IRN dá as boas-vindas a 75 novos trabalhadores

1234568»

Comentários

• @texaslady

Tem essa portaria; não sei se há uma mais recente:

https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/portaria/135-2019-122279880

Extratos de trechos sobre conservadores:

A formação inicial específica regulada no presente diploma compõe-se de duas fases, sendo a primeira de cariz teórico e a segunda de índole prática.

A fase teórica da formação inicial tem a duração de cinco meses e destina-se a habilitar os candidatos a conservador de registos com os conhecimentos teóricos aplicados ao exercício das respetivas funções na carreira.

...

Finda a fase formativa teórica do curso de formação específica, os candidatos a conservador de registos frequentam a fase formativa prática, com a duração de sete meses, a decorrer nos serviços de registo sob orientação de conservadores formadores, a qual visa proporcionar uma formação adequada, em especial de caráter prático, ao exercício das funções.

...

Durante a fase formativa prática, os candidatos a conservador de registos executam as tarefas que lhes forem distribuídas pelo conservador formador, e procedem à apreciação das questões que lhes forem indicadas, designadamente:

a) Elaborar projetos de registos nas áreas dos registos civil, predial, comercial, de pessoas coletivas e automóvel;

b) Intervir em atos preparatórios de processos de registo;

c) Coadjuvar o conservador formador nos atos solenes que este pratique.

Me parece que, na segunda fase, eles já ajudam a um conservador "efetivo" no trabalho. Mas parece levar ao menos um ano até a pessoa ter "plenos poderes".

• @CarlosASP @texaslady

na época que anunciaram o concurso, fizeram um workshop para tratar de como seria o processo seletivo e a formação.

IRN promove workshop para desenho de modelo de recrutamento

eu me recordo de ter lido em algum lugar que a idéia é que os conservadores já fossem "aprendendo na prática", mas não sei que fim levou...

de qualquer jeito, quando a gente lê "governo preenche vagas" e depois lendo o artigo entende que na verdade apenas autorizaram que as contratações sejam feitas (em algum momento não definido), percebe-se que a casa não está arrumada...

Governo concretiza recrutamento de 2023 e abre novo concurso

• @Anapaulaab Ao que aparenta... no ACP irá subir de 18 para 27 Conservadores.

Em Lisboa, dos atuais 40 para 56.

Representando aumento de 50% de cargos no ACP e 40% em Lisboa, respectivamente

• @jpvecchi já é uma boa notícia mais pelos processos que possuem no momento na CRC ainda são poucos conservadores infelizmente haha 😰 aproveitando este tópico deixa-me tirar uma dúvida, os oficiais de registro também podem fazer a análise dos pedidos? E o conservador apenas dar o aval final se defere ou não o pedido de nacionalidade, foi uma dúvida que me surgiu ontem quando estive a ler o que um oficial de registro pode fazer na função.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.