Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos)

11171181201221231465

Comentários

  • @Paulo Pacheco
    Obrigado
  • @flavioswerts É, estamos na mesma situação mesmo kkkk dizem que precisa ter passagem de ida e de volta, mas minha passagem de volta é só para agosto, não sei se isso acarretaria algum problema sabe.

    Eu fico preocupada, meu processo está em fase de registro, mas não sei se ele vai demorar até janeiro para chegar, não sei se é garantido entrar como turista, se não seria melhor pedir o visto mesmo...

    @DavidLima Pois é, a minha preocupação é se meu assento sairá a tempo da viagem, tendo em vista que o da Mei demorou 60 dias. Agora como levarei todo o valor exigido em euros por dia se vou passar 6 meses?
  • @mei que trash isso! Recentemente me foi enviado uma certidão da avó da minha esposa que veio da Ilha da Madeira e a certidão também veio assim, tipo aquelas cartinha de natal dobrado em 4 partes, achei um relaxo...rsrs

    Mas o importante é que a certidão chegou, desdobre passe com um ferro e guarde com carinho! Parabéns!!
  • editado November 2017
    @apartme embora o as certidões portuguesas sejam em papéis simples, diferente das certidões brasileiras, o valor q elas tem é inestimável , pois nos da a nacionalidade de um outro país e todos aqui nesse fórum q a conseguem podem se sentirem mto privilegiados.Como vc disse, estou guardando a minha tb com mto carinho.rsrsrs
  • @Mei , certamente uma das mais merecidas atribuições de nacionalidade que Portugal já emitiu. Você já salvou muitos de nós aqui. Gratidão eterna e boa sorte!
  • @Mei, obrigada pelo esclarecimento sobre a prova de vida e parabéns pelo seu novo nascimento!
    por favor não nos abandone aqui no fórum. eu já tinha desistido da minha cidadania, mas graças à sua ajuda e dos demais moderadores e colaboradores do fórum eu resgatei esse sonho!
  • Olá pessoal,

    Poderiam atualizar a planilha com meu processo? Enviado dia 22/09 e numerado dia 06/10. Número 44xxx/2017, em análise. Muito obrigada :)
  • @Mei, parabénsssss !!!!!
  • PAULO AUNPAULO AUN Member
    editado November 2017
    Fiz o VPI e postagem dos documentos hoje na Agencia Florêncio de Abreu - LUZ, SP e correu tudo certo. Assim que o ACP receber os docs oq me recomendam fazer?
  • @Vlad Pen imagino que sim, estou ansiosamente esperando a da minha vó chegar e já estou correndo atrás das certidões para a transcrição e atribuição da minha mãe, quem sabe fim do ano que vem a minha aparece também!!! :)
  • @apartme vamos ser mais otimistas... Até Junho/Julho a nossa... Rs Estou na mesma posição, sendo que do meu avô está na fase de Registro. Já estou com os documentos da minha mãe em mãos.
  • @mei uma dúvida, vocês ligam para a LR por Skype ou telefone convencional? Se por Skype, quanto recomendam por de crédito?
  • @marianaglguimaraes
    vi aqui da última vez que liguei... Custa 0,08 por minuto não sei se pela condição na época que carreguei (tem um tempo, já)... Coloque o mínimo que for possível... Com 10 reais já dá pra falar 125 minutos... Tomara que você não precise de 2h e 15m de ligações pra lá!
  • Prezados,
    meu processo chegou na ACP dia 16/10 e apenas hoje recebemos a numeração. Esse prazo foi normal? Sempre vejo todos sendo numerados em uma semana.
    abs,
  • @jhmelman hahahah misericórdia! Espero não precisar!! Valeu pela informação.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    editado November 2017
    @AliciaDantas eu se fosse você entraria SÓ quanto seu assento sair. Já falei, enquanto não tem assento não é português ainda e não constará no sistema da polícia da imigração. E outra, sem o assento (que te permitirá fazer os documentos_ você não vai fazer NADA em Portugal. Não abre conta, não aluga nada, enfim, fica na mão da sorte. Eu esperaria.

    @Flavioswerts como explicado, se você é português e brasileiro mas não está com os documentos portugueses, vai passar na imigração e vai explicar a situação, pelo nome eles saberão. Você pode explicar que o consulado aqui é péssimo, presta serviços temorosos e demorados e preferiu tirar lá. Não te impedirão, pode ir na fé. Como impedir um nacional de entrar em seu próprio país? Não tem sentido isso.
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    @Mei mas eles sempre mandam assim, todas conservatórias usam esse envelopinho tosco com tudo dobrado. Mas na verdade isso que eles enviam não é bem uma certidão, é apenas um documento provando seu assento e dados conforme o sistema. Acredito que Portugal tenha certidões com papel timbrado/moeda como a nossa, mas nunca vi uma kkkk
  • David LimaDavid Lima Member, Moderator
    === SOBRE VALE POSTAL ===

    Pessoal, hoje fui postar dois documentos nos Correios da Dias da Rocha (Copacabana) e não quiseram emitir o vale, alegando que receberam comunicado dizendo que não podem emitir mais para pessoa jurídica.

    Pedi o tal do comunicado e me dera muma folha medíocre que em nada explicita que Pessoa Jurídica não pode ser destinatária do Vale, isto é, mais uma vez alguém conseguiu espalhar o entendimento errado de que existe essa proibição.

    O tal comunicado menciona uma Circular do BACEN de número 3.690/2013. Em tal circular eles dizem que o vale pode ser para Manutenção de Residente e de Estudante, nada de novo.

    Porém os Correios entendem que residente é uma pessoa apenas. Expliquei que o verbo RESIDIR pode tanto ter o entendimento de MORADOR/QUEM MORA ou algo EMPRESA/INSTITUIÇÃO QUE ESTÁ ESTABELECIDA naquele território, isto é, o Arquivo Central do Porto reside à Rua tal... e é isso mesmo, o dicionário diz que residir é MORAR ou ESTAR ESTABELECIDO. Enfim, falar com pessoal do balcão dos Correios é o mesmo que nada, você se estressa e nada resolve... Segunda vou ligar para a Central em Brasília e pro BACEN pra esclarecer isso, pois fico com muita raiva quando essas situações acontecem.

    Link do comunicado: https://imgur.com/a/sIFdY


    Isto posto, para eu resolver isto segunda-feira, onde no RJ alguém fez recente que deu certo? (preferência Zona Sul e Centro)
    Obrigado
  • @DavidLima nesse tópico me parece que há informação de algumas ag. que aceitam

    http://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/2182/vale-postal#latest
  • editado November 2017
    @DavidLima...

    Hoje fui mais uma vez até a Agência Central dos Correios no centro de São Paulo fazer um VP para processo de Atribuição de um primo...

    Curiosamente fui atendido pelo mesma pessoa...(Oséas)...Com quem fiz o VP do meu processo em Abril de 2016...(O rapaz tem boa memória...lembrou de mim e sabia que o VP era para Portugal...Hahaha)...

    Deu tudo certo...Mais uma vez...Inclusive eu cheguei com o valor em Reais anotado em um papel...(Calculei antes de sair de casa)...E pedi para o atendente que emitisse o VP de maneira que o comprovante saísse com o valor da remessa em Euro...Ele fez rapidinho...Sem problema...

    Depois de tudo feito...Comentei com ele que eu participava desse Fórum e que muitas pessoas aqui estavam enfrentando dificuldades para fazer VPs...Principalmente no Rio de Janeiro...Ele simplesmente disse que desconhece qualquer norma que impeça a emissão dos VPs da maneira que estamos fazendo para Portugal já há tanto tempo...

    Esse foi o quinto VP que eu fiz em dois meses...E desses cinco Todos foram sacados sem nenhum problema em Portugal...Sendo assim...Chego a Triste conclusão de que o que está acontecendo em relação a esses funcionários dos Correios que tem se negado a fazer VPs se trata...Infelizmente...Nada mais...Nada menos que mais uma **Brasileirice**...

    Pronto...Escrevi...!!!
  • Pessoal, quando eu fiz o vale postal, me perguntaram se era para Pessoa Jurídica e eu simplesmente falei que NÂO, pois você não precisa informar CNPJ e nem CPF. Não sei porque os Correios implicam. Tudo bem, o nome IRN,IP é estranho, mas você poderia escrever qualquer coisa que o sistema não rejeita.
    Lá no post do Vale-Postal, teve alguém que falou que seria pra um cidadão da Rússia ou do Japão, sei lá, por isso o nome era estranho ... rsrsrs
    Os Correios não precisava fazer a gente passar por isso.
  • @mei @sidneioliveira
    Ainda falta muito, mas quando for fazer a atribuição de meus filhos e os Correios duvidarem que IRN IP não é pessoa física, eu vou dizer que é para um búlgaro, que o nome dele é assim mesmo em maiúsculas e se pronuncia “ Íren Ípe “ ... Será divertido.
  • @MAUROMB, morri aki kkkkkk
  • @MAUROMB Ri demais hahaha..
  • FcamuriFcamuri Member
    editado November 2017
    Pessoal, bom dia!

    Então, estou vendo os comentários sobre prova de vida e fiquei preocupada.....

    Eu gostaria de saber aonde faz a prova de vida? É no cartório? Tenho q levar o idoso? Sabem mais ou menos o valor?

    Eu já enviei o processo da minha avó, mas como ela já tem 85 anos, não gostaria que caísse em exigência e demorasse mais do que o normal.

    Feito a prova de vida eu envio pro mesmo endereço, certo? Tenho que pagar mais alguma coisa? Eu digo com relação ao VP.

    Help me, pls!

    Obrigada!
  • @Fcamuri a prova de vida pode ser feita em cartório, algumas pessoas fazem no consulado (parece que o do Rio só faz pra quem já é português). Sugiro você ir ligando para o cartório para perguntar o procedimento, pois alguns pedem atestado médico e você já poderia ir adiantando essa parte. No cartório onde vou fazer a da minha avó, caso caia em exigência, custa R$ 280,00. Depois que fizer, basta enviar direto para a conservatória indicando o número do processo. Não precisa emitir VP.
  • Vou dar entrada na solicitação de nacionalidade de minha sogra, filha de português hoje com 77 anos.
    O português nunca se casou (ou seja não precisa de transcrição) e é o declarante do nascimento dela onde está escrito solteiro e no óbito dele também.
    Ela é viúva e teve alteração do nome de solteira para o de casada:

    Os documentos são:
    1) Registro do português vindo pelo ADAVR
    2) RG atualizado (só aguardando a entrega)
    3) Nascimento inteiro teor por cópia reprográfica
    4) Casamento inteiro teor por cópia reprográfica
    5) Formulário 1C preenchido

    A ideia é apostilar e mandar semana que vem (assim que pegar o RG) para a ACP, seria essa a melhor opção?
    Será necessário fazer prova de vida dela ou é dispensável?
    Precisa mandar cópia do óbito dele apostilada?

    Como estou às voltas com meu processo também (que sou neta) e em busca da certidão do meu pai, estou um pouco confusa, ansiosa e com medo de estar fazendo alguma coisa errada ou deixar de mandar algo importante: preciso de ajuda!!!

    Desde já agradeço e fico no aguardo.
  • @David Lima, pois é.. É meu entendimento tambem...

    Obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.