IRN dá as boas-vindas a 75 novos trabalhadores

1356

Comentários

  • @eduardo_augusto

    As provas de admissão estão já agendadas para a próxima semana, de acordo com as listas provisórias publicadas. 

    Pelo visto serão 2 concursos, um começa a prova essa semana e o próximo que veio do PRR vai ser na próxima semana.

     o que vai permitir agilizar o procedimento e garantir a entrada em simultâneo dos trabalhadores nos respetivos serviços

    Estranho falarem que vão agilizar sendo que já esta com um atraso absurdo desde Junho e ao invés de fazerem tudo de uma vez eles vão separar os exames... sei la como eles querem agilizar separando.

  • @welinty


    Também não entendo muito bem o jeito de eles organizarem esse concurso. Aqui no Brasil tipicamente só se verifica a documentação dos candidatos aprovados nos exames de conhecimento.

    No concurso do IRN, eles avaliaram os currículos e documentos de todo mundo que se inscreveu, para aí determinar quem poderia fazer a prova de conhecimentos.

    Aparentemente o número de candidatos foi maior que o esperado, o que levou a esse atraso.

    Quando eles anunciaram esse concurso, disseram que os novos empregados estariam trabalhando ainda em 2023, mas pelo visto vai ficar para algum momento no primeiro semestre de 2024...

    Outra coisa que eu observei nas fotos e que me pareceu interessante é que a prova de conhecimentos foi com consulta (pelo menos havia um monte de gente nas fotos com vários livros em cima das mesas...).

    Enfim... nada a fazer, apenas esperar. No meu caso, um processo de Agosto/21, que eu esperava que teria pelo menos o despacho em 2023. Vai ficar para 2024...

  • @eduardo_augusto Esse que é o estranho, se fosse feito a verificação após a prova já pouparia de ter que verificar 4700 candidatos kkkkkkkkk, que forma de concurso estranho, e ainda esses 4700 tem chance de entrar com recurso em todas etapas do concurso, imagina a demora se metade entrar com recurso? ai tem um tempo para o juri analisar e tudo, só isso ja deve aumentar 1 ou 2 meses para a graduação de todos aprovados, quem entrou com processo no ano retrasado ou no começo desse ano ainda tem chance de ter o processo um pouco acelerado por conta desse novo sistema, eu que entrei no final de novembro agora tenho chance de terminar meu processo no mesmo prazo que voltar a normalidade por la.

  • @eduardo_augusto depende do concurso. Temos alguns exemplos de concursos como os de Portugal. Professores de universidade pública e militares nós temos alguns exemplos. Confesso que não sei a razão disso. Temos que pensar que além de ser oriundo da cultura pode ser da própria legislação que assim seja.

  • @Destefano


    Sim, sei que nem todos os concursos no Brasil seguem essa ordem, por isso mesmo disse "tipicamente" - na verdade justamente tendo os concursos universitários em mente.

    Também não sei se é um aspecto cultural ou legal.

    Faço uma comparação com os concursos para delegado: também tem um nível de complexidade, envolve tomada de decisões, e exige uma qualificação específica (formação em direito, como no concurso para conservador). Olhei alguns editais e em todos na minha amostra, primeiro é feita a prova de conhecimentos e só depois a prova de títulos.

    Mas enfim... é apenas bate-papo, não afeta em nada o concurso de conservadores :-)

  • @CarlosASP O sistema que você falou que vai ser integrado com o dos consulados é esse?

    para enxergar precisa aproximar um pouco. Se você ver no topo da página tem um Posição-Qualidade, o que será isso? parece que deu para entender um pouco como esse sistema deles vai funcionar por meio de validações, parece que eles inclui o processo no sistema e a IA vai fazendo as validações de acordo com o que vão incluindo e tem um "número de atividade", pode ser o número de validações que foram feitas pelo conservador no processo, parece que o sistema não é só esse pois não tem nada vinculado a emissão de assentos... seria legal se divulgassem como funcionaria o sistema deles.

  • @welinty

    Não sei os detalhes.

    Quem submete os processos via consulados, no fim do processo em geral fica muitos meses com a mensagem "aguardando integração do assento no sistema SIRIC" (isso quando há alguma forma de feedback; nem sempre há em processos via consulados).

    Pode ver aqui alguns desses comentários:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/333399#Comment_333399

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/317494#Comment_317494

    Mas isso sempre foi algo gerido pela CRCentrais em Lisboa; provavelmente com inserção manual dos dados (igual a fase final dos processos na ACP, na própria CRCentrais etc). Me parece que agora essa inserção no SIRIC se dará de forma mais automatizada. Eu também não conseguia entender a razão de se ter que entrar de novo dados que eram essenciais desde o início da tramitação. Só podia pensar que talvez fosse uma forma de auditoria e verificação - tendo pessoas diferentes que entrar os mesmos dados para evitar "inconsistências".

    Eu sei por infeliz experiência própria que a criação de assentos se dava com nova inserção manual de todos os dados da pessoa (nomes etc). O assento de minha mãe foi criado com incríveis 8 erros (inclusive o sexo!), Eu consegui notar pelos erros que quem criou o assento não leu as retificações que estavam na margem da certidão de nascimento dela - retificações de nomes que eram essenciais para a aprovação e que o conservador que aprovou o processo certamente leu para dar o despacho favorável.

    Além disso, teve um período (bem curto; não durou muito tempo a alegria) há uns anos onde o consulado do Rio conseguia que processos de filhos feitos nesse consulado fossem quase que "imediatamente" inseridos no SIRIC. Tinha gente que saía com o assento na mão no mesmo dia, ou no dia seguinte.

    Claramente era algo informal entre o consulado do Rio e algum contato deles na CRCentrais, aquelas coisas que conhecemos bem no BR também (a "rede de amizades e favores para conhecidos"). Não estou falando de nada escuso (todo mundo que deu sorte de fazer processo nesse curto período conseguia isso), mas o Rio tinha conseguido que alguém em Lisboa pegasse todos esses processos vindos de lá e não caísse na fila geral de processos aguardando a tal integração no sistema.

    Acredito que não durou por 2 razões: isso gerou uma correria de todo mundo querer dar entrada de processo de filho pessoalmente no Rio; e, imagino que a rede de consulados de PT no mundo tudo e todos mais aguardando na fila "normal" devem ter questionado a existência desse "canal prioritário". Pois, obviamente, ao passar na frente esses vindo do Rio, aumentava o tempo que o resto do conjunto dos processos levava para ter sua vez.

  • @CarlosASP Fui assistir o vídeo de apresentação do novo sistema e acabei notando parte de funcionamento do sistema e realmente esta integrado com o SIRIC e o sistema tem tudo incluso para eles, desde consultas a documentos associados e etc... tem até um painel de atividade de processos que mostra o parecer de entidades externas e consultas internas.


  • editado December 2023

    @welinty SIM! Aparentemente muito completo e intuitivo. Coincidentemente ou não, a certidão digitalizada é uma de nosso país REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

    Não acho que seja de propósito. Afinal, a grande maioria de descendentes de portugueses originários que requerem a Nacionalidade Portuguesa são de cidadãos brasileiros.


    A nova plataforma deve estar em contínua e gradual implementação. DEUS QUEIRA que até os próximos meses, muita coisa ande rápido.

    E até o fim de 2024, tudo volte ao " normal que tange os prazos originais "

  • @jpvecchi As únicas coisas que não entendi nesse sistema são esses "Processos para indeferimento 14.29" e "tempo médio por validação 13:27:22", sera se o sistema de validação demora esse prazo em horas/minutos/segundos para concluir todas validações necessárias? ou somente 1 validação por vez? agora aquele 14.29 que me intriga, se ele concluir todas validações em 13 horas até que é rápido e vai acelerar muito os processos, podendo em fevereiro de 2024 já ter todos assentos em atraso emitidos.

  • @welinty Mero palpite: 14,29 = pode ser taxa em % de indeferimento preliminar em sistema.

    Já o tempo médio de validação junto as entidades externas, creio que seja esse mesmo. Pois AIMA, DGAJ, e até mesmo o SIRIC está interligado, cabendo uma única atividade manual que é do Conservador fazer a análise final e o despacho.

    De resto, o sistema se encarrega!

  • @jpvecchi @welinty que bacana esse sistema, se for assim mesmo a tendencia é que o prazos caiam drasticamente!

  • @AlanNogueira Mas pelo menos na TEORIA, é isso mesmo.

    Querem normalizar até fim do próximo ano, todos os antigos prazos. Seja voltando de filhos 1C para 6 meses em média, ou netos até 24 e 29 meses. (talvez até menos futuramente)

    Claro que vai ser gradual, pois há uma enxurrada para " imputar no sistema e o mesmo fazer girar ".

    Mas acredito DEUS QUISER, ano que vem será de muitas novidades

  • Tomara! E já tem data definida para este sistema começar a funcionar no dia a dia, realmente?

  • @verifel Pelo e-mail que responderam para uma pessoa aqui do fórum eles estão testando o sistema ainda e provavelmente nas próximas semanas já comecem a utilizar ele normalmente se não apresentar erros e nem bugs.

  • editado December 2023

    O proximo dia 10 será decisivo para saber se estão perto mesmo de usar o sistema ou não.

    Quase sempre todo dia 10 de cada mês eles enviam um lote para outras conservatórias para emissão de assento, se eles não enviarem nada do dia 10 para 15 provavelmente até o fim de janeiro eles deverão começar a usar essa plataforma e vamos passar a ver um monte de assentos sendo emitidos.

    Agora se alguns processos forem transferidos para outras conservatorias ai penso eu que deve ficar lá pra fevereiro ou depois.

    Mas como algumas pessoas já relataram que entraram na fila do assento automatico, bem provavel que até a metade de Janeiro tenhamos novidades.

  • @welinty @verifel @JohnA @jpvecchi


    Não tentem analisar muito esses comunicados do IRN. Nãos vagos, imprecisos...

    Essa história de sistema, vem de 2022. A promessa era ter o sistema funcionando no fim de 2022, mas só começou a ser implementado mesmo em fevereiro (apenas algumas categorias de nacionalidade e só por advogados), aí em maio ampliaram para todas as categorias, agora em dezembro veio essa novidade de que para advogados seria obrigatório o uso do sistema. E na semana passada esse "grande anúncio", de algo que havia sido prometido no ano passado! Isso porque eles não dão a informação completa. Poderiam ter deixado todo mundo mais tranquilo se tivessem explicado que o sistema seria implementado em fases, etc. Agora mesmo, vimos que no primeiro anúncio falaram de "imediatamente emitir 23 mil registros", no dia seguinte virou "nas próximas semanas", e agora temos um e-mail do IRN falando que o sistema ainda está em testes". Resumindo: fizeram a maior fanfarra para anunciar algo que nem operacional está!

    Outro exemplo: também no fim de 2022 ou início de 2023, não me recordo agora, anunciaram o concurso externo, prometendo que os novos funcionários seriam integrados ainda em 2023. As provas foram realizadas na semana passada, e não há nenhuma informação pública (que eu tenha encontrado) dizendo quando exatamente começarão a trabalhar...

    Não há muito o que fazer pessoal, é só esperar mesmo... um dia a nacionalidade saí!

  • @eduardo_augusto O bom é que ja esta em fase de testes, e semana que vem ja vai ter anuncio dos aprovados no exame agora de 21 de dezembro pois fala no edital que é informado no site em até 5 dias úteis, provável amanhã ou semana que vem ja saberemos.

  • @JohnA @verifel @welinty

    De fato, acredito que a questão do " lapso temporal " se deva mais ao TREINAMENTO dos Oficiais e Conservadores para utilizarem a nova plataforma que " testes de software " ainda.

    O que ficou subentendido no E-mail enviado pelo funcionário do ACP é que " nenhum processo será registrado manualmente no sistema SIRIC ", portanto, não haverá mais redistribuição em lotes para outras conservatórias menores, pois JUSTAMENTE aguardam o treinamento final para que o " novo sistema de plataforma" o faça automaticamente, sem intervenção humana.

    Tanto que não redistribuíram mais processos.

    Acredito que com a nova plataforma em vigor, o SIRIC barre essa " inserção manual ", portanto temos que aguardar!

  • editado December 2023

    @eduardo_augusto Tomara que tenha varios candidatados brasileiro.

  • editado December 2023

    @jpvecchi Tem que ver também os BUGS , para não deixar as máquinas erraram, tem que ter uma mente humana para supervisionar erros que possam ser cometidos por máquinas.

    E quem emite os assentos de nascimento.

    Quem dá a assinatura . Imaginem. Centenas de assentos na mesa de uma pessoa para assinar... gera tempo para uma pessoa assinar tudo.

  • @bunker94 Por isso existe a famosa "Assinatura eletrônica" o sistema deles já deve ter isso obviamente, não teria sentido criar um sistema caro desses que chega na casa dos milhões de euros para no final ter um srzinho sentado na mesa tendo que imprimir para assinar e depois escanear e enviar no e-mail do cidadão, o próprio sistema de I.A deve validar a assinatura do conservador.

  • Concordo plenamente com você @welinty . Só o que for ESTRITAMENTE necessário, sofrerá intervenção humana manual. O resto, o sistema se encarrega.

    Afinal, casa de MILHÕES de EUROS, não é aceitável de forma alguma, o sistema não resolver 90% das ações de forma automática

  • Eu so sei que isso é muito bom pra ser verdade kkk

  • @JohnA concordo com você. Só comemoro quando começar a ter resultados.

  • @welinty Ainda tem um data-lhe , se for a IA que for analisar os processos , não vai passar nada desapercebido qualquer divergência será acusada , nome , data ou alguns outros dados.... Antes poderia passar batido , agora se for IA dependendo da configuração..

    Antes tinha uma pessoa que poderia ser exigente ou não , agora com a IA..

  • @bunker94 Pelo que mostra nas fotos que enviei aqui o sistema só vai validar informações internas e externas e ficará na responsabilidade do conservador deferir ou indeferir a validação e provavelmente fazer uma alteração manual... o sistema foi pensado em tudo pois falam que eles consultaram os funcionários na hora de criar o sistema, se foram realmente consultados fizeram um sistema ideal para diminuir o trabalho deles de pesquisar e validar e provavelmente só vão dar uma olhadinha e 1 clique pra recusar ou aprovar.

  • @welinty Exato. Digitalizado os processos, o sistema " faz tudo ". Afinal... MILHÕES de Euros tbm ne ????.

    Cabe ao Conservador a " palavra(decisão final) " e uma possível revisão dos dados. Nada mais.

    Feito, até o sistema emite de imediato o registro!

  • Se os assentos não forem mais enviados para outras conservatorias menores de hoje 05/01 até 15/01 já da pra começar a se iludir com a nova plataforma

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.