@Mei Sério isso??? Ai complica todo mundo. Será que os moderadores ou alguém poderia confirmar essa informação com ACP?
Eu e várias pessoas enviamos somente uma cópia autenticada da Certidão de casamento da mãe conforme orientações daqui. Se for realmente verdade isso, seria melhor todos que enviaram a certidão de casamento autenticada já enviar a apostilada com uma carta explicativa para evitar cair em exigência.
Bom dia pessoal, è confirmado essa informação que o Rg tem que ter menos de 10 anos? O meu tem 11 anos, esta em perfeito estado e a minha foto não mudou nada, será que tenho que tirar outro? No site do consulado do Rio não há nenhuma exigência quanto a validade da identidade... Poderiam me confirmar o endereço do ACP: Endereço Rua Visconde de Setúbal, 328 4200-498 - Porto Esta correto? Obrigada Cristina
Boa tarde. Já fiz uma pergunta há algum tempo aqui no grupo e a @mei foi muito gentil em me responder. Mas ao ler outros comentários, fiquei um pouco confusa. Estou retirando toda a documentação para dar entrada na atribuição de nacionalidade do meu pai e, por isso, preciso ter muita certeza dessa informação.
Meu pai é brasileiro, meu avô era português e é declarante do nascimento de meu pai. Meu avô é falecido, meu pai é vivo. Eu ia entrar com pedido de nacionalidade no ACP. Eu não fiz a transcrição de casamento do meu avô porque me disseram que, por ele ser o declarante de nascimento do meu pai, não era necessário. Isso não vai dar nenhum problema meeeeeesmo no meu processo no ACP?
Desculpe reforçar a dúvida, mas vocês entendem: é muito dinheiro para arriscarmos.
@Liliana, até noticia em contrário, ACP não exige a transcrição de casamento..mas um alerta: Tondela tb não exigia e de uma hora para outra passou a exigir e pegou um monte de gente de"calça curta" .Então, deixe mais ou menos preparado pra se no futuro pedirem, vc não precise correr atrás dos documentos de ultima hora.
@Marcia Conseguiu algum contato com ACP para confirmar essa informação que agora estão solicitando Certidão de Casamento apostilada para Atribuição de mulheres casadas com alteração no nome?
Em meu processo enviei cópia autenticada e apostilada meu RG, em ótimo estado, emitido em 1995. No meu caso não tive problemas e já sou tuga, mas a recomendação geral aqui no fórum é que tenha menos de 10 anos de emissão.
Boa Tarde amigos Alguém poderia tirar minha dúvida ? Eu consegui a cidadania do meu pai por Tondela Agora vou dá entrada na minha por ACP que não precisa transcrever o casamento Minha dúvida é a seguinte, os documentos são os mesmos que mandei para Tondela e qual o endereço para enviar o vale postal e os documentos ?
para atribuição de mulheres casadas (que tiveram alteração de nome), basta enviar junto com a documentação, a cópia autenticada da certidão de casamento ou solicitar a averbação do casamento na certidão de nascimento.
Bom dia, eu acabei de ligar para saber sobre o status do processo de atribuição do meu pai, e eles disseram que está no Porto em análise, então fiquei confusa, eu liguei para o seguinte número (351 21 195 0500) será que esse número que estou ligando não é do ACP da Visconde de Setubal? Alguém pode me responder se eu liguei certo? O andamento do processo está PROCESSO SIMÃO 34XXX/17
Foi enviado dia 01/08, eles disseram terem recebido dia 11/08 Liguei dias,01/09, depois dia 14/09, e depois dia 06/10 e eles disseram que o processo estava em analise, não sei quanto tempo demora,então queria saber o tempo está certo ou pode ter algum problema,eu perguntei se tinha alguma pendência ela disse que não.
Estive no ACP semana passada, para perguntar de prazos e a respeito de não pedirem transcrição de casamento quando o português é homem, e filho registrado quando de menor.
Seguém aceitando, e prazo de 3-4 meses, com tendência a melhorar nos próximos meses
Bom dia, pessoal! Gostaria que o administrador da planilha incluísse o Processo de meu pai: Idelmo Ramalho - 32xxx/2017 - Numerado dia 21/07/2017. Está em análise. Obrigado! Jener
@Janice Picchi , muito obrigado por todo seu apoio, principalmente na agonia inicial quando mandei meu processo para o ACP. Muito obrigado por toda a força!! Demorou sim mais do que o esperado, mas o que importa é que tudo agora está a fluir bem rapidamente!
Pessoal, consegui ligar hoje pra saber se tinham recebido a documentação (a atendente foi curta e grossa). Alguém poderia inserir o processo da minha avó na planilha:
Enviado: 23/10/2017 Número: 51xxx/2017
Nao sei quando foi recebido, pq a atendente não foi nada simpática, só respondeu a numeração.
@Fcamuri uma dica: quando precisar de informaçoes ,ligue na Linha de Registro.As conservatórias estão com mtos processos, mta gente ligando pedindo informação e isso explica um pouco o mau humor dos atendentes.O periodo de férias em Portugal já passou.
engraçado que até hj eu só liguei 3 vezes, sempre caí na mesma atendente (reconheci pela voz) e ela sempre foi tranquila e simpática, acho que dei sorte )
vamos nos colocar no lugar delas, elas tem que responder a mesma pergunta 500 vezes por dia e deve ter gente que ainda fica reclamando com elas da demora, etc... não deve ser fácil ser atendente da LR.
Por favor alguém pode me dizer se o número para saber o status do processo é esse: 351 21 195 0500, o processo do meu Pai é do Porto. Já liguei novamente hoje, mas ela disse que está em analise, tenho que ligar para outro número? Grata!
Poxa, eu só queria mais informações...saber quando chegou, quem resgatou o VP....mas tudo bem, valeu, o que importa é q foi numerado e eu espero q esse número, 51, seja uma “boa ideia” mesmo, pois de antemão eu já gostei, risos. Bom, agora é aguardar.
Obrigada a todos que me ajudaram nessa primeira jornada!
Documentação da ACP é basicamente essa?! - Certidão de nascimento por copia reprografica - Assento de nascimento do portugues (certidao de nascimento comum) - Copia do RG ou Passaporte (modelo novo que tem filiação) - Requerimento 1C com firme reconhecida (por AUTENTICAÇÃO) - Vale postal de 175 euros
Comentários
Eu e várias pessoas enviamos somente uma cópia autenticada da Certidão de casamento da mãe conforme orientações daqui. Se for realmente verdade isso, seria melhor todos que enviaram a certidão de casamento autenticada já enviar a apostilada com uma carta explicativa para evitar cair em exigência.
Alguém pode confirmar essa informação?
è confirmado essa informação que o Rg tem que ter menos de 10 anos? O meu tem 11 anos, esta em perfeito estado e a minha foto não mudou nada, será que tenho que tirar outro? No site do consulado do Rio não há nenhuma exigência quanto a validade da identidade...
Poderiam me confirmar o endereço do ACP:
Endereço
Rua Visconde de Setúbal, 328
4200-498 - Porto
Esta correto?
Obrigada
Cristina
Meu pai é brasileiro, meu avô era português e é declarante do nascimento de meu pai. Meu avô é falecido, meu pai é vivo. Eu ia entrar com pedido de nacionalidade no ACP. Eu não fiz a transcrição de casamento do meu avô porque me disseram que, por ele ser o declarante de nascimento do meu pai, não era necessário. Isso não vai dar nenhum problema meeeeeesmo no meu processo no ACP?
Desculpe reforçar a dúvida, mas vocês entendem: é muito dinheiro para arriscarmos.
P.S.: Minha avó era brasileira.
Em meu processo enviei cópia autenticada e apostilada meu RG, em ótimo estado, emitido em 1995. No meu caso não tive problemas e já sou tuga, mas a recomendação geral aqui no fórum é que tenha menos de 10 anos de emissão.
Alguém poderia tirar minha dúvida ?
Eu consegui a cidadania do meu pai por Tondela
Agora vou dá entrada na minha por ACP que não precisa transcrever o casamento
Minha dúvida é a seguinte, os documentos são os mesmos que mandei para Tondela e qual o endereço para enviar o vale postal e os documentos ?
Arquivo Central do Porto
Rua Visconde de Setubal, 328
4200-498 Porto
HORÁRIO
Das 9h às 16h
CONTACTOS
arquivocentral.porto@irn.mj.pt
para atribuição de mulheres casadas (que tiveram alteração de nome), basta enviar junto com a documentação, a cópia autenticada da certidão de casamento ou solicitar a averbação do casamento na certidão de nascimento.
Alguém pode me responder se eu liguei certo?
O andamento do processo está
PROCESSO SIMÃO 34XXX/17
Foi enviado dia 01/08, eles disseram terem recebido dia 11/08
Liguei dias,01/09, depois dia 14/09, e depois dia 06/10 e eles disseram que o processo estava em analise, não sei quanto tempo demora,então queria saber o tempo está certo ou pode ter algum problema,eu perguntei se tinha alguma pendência ela disse que não.
Agradeço mais uma vez e abraços em todos.
Seguém aceitando, e prazo de 3-4 meses, com tendência a melhorar nos próximos meses
Gostaria que o administrador da planilha incluísse o Processo de meu pai: Idelmo Ramalho - 32xxx/2017 - Numerado dia 21/07/2017. Está em análise.
Obrigado!
Jener
Muito obrigado por toda a força!!
Demorou sim mais do que o esperado, mas o que importa é que tudo agora está a fluir bem rapidamente!
E obrigado a todos !!
Que venham mais tugas!!
Alguém poderia inserir o processo da minha avó na planilha:
Enviado: 23/10/2017
Número: 51xxx/2017
Nao sei quando foi recebido, pq a atendente não foi nada simpática, só respondeu a numeração.
Torcer agora pra dar tudo certo!
Mas eu acho q liguei pra LR...
Não é esse número a LR: 351 211 950 500?
Agora fiquei na dúvida....
Obrigada ; )
vamos nos colocar no lugar delas, elas tem que responder a mesma pergunta 500 vezes por dia e deve ter gente que ainda fica reclamando com elas da demora, etc... não deve ser fácil ser atendente da LR.
Grata!
Poxa, eu só queria mais informações...saber quando chegou, quem resgatou o VP....mas tudo bem, valeu, o que importa é q foi numerado e eu espero q esse número, 51, seja uma “boa ideia” mesmo, pois de antemão eu já gostei, risos.
Bom, agora é aguardar.
Obrigada a todos que me ajudaram nessa primeira jornada!
- Certidão de nascimento por copia reprografica
- Assento de nascimento do portugues (certidao de nascimento comum)
- Copia do RG ou Passaporte (modelo novo que tem filiação)
- Requerimento 1C com firme reconhecida (por AUTENTICAÇÃO)
- Vale postal de 175 euros