Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11091101121141151559

Comentários

• @Mei Sério isso??? Ai complica todo mundo. Será que os moderadores ou alguém poderia confirmar essa informação com ACP?

Eu e várias pessoas enviamos somente uma cópia autenticada da Certidão de casamento da mãe conforme orientações daqui. Se for realmente verdade isso, seria melhor todos que enviaram a certidão de casamento autenticada já enviar a apostilada com uma carta explicativa para evitar cair em exigência.

Alguém pode confirmar essa informação?
  • Bom dia pessoal,
    è confirmado essa informação que o Rg tem que ter menos de 10 anos? O meu tem 11 anos, esta em perfeito estado e a minha foto não mudou nada, será que tenho que tirar outro? No site do consulado do Rio não há nenhuma exigência quanto a validade da identidade...
    Poderiam me confirmar o endereço do ACP:
    Endereço
    Rua Visconde de Setúbal, 328
    4200-498 - Porto
    Esta correto?
    Obrigada
    Cristina
  • editado November 2017
    Boa tarde. Já fiz uma pergunta há algum tempo aqui no grupo e a @mei foi muito gentil em me responder. Mas ao ler outros comentários, fiquei um pouco confusa. Estou retirando toda a documentação para dar entrada na atribuição de nacionalidade do meu pai e, por isso, preciso ter muita certeza dessa informação.

Meu pai é brasileiro, meu avô era português e é declarante do nascimento de meu pai. Meu avô é falecido, meu pai é vivo. Eu ia entrar com pedido de nacionalidade no ACP. Eu não fiz a transcrição de casamento do meu avô porque me disseram que, por ele ser o declarante de nascimento do meu pai, não era necessário. Isso não vai dar nenhum problema meeeeeesmo no meu processo no ACP?

Desculpe reforçar a dúvida, mas vocês entendem: é muito dinheiro para arriscarmos.

P.S.: Minha avó era brasileira.
  • @Liliana, até noticia em contrário, ACP não exige a transcrição de casamento..mas um alerta: Tondela tb não exigia e de uma hora para outra passou a exigir e pegou um monte de gente de"calça curta" .Então, deixe mais ou menos preparado pra se no futuro pedirem, vc não precise correr atrás dos documentos de ultima hora.
  • Muito obrigada, @Vlad. Vou correr com essa atribuição então. Espero ter a mesma sorte.
  • @Marcia Conseguiu algum contato com ACP para confirmar essa informação que agora estão solicitando Certidão de Casamento apostilada para Atribuição de mulheres casadas com alteração no nome?
  • Pessoal, sabem me dizer que ainda tá valendo aquela afirmação que o formulário 1C tem que ser OBRIGATORIAMENTE impresso em cores?
  • @Léo, ja teve processos que foram aceitos com o requerimento em preto e branco, mas na dúvida...
  • @LeoMendes em meu processo mandei impresso a cores por ter encontrado varios posts com essa recomendação em várias Conservatórias. Boa sorte
  • @criscamila

Em meu processo enviei cópia autenticada e apostilada meu RG, em ótimo estado, emitido em 1995. No meu caso não tive problemas e já sou tuga, mas a recomendação geral aqui no fórum é que tenha menos de 10 anos de emissão.
  • Boa Tarde amigos
    Alguém poderia tirar minha dúvida ?
    Eu consegui a cidadania do meu pai por Tondela
    Agora vou dá entrada na minha por ACP que não precisa transcrever o casamento
    Minha dúvida é a seguinte, os documentos são os mesmos que mandei para Tondela e qual o endereço para enviar o vale postal e os documentos ?
  • @amolap os documentos são os mesmos.

Arquivo Central do Porto
    Rua Visconde de Setubal, 328
    4200-498 Porto
    HORÁRIO
    Das 9h às 16h
    CONTACTOS
    arquivocentral.porto@irn.mj.pt
  • @vinicius3,

para atribuição de mulheres casadas (que tiveram alteração de nome), basta enviar junto com a documentação, a cópia autenticada da certidão de casamento ou solicitar a averbação do casamento na certidão de nascimento.
  • Bom dia, eu acabei de ligar para saber sobre o status do processo de atribuição do meu pai, e eles disseram que está no Porto em análise, então fiquei confusa, eu liguei para o seguinte número (351 21 195 0500) será que esse número que estou ligando não é do ACP da Visconde de Setubal?
    Alguém pode me responder se eu liguei certo?
    O andamento do processo está
    PROCESSO SIMÃO 34XXX/17

Foi enviado dia 01/08, eles disseram terem recebido dia 11/08
    Liguei dias,01/09, depois dia 14/09, e depois dia 06/10 e eles disseram que o processo estava em analise, não sei quanto tempo demora,então queria saber o tempo está certo ou pode ter algum problema,eu perguntei se tinha alguma pendência ela disse que não.

Agradeço mais uma vez e abraços em todos.
  • Estive no ACP semana passada, para perguntar de prazos e a respeito de não pedirem transcrição de casamento quando o português é homem, e filho registrado quando de menor.

Seguém aceitando, e prazo de 3-4 meses, com tendência a melhorar nos próximos meses
  • Boas notícias @Pedro... Valeu por compartilhar...
  • Bom dia, pessoal!
    Gostaria que o administrador da planilha incluísse o Processo de meu pai: Idelmo Ramalho - 32xxx/2017 - Numerado dia 21/07/2017. Está em análise.
    Obrigado!
    Jener
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado November 2017
    @Léo Mendes, não precisa ser impresso em cores, apenas frente e verso numa só folha, seja em cores ou PB.
  • @Janice Picchi , muito obrigado por todo seu apoio, principalmente na agonia inicial quando mandei meu processo para o ACP.
    Muito obrigado por toda a força!!
    Demorou sim mais do que o esperado, mas o que importa é que tudo agora está a fluir bem rapidamente!

E obrigado a todos !!
    Que venham mais tugas!!
  • Pessoal, consegui ligar hoje pra saber se tinham recebido a documentação (a atendente foi curta e grossa).
    Alguém poderia inserir o processo da minha avó na planilha:

Enviado: 23/10/2017
    Número: 51xxx/2017

Nao sei quando foi recebido, pq a atendente não foi nada simpática, só respondeu a numeração.

Torcer agora pra dar tudo certo!
  • Ah, alguém sabe dizer se final de ano eles tendem a diminuir o ritmo? Por causa das festas....
  • @Fcamuri uma dica: quando precisar de informaçoes ,ligue na Linha de Registro.As conservatórias estão com mtos processos, mta gente ligando pedindo informação e isso explica um pouco o mau humor dos atendentes.O periodo de férias em Portugal já passou.
  • @Idelmo Alves Ramalho e @Fcamuri, processos incluídos na planilha.
  • @Vlad Pen

Mas eu acho q liguei pra LR...
    Não é esse número a LR: 351 211 950 500?

Agora fiquei na dúvida....
  • @Paulo Pacheco

Obrigada ; )
  • @Fcamuri as atendentes da LR são um poço de simpatia! :)
  • engraçado que até hj eu só liguei 3 vezes, sempre caí na mesma atendente (reconheci pela voz) e ela sempre foi tranquila e simpática, acho que dei sorte :))

vamos nos colocar no lugar delas, elas tem que responder a mesma pergunta 500 vezes por dia e deve ter gente que ainda fica reclamando com elas da demora, etc... não deve ser fácil ser atendente da LR.
  • Por favor alguém pode me dizer se o número para saber o status do processo é esse: 351 21 195 0500, o processo do meu Pai é do Porto. Já liguei novamente hoje, mas ela disse que está em analise, tenho que ligar para outro número?
    Grata!

• @Apartme @Paulo Pacheco

Poxa, eu só queria mais informações...saber quando chegou, quem resgatou o VP....mas tudo bem, valeu, o que importa é q foi numerado e eu espero q esse número, 51, seja uma “boa ideia” mesmo, pois de antemão eu já gostei, risos.
    Bom, agora é aguardar.

Obrigada a todos que me ajudaram nessa primeira jornada!
  • Documentação da ACP é basicamente essa?!
    - Certidão de nascimento por copia reprografica
    - Assento de nascimento do portugues (certidao de nascimento comum)
    - Copia do RG ou Passaporte (modelo novo que tem filiação)
    - Requerimento 1C com firme reconhecida (por AUTENTICAÇÃO)
    - Vale postal de 175 euros
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.