Como pedir documentos nos Arquivos Distritais pelo CRAV

Antes de 1911, os nascidos eram registrados com assentos de baptismo, e os livros com os registros encontram-se nos Arquivos Distritais.

Para solicitar um assento no Arquivo Distrital, pelo CRAV, siga o passo a passo:

https://crav.arquivos.pt/login

Cadastre-se para gerar login e senha

Entrar

Vá em "Serviços em Linha"

Clique em "Novo pedido"

Há algumas opções:

Pedido de Informação - não serve para pesquisa, mas vale para outros assuntos.

Pedido de pesquisa - é um serviço pago, mas fazem orçamento prévio

Pedido antecipado de consulta - só vale para agendar consulta presencial

Pedido de consulta presencial – pedido de um documento específico para consulta com dia marcado

Pedido de certidão – pedido do assento certificado para fins de pocessos de cidadania

Pedido de reprodução – pedido de assento por cópia reprográfica “sem” certificação

Pedido antecipado de consulta - só vale para consulta presencial

Pedido de averbamento – enviar documentação específica comprovando casamento e/ou óbito para anotação no livro de registo de assento

Para pedir certidões a serem usados em processos de Atribuição, elas têm que ser em papel, narrativas e certificadas.

Assim, entrar em "Pedido de Certidão”

Marcar a opção "Paroquiais / Registo Civil"

Selecionar na listagem qual Arquivo Distrital pretendido

Vai abrir um formulário onde deverão ser preenchidos os campos:

* Campo de preenchimento obrigatório,

** Preenchimento obrigatório de pelo menos um dos campos,

1 Campo de preenchimento recomendável.

Tipo certidão * – narrativa

Tipo de registo * - escolha "Batismo/nascimento"

Distrito ¹

Concelho *

Freguesia **

Conservatória **

Nome do registado *

Nome do pai **

Nome da mãe **

Nome do cônjuge **

Nº do assento **

Nº da página **

Data do ato do documento * - selecionar dia / mês / ano

Informação adicional – coloque aqui o número de cópias você precisará, se necessita do documento multilingue, etc

Tipo de reprodução * – analógica (suporte em papel)

método de entrega físico * - envio por correio postal

nome completo *

morada *

código postal

localidade

país *

opção adicional de envio * - correio registado com aviso de receção para fora da europa

confirmar...

Eles vão preparar um orçamento, que você deverá aprovar e pagar .

Após isso o documento será enviado pelos Correios.

Fique consultando periodicamente a aba "As minhas tarefas" porque, após 10 dias sem haver pagamento, o pedido é cancelado sem aviso prévio!

As certidões costumam custar de 22 a 25 euros por pedido, incluindo o envio.

Se este documento necessitar de apostilamento, será feito em “outro” órgão, na Procuradoria Geral da República

https://www.ministeriopublico.pt/perguntas-frequentes/servico-apostilas

Nos demais distritos que não estejam listados nas instruções do CRAV, faça um post pedindo orientações, pois são específicos e diferentes entre si.

As certidões do concelho de Guimarães são solicitadas no Arquivo Alfredo Pimenta.

Comentários

  • @mabego, boa noite!


    Parabéns por mais uma excepcional contribuição.


    Recentemente utilizei os serviços do ARQUIVO DISTRITAL DE VISEU pelo CRAV e paguei conforme demonstrado abaixo:




    ID

    XXXX

    Pedido

    2022PCertXXXX

    Tipo de pedido

    Pedido de Certidão

    Código de arquivo


    ADVIS

    Data de criação

    12/10/2022 13:29:06

    Valor

    16.50€

    Estado

    Pago e confirmado

    Clique nos detalhes para ver o seu recibo

    ID

    XXXX

    Pedido

    2022PRXXXX

    Tipo de pedido

    Pedido de Reprodução

    Código de arquivo


    ADVIS

    Data de criação

    11/10/2022 13:28:34

    Valor

    1.50€

    Estado

    Pago e confirmado

    Clique nos detalhes para ver o seu recibo


    1


    Total: 0.00€

  • editado April 2023

    @mabego bom dia. Como solicito documentos para o Distrito de Braga, Concelho de Guimarães?

    Já fiz o cadastro no site do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (AMAP) (https://archeevo.amap.pt/) mas não recebi e-mail de confirmação de cadastro. Já mandei e-mail para eles e eles mesmos disseram para tratar diretamente por e-mail enquanto verificam o site, do porquê não recebi o link de confirmação. Entrei também diretamente no site do AMAP, na parte de "certidões e reprodução de documentos" (https://www.amap.pt/p/certidoes-e-reproducao-de-documentos), e mencionam ter que preencher um formulário de solicitação, que poderá ser pago por vale postal ou cheque (em agência portuguesa), o que me complica, pois pensei ser possível pagar por cartão de crédito internacional.

    Há alguma especificidade no pedido para o AMAP? Ou basta apenas colocar as informações sugeridas no post, de acordo com o meu pedido?

    Estou postando apenas para me certificar que farei o certo. Pensei em solicitar por e-mail mesmo, preenchendo com as informações sugeridas. Estou lidando com processo de cidadania para neto. De fato, o que preciso é:

    1 assento de casamento apostilado para corrigir informações em documento brasileiro (vou pedir para enviarem para a PGR de Guimarães, seguindo o passo a passo postado por vc no https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal). Ou seja, cópia narrativa, integral (inteiro teor), em papel (fisicamente), certificada (com selo do arquivo distrital) e assinada pelo diretor(a) do arquivo. Pedir para enviar para a PGR de Guimarães.

    1 assento de casamento para o pedido de nacionalidade, pois preciso fixar o nome de casado do Português, já que na certidão da filha dele, aqui no Brasil, está o nome de casado. E no assento de baptismo dele não está averbado o casamento. Logo, cópia reprográfica, integral (inteiro teor), em papel (fisicamente), certificada (com selo do arquivo distrital) e assinada pelo diretor(a) do arquivo. Pedir para enviar para o Brasil.

    1 assento de baptismo do Português para o pedido de nacionalidade. Logo, cópia reprográfica, integral (inteiro teor), em papel (fisicamente), certificada (com selo do arquivo distrital) e assinada pelo diretor(a) do arquivo. Pedir para enviar para o Brasil.

    Pensei também em pedir o assento de baptismo da Portuguesa para garantir. Mostrando que são 2 portugueses que se casaram lá e vieram para o Brasil, tiveram uma filha, e essa filha teve um filho Português. Não creio que o custo de um assento de baptismo a menos valha o risco, para ter tudo certinho.


  • Já fiz o cadastro no site do Arquivo Municipal Alfredo Pimenta (AMAP) (https://archeevo.amap.pt/) mas não recebi e-mail de confirmação de cadastro. Já mandei e-mail para eles e eles mesmos disseram para tratar diretamente por e-mail enquanto verificam o site, do porquê não recebi o link de confirmação. Entrei também diretamente no site do AMAP, na parte de "certidões e reprodução de documentos" (https://www.amap.pt/p/certidoes-e-reproducao-de-documentos), e mencionam ter que preencher um formulário de solicitação, que poderá ser pago por vale postal ou cheque (em agência portuguesa), o que me complica, pois pensei ser possível pagar por cartão de crédito internacional.

    Não tem dificuldade de efetivar o pagamento à Portugal, só lembro que vale postal está suspenso.

    Já paguei vários documentos e procedimentos em Portugal, cada um de um jeito, e sempre pedi outras alternativas para que se adequasse à minha disponibilidade e facilidade aqui.

    Há alguma especificidade no pedido para o AMAP? Ou basta apenas colocar as informações sugeridas no post, de acordo com o meu pedido?

    sim... e em papel, narrativa e certificada.

    Estou postando apenas para me certificar que farei o certo. Pensei em solicitar por e-mail mesmo, preenchendo com as informações sugeridas. Estou lidando com processo de cidadania para neto. De fato, o que preciso é:

    1 assento de casamento apostilado para corrigir informações em documento brasileiro (vou pedir para enviarem para a PGR de Guimarães, seguindo o passo a passo postado por vc no https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal). Ou seja, cópia narrativa, integral (inteiro teor), em papel (fisicamente), certificada (com selo do arquivo distrital) e assinada pelo diretor(a) do arquivo. Pedir para enviar para a PGR de Guimarães.

    Vc deve pedir a narrativa (que equivale à nossa digitada)

    1 assento de casamento para o pedido de nacionalidade, pois preciso fixar o nome de casado do Português, já que na certidão da filha dele, aqui no Brasil, está o nome de casado. E no assento de baptismo dele não está averbado o casamento. Logo, cópia reprográfica, integral (inteiro teor), em papel (fisicamente), certificada (com selo do arquivo distrital) e assinada pelo diretor(a) do arquivo. Pedir para enviar para o Brasil.

    Vc deve pedir a narrativa

    1 assento de baptismo do Português para o pedido de nacionalidade. Logo, cópia reprográfica, integral (inteiro teor), em papel (fisicamente), certificada (com selo do arquivo distrital) e assinada pelo diretor(a) do arquivo. Pedir para enviar para o Brasil.

    Vc deve pedir a narrativa

    Pensei também em pedir o assento de baptismo da Portuguesa para garantir. Mostrando que são 2 portugueses que se casaram lá e vieram para o Brasil, tiveram uma filha, e essa filha teve um filho Português. Não creio que o custo de um assento de baptismo a menos valha o risco, para ter tudo certinho.

    Documentos portugueses devem ser narrativos.

    Documentos brasileiros devem ser reprográficos.

    para corroborar:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21965/lista-basica-de-documentos-para-atribuicao-de-netos-1d#latest

  • @mabego obrigado pelas respostas. Quanto aos documentos portugueses serem narrativos ou reprográficos para fins de cidadania, eu já vi pessoas dizendo que precisam ser reprográficos e, caso a leitura esteja difícil, solicitar o documento narrativo. Não entendo por que mencionam solicitarem o documento reprográfico dos assentos. Pela sua experiência, os assentos em cópia reprográfica daria algum tipo de fidelidade a mais no documento? Ou para os Conservadores tanto faz? Na verdade, ao meu ver, se eu tenho um documento narrativo e certificado, é muito mais fácil para os conservadores aceitarem o documento do que uma cópia reprográfica de difícil leitura

  • @ygorios

    obrigado pelas respostas. Quanto aos documentos portugueses serem narrativos ou reprográficos para fins de cidadania, eu já vi pessoas dizendo que precisam ser reprográficos e, caso a leitura esteja difícil, solicitar o documento narrativo.

    Isto acontece mais com a documentação brasileira. Portugal pede, se possível, a reprográfica (por conta de várias fraudes que já aconteceram. Muitas famosas). Se, caso estiver ilegível, enviar a digitada.

    Não entendo por que mencionam solicitarem o documento reprográfico dos assentos.

    Explicado acima.

    Pela sua experiência, os assentos em cópia reprográfica daria algum tipo de fidelidade a mais no documento?

    explicado acima.

    Ou para os Conservadores tanto faz? Na verdade, ao meu ver, se eu tenho um documento narrativo e certificado, é muito mais fácil para os conservadores aceitarem o documento do que uma cópia reprográfica de difícil leitura.

    Para documentos portugueses, pedem as narrativas, pois é mais fácil o entendimento (pelas letras de difícil entendimento que constam nos livros dos arquivos distritais) e pelas datas bsstante antigas muitas das vezes.

    Quanto às certidões brasileiras... explicado acima.

  • editado April 2023

    Pessoal uma orientação aqui. Vou solicitar certidões no Arquivo Distrital Alfredo Pimenta. No site não da pra pedir reprodução em papel, apenas digital. A reprodução em papel só é feita preenchendo formulário e enviando por e-mail. Já preenchi e assinei, ainda não enviei. Vim aqui tirar dúvida antes. Queria uma orientação sobre a forma de pagamento deles. No próprio site do AMAP diz que:

    "O pagamento poderá ser efectuado, por vale postal ou cheque (de agência portuguesa), emitido à ordem do tesoureiro do Município de Guimarães, endereçado ao Arquivo Municipal Alfredo Pimenta. (Informações Gerais)"

    Alguém sabe orientar como posso fazer esse pagamento?

    Estou pensando em mandar e-mail e perguntar se não tem como fazer pagamento por cartão de crédito internacional ou transferência bancária

  • editado April 2023

    @ygorios

    faça primeiramente o pedido normalmente, e na página 2 coloque: envio por correio postal

    https://archeevo.amap.pt/oservices

    E aguarde a "cobrança", onde vc poderá pedir orientações de como pagar.


  • editado April 2023

    @mabego o que está me deixando intrigado é não aparecer a opção de "reprodução em papel" e também aparecer o campo de "N.º de exemplares não certificados*". Inclusive na primeira etapa, onde se pergunta "Identificação da documentação", eu tentei fazer de duas formas. A primeira, selecionando "Através de formulários de registros paroquiais" e fui preenchendo os dados do assento, e a segunda "Através da identificação de documentos", que tem apenas um campo de "Informação Adicional", que preenchi tudo que eu precisava, mencionando reprodução em papel, cópia certificada, narrativa, etc. Na etapa 3, aparecendo um resumo do pedido, já mostra que será uma reprodução não certificada.


  • @ygorios

    Faça o pedido através de registros paroquiais...

    escreva sobre certificação nas observações e em forma narrativa... pois não existe opções de auto preenchimento no site.

    e escolha: envio por correio postal (que obviamente, será em papel).

    Escolha exatamente como está na lista básica dos artigos aqui no fórum.

    Aguarde sobre o pagamento e peça orientaçães

    Acho que não está difícil entender estas orientações.

    Lembrando que inúmeros requerentes pedem documentos pelo Alfredo Pimenta e não tem nenhum problema.

    Não tente fazer de outra forma.

    Boa sorte

  • @mabego as orientações estão claras. O problema foi me deparar com a falta de campos de autoprenchimento de acordo com o guia, e o resumo do pedido mostrar apenas reprodução digital. Mas, se as pessoas pedem sem menores problemas preenchendo o campo observação, então beleza

  • Avó

    Biblioteca pública e arquivo regional Luiz da Silva Ribeiro 

    Avô

    Biblioteca pública e arquivo regional João José da Graça

    As certidões de meus avós estão nesses arquivos, fiz a solicitação pelo CRAV e foi negada, mandando entrar em contato diretamente com os arquivos para maiores informações.

    E preciso que sejam apostiladas , como faço ?

  • @ReginaSumar

    no caso das ilhas, não é pelo CRAV.

    faça o pedido diretamente por email das ilhas correspondentes e já peça orientações para o apostilamento

  • IsadoraIsadora Member

    mabego Oii, você me ajudou na busca do meu bisavô Joaquim Ferreira dos Santos. Tenho uma dúvida sobre a solicitação da certidão de nascimento, lendo alguns fóruns eles falam que para solicitar a certidão de nascimento a fim de ser utilizada para cidadania portuguesa tem que enviar a certidão de casamento e de óbito do cidadão português. Só que seguindo o seu checklist não tem essa informação a ser anexada no momento de solicitação da certidão. Isso procede mesmo?

    Outra pergunta é se necessita estar em Portugal para se fazer alguma etapa do processo de cidadania?

  • @Isadora

    Para te ajudar melhor, em primeiro lugar... qual é seu artigo?

    Outra pergunta é se necessita estar em Portugal para se fazer alguma etapa do processo de cidadania?

    não é preciso estar em Portugal

  • IsadoraIsadora Member

    Busco Certidão de Batismo do Português Joaquim Ferreira

    @mabego Oii esse era o nome do artigo que estava buscando o meu avô (era isso que você tinha perguntado?)...te marquei lá no papo.

  • @Isadora

    qual é seu artigo pelo qual vc vai pedir a nacionalidade?

    1d - neto?

    1C - filho?

  • IsadoraIsadora Member

    mabego neto!!

  • Bom dia, @mabego

    Sabe informar se ha algum email do CRAV? Alguma forma de entrar em contato que nao seja pelo site deles. @mabegoGostaria de solicitar o envio de certidao direto a PGR em Lisboa, para apostilamento, e pretendo copiar ambas as partes no email, CRAV e PGR.

    Obrigado,

    Carlos

  • @CarlosGomes

    Sabe informar se ha algum email do CRAV? Alguma forma de entrar em contato que nao seja pelo site deles. 

    Gostaria de solicitar o envio de certidao direto a PGR em Lisboa, para apostilamento, e pretendo copiar ambas as partes no email, CRAV e PGR.

    Peça orientações na aba informações no CRAV, pedindo o documento e informe o endereço da Procuradoria correspondente para o envio:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22851/como-pedir-documentos-nos-arquivos-distritais-pelo-crav

    Peça orientações à PG, informando que o arquivo distrital vai enviar um documento para ser apostilado:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22927/guia-para-apostilar-documentos-em-portugal/p1

  • Muito obrigado, @mabego!

    Atraves de buscas, acabei achando o site https://dglab.gov.pt/contactos-arquivos/ , com a lista dos ADs, incluindo respectivos contatos.

    De qualquer forma, vou pedir orientacao atraves do CRAV como sugerido.

    Carlos

  • @mabego, @AlanNogueira e @Kleber Silva Aguiar @AlanNogueira

    No preparo para a solicitacao de apostilhamento de certidoes, via CRAV>PGR, e surgiram algumas duvidas.

    Parece que temos algumas divergencias entre as certidoes de batismo e casamento, ambos ocorridos em Portugal, dos meus bisavos portugueses. Nao sei se estas divergencias sao criticas.

    Informo ainda que meu plano e de fazer a solicitacao pela linha da minha bisavo (avo do meu pai), dado que os dados estao mais claros e a mesma nunca teve seu nome de batismo alterado.

    Aqui estao as divergencias a que me refiro:


    Certidao de batismo - Maria da Purificação, em 2/2/1865.

    Filha de Jose CardoZo da Fonseca e de MarceLLina Joaquina


    Certidao de batismo - Antonio Maria, em 20/11/1854. Este eh mais complicado confirmar a data de nascimento/batismo correta pois teria sido abandonado (exposto) e um ano mais tarde reconhecido pelos pais biologicos, conforme assento abaixo.

    (Antonio Maria https://digitarq.advis.arquivos.pt/viewer?id=1062180 ...m0230.tif)

    Filho de Antonio Manuel Lopes e de Antonia Joaquina


    Certidao de casamento - Entre Antonio Manuel Lopes e Maria da Purificação, em 2/7/1884.

    Ele, de 29 anos, filho de Antonio Manuel Lopes e de Antonia Joaquina

    Ela, de 19 anos, filha de Jose CardoSo da Fonseca e de MarceLina Joaquina


    Por parte de Maria da Purificação paracem nao ser divergencias "graves"? Nao sei ao certo, por isso peco ajuda. A idade de casamento/data de nascimento de Antonio Maria parecem estar fora por um ano, mas poderia ser com relacao a diferentes datas de nascimento e batismo? Ou ate engano com relacao aa idade e ano de nascimento?


    Gostaria de saber qual a melhor estrategia na solicitacao de apostilhamento e, na sequencia, das retificacoes de certidoes no RJ.

    Muito obrigado mais uma vex.

    Carlos

  • @mabego@AlanNogueira e @Kleber Silva Aguiar

    Uma correcao, pois acabei de receber agora a tarde as certidoes (nao apostiladas) que havia solicitado antes de saber que era possivel o envio direto do CRAV para a PGR.

    Seguem as correcoes e divergencias, conforme certidoes narrativas:


    Certidao Narrativa de Nascimento - Maria da Purificação, em 20/1/1865.

    Filha de JoZe CardoZo da Fonçeca e de Marcelina Joaquina


    Certidao Narrativa de Casamento - de Antonio Manuel Lopes e Maria da Purificação, em 2/7/1884.

    Ele, de 29 anos, filho de Antonio Manuel Lopes e de Antonia Joaquina

    Ela, de 19 anos, filha de JoSe CardoSo da FonSeca e de Marcelina Joaquina


    Favor notar que a certidao narrativa de casamento nao menciona as idades dos nubentes na data de casamento, embora o livro as mencione.

    Embora o nome do pai de Maria da Purificacao tenha o mesmo som, parece que alguns erros claros, pois nao deve existir por exemplo Fonseca com ç.

    No lado positivo, nao ha divergencia com relacao ao nome da mae de Maria da Purificacao.

    Apenas queria fazer essa atualizacao antes que alguem respondesse ao post anterior.


    Obrigado,

    Carlos

  • IsadoraIsadora Member

    @mabego eu estou seguindo as suas instruções do fórum que vc me enviou o link "Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D"...a minha dúvida é no momento de solicitação da Certidão de Nascimento no CRAV (antes de 1911), no nome do cônjugue em deveria incluir o nome da minha bisavó? Eles se casaram no Brasil, e em Portugal não teria nenhum registro sobre esse casamento.


  • @Isadora

    eu estou seguindo as suas instruções do fórum que vc me enviou o link "Lista básica de documentos para ATRIBUIÇÃO de NETOS – 1D"...a minha dúvida é no momento de solicitação da Certidão de Nascimento no CRAV (antes de 1911), no nome do cônjugue em deveria incluir o nome da minha bisavó? Eles se casaram no Brasil, e em Portugal não teria nenhum registro sobre esse casamento.

    Vc está pedindo assento de baptismo (de um nascimento).

    E não vai constar nenhum cônjuge, a não ser que vc já tenha transcrevido casamento.

    Não coloque a informação de cônjuge.

  • IsadoraIsadora Member

    mabego obrigada pelo retorno imediato e pela paciência tbm rsrs...Ufaa não coloquei o cônjugue e a certidão já está a caminho. Sobre transcrição de casamento, procurei infos aqui no fórum e não achei, vc poderia me indicar algum sobre o assunto para consumir as informações?

  • @mabego Muito util a sua orientação. Parabéns e obrigado.

    Infelizmente nao tinha lido suas orientações e fiz o pedido de Certidão ao CRAV solicitando uma certidão INTEGRAL, em vez da certidao NARRATIVA, conforme sua orientaçao. Esta certidão INTEGRAL funcionaria para o processo de solicitaçao de cidadania para NETO?

    Grato

    Decio

  • @mabego , poderia me ajudar?


    Eu fiz o pedido da certidão de batismo do avô da minha noiva, só que quando chegou vi que na certidão tem meu nome como requerente, nesse caso teria que ser o nome da requerente o da minha noiva que é a neta ou não tem problema?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.