Transcrição de Casamento - CRC do Porto

1151617181921»

Comentários

  • editado March 22

    @Simeia Lobato


    5 meses e 15 dias foi o prazo total da entrada da transcrição até o recebimento em casa dos documentos.

  • @ecoutinho


    Obrigado pelo retorno. Já havia visualizado esse modelo do consulado do RJ, não é isso?


    Estava em busca do modelo da CRC mesmo, cheguei a começar a preencher uma época, mas não finalizei. Pelo o que eu me recordo, pediu umas informações bem diferentes.

  • @fgpires

    Então, ontem recebi a notícia de que a transcrição foi efetuada. E estranhamente eles solicitaram o meu endereço para envio da certidão e a devolução dos documentos.

    Entrei no dia 04 de dezembro de 2023, depois de 3 meses exatos chegou a solicitação de pagamento, eu paguei no dia seguinte.

    Ontem, já respondi à solicitação do endereço, apesar do dito endereço já constar na minha solicitação da transcrição. Tudo bem.

    Logo o assunto da transcrição de casamento está se encerrando.

    Obrigado a todos do fórum...

  • nreisnreis Member

    Olá! Pessoal, sabem me dizer se eles avisam por email quando o processo de transcrição é concluído? O documento atualizado é enviado via email também?

  • editado March 29


    @Carlopa

    Por favor, consegue me ajudar, enviar o modelo de formulário que utilizou.

  • JuLCostaJuLCosta Member
    editado April 1

    Ola, tudo bem?

    Tentei baixar o requerimento para a transcrição de casamento que consta na primeira página, mas não abre. Seria possível alguém me enviar?

  • obrigada @ecoutinho

    Para a cidadania da sua filha você precisará incluir no processo de atribuição dela uma declaração sua, devidamente notarizada, informando que nunca foi casada com o pai dela.

    Existe um modelo para isso? Devo enviar então a declaração de maternidade, que já achei modelo e também esta outra de nunca ter sido casada. Notariado seria apostilhada

  • @nao precisa informar que nunca foi casada. Precisa declarar apenas que é a mãe da criança, confirmed consta na certidão de nascimento.

  • JNashJNash Member

    Olá, boa noite a todos,

    Vendo mensagens anteriores, notei várias menções à necessidade de reconhecimento de firma do oficial nas certidões brasileiras, apostiladas. É uma exigência da CRC-Porto? Porque para apostilar, não é preciso ter a firma reconhecida - ainda mais quando o cartório que emite a apostila é o mesmo que gerou a certidão.

    É mesmo necessário, atualmente, esse reconhecimento de firma? Ou é uma exigência antiga?

    Obrigado!

  • @leosmatias

    Então, desculpas pela demora. Só vi seu comentário hoje dia 09/04.

    Então, atualmente estou fazendo a transcrição de casamento de mais dois parentes e fiz duas transcrições no passado. O formulário que utilizei é um dos que circulam no fórum e que se mostrou mais fácil de preencher, e para envio para o CRC do Porto.

    Segue

    em anexo.

    Sucesso.

  • Atualizando aqui...

    • Envio da documentação via DHL para Porto: 11/01/2024
    • Recebimento do link para pagamento: 19/03/2024
    • Recebimento da documentação finalizada pelos Correios: 22/04/2024
  • Pessoal, podem me ajudar?

    Com a transcrição do casamento em mãos, como faço para solicitar meu primeiro cartão cidadão e passaporte? Imagino que deva ter algum tópico específico aqui no fórum, mas não consegui localizar.

    Agradeço mais uma vez.

  • @juliassantos

    Se for no BR, agendando em um consulado PT. O procedimento específico vai depender do consulado que atende o estado onde mora.

    Se estiver em PT, indo numa Loja do Cidadão, por exemplo.

    Tem muitos tópicos sobre o tema:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/tirar-documentos-portugueses

  • @CarlosASP obrigada pela informação.

    Moro no Paraná e o Consulado aqui não tem vaga disponível. Por curiosidade, onde você fez seu primeiro CC e Passaporte?

  • @juliassantos

    Eu aproveitei uma viagem e fiz em Lisboa, onde é muito mais fácil e rápido conseguir uma vaga para fazer do que via a maioria dos consulados no BR. O gargalo no BR é conseguir agendar nos consulados; o procedimento em si depois é simples.

  • Pessoal, estou fazendo a transcrição do casamento dos meus avós para o processo de cidadania, já que não foi meu avô português que registrou meu pai no cartório. Porém, não tenho a certidão de nascimento da minha avó e estou seguindo esse procedimento de suprimento de certidão de nascimento... e estou com uma dúvida que gostaria a opinião de vocês, por favor.

    Em substituição à certidão de nascimento, vou juntar certidões negativas de nascimento, certidão de óbito dela, certidão de óbito do meu avô que diz que a deixou viúva, certidão de nascimento do meu pai, onde consta os nomes dos pais. Porém, há uma divergência de data de nascimento...

    Na certidão de casamento da minha avó, diz que ela nasceu em 17/09/1897, em Santos. Pedi para desarquivar os documentos da certidão de casamento, mas não encontraram nada referente ao nascimento.

    Na certidão de óbito, diz que ela morreu em 22/09/1970, com *74 anos*... ou seja, não bate com a data de nascimento informada no casamento, ou ela teria morrido com 73 anos.

    Encontrei a certidão de batismo dela na paróquia de Santos, e diz que ela nasceu em 24/01/1897, o que bateria com a certidão de óbito...

    Acham que essa divergencia pode causar problema? Penso em não juntar a certidão de batismo nesse primeiro momento, pois tenho bastante documentos suporte... mas, de qualquer forma, a idade da certidão de óbito não vai bater com a de casamento, e não tenho como não mandar esses documentos...

    O que vocês fariam?


    Obrigada!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.