Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11131141161181191501

Comentários

  • Oi Pessoal,

    Só pra confirmar um detalhes.
    Consegui a atribuição da minha mãe e ela agora é portuguesa. Agora minha irmã vai entrar com o processo.
    No entanto ela se casou há 8 anos e acrescentou nomes. Sendo assim, o procedimento é o mesmo, pois na própria certidão de nascimento dela consta a averbação do casamento, comprovante o motivo da diferença no nome, correto? Seria o processo de atribuição simples e direto, certo ?

    Outra dúvida... Pq vcs escolheram ACP do Porto ao invés das outras conservatórias ?
  • editado November 2017
    @BrunaCibrão a cópia reprográfica ou fotocópia do livro é a cópia de inteiro teor da página do Livro de Registro .ACP é mais procurada pq não exige a transcrição de casamento do Português quando este declarou a paternidade do filho.
  • @DavidLima,

    muito bom seu texto:
    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/119309/#Comment_119309

    Acho que a nova discussão irá ajudar muita gente.
    As pessoas no geral, precisam de suporte ao chegar. Por aqui tem muitas informações sobre abertura de NIF, de conta corrente, equivalência de diplomas, etc. Temos que organizar tudo e ainda complementar.

    Ainda, percebo algo temerário:
    recebi algumas mensagens de pessoas que estão sofrendo certo preconceito em Portugal, mesmo já sendo portugueses. Segundo eles, "quando se começa a falar, eles percebem que somos portugueses do Brasil, e acabamos perdendo a vaga do emprego, pois os portugueses de Portugal têm preferência. Quando nos propomos a viver em outro país, devemos adotar a sua cultura. Não adianta sairmos do Brasil e queremos impor nosso jeito de viver e agir, em Portugal. Aí, já começa errado.
  • @Marcia ,é verdade sobre o preconceito que os portugueses tem em relação aos brasileiros e isso aconteceu tb com nossa amiga do fórum @MariaAdelaide q esteve recentemente em Portugal. Infelizmente o Brasil não é visto com bons olhos em nenhum lugar do mundo.O único jeito é se adaptar.
  • @glaucianunes

    No comprovante do vale postal no campo (Remessa EUR:) tem que constar 175,00 valor redondo ou maior, nunca menor!

    O primeiro vale que a atendente gerou no dia que foi enviar o processo da minha avó, nesse campo constou (Remessa EUR: 174,60) sorte que eu bati o olho e fiz ela concertar. Provável que você terá de enviar um novo vale postal com essa diferença para que eles numerem seu processo.
  • Olá, @BrunaCibrao.

    Antes de sua irmã entrar com processo de nacionalidade, deverá transcrever o casamento de sua mãe. Não lembro se já transcreveu.

    Quanto à documentação, se o casamento brasileiro está averbado na certidão de nascimento, só precisará dessa.

    E quanto ao ACP, é indicado basicamente para quem foi declarado pelo pai português, a fim de evitar a transcricao do casamento, que não é o caso.

    ACP está muito "popular" e outras conservatórias estarao esvaziando em breve. Considere Ovar.
  • Como funciona para dar entrada presencial no processo de atribuição no ACP? O que precisa? Presencial sai mais rápido? Precisa agendar antes?
  • @Marcia a minha salvadora! <3
  • @Andrezza,
    Obrigada, querida. :)

  • Bom dia, hj liquei para ACP ( 15/11/2017) quem atendeu..... a sr.Maria como sempre bem solicita....,para não falar que é o oposto, ela me falou que o processo da minha mãe ainda não foi nem analisado, pois é , isso mesmo,enviei o processo dia 30/06/ chegou como costa na nossa planilha dia 06/07/2017.Bom vou tentar outro dia, para ver se eu falo com outra atendente, e tenha outras informações que sejam mais animadoras.Do mais ainda estou á procura da certidão do meu pai que e o nacional brasileiro, e como é difícil !!!, estou procurando á 5 meses( JÁ FUI A DIVERSOS CARTÓRIOS, ARQUIVO NACIONAL, DETRAN, IFP, POLICIA MILITAR, POIS MEU AVÔ PAI DO MEU PAI ERA MILITAR PARA VER SE ENCONTRAVA ALGO NA PASTA FUNCIONAL, E PARA MINHA TRISTE SURPRESA NÃO FOI ACHADO NADA!!!, NESSE DIA CONFESSO QUE CHOREI..., POIS NÃO TENHO MAIS A ONDE PROCURAR), é nada, foi ai que resolvi tentar através de um pedido ao ministério público, minha mãe, vai ao fórum central do RJ tentar fazer um pedido, de um documento, acho eu, que é uma autorização para o ministério público poder procurar nos cartório do RJ.Caso eu tenha novidade posto aqui. Isso fica na rua ERASMO BRAGA, 115 RJ, QUEM QUISER SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO PODE IR TAMBÉM .QUEM PUDER ME AUXILIAR EM ALGUMA NOVIDADE, JÁ AGRADEÇO,DEIXANDO MEU MUITO OBRIGADA. HÁ e para constar a atribuição não e minha é da minha mãe MARIA JUREMA MORGADO LIMA, PODE COLOCAR NA ´PLANILHA POIS O NOME QUE CONSTA E O MEU, A MINHA ATRIBUIÇÃO SÓ PODEREI FAZER DEPOIS QUE EU CONSEGUIR A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DOS MEUS PAIS.
    O nome do meu pai é MATIAS LIMA, NASCIDO EM 11/12/1930 NA CAPITAL DO RIO DE JANEIRO.
  • Oi @Suzana, alterei o nome no processo e voltei o status para "Análise", acho que alguém colocou como registro por engano.
  • Bom dia, hj liquei para ACP ( 15/11/2017) quem atendeu..... a sr.Maria como sempre bem solicita....,para não falar que é o oposto, ela me falou que o processo da minha mãe ainda não foi nem analisado, pois é , isso mesmo,enviei o processo dia 30/06/ chegou como costa na nossa planilha dia 06/07/2017.Bom vou tentar outro dia, para ver se eu falo com outra atendente, e tenha outras informações que sejam mais animadoras.Do de mais ainda estou á procura da certidão do meu pai que e o nacional brasileiro, e como é difícil, estou procurando á 5 meses é nada, vou tentar através de um pedido ao ministério público, minha mãe, vai ao fórum central do RJ tentar fazer um pedido, de um documento, acho eu, que é uma autorização para o ministério público poder procurar nos cartório do RJ.Caso eu tenha novidade posto aqui. Isso fica na rua ERASMO BRAGA, 115 RJ, QUEM QUISER SABER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE ESTE ASSUNTO PODE IR TAMBÉM .QUEM PUDER ME AUXILIAR EM ALGUMA NOVIDADE JÁ AGRADEÇO,DEIXANDO MEU MUITO OBRIGADA. HÁ e para constar a atribuição não e minha é da minha mãe MARIA JUREMA MORGADO LIMA, PODE COLOCAR NA ´PLANILHA POIS O NOME QUE CONSTA E O MEU, A MINHA ATRIBUIÇÃO SÓ PODEREI FAZER DEPOIS QUE EU CONSEGUIR A TRANSCRIÇÃO DO CASAMENTO DOS MEUS PAIS.
  • @mariamateus,

    não tem nenhuma diferença em dar entrada no processo pessoalmente ou enviando pelos correios.
    Até bem pouco tempo, não exigiam agendamento.
  • @Suzana lima da silva,

    não se desespere.
    Há esta opção mencionada pelo @Vlad Pen, embora seja cara, pois terá que tirar uma certidão negativa de TODOS os cartórios da cidade e apostilá-la.

    Acredito que também possa pedir uma certidão de nascimento nova, por narrativa.

    Você mencionou o DETRAN, pediu desarquivamento do processo da identidade do IFP?
    Você mencionou cartórios, pediu o desarquivamento do processo de casamento de seus pais? Lá consta a certidão dos nubentes. Os cartórios teriam que ter as microfilmagens.

    Se quiser, mande os dados dele, além do nome e data de nascimento, filiação e se consta endereço de solteiro.
  • @Suzana fiquei quase 3 meses a procura da certidão de nascimento do meu pai também, as pessoas são registradas perto da onde os pais moravam ou trabalhavam.
    Meu pai foi registrado no cartório de registro civil de Copacabana/rj e pedi a busca do registro do meu pai, o cartório informou que não tinha nenhum registro lá, fiquei quase louca!!!! Fui então, no cartório perto da onde meu pai morava na época do seu nascimento, no caso no Catete/rj, lá me informaram a mesma coisa, não encontraram nenhum registro, fiz pedido na escola do meu pai, para ver se tinham a cópia da certidão dele, também sem sucesso!!!
    Até que lendo um post, uma pessoa dizendo que fez o pedido no cartório e que não encontraram o registro, mas como a pessoa tinha quase certeza do registro, pediu uma nova busca e bingo estava lá!!!!
    Foi o que aconteceu comigo, mandei um e-mail informando que todos os meus tios foram registrados lá e o registro do meu pai só podia estar lá, e lá estava !!!!!!
    No primeiro cartório que havia pedido!
    Então tente, primeiro nos cartórios perto da onde seus avós moravam ou onde trabalhavam. As vezes os funcionários do cartório não procuram direito!
    Espero ter ajudado! Boa sorte !!!!
  • Boa tarde pessoal,
    O formulario 1C precisa ser colorido?
  • Boa tarde como é bom ter pessoas que compartilham do mesmo momento, ou do mesmo sonho, vcs eu digo todos sem exceção são amigos que digo NÃO TEM PREÇO, agradeço a força.. Elainenunes, pois é todos os meus tios foram registrado no mesmo cartório no 10º do meier só o meu pai que não acham , já fui lá três vezes e não acham o registro dele.Devo insistir mais um pouco lá, com a sua diga.
    Pen obrigada pela dica.
    Márcia pedi uma busca cartorária no Detran veio negativa, mais não mencionei que era para um desarquivamento da identidade, meu pai tirou a primeira carta de motorista ainda solteiro pois em sua carteira de motorista diz o ano e foi no detran .
    O NOME DO MEU:
    PAI É: MATIAS LIMA
    DATA DE NASCIMENTO 11/12/1930
    MÃE INEZ LIMA
    PAI: MANOEL LIMA
    SEGUNDO MINHA MÃE MEU PAI MORAVA NO BAIRRO CACHAMBI.
    TENHO MAIS TIOS TODOS JÁ FALECIDOS, FUI BUSCAR INFORMAÇÕES E TODOS QUE EU CONSEGUI DESCOBRIR INCLUSIVE NO ARQUIVO NACIONAL, TODOS SEM EXCEÇÃO FORAM REGISTRADO NO 10º,DO MEIER.
  • editado November 2017
    @criscalima, não é obrigatório, mas se puder... imprima colorido para causar uma boa impressão ... literalmente.
  • @Suzana Lima da Silva

    Considere que o seu pai tenha sido registrado um tempo depois do nascimento, veja alguns livros online,já procurei na 10ª, de 1929 a fev 1930, tem livros índices.
    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XCSC-FZV?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573&amp;wc=9GTX-C6N:113334201,159848701,159964901&amp;cc=1582573
  • @Suzana lima da silva,

    sim, mas ao seu casar, a documentação da carteira de motorista é modificada para certidão de casamento.
    Porém, o DETRAN "herdou" todos os processos do antigo Instituto Félix Pacheco, onde se fazia as carteiras de identidades. Você deve ir ao DETRAN na Presidente Vargas, e solicitar o desarquivamento da carteira de identidade do IFP de seu pai. Eles costumam demorar uma semana. Marcam com você quando poderá retornar. Quem sabe não consegue desta forma? Muitos conseguiram.

    Em todo caso, o que a @elainenunes1975 colocou é uma realidade. Os cartórios têm uma má vontade única. Costumam negar. Tente novamente. Mande email.
    2via@cartoriomeier.com.br

    E também não deixe de procurar nos livros online que a @MarizaGuerra citou.

    Você vai conseguir!
  • Marcia, vou ao detran e pedir o desarquivamento do processo da identidade, obrg.
  • Boa noite pessoal!
    Já estou com a Transcrição de Casamento dos meus avós em mãos e vou iniciar a atribuição da minha mãe.
    As dúvidas começam a borbulhar kkkk
    Não há palavras suficientes para agradecer toda ajuda e esclarecimentos, além de participar de muitas vitórias em busca da cidadania que nos motivam a prosseguir.

    Dúvidas no formulário C1:
    1)Posso colocar o meu endereço (filha) no formulário para receber a certidão da minha mãe na minha casa?
    2)No quadro 1, o nome da minha mãe que será atribuída é de solteira ou casada? Na certidão de casamento Brasileira já consta a averbação do casamento.
    3)No quadro 2, o nº do assento é o de nascimento da minha avó (informatizado) ou o nº que recebi na Transcrição de Casamento Português?

    Outras questões:
    1)Quando apostilar a Certidão Reprográfica da minha mãe, precisa reconhecer firma do notário?
    2)Posso enviar em um mesmo EMS para ACP dois envelopes fechados e identificados contendo duas atribuições? No caso da minha mãe e seu irmão para diminuir custos.

    Obrigada!

  • @Claucon,

    1. pode
    2. casada, igual ao do RG dela.
    Acredito que quisesse dizer que na certidão de nascimento dela já consta a averbação do casamento. Então, não precisa mandar a de casamento.
    3. número do assento de sua avó (informatizado)

    Outras questões:
    1. é feito automaticamente, no ato do apostilamento
    2. pode, uma vez que os dois processos não são dependentes entre si.

    Considere que não precisa enviar pro ACP, já que fez a transcrição de casamento da avó. Pode enviar para Tondela, 3a do Porto ou Ovar, ok?
  • @Marcia boa noite!
    Obrigada pela rapidez nas respostas!
    Estou optando por ACP porque vamos enviar os documentos para atribuição do irmão da minha mãe junto também e não solicitam Transcrição de Casamento do filho homem, conforme li no fórum.
    Abçs
  • @mei e @vlad, obrigado pelas informações (láaaa de trás, estou atrasado).. rs

    @david, 100%... Excelente iniciativa... Muito util.
  • @Vlad
    Viajei para Portugal em 2015. Eu e meu marido percorremos mais de 3000 Km de carro e em todas as freguesias que passamos, inclusive ao Norte, não houve nenhuma situação que tenhamos presenciado algo que desabonasse algum brasileiro. Fomos tão bem recebidos e acolhidos. Não sofremos ou percebemos algum tipo de preconceito.
    Entendo e aceito que há realmente esta fama do comportamento brasileiro no exterior, mas cabe a cada um de nós, nas oportunidades desatar estes esteriótipos.
    Minha experiência, né?!
  • @Claucon,

    "...vamos enviar os documentos para atribuição do irmão da minha mãe junto também e não solicitam Transcrição de Casamento do filho homem"

    ACP não exige transcrição de casamento do pai português, quando este for casado com não portuguesa e tiver sido declarante do filho (ou da filha).

    Tem razão. Cada um de nós deve tentar desfazer esta péssima fama dos brasileiros no exterior. Mas, uma coisa é ir a turismo, outra é morar. Acho que a resposta é aceitar a cultura portuguesa e se adaptar. :)
  • @Claucom minha irmã tb esteve em Portugal em Fevereiro deste ano e só traz boas lembranças.Rodou Portugal inteiro de norte a sul e não teve problemas.Eu citei acima o caso da nossa querida amiga @MariaAdelaide q infelizmente passou por um momento desagradável e sofreu preconceito e é claro ,nunca podemos generalizar.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.