Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11111121141161171559

Comentários

  • @fulviopinto

    Manda email para CRC centrais.

    @Mei Hello dear friend rsrsrs
  • editado November 2017
    Boa tarde! Liguei na LR agora pouco e até semana passada meu processo não saia da fase inicial, ou melhor, elas diziam que não estava com ninguém meu processo ainda.
    E a resposta hoje foi, que meu processo já está assinado, fase de despacho favorável!!!
    Agora é contagem regressiva para a fase de registo.
    Que se for de acordo com a planilha dia daqui 15 dias mais ou menos sai.

    Continuo na torcida e oração!!!
  • @David Lima muito obrigado.
    Estou tranquilo e confiante, uma média de 5 meses para sair um processo que pode mudar a vida de muitos aqui, tá ótimo, vale a espera.
  • Queridos boa tarde
    Tb estou na luta no ACP. A documentação da minha mãe foi postada no final do mês de agosto. Enviei e-mail para lá para obter o número do processo e a resposta ocorreu em 06/09. O processo somente foi autuado. Acabei de ligar para a LR e não houve qualquer andamento até a presente data. Pela leitura no fórum a estimativa era da cidadania sair em 3 meses. Super desanimada!
  • @Lara Amaral o prazo médio está entre 4-5 meses. Pelo que parece eles estão trabalhando nos processos de julho atualmente. Eu não desanimaria não, está dentro do esperado.
  • Em alguma discussão li, salvo engano, que a LR estaria com informações desatualizadas. Isso é possível? Tb tentei ligar diretamente para ACP mas não atendem ao telefone...
  • @Paulo Pacheco, tomara! Estou super ansiosa para dar entrada na minha documentação! Quero ir embora. Moro no RJ e a violência está insuportável! Obrigada!
  • Processos de atribuição entregues na 4ªCRC Porto são enviados para a ACP?

    Entregues pessoalmente na 4ªCRC PORTO 24/10/2017
    Processo 48xxx/2017.

  • @Mei Obrigado. Já tenho toda documentação pronta. Só vou ter que esperar para tirar um RG novo pq o meu tá com 10 anos cravados. Uma dúvida que tive. A minhã avó (que é por quem meu pai fez a atribuição ) tinha 2 sobrenomes portugueses, quando se casou no Brasil tirou um deles para colocar o sobrenome do meu avó. Quando fizemos a transcrição do casamento dela no consulado, a atendente falou que pela lei portuguesa isso não era válido (a perda de um sobrenome para receber o sobrenome do marido). E acabou que o nome português dela ficou como o de solteiro. Nos documentos do meu pai vieram assim. Alguém já teve problemas com isso ou tem alguma sugestão do que fazer? (Pois na minha certidão o nome da minha avó será um e na certidão de meu pai constará como nome da mãe dele algo diferente). É cada coisa que acontece...
  • O email das CRCentrais não mais funciona pois deve ter recebido uma avalanche de mensagens após ser publicado aqui.
    Escrevi para lá perguntando da conclusão do processo e a resposta da D. Conceição foi que devo tratar disso com o ACP. Essa mensagem veio com cópia para o ACP, que não respondeu.

    Liguei na LR (pela primeira vez desde o envio) e segundo eles segue em Análise.
  • Obrigado @marcia, ótimas notícias.. rs rs

    Quanto a CRC para atribuição de menores de 12, ACP também é uma boa ? Estou na dúvida se deixo um pouco pra frente e faço presencialmente...

    Obrigado
  • @marcia, estava dando uma olhada na relação de docs e fiquei com dúvida na certidao de nascimento da mae portuguesa. No caso dos meus filhos eles terão um pai portugues e a mae brasileira... Uso a certidao simples do pai ?

    Formulário 1C colorido, impresso em 1 pagina, preenchido e assinado pelos pais do requerente e com firma reconhecida por Autenticidade
    Certidão de Nascimento do Requerente, do Tipo Inteiro Teor por Cópia Reprográfica + Apostila Haia
    Copia Autenticada do RG dos pais do Requerente + Apostila de Haia

    * Cópia Simples da Certidão de Nascimento da Mãe Portugues(a) exceto se a certidão estiver no Arquivo Distrital*
  • editado November 2017
    Uma pergunta, fase de registo significa que deu tudo certo?
    Pois a útlima vez que consegui contato com a acp no dia 31/10 minha atribuição estava em fase de registo...
    Ela chegou lá em 30/06 e foi numerada em 07/07.
  • @HelioBrandão se seu processo tem menos de 4 meses terá q aguardar uma posição da LR.
  • @Jandira Muito obrigado!
    Pena que agora está impossível o contato com a acp e a LR desatualizada o jeito será esperar 1 mês pra ver se a carta chega...
  • Boa tarde pessoal.

    O meu processo foi numerado em 04/08 e em 17/09 recebia informações da Sra. Isabel Almeida do ACP informando que estava em fase de análise e consultas. Aguardei passarem 30 dias e liguei na LR e fui muito mal atendido pela Sr.a Maria, dizendo que nem em análise estava....

    Bom, espero que finalize logo.....
  • @Mei @RodrigoCHVilela eu mandei no dia 30/10 e responderam dizendo que o processo ainda não estava concluído. O que vcs acham? Envio outro na segunda?
  • @Jandira Pinheiro

    Resposta de Lisboa a um e-mail meu, mês passado (Game Over?):

    “Quem adquiriu a nacionalidade portuguesa nos termos do artº 6º nº 4 da Lei da Nacionalidade, a nacionalidade produz efeitos desde a data em que o registo foi lavrado.

    Com os melhores cumprimentos
    A Oficial de Registos
    Conceição Girão

    Conservatória dos Registos Centrais
    Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:874063709@27012014-0A60
    www.irn.mj.pt”
  • @Mei

    Comigo está tudo ótimo! Muito doido para ir logo no consulado para tirar o CC e PEP.

    Falta pouco para minha viagem, ansiedade a mil também!

    =)
  • @mei, o casamento precisa ser transcrito mesmo sendo eu, pai portugues, declarante da certidao dos meus filhos ?
  • @flaviowerts se fizer o processo por VNgaia ou Acp não precisa.
  • Vou tentar @mei
    Uma pergunta: este processo ainda é o do meu pai. Eu estava planejando ir em março/2018. Assim que eu tiver o número do registro do meu pai, vou dar entrada no meu processo. Se por acaso o meu não ficar pronto até março, eu posso ir como turista e fazer meus outros documentos por lá mesmo? Se terminar o meu tempo como turista (que seria até junho/2018, certo?), posso alegar no SEF que estou aguardando finalizar meu processo?
  • @mei obrigado mais uma vez. Tomara que até março a minha esteja pronta. Baseado na do meu pai acho difícil, mas já cheguei à conclusão de isso é uma caixa de surpresas. Muitas pessoas que colocaram o processo depois do meu já estão concluídos. Vai que eu dou sorte da próxima vez, rsrs
  • @fulviopinto Essa era exatamente a minha dúvida?! Mas para isso eu preciso comprar a passagem de ida e volta?
  • @Jandira Pinheiro
    Foi relativo a seu post de ontem. O naturalizado “nasce” pra Portugal no dia da lavratura do assento de nascimento (e não no dia da conclusão do processo). Já na atribuição da originária, os efeitos retroagem à data real de nascimento.
  • Hoje descobri que o processo do meu sogro Edson Carlos de Almeida entrou em processo inicial.Preciso que alguém atualize na lista, fiquei um tempo fora e não sei como estão fazendo.. Alguém pode me dizer quanto tempo mais ou menos fica neste processo ?E qual seria o próximo passo?
    Penso em ir para Portugal assim que concluir o processo dele .
    E lá aguardar o processo do meu esposo.
  • @fuviopinto gostaria de saber se neste caso de ir antes como turista tem risco de deportação.
  • editado November 2017
    Gente, boa tarde !
    Sou novo aqui no fórum e ele esta sendo de grande ajuda para poder iniciar meu Processo de Atribuição. Lendo mensagens anteriores, surgiram algumas duvidas e gostaria de compartilhar com vocês:

    1- Sou filho de Português falecido que foi casado com Brasileira e meu pai foi declarante da minha Certidão de Nascimento. Pelo que entendi, o ACP Porto ainda está aceitando o Processo de Atribuição sem fazer a averbação do casamento, está certo ? Preciso fazer alguma coisa referente ao óbito ?

    2- Documentos necessários:
    - Certidão de Nascimento de Inteiro Teor, por cópia Reprográfica e apostilada. (precisa legalizar no consulado ?)
    - Cópia do RG com 10 anos de validade Autenticada; (Precisa ser apostilada ?)
    - Formulário 1C colorido com assinatura reconhecida em cartório;
    - Cópia simples da certidão de nascimento do meu pai;
    - Vale Postal de 175 Euros.

    Após conseguir todos esses documentos, preciso legalizar algum no consulado ou somente em cartório comum antes de enviar para ACP Porto ?
    Caso precise legalizar alguma coisa no Consulado, esse serviço precisa ser agendado ? Acho que o consulado no Rio de Janeiro não está fazendo mais agendamentos esse ano.

    3- Qual o endereço que devo mandar os documentos e o vale postal ? Esse vale postal é feito em qualquer agência dos Correios ?

    4- Após o envio de toda a documentação, como faço para acompanhar o Status do Processo ?


  • @Diego de Souza Silva
    1 - Sim, aceita sem averbação do casamento, não precisa transcrever o obito.
    2 - Cópia do RG autenticada e apostilada, formulário reconhecido firma por autenticidade (tem que assinar na frente do funcionário do cartório)
    Não tem que legalizar no consulado, esse procedimento foi substituído pelo apostilamento.
    Endereços para envio vale postal e documentos pode conferir nesse tópico
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/3570/enderecos-para-envio-de-vale-postal-e-documentos
    junte também uma cópia simples do vale postal
    3 - Algumas agencias estão se recusando a fazer o envio do VP, todo dia tem pessoas postando aqui no fórum onde estão conseguindo fazer, veja tópicos com assunto vale postal, agencias se negando a fazer vales postais ou algo parecido na página recente http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussions/p1
    4 - acompanhar por tel Linha de Registros ligue 351211950500 opção 1 depois 1 novamente, melhor utilizar Skype ou similar.
  • editado November 2017
    Muito obrigado pela orientação.

    Pretendo enviar esses documentos até o final de Novembro e espero que seja rápido tirar esses documentos no Cartório.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.