@Marcia Obrigada!!! : ) No caso do meu tio que está requerendo por Atribuição, ele não foi casado com a mãe da minha prima, mas foi o declarante na certidão dela de nascimento e reconheceu a paternidade na maioridade. Tem algum problema?
@Marcia Completando o questionamento, minha prima poderá requerer a Atribuição neste caso que mencionei: "No caso do meu tio que está requerendo por Atribuição, ele não foi casado com a mãe da minha prima, mas foi o declarante na certidão dela de nascimento e reconheceu a paternidade na maioridade. Tem algum problema?"
Pessoal... vou enviar para ACP porto, segui todas as informações para preencher o formulário 1C, só que restou um único campo que fiquei em dúvida de como preencher. O campo "Emitido por", referente ao RG, como eu preencho isso? Se alguém me pergunta-se eu só falaria "SSP" (sou do estado de são Paulo), mas não tenho certeza se isso é o suficiente. Alguém poderia me dar um exemplo de como preencher este campo?
Minha mãe não se casou com o pai da minha irmã, logo não há o que se falar em transcrição. No entanto, em breve vou fazer a transcrição para solicitar a minha atribuição.
@mcamillo, isso é galho fraco, não esquenta, porque tem a cópia autenticada e apostilada do RG. Não dá (e nem precisa) pra escrever por extenso. Bote SSP-SP. Aqui no Rio, o pessoal costuma botar DETRAN-RJ. Boa sorte, futuro tuga.
Ta de brincadeira!!. Um amigo meu que esta morando em Portugal ligou no LR e informaram que o meu processo faltava autorização de algum fulano la. Ele não soube informar. Ligou dps de uns minutos novamente e a atendente disse que estava em fase de análise. Não é possivellllll ! HAHAHA. Enviei o formulario em maio, em junho me enviaram o numero de processo. Alguém que tenha mais experiência em levantar essas informações poderia ligar la pra mim por favor?
@Helio acho estranho isso do seu, o meu processo que foi numerado em 07/07 esta em fase de registo... pelo menos é a ultima informação que consegui através do email da acp no dia 31/10... depois pararam de responder os emails... acho que a LR está desatualizada...
O meu foi numerado dia 16/6 e já está há um bom tempo no limbo conhecido como Fase de Registo. Meu processo já tem mais dias do que o da @Mei que penou até sair o dela... : (
@vlad pen desculpe mas eu tenho que discordar da a sua opiniao...e falo por experiencia. Nao é verdade que brasileiro é mal visto em todos os lugares. Sim em Portugal sofremos preconceito (morei la por 2 anos) porque eles ainda nao superaram o fato que nao somos mais colonia deles. E a imigraçao de brasileiros pra Portugal foi fortissima. E outra...a nova geraçao ja tem uma mente bemmmm mais aberta...tem tanto imigrante em Portugal mais tanto tanto que nós somos só mais uma nacionalidade la. A vida de imigrante la nao é mil maravilhas nao..e sofremos assim como todas as outras..e te digo mais...os imigrantes de pele negra sofrem mais. Portugal ainda nao superou o fechamento da casa grande ahhah Mas Nada assim pra ficar com medo.nao @Marcia E qto ao resto da Europa eu nunca sofri preconceito pelo fato de ser brasileira. (Morei na Irlanda por 2 anos) ...Moro agora na Tailandia...e muitos aki nem sabem onde fica o Brasil kkkk....mas vao saber te contar pelo menos o nome de 5-6 jogadores de futebol rsrsrs.. ja visitei outras dezenas de paises. Pelo contrario..somos conhecidos por sermos alegres....divertidos e afetuosos. Por virmos de um pais lindo e de clima bom. Alguns ate acham que é um paraiso! rsrs...Sim a má fama graças ao nosso jeitinho brasileiro cruzou fronteiras tb ..mas quem é perfeito ne?! As coisas boas sobre a gente ainda sobresaem. Entao nao se apegue a estereotipos...nem nossos e nem de ninguem e vc vai se surpreender peace!
@daiak, quando fiz o comentário acima eu não generalizei ,mas apenas citei o q é uma realidade. Continuemos com o foco do tópico q é a nacionalidade portuguesa.
obrigada por colocar sua diversificada e rica experiência. Imagino como seja morar na Tailândia. Sou super patriota, e apesar das tristezas que temos tido em relação ao Brasil, ainda o amo de paixão. Tenho orgulho de ser brasileira, porque para mim, isso significa lutar de cabeça erguida, e não desistir jamais. É o que vejo de tantos brasileiros que correm atrás de seus sonhos com tanta determinação.
Infelizmente, o que escrevi foi o que recebi de algumas pessoas, casos reais de preconceito. Como foram muitos, achei conveniente colocar. Não são estereótipos. Acho, contudo, que a maioria é em função da grande resistência de algumas pessoas têm de "se misturar". Acredito que para ter sucesso na imigração, a pessoa deva admitir que aquela cultura é a sua nova realidade, se adaptando (e não pensando o tempo todo em como agiria se estivesse no Brasil).
Tenho um amigo que foi para os EUA há muito tempo, para trabalhar na Microsoft. Um dia, foi a um churrasco para comemoração de um aniversário. Horas depois, a polícia foi chamada por um vizinho, pois tinha passado certo horário. Detalhe: este vizinho estava na festa. Isso soa estranhérrimo para nós, brasileiros. Mas, foi apenas normal para os americanos. Ou seja, tem que se misturar. Você deve ter muitas e muitas histórias, imagino. Mas, aguardemos o tópico que será aberto, para conversarmos melhor.
Gente boa tarde, juntei a documentação do meu pai para tirar a cidadania dele, porem na certidão de nascimento dele so consta o nome da minha avo (portuguesa) e nao consta nome do pai, que seria brasileiro, tem algum problema? Minha vó sempre foi solteira
Estou fazendo o processo para minha mãe, filha de casal português, e os documentos chegaram no dia 09/08/2017 no ACP.
Até o momento, não recebi nenhum retorno sobre nº de processo, por exemplo. Como posso fazer para obter essa informação? Por e-mail através do Sr. Mario ou por algum telefone específico?
@wendellborneo antes de dar entrada no processo de sua mãe, vc fez a transcrição de casamento dos avós?.Para informações sobre o processo, ligue na Linha de Registro.
@Suzana, boa tarde! Tb sofri para achar a certidão de nascimento da minha avó. Ninguém sabia em que bairro ela tinha nascido. Depois descobri, lendo a certidão de casamento dos meus bisavós que eles moravam no centro e como minha avó nasceu 1 ano após fui por dedução. Fiz busca nos cartórios da área do centro e o resultado da busca foi negativa. Pois bem, uma prima me enviou o link do family search. Lá encontrei a certidão da minha avó. O assento dela estava no cartório cuja busca foi negativa. Acessa i link abaixo e pesquisa. Te oriento a acessar os livros de índices de nascimento. É como aqueles antigos cadernos de telefone. Busca pela letra inicial do nome do seu avô e período próximo de seu nascimento. Boa sorte https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
Alguém sabe me dizer se eu posso ir sem os documentos portugueses (mas já com a nacionalidade) para ir morar em PT e tirar meus documentos lá? Isso é possível? Creio que mesmo que meu processo fique pronto, os documentos portugueses demoram bem mais via consulado..
Comentários
Obrigada!!! : )
No caso do meu tio que está requerendo por Atribuição, ele não foi casado com a mãe da minha prima, mas foi o declarante na certidão dela de nascimento e reconheceu a paternidade na maioridade. Tem algum problema?
Completando o questionamento, minha prima poderá requerer a Atribuição neste caso que mencionei:
"No caso do meu tio que está requerendo por Atribuição, ele não foi casado com a mãe da minha prima, mas foi o declarante na certidão dela de nascimento e reconheceu a paternidade na maioridade. Tem algum problema?"
Alguém poderia me dar um exemplo de como preencher este campo?
Nenhum processo de julho em fase de despacho ou registro? Poxinha ): saudades daquela chuva de registros
@Marcia
Minha mãe não se casou com o pai da minha irmã, logo não há o que se falar em transcrição. No entanto, em breve vou fazer a transcrição para solicitar a minha atribuição.
Obrigada!
Boa sorte, futuro tuga.
Liguei para a Linha de Registros e meu processo ( 31xxx2017) já está na fase de registro! ele foi numerado em 17.07!
Galera de julho, agora é a nossa hora!
Enviei o formulario em maio, em junho me enviaram o numero de processo. Alguém que tenha mais experiência em levantar essas informações poderia ligar la pra mim por favor?
respondi aos seus questionamentos, que mandou inbox.
obrigada por colocar sua diversificada e rica experiência. Imagino como seja morar na Tailândia.
Sou super patriota, e apesar das tristezas que temos tido em relação ao Brasil, ainda o amo de paixão. Tenho orgulho de ser brasileira, porque para mim, isso significa lutar de cabeça erguida, e não desistir jamais. É o que vejo de tantos brasileiros que correm atrás de seus sonhos com tanta determinação.
Infelizmente, o que escrevi foi o que recebi de algumas pessoas, casos reais de preconceito. Como foram muitos, achei conveniente colocar. Não são estereótipos. Acho, contudo, que a maioria é em função da grande resistência de algumas pessoas têm de "se misturar". Acredito que para ter sucesso na imigração, a pessoa deva admitir que aquela cultura é a sua nova realidade, se adaptando (e não pensando o tempo todo em como agiria se estivesse no Brasil).
Tenho um amigo que foi para os EUA há muito tempo, para trabalhar na Microsoft. Um dia, foi a um churrasco para comemoração de um aniversário. Horas depois, a polícia foi chamada por um vizinho, pois tinha passado certo horário. Detalhe: este vizinho estava na festa. Isso soa estranhérrimo para nós, brasileiros. Mas, foi apenas normal para os americanos. Ou seja, tem que se misturar. Você deve ter muitas e muitas histórias, imagino. Mas, aguardemos o tópico que será aberto, para conversarmos melhor.
Estou fazendo o processo para minha mãe, filha de casal português, e os documentos chegaram no dia 09/08/2017 no ACP.
Até o momento, não recebi nenhum retorno sobre nº de processo, por exemplo. Como posso fazer para obter essa informação? Por e-mail através do Sr. Mario ou por algum telefone específico?
Obrigado a todos!
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573