles ficaram aprimorando o conhecimento e reconhecimento da IA e por isso não conseguiram lançar ela tão cedo? se não teve tantos aprimoramentos a IA irá errar muito e provavelmente os conservadores vão precisar corrigir manualmente algumas informações até a IA acertar, deve ser por isso que em todas as consultas aparece que pode alterar as informações manualmente.

  • O que não apareceu até o momento é a parte do sistema que vai gerar o assento, só apareceu essa parte aonde o conservador acompanha as consultas.

  • @welinty


    Tecnicamente é e dessa forma que acontecerá, minha dúvida é, IA é uma interface burra que precisa de muitas informações para começar a entender o processo de algo, como a IA do Google que era burra demais mas utiliza das informações de pesquisa do mundo todo para aprimorar o conhecimento e não errar, como uma IA nova dessas vai ter capacidade de reconhecer todas informações e textos? será se durante o ano de 2023 inteiro eles ficaram aprimorando o conhecimento e reconhecimento da IA e por isso não conseguiram lançar ela tão cedo? 

    Não sei dizer que tipo ou complexidade de problemas a equipe de informática do IRN encontrou para implementar o sistema. Mas comparar com o Google é injusto. O IRN lida com um número limitado de documentos, e com processos padronizados. Considere que cerca de 40% dos processos que chegam em Portugal, são de Brasileiros. O formato das nossas carteiras de identidade é padronizado, o formato das certidões de nascimento é padronizado, a certidão de antecedentes criminais pode ser obtida via internet... Se a "inteligência artificial" conseguir processar com acurácia 95% desses documentos, já será uma economia enorme de tempo.


    O que não apareceu até o momento é a parte do sistema que vai gerar o assento, só apareceu essa parte aonde o conservador acompanha as consultas.

    Mas o que você espera ver exatamente? Será uma simples comunicação entre uma plataforma e outra.

  • @eduardo_augusto Bem interessante, se for isso mesmo. Vai simplificar bastante para eles, o que acaba sendo bom para todos.

  • @eduardo_augusto

    OCR (reconhecimento de texto) é uma grande ferramenta, mas ainda está muito longe de ter um nível de confiabilidade que chegue perto do olho humano. Ela ajuda muito ao poder processar um enorme volume rapidamente, mas a quantidade de erros absurdos que gera ainda é enorme.

    Pode funcionar razoavelmente bem para certidões digitadas, mas para certidões manuscritas é bem fraco o resultado ainda. As certidões não são realmente padronizadas; a caligrafia dos escreventes pode ir de um garrancho incompreensível até aquela letra "linda de professora". Eu ajudo as pessoas a buscarem certidões e vejo esses erros "absurdos" na leitura OCR aparecerem com uma frequência - mesmo para as certidões do Rio de Janeiro de 1929 a 1960 (um período e território bem limitado). O Family Search que, como se sabe, é um dos líderes mundiais nesse setor e investiu muito em tecnologia, passou recentemente essas certidões (e de muitos outros lugares e períodos) por OCR para indexar parte do seu gigantesco acervo. Digamos que o resultado final é bem mais ou menos (mas muito melhor que não ter indexação nenhuma). O Arquivo Nacional também indexou essas mesmas certidões desse período do Rio de Janeiro "no braço" (funcionários leram os documentos e digitaram os campos principais numa base de dados); os resultados do AN são claramente superiores - só que levou uma eternidade para fazer.

    E nem falamos dos batismos PT, que constituem uma parte importante dos documentos enviados por requerentes. Não há padronização nenhuma; há centenas de freguesias e mesmo dentro da mesma freguesia cada pároco podia colocar os dados de maneiras absolutamente diversas; nem o mesmo pároco era sempre consistente ao lançar os batismos, casamentos etc. E volta o problema da leitura da caligrafia de cada um. A OCR e IA infelizmente ainda ficam muito perdidas com isso.

    Um exemplo comum de erros de IA/OCR: quando um terceiro declara o nascimento da criança. ela não "entende" isso e acha que aquilo é o nome do pai da criança. Aí o arquivo fica indexado com o sobrenome do declarante, que pode não ter nada a ver com a família. Outro é confundir "sessenta" com "setenta" e por aí vai.

    Não se pode esquecer que um grande volume dos processos eram de sefarditas (deve diminuir com o aperto nas regras) que estão espalhados por várias partes do mundo. Não acho que o grosso dos requerentes sefarditas sejam do BR (mas não estou certo disso). Isso traz uma diversidade grande de formatos de registros submetidos.

    Acho que no futuro próximo, mesmo usando OCR, essa parte de "ler" muitos dos documentos submetidos ainda precisará de um alto grau de intervenção humana para gerar um grau de confiabilidade suficiente para se decidir dar a cidadania a alguém. Mas, sem dúvida, essas ferramentas irão evoluindo - só não sei quando essa evolução será suficiente para aumentar a um nível satisfatório para os fins de nacionalidade.

  • @CarlosASP


    Concordo contigo, a tecnologia não é perfeita, e no caso do FamilySearch volta e meia também encontro erros "absurdos". Mas para uma ferramenta de uso gratuito, não tenho do que reclamar.

    Não sei o que o IRN desenvolveu ou comprou (provavelmente, comprou). Mas há uma diferença importante aqui: pelo que eu vi da plataforma, o advogado, ou o próprio técnico do IRN, digita primeiro as informações do requerente na plataforma. A IA apenas procuraria "confirmar" as informações, o que me parece, seria uma tarefa mais simples do que fazer a compreensão de todo o texto. Mas de novo, estou falando apenas de especulação. Não sei como o sistema foi projetado.

    Quanto ao número de processos do Brasil, me oriento nos últimos dados tornados públicos, de 2022: Dados e Estatísticas | Partilha.Justiça.gov.pt (justica.gov.pt) você pode ver que aproximadamente 40% dos pedidos vieram do Brasil, mas não me atentei: não tem uma categoria "outros", são apenas os 5 países com maior número de requerimentos. Talvez os do Brazil fiquem aí em torno de 25% no fim das contas. Mas já é um número significativo.

    Bem... não adianta a gente alongar a discussão muito né... é torcer para que essa ferramenta cumpra o que está prometendo que que a gente veja logo os processos avançando. Nos outros grupos que acompanho, vi um ou outro processo terminando com a emissão do assento, mas nada que indique ainda uma emissão em massa dos processos. Por outro lado, positivo, há muito tempo não vejo mais exigência de RG do filho do português nos processos de neto...

  • Existe tecnologia muito mais evoluída do que as que temos acesso, seja por ser de graça ou barata, não se compara com as tecnologia de ponta no que diz respeito ao OCR. E não sabemos exatamente no que o OCR será capaz de ajudar no novo processamento, mas penso que erros “absurdos” sejam facilmente detectados por um programa ajustado e que faça uma varredura com rigidez alta, pois isso iria filtrar coisas certas, mas que não teria o grande trabalho se tivessem que fazer o trabalho considerado fácil e que é a grande maioria é que gastaria um tempo do funcionário. Penso que teremos menos erros do que antes, em que pese os erros continuarão acontecendo, mas penso que em uma quantidade significativamente menor.

    @eduardo_augusto @CarlosASP

  • Temos que lembrar que OCR é normalmente utilizado para reconhecimento de letras imprensa que segue um padrão e é mais fácil reconhecimento, mas se for para ler certidões escritas a mão desde antigamente ela terá que ter um cache de memória para identificar os garranchos e letras de "médico" em certidões antigas que na maioria das vezes é incompreensível para um conservador identificar e precisa da digitada, empresas como Google e Microsoft investem milhões de dólares para aprimorar o machine learning das IA para evoluírem de forma autônoma e para saber a confiabilidade dessa IA do IRN só sabendo quem foi a empresa por trás do desenvolvimento dela, se ela é conhecida no mercado de IA com reconhecimento OCR.

  • Acabei entrando na área de concurso do IRN e vi que para soltarem entre uma ATA e outra levou mais de 1 mês, então os que fizeram a prova de conhecimento agora dia 21 de Dezembro só terão respostas sobre a admissão/exclusão no final de Janeiro ou inicio de Fevereiro... se contar depois com a outra ATA que terá do exame psicológico terá uma resposta em março/Abril e para serem graduados será entre o mês de Maio/Junho se atrasar ou pode ocorrer até em Abril mesmo, mas acho que é isso, os quase 500 novos funcionários entrarão no segundo trimestre de 2024 provavelmente.

  • Oi gente! Uma conhecida minha falou com uma advogada que trata processos de nacionalidade em Portugal e segundo ela a nova plataforma apenas vale para processos iniciados em dezembro 2023, e que ela não serve para os registos atrasados. Não faz muito sentido pra mim, visto que nas matérias eles falam sobre 23mil processos em estado de registo porém quem aplicou em dez/2023 obviamente não esta em fase de registo… além disso teve email que disse que os assentos manuais não estavam mais acontecendo… e o twitter que dizia que assentos estavam para sair em janeiro. Eu realmente espero que a informação dessa advogada não seja veridica

  • editado January 10

    @gaabirodriguez Bom, ela é advogada e não representante do IRN ou ministério da Justiça, nenhum advogado sabe como funcionará o sistema pois é algo interno do próprio IRN, o que advogado só tem acesso é ao processo online para cadastrar e só, tenho certeza que ela nem sabe o que fala, o próprio IRN e o Secretário de Estado da Justiça já informou que dentro desse mês serão emitidos esses 23 mil registos atrasados, algo que pode atrasar, mas falar que é somente para processo de Dezembro de 2023 é uma loucura absurda, como seria aprovado 20 mil processos em um prazo tão curto sendo que levam 9-10 meses para sair da bolinha 1 até a 6?

  • Os processos continuaram sendo enviados em lote para conservatorias menores para emissão de assento, logo...

  • @welinty exatamente! Achei a informação dela sem sentido

  • @gaabirodriguez @welinty não acho absurdo isso, até porque não sabemos na prática o que foi modificado no sistema, inclusive no que concerne a alimentação, e também por ser um sistema teste, com possíveis assinaturas de responsabilidades pelo advogado a partir de determinada data. Isso tudo para servir como teste. E delimitando o período, eles podem inclusive verificar erros e ajustes a serem corrigidos. E quando ao fato dela ser advogada, penso que ela possa ter acesso à pessoas que não temos acesso diretamente no IRN. Quando estive no CRC, eu mesmo fiquei conversando com uma pessoa durante muito tempo. No início desse ano, eu fiz um curso com aulas diárias e que umas das professoras era uma conservadora e muitas coisas foram perguntadas a ela. E ela respondia sem cerimônia. Assim, não acredito cegamente, mas da mesma forma não descarto a possibilidade.

  • @isabelfaia @Mpatricio Se eu não me engano foram vocês que relataram que receberam email da ACP dizendo que o assento não será mais feito de forma manual e sim automática, certo? Alguma novidade do assento de vocês? pergunto pois alguns processos foram enviados para outras conservatorias menores hoje.

  • @Destefano Essa fala dela é meio sem sentido, se ela falasse que ao menos processos de Dezembro de 2023 tivessem uma prioridade maior para ser usado de testes no novo sistema eu até entenderia e não questionaria, mas falar que somente processo de Dezembro de 2023 em diante é muito contraditório com o que os membros oficiais do governo falaram...

  • @JohnA Pode ser também que o processo desses que falaram que receberam e-mail foram selecionados aleatoriamente para serem testados na emissão automática nessa conservatória, pode ser que algumas conservatórias estão recebendo recebendo membros do IRN para ensinar a mexer no sistema novo e eles não pode emitir mais de forma manual enquanto outras conservatórias não recebem a visita para aprender a mexer mas estão no calendário de visita e enquanto isso eles emitem de forma manual, pode ser só coisa da minha cabeça ou pode ser verdade.

  • @welinty mas ela não está falando diretamente no grupo. Uma forista falou com uma amiga, que por sua vez falou com a advogada. Difícil falar que a fala da advogada é isso ou aquilo. De toda forma, reitero, nem totalmente certo e nem totalmente errado. Ao menos é essa a minha opinião.

  • @Destefano Concordo, pode ser uma fala que não entenderam bem e só repassaram, mas ainda é algo difícil de acreditar, o ruim é que só viveremos de teoria pois o IRN ou os membros sequer querem se posicionar sobre como funcionará ou dar alguma resposta que não seja vaga.

  • @JohnA também não entendi o e-mail de que os assentos não seriam mais gerados manualmente depois dessas novas transferências, por aqui continua tudo na mesma. O jeito é aguardar até o final do mês e ver o que acontece.

  • editado January 15

    @Mpatricio Pois é, você recebeu a senha em janeiro de 2023 e foi aprovado recentemente?

    Tenho uma teoria kk

    Se o quê as advogadas falaram for metade verdade até porquê pode ter havido uma confusão.. mas pode ser que eles queiram pegar alguns processos que foram aprovados de Dezembro pra ca como teste ou pra dar a impressão de que os prazos voltaram ao normal no sentido "Olha a plataforma ta funcionando valeu o investimento agora o assento do pessoal que foi aprovado em Dezembro e Janeiro já foram até emitidos" ai após essa demonstração teste ai sim que eles iriam limpar o backlog do pessoal que está na fila há 7 meses etc.

    Se vocês forem perceber na tabela do mês de janeiro/2023 tem um total de 23500 processos quase os 24mil processos que foram anunciados que seriam emitidos. Se o seu @Mpatricio for de janeiro/2023 essa tese acaba ganhando mais força ainda... em tese inicio de fevereiro iriam emitir todos os assentos com senha recebida em Janeiro, o pessoal de fevereiro teriam os assentos emitidos em Março e por ai vai indo, agora o pessoal que ta na fila há 7 meses não sei...

    Não faz sentido e a possibilidade de ser isso é bem baixa, mas se for levar a sério o quê as advogadas falaram.. ai acaba gerando espaço pra criar teorias também 😅😂

  • @JohnA Pelo que acompanhei nessas 2 semanas eles obviamente não estão usando o novo sistema para completar os processos, pode ser que esta ocorrendo algum bug/erro e estão tendo que fazer manualmente os processos, pois segundo o vídeo que lançaram de anúncio do novo sistema (https://justica.gov.pt/Noticias/Nova-Plataforma-da-Nacionalidade-vai-poupar-20-mil-horas-aos-Registos?pk_vid=622da312bcfd9ec51705494983a3bcfb assista do 1:25 até 1:36) falam que o conservador só irá analisar os elementos e se decidir favoravelmente o registo é feito na hora... então tudo da a entender que realmente não estão usando o sistema ainda pois os prazos permanecem o mesmo de antes.

  • @JohnA Acho mesmo que esse sistema é o famoso 171, pelo que vi gastaram 1 milhão de euros nele e falaram que é o gasto inicial, é um gasto até que alto para um sistema de 1 órgão somente e mesmo assim com 1 mês de funcionamento praticamente não entregou absolutamente nada do que prometeu kkkkkk.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.