Instrução de processo de NETO

Prezados Amigos,

Sou novo aqui no fórum e venho pedir orientação dos amigos quanto a instrução do processo de neto.

  • Na verdade são dois processos o meu e de minha irmã ( Podemos enviar para Lisboa as duas documentações juntas, para economizar no frete?);
  • Meu pai, o filho do Português, já é falecido e foi casado, preciso enviar a certidão de casamento dele com minha mãe? Porque na certidão e nascimento de meu pai já consta a averbação do casamento e do óbito. E na averbação do casamento o escrevente do cartório colocou o nome de minha mãe de solteira. Por isso que fiquei na dúvida de enviar a certidão de casamento dele.
  • Caso seja necessário o envio da certidão de casamento de meu pai, qual seria, inteiro teor digitalizada, reprográfica ou a simples?
  • Já o processo de minha irmã ela é casada, neste caso precisa fazer a transcrição do casamento, antes de pedir a cidadania?


Desde já agradeço


Luís Afonso

Comentários

  • Ola @luisafonso

    1-) Pode mandar junto. Separe os pedidos em envelopes dentro do envelope que vai mandar para facilitar;


    2-) Depende. Quem foi o declarante do nascimento dos requerentes?


    3-) Inteiro teor digitada e apostilada;


    4-) Não, primeiro faça a cidadania dela (ela vai 'nascer' solteira em PT), só depois faça a transcrição.

  • @luisafonso

    • Na verdade são dois processos o meu e de minha irmã ( Podemos enviar para Lisboa as duas documentações juntas, para economizar no frete?);

    sim, dois envelopes de processos completos dentro de um envelope, já que se trata do mesmo artigo.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    • Meu pai, o filho do Português, já é falecido e foi casado, preciso enviar a certidão de casamento dele com minha mãe? Porque na certidão e nascimento de meu pai já consta a averbação do casamento e do óbito. E na averbação do casamento o escrevente do cartório colocou o nome de minha mãe de solteira. Por isso que fiquei na dúvida de enviar a certidão de casamento dele.

    O filho do português declarou o nascimento dos filhos? Erraram no nome da mãe? como está o nome dela nas certidões e nos documentos de vcs?

    • Caso seja necessário o envio da certidão de casamento de meu pai, qual seria, inteiro teor digitalizada, reprográfica ou a simples?

    Certidões de apoio são inteiro teor digitadas e não precisa de apostilamento

    • Já o processo de minha irmã ela é casada, neste caso precisa fazer a transcrição do casamento, antes de pedir a cidadania?

    Transcrição de casamento se faz quando se é português, portanto, primeiro se torna português, depois se transcreve casamento.

  • @LeoSantos Obrigado amigo pela sua orientação

    2-) Depende. Quem foi o declarante do nascimento dos requerentes?

    O declarante do nascimento foi meu pai, filho do português,

    O que ocorreu foi o seguinte, quando o cartório emitiu a certidão de nascimento dele, averbou o casamento mencionando que ele casou com minha mãe, só que na hora de informar o nome dela ao invés de colocar o nome de casada ele escreveu o nome dela de solteira.

    Ai eu perguntei se ele não poderia colocar: "Casou-se com Maria Adelaide Silva que passou a se chamar Maria Adelaide Silva Afonso, mas o cartório disse que não, só deveria constar o nome dela de solteira mesmo.

    Diante disso, entendo que preciso colocar no processo o Certidão de casamento deles, pois nos documentos dos requentes (meu e de minha irmã) constam o nome dela de casada Maria Adelaide Silva Afonso.

    Grato,


    Luís Afonso

  • @mabego Obrigado amigo, pelas suas orientações

    O filho do português declarou o nascimento dos filhos? Erraram no nome da mãe? como está o nome dela nas certidões e nos documentos de vcs?

    Sim foi o filho do português que declarou o nascimento dos requentes. Não erraram o nome de minha mãe é que o cartório no momento da averbação na certidão de nascimento de meu pai, informou apenas o nome dela de solteira omitindo que passou a se chamar (nome de casada). Nos nossos documentos o nome dela esta de casada.

    Luís Afonso

  • @luisafonso

    Sim foi o filho do português que declarou o nascimento dos requentes. Não erraram o nome de minha mãe é que o cartório no momento da averbação na certidão de nascimento de meu pai, informou apenas o nome dela de solteira omitindo que passou a se chamar (nome de casada). Nos nossos documentos o nome dela esta de casada.

    certidão de nascimento dela: nome de solteira

    certidão de casamento dela: nome de solteira

    certidão de nascimento do filho: nome de solteira

    documentos de vcs (certidão de nascimento e documentos pessoais): nome de casada (apesar de não ter documento provando que ela passou a assinar nome de casada)

    é isso????

  • @mabego Obrigado mesmo por você esta me ajudando. Vou explicar melhor.

    O meu processo é de Neto, uma vez que, meu pai já é falecido, como já dito e ainda estou no inicio da instrução. Já tenho em mãos os seguintes documentos:

    1 o assento de nascimento de meu avô, que é o português;

    2 a certidão de nascimento de meu pai, o filho do português, em inteiro teor digitalizada e reprográfica, falta ainda reconhecer a firma do escrevente do cartório e apostilar;

    3 Já tenho os antecedentes criminais e a RG com menos de 10 anos falta apenas apostilar

    3 já dei entrada na minha certidão de nascimento, neto do português, em inteiro teor digitalizada e reprográfica, vou pegar dia 15.05.23

    A duvida surgiu quando peguei a certidão de nascimento de meu pai, o filho do português, pois na sua certidão consta a averbação do óbito e do casamento dele com minha mãe, que saiu com o nome de solteira Maria Adelaide Silva. Neste caso o cartório não deveria averbar o casamento com o nome dela de casada Maria Adelaide Silva Afonso?

    Como o cartório averbou o casamento deles com o nome de minha mãe de solteira fico na obrigação de encaminhar a certidão de casamento deles, pois nos documentos dos requentes (meu e de minha irmã) constam o nome dela de casada Maria Adelaide Silva Afonso.

    Foi essa minha dúvida

    Desde já agradeço

  • @luisafonso

    Não é somente enviar a certidão de casamento e pronto. As informações precisam estar alinhadas, ou Portugal coloca o processo em exigência.

    apenas responda essas perguntas para que possamos te ajudar melhor :

    certidão de nascimento dela: nome de solteira? averbamentos com nome de solteira?

    certidão de casamento dela: nome de solteira?

    certidão de nascimento do filho: nome de solteira?

    documentos de vcs (certidão de nascimento e documentos pessoais): nome de casada (apesar de não ter documento provando que ela passou a assinar nome de casada)?

    a certidão de nascimento de meu pai, o filho do português, pois na sua certidão consta a averbação do óbito e do casamento dele com minha mãe, que saiu com o nome de solteira Maria Adelaide Silva.

    Como consta na certidão de casamento?

  • @mabego Obrigado mesmo por você esta me ajudando. Vou responder as perguntas, não sei se entendi direito, mas é assim mesmo importante é mandar o processo bem instruído para não ter exigências.

    -certidão de nascimento dela: nome de solteira? averbamentos com nome de solteira?

    Sim a certidão de nascimento de minha mãe o nome esta de solteira. O averbamento do casamento transcrito na certidão de mau pai, filho do português, saiu com o nome dela de solteira.

    -certidão de casamento dela: nome de solteira?

    Saiu com os dois nomes da seguinte forma: [...] casou com a Srª Maria Adelaide Silva (solteira) que passou a se chamar Maria Adelaide Silva Afonso (casada).

    -certidão de nascimento do filho: nome de solteira?

    São dois filhos eu e minha irmã nas nossas certidões foram registrados por nosso pai, o filho do português, e saiu o nome de nossa mãe de casada Maria Adelaide Silva Afonso.

    -documentos de vcs (certidão de nascimento e documentos pessoais): nome de casada (apesar de não ter documento provando que ela passou a assinar nome de casada)?

    Todos os nossos documentos saíram com o nome de minha mãe de casada Maria Adelaide Silva Afonso. A certidão de casamento prova que ela passou assinar com o nome de casada.

    -Como consta na certidão de casamento?

    Saiu com os dois nomes da seguinte forma: [...] casou com a Srª Maria Adelaide Silva (solteira) que passou a se chamar Maria Adelaide Silva Afonso (casada).

    A dúvida foi porque na averbação do casamento na certidão de nascimento de meu pai, filho do português, saiu o nome dela de solteira? Não deveria sair o nome dela de casada? Quando perguntei ao escrevente do cartório ele me informou que não, sai apenas o de solteira.

    Por esta razão entendo que devo encaminhar no processo a certidão de casamento de inteiro teor para comprovar que ela passou a assinar com o nome de casada, ou pedir ao cartório para retificar a averbação na certidão de nascimento de meu pai para constar o nome dela de casada.

    Se não for isso amigo, manda mais perguntas que vou respondendo. Obrigado novamente pela sua ajuda.


    Luís Afonso

  • @luisafonso

    A dúvida foi porque na averbação do casamento na certidão de nascimento de meu pai, filho do português, saiu o nome dela de solteira? Não deveria sair o nome dela de casada? Quando perguntei ao escrevente do cartório ele me informou que não, sai apenas o de solteira.

    ele está errado. tem que sair o nome de casada, já que vc apresentou a certidão de casamento. E todas as informações e certidões estão corretas.

    Volte lá, fale om oficial e não com este escrevente.

    Por esta razão entendo que devo encaminhar no processo a certidão de casamento de inteiro teor para comprovar que ela passou a assinar com o nome de casada, ou pedir ao cartório para retificar a averbação na certidão de nascimento de meu pai para constar o nome dela de casada.

    volte ao cartório e fale com oficial. Qual seria este cartório em que o escrevente cometeu esse erro?

  • @mabego

    -ele está errado. tem que sair o nome de casada, já que vc apresentou a certidão de casamento. E todas as informações e certidões estão corretas. Volte lá, fale om oficial e não com este escrevente.

    Certo voltarei lá para conversar com o oficial e solicitar a retificação.

    -volte ao cartório e fale com oficial. Qual seria este cartório em que o escrevente cometeu esse erro?

    Cartório de Santana - Salvador/BA.

  • Bom dia,


    Por gentileza gostaria de tirar umas dúvidas, sou neta de português, meu pai foi registrado pelo meu avô no Brasil, mas não tem a cidadania.

    -Fui solicitar a segunda via da certidão de nascimento dele em inteiro teor mas o cartório não faz apostilamento de Haia, o que devo fazer? É preciso fazer a averbação do casamento dele com minha mãe junto?

    -Preciso pedir a averbação de casamento junto com minha certidão também? Sou casada.

    -Todas as certidões precisam ser por cópia reprografica em inteiro teor e apostilada em Haia?

    -A certidão do meu avô (português) também tem validade de 1 ano? Ela é de 1910.

    -Preciso enviar meu histórico escolar ou certificado? Se sim seria certificado de graduação ou escolar?


    Desde já obrigada

  • editado June 2023

    @AnaSgrig_

    Se o seu pai ainda é vivo, vale mais a pena fazer primeiro a cidadania dele e em seguida a sua. Você vai seguir as instruções dos dois links abaixo para a solicitação da cidadania dele, e depois de concluída, seguirá as mesmas instruções para solicitar a sua cidadania.

    Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de FILHO maior de idade - 1C — Fórum Cidadania Portuguesa

    Manual de como preencher Formulário 1C (Maiores, Menores e Procuração) — Fórum Cidadania Portuguesa


    Se o seu pai já é falecido ou por qualquer motivo definitivamente não vai fazer a cidadania, nesse caso você deve fazer a solicitação de cidadania como neta. Para isso, siga as instruções dos dois links abaixo.

    Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D — Fórum Cidadania Portuguesa

    Guia para preencher o Formulário 1D a partir de 11 de novembro de 2020 — Fórum Cidadania Portuguesa


    Sobre a necessidade ou não de transcrição de casamentos, tanto em caso de pedido de filho como de neto, consultar o link abaixo.

    Quando se deve fazer transcrição de casamento para fins de nacionalidade? — Fórum Cidadania Portuguesa




    Praticamente todas as dúvidas que você indicou acima estão respondidas nos links.

    Boa sorte!

  • @AnaSgrig_ apenas para complementar a resposta acima, o apostilamento de haia pode ser feito em qualquer cartório (não precisa ser feito no cartório que emitiu a certidão).


    Inclusive muita gente opta por mandar para cartórios de SC ou do DF pq é mais barato.

  • @AnaSgrig_

    -Fui solicitar a segunda via da certidão de nascimento dele em inteiro teor mas o cartório não faz apostilamento de Haia, o que devo fazer? É preciso fazer a averbação do casamento dele com minha mãe junto?

    O apostilamento pode ser feito em qualquer cartório.

    Quanto a averbação de atos civis... não precisa ser presencial. É só pedir ao cartório do casamento para enviar a anotação para o cartório de nascimento, para que seja averbado nesta última certidão... o casamento.

    -Preciso pedir a averbação de casamento junto com minha certidão também? Sou casada.

    sim... na certidão de nascimento recomenda-se ter todas as averbações.

    -Todas as certidões precisam ser por cópia reprografica em inteiro teor e apostilada em Haia?

    sim

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

    -A certidão do meu avô (português) também tem validade de 1 ano? Ela é de 1910.

    é necessário uma mais atualizada.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    -Preciso enviar meu histórico escolar ou certificado? Se sim seria certificado de graduação ou escolar?

    não é mais necessário nada disso

  • Muito obrigada @eduardo_augusto @LeoSantos @mabego por esclarecer as dúvidas.

    Com relação a certidão do meu avô, eu a solicitei em 8 de setembro de 2021. Haverá necessidade de solicitar outra?

    Obrigada 🙏

  • @AnaSgrig_

    acho que não precisa. Pode enviar esta mesmo.

  • Boa tarde! Sou nova aqui, estou ajudando meu ex marido a fazer a cidadania dele (neto, com pai falecido), pra poder tirar da nossa filha, de 16 anos. Já temos todos os documentos, porém surgiu uma dúvida importantíssima, que talvez impossibilite o processo. O bisavô dele era SouSa, e aqui no Brasil, ao casar (com uma portuguesa) virou SouZa. Isso pode ser um problema? Pq se tiver que retificar as certidões de toda família será um transtorno, já que teremos que retificar TUDO na vida, não só os documentos..

    :(

  • @CamilaMacri

    Sousa = Souza

    Se for só essa diferença, não se preocupe.

  • @CamilaMacri

    não há problema, pois a fonética é a mesma

  • Ah, que ótimo!!! Muito obrigada! É que trabalho tirando RG aqui no RJ e atendi uma vez uma pessoa que estava tirando outro RG pq tinha acertado o sobrenome de Souza pra Sousa e me disse que era pra tirar a cidadania. Aí lembrei disso agora e q fiquei preocupada! Mas na época eu não estava por dentro do assunto então não fiz perguntas e não sei os detalhes. Que bom então! Fiquei super aliviada agora!!

  • Tô com mais uma dúvida (desculpa, as dúvidas vão surgindo aos poucos rs), quando eu enviar os documentos pra Portugal eu pago uma taxa única ou tenho que pagar a transcrição do casamento dos ascendentes tb? Estou tirando pro meu ex marido, ele é neto de português. Os avõs casaram no Brasil e o pai dele, filho dos portugueses, tb casou (já faleceu). Eu tenho q pagar 2 transcrições de casamento?

  • @CamilaMacri

    Só se faz transcrição dos eventos envolvendo cidadãos portugueses.


    1. Os avós eram portugueses --> veja aqui se é necessário transcrever: Quando se deve fazer transcrição de casamento para fins de nacionalidade? — Fórum Cidadania Portuguesa
    2. Os pais eram brasileiros --> não se transcreve
    3. Quando seu ex-marido obtiver a cidadania --> terá o estado civil "solteiro" em Portugal, quando deveria ser "divorciado". Para acertar isso, ele precisaria transcrever o casamento e homologar o divórcio. Muitos terminam não fazendo, especialmente se não tem interesse em se mudar para Portugal ou ter uma vida lá. O código civil de Portugal diz que tem que fazer, mas no fim vai uma decisão pessoal. Não sei se existe alguma punição.


  • Entendi! Não vamos transcrever o nosso casamento e divórcio pois foi ele que declarou o nascimento da nossa filha, e eu não mudei de nome quando casei, então não há divergências na certidão dela. Vamos tentar assim rs.

    Mas quando eu for efetuar a taxa eu tenho q já oagar a taxa da transcrição do casamento dos portugueses rb? Tenho q fazer isso antes de solicitar a cidadania? U mando tudo junto?

  • @CamilaMacri

    primeiro voce data o processo de transcricao do casamento dos Portugueses, que se casaram no Brasil.

    depois, quando voce receber a transcricao, ai sim inicia o processo de nacionalidade.

  • O processo de transcrição eu tb envio pelo correio? tem algum formulário próprio? Então não mando agora o formulário 1D, né? Como eu consigo saber se esta transcrição já foi feita? A sobrinha do meu ex marido estava fazendo, há quase 2 anos atrás, mas ela é uma pessoa extremamente difícil e se apossou das certidões que eu tinha tirado e não me deu mais retorno sobre o assunto. O pai dela me devolveu o dinheiro, e falou q ela não chegou a fazer nada, mas eu duvido muito que ela não tenha feito. Tem alguma forma de eu descobrir se a transcrição já foi feita?

  • editado June 2023

    @CamilaMacri

    Voce pode solicitar uma copia da transcricao no civilonline. Se nao me engano vc paga mas se eles nao encontrarem devolvem o dinheiro.

    no link abaixo voce encontra todays as orientacoed: como pedir documentos no civilonline, quais os documentos obrigatorios para fazer transcricao, e tudo mais que voce precisa saber.


    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest

  • @CamilaMacri

    Aonde você mora no Brasil? Faz diferença para onde enviar o pedido de transcrlção, pois os prazos variam muito entre cada consulado.

    Se você mora no RJ ou ES, mande para o consulado do Rio; é muito rápido; aqui o procedimento (são requisitos um pouco diferentes se são 2 PT ou se são um PT e outro não-PT):

    https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade

    Se mora no resto do BR, em geral é mais simples e rápido mandar para a CRC Porto; antes levava um mês. com o aumento da demanda já está em uns 2 meses (adapte a lista de documentos se forem 2 PT):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/23255/lista-basica-para-transcricao-de-casamento-em-portugal-pela-crc-do-porto/p1

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22782/transcricao-de-casamento-crc-do-porto#latest

  • @eduardo_augusto , obrigada, eu solicitei a certidão on line, tomara que já esteja transcrito! Vc sabe me dizer em quanto tempo eles respondem?

  • @CarlosASP eu moro no Rio de Janeiro, na capital. então caso não esteja transcrito eu dou entrada lá diretamente no consultado? No site eles mandam apresentar procuração caso não seja o próprio, porém o casal já faleceu, assim como o filho. Pode ser requerido e assinado pelo neto?

  • @CamilaMacri

    Você manda tudo pelo correio. Não há atendimento presencial para transcrição de casamento no consulado do Rio. Mas é muito rápido; é o melhor lugar para se fazer isso. Deu sorte de morar no RJ ou ES :-)

    Descendentes tem direito a solicitar a transcrição; a procuração seria se um terceiro não relacionado pedisse. Se não me engano, como neto, se manda uma certidão de nascimento sua onde mostre que são seus avós. Como no requerimento da transcrição você vai ter que preencher "neta" no campo "solicita na qualidade de...", vai ser a prova disso que eles vão procurar. Dê um a olhada no modelo do formulário no link do consulado.

    Dá uma olhada também no tópico específico; em algum dos comentários anteriores deve ter o exemplo que quem pediu como neto lá:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/14134/transcricao-de-casamento-consulado-do-rj#latest

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.