Boa tarde pessoal. Estou a procura da certidão de nascimento da minha bisavó. Meu pai e eu desejamos tirar a nacionalidade portuguesa, mas ficamos sabendo que o pai da minha bisa que era o português. Não temos certeza da nacionalidade do mesmo, mas estamos em busca para poder dar inicio ao processo de nacionalidade. O unico dado que temos, é a certidão de óbito da minha bisavó, que foi atestada em um cartório de Nilopolis. Caso puderem ajudar, eu agradeço!!
Nome: Maria Thereza/Teresa Martins
UF: RJ
Nome da mãe: Maria da Conceição Martins
Nome de alguns filhos dela: Celio Martins, Celia Helena Martins
Se for a pessoa certa, não teria como ser pai de Carlos nascido só em 1949. A não ser que a data de nascimento esteja errada. De onde veio esse dado?
No Family Search, há uma árvore genealógica de Idalina (talvez você tenha criado), está incompleta, mas o próprio sistema já está indicando várias certidões dela para analisar e anexar à árvore. Complete esse árvore com o maior número possível de parentes, irmãos, tios, avôs e suas datas de nascimento, casamento e óbito; e anexe os documentos indexados. Quanto mais, melhor. É assim que o sistema vai "aprendendo" e usa isso para tentar achar mais coisas da família. Numa dessas aparece uma pista sobre Carlos.
Fiz a busca da certidão de nascimento da minha avó em alguns cartórios, porém ainda não localizei. Estou tentando em outros mas haja dinheiro...Liguei para Arquivo Nacional e disseram que o ano em que ela nasceu ele não, só a partir de 1929.
Alguém poderia por gentileza, me ajudar?
O nome dela é: Lucília de Mattos
Nascimento: 23/08/1925 - Rio de Janeiro.
Filiação: Manoel Augusto de Mattos e Maria Timothea de Moura
OBS: Só falta este documento para conseguirmos tirar a cidadania.
Fiz a busca da certidão de nascimento da minha avó em alguns cartórios, porém ainda não localizei. Estou tentando em outros mas haja dinheiro...Liguei para Arquivo Nacional e disseram que o ano em que ela nasceu ele não, só a partir de 1929.
Alguém poderia por gentileza, me ajudar?
O nome dela é: Lucília de Mattos
Nascimento: 23/08/1925 - Rio de Janeiro.
Filiação: Manoel Augusto de Mattos e Maria Timothea de Moura
OBS: Só falta este documento para conseguirmos tirar a cidadania.
Realmente o AN só tem nascimentos a partir de 1929. Ele as vezes tem habilitações de casamento mais antigas (se achasse o casamento dos pais poderia ser uma pista de onde registraram os filhos).
Mas olhei no Family Search e vi o casamento de Lucilia com Augusto Fulgencio e lá consta Lucilia como "filha natural"; os pais nunca devem ter casado. Sabe se Lucilia tem irmãos? Achando o registro deles, pode ser pista de onde ela foi registrada.
No Family Search, há uma árvore genealógica de Lucilia (talvez você tenha criado), está incompleta, mas o próprio sistema já está indicando várias certidões dela e dos pais para analisar e anexar à árvore. Complete esse árvore com o maior número possível de parentes, irmãos, tios, avôs e suas datas de nascimento, casamento e óbito; e anexe os documentos indexados. Quanto mais, melhor. É assim que o sistema vai "aprendendo" e usa isso para tentar achar mais coisas da família. Numa dessas aparece uma pista.
Caso não tenha sido você que criou a árvore no FS, tente entrar em contato com quem criou e fez contribuições; quem sabe eles tem alguma outra informação.
Uma coisa. Notei que Augusto Fulgencio é o português e Lucilia brasileira. Há alguma razão específica que precisa do nascimento de Lucilia? É para transcrever o casamento? Tem certeza que precisa fazer isso? Há casos que a transcrição pode ser dispensada. Quem declarou o nascimento do filho/a de Augusto e Lucilia e foi com que idade? Se quiser, coloque essas informações no tópico específico de netos e vão te explicar se precisa ou não da transcrição:
O Family Search tem a grande maioria dos livros de nascimento deste ano de 1925 online. Eles estão indexados, mas não consegui achar nem pelo nome dela ou dos pais. Mas a indexação foi feita em muitos casos por gringos que não entendem bem os nomes brasileiros (mais a péssima grafia de muito escrivão). Por isso, tem muito erros, Lucilia pode estar indexada como algo que não conseguimos achar.
Você pode olhar os livros no FS e tentar achar no braço o nascimento dela. Se a família registrou logo, não é tão difícil. Mas se der azar de ter sido um registro tardio, aí é fogo.
O FS divide o Rio por circunscrições (a nomenclatura antiga). Eu começaria por 2:
A do Engenho de Dentro (11a) pois no casamento o endereço dela é Rua Bernardo 192.
@CarlosASP , o português é meu avô, o Augusto. Tenho a certidão de nascimento, o casamento e o óbito dele. O que me foi passado é de que eu precisarei da certidão de nascimento da minha avó brasileira Lucília para transcrever o casamento. Não sabia que poderia haver dispensa. Como eu vejo em quais situações realmente é necessário? O meu avô Augusto que declarou a nascimento da minha mãe (filha dele), no mesmo ano em que ela nasceu: 1950, ele tinha 47 anos quando minha mãe nasceu.
Como dito na resposta anterior, coloque essa pergunta sobre necessidade de transcrição no tópico de netos. Lá te darão as explicações mais completas quando se consegue fazer sem transcrição. Já há um bom histórico de casos aprovados de netos sem transcrição quando atendidos certos requisitos.
Explique quem era o português, se ele foi o declarante do nascimento de sua mãe antes de ela completar um ano (também não pode ter divergências nos nomes de todo mundo nas várias certidões). Mencione também se o português era casado ou não com uma portuguesa.
Outra coisa, caso realmente precise da certidão de Lucilia (minha opinião é que aparentemente não, mas confira com os mais experientes no tópico de netos sobre o tema de transcrição).
Aparentemente Lucilia teve um outro relacionamento depois da morte de Augusto em 1957.
Se olhar o óbito dela, o declarante foi Roberto Domião de Mattos. E ela aparece como viúva de Augusto Fulgencio, então não deve ter casado com José, pai de Roberto. O óbito dela fala "deixou nove filhos maiores" :
Como esse lado da família aparentemente vivia com ela até seu óbito (o endereço dela e do declarante do óbito são o mesmo), eles podem ter mais documentos dela que levem ao registro de nascimento.
Pode ser que ele tenha sido registrado numa circunscrição completamente diferente. Mas acho que não - leia até o fim.
E/ou também pode ser um registro vários meses (ou até anos) depois do nascimento. Mas olhei pela árvore do FS o registro do irmão Constancio e foi feito dias após o nascimento, o que diminui a chance de a família ser lenta em registrar.
Esse quadro aqui vai ajudar a entender a correspondência entre as pretorias, circunscrições e os atuais RCPNs. Também lista o nome das freguesias (listando os bairros):
Só tomar cuidado com 2 coisas, pois no fim de 2021 houve mais desmembramentos com a criação de dois novos RCPNs, ainda não refletidos nessa tabela:
a região da Penha saiu do 11RCPN para o novo 15RCPN
a região de Realengo saiu do 14RCPN para o novo 16 RCPN
O FS usa "circunscrição" (a terminologia em vigor entre 1940 e 2012) - mesmo quando o livro é mais antigo e na verdade era "pretoria" ainda. Por exemplo, Constancio que nasceu em 1927, no que na verdade ainda era a terceira pretoria.
Você sempre pode ir para a imagem da primeira página do livro, no "termo de abertura", que ali em geral diz que pretoria ou freguesia etc
O Arquivo Nacional já lista os arquivos pelo nome dos bairros principais, mais seguindo os nomes das freguesias antigas.
A imagem do registro de Julio nascido em 1933 que você anexou, consta "6a circunscrição" - e diz no alto que é a mesma Freguesia de Santana onde Constancio foi registrado; confirmei olhando a primeira página do livro onde está Constancio
Normalmente, Adolpho que nasceu em 1931 deveria estar registrado na mesma circunscrição (e especificamente na freguesia de Santana). Mas infelizmente os Livros Talão de Nascimento no AN para essa freguesia pulam de 1929 para outubro de1933 - estão faltando os de vários anos.
E, para seu azar, no FS, o único livro de nascimentos da 6a circunscrição disponível para o provável período de registro de Adolpho, na verdade é Freguesia de São José, primeira pretoria - está indexado errado, deveria estar na 2a circunscrição. Olhe a primeira página dele.
Mas como há fortes indícios que Adolpho deve estar registrado em Santana, nesse caso, eu pagaria por uma busca no atual 3RCPN, dizendo que provavelmente foi nos livros de Santana (pois hoje em dia esse RCPN também tem livros das Freguesia de São José, Santo Antônio etc, pois juntou tudo no atual 3RCPN, como pode ver na tabela acima).
@guimoss Vi em outros comentários seus que você já foi (ou contatou) os CHF etc do FS. Você saberia como avisá-los que o livro que mencionei acima está erroneamente indexado como 6a circunscrição - quando deveria ser 2a (pois é Freguesia de São José)?
Eu preciso de uma ajuda para achar a certidão de nascimento do meu pai (achei que a da minha avó que daria mais trabalho, estava enganado).
Ele não tem o documento original e não sabe em que cartório estaria registrado. Se puderem me ajudar, mesmo que dando uma direção na busca, aqui vai algumas informações dele.
Nome: Cid Alves da Costa
Nascimento: 15/05/1957
Local: Rio de Janeiro/RJ (Morou a vida toda em Rocha Miranda, mas não temos certeza se nasceu por ali)
Mãe: Georgina de Abreu Costa
Pai: Dirval Alves da Costa
Muitíssimo obrigado, este fórum é extremamente importante para mim, toda a colaboração é incrível.
Aqui está. Foi registrado na sucursal de Madureira do que então era a 14a circunscrição.
Hoje em dia é o 14 RCPN.
Já passe para eles o número do registro, livro, folha, data de nascimento e registro. E já mande ou leve esse PDF com a imagem para não ter como eles falaram "não encontrada". Boa sorte!
Tanto que me corrigi em uma msg acima quando questionado pelo Guilherme Moreira.
Quando eu escrevi também me pareceu equivocado, mas sugeri a verificação e o que fazer no caso - provável - da impossibilidade, como vc e o Guilherme Moreira alertaram.
@guimoss , quando você responde sugerindo uma ação que não tem certeza de que é uma possibilidade, na minha ótica é dar falsas esperanças. Os Cartórios cobram (caro) por tudo!
Por isso, é melhor esgotar todas as possibilidades de buscas antes de solicitar qualquer coisa aos Cartórios.
Agradeço o alerta. É sempre bem-vindo e eu deveria ter sido mais claro na minha resposta.
Mas, eu sempre dei alternativas. Sempre sugiro perguntar antes para o cartório (geralmente, em Retificações), antes de gastar qualquer valor.
Eu sugeri tentar pedir uma cópia simples (se possível) para uma conferência do que está no livro, pois muitas vezes erros na digitação acontecem.
Em caso negativo, pedir uma certidao em IT por cópia reprográfica (imagem da página do livro).
Se esta ultima estiver MUITO ilegível, pedir a digitada e enviar as duas, por segurança.
Ate no topico do apostila, o @pedrotpa tem ajudado bastante e no passado eu guiei ele na questão do orçamento dos assentos e na questão da apostila na PGR.
E ele deu novas informações a respeito, que serão importantes a todos os foristas.
Eu te prometo que nunca farei alguém gastar sem necessidade.
Isso iria contra o espírito do fórum de ajudar, aprender e compartilhar experiências.
Boa tarde pessoal. Estou a procura da certidão de nascimento do meu avô. Meu pai e eu desejamos tirar a nacionalidade portuguesa. Estamos em busca para poder dar inicio ao processo de nacionalidade. Os unicos dados que temos, são os seguintes. Caso puderem ajudar, eu agradeço!!
Nome: José Pires Ferreira
UF: RJ
Nome da mãe: Joanna Pires Barboza
Nome do Pai: Acacio Pereira Ferreira
Conjuge: Maria da Piedade da Fonseca Ferreira
Ano de nascimento: 13/09/1924
Certidão de Casamento: folha 82 , livro B-35, N° 10.269, da 1° circunscrição, 1° Freguesia de candelaria, ilha e santa rita, da cidade do Rio de Janeiro. Data do casamento 01/09/1945.
Alguns dos filhos; Julio Cesar da Fonseca Ferreira, Lindalva da Fonseca Ferreira.
Vc buscou os livros da 1a circunscrição no Familysearch?
Qual dos pais é nacional português?
Vc sabe o nome dos avós de José (pais do Acácio e Joanna)?
Na certidão de casamento, aparece o endereço de Acácio e Joana? Pelo endereço deles, vc pode delimitar os locais de busca pelo José.
Vc sabe se o Acácio casou mais de uma vez? Encontrei vários homônimos com esposas diferentes.
Tb encontrei o nome da Joana como mãe, mas sem mencionar o pai. Os registros são da 5a pretória (freguesia do Espírito Santo e Engenho Velho). Tb pode ser um caso de uma pessoa homônima.
===
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Comentários
Boa tarde pessoal. Estou a procura da certidão de nascimento da minha bisavó. Meu pai e eu desejamos tirar a nacionalidade portuguesa, mas ficamos sabendo que o pai da minha bisa que era o português. Não temos certeza da nacionalidade do mesmo, mas estamos em busca para poder dar inicio ao processo de nacionalidade. O unico dado que temos, é a certidão de óbito da minha bisavó, que foi atestada em um cartório de Nilopolis. Caso puderem ajudar, eu agradeço!!
Nome: Maria Thereza/Teresa Martins
UF: RJ
Nome da mãe: Maria da Conceição Martins
Nome de alguns filhos dela: Celio Martins, Celia Helena Martins
Ano de nascimento: 1934 - 2014
@TexRJ
Dá uma olhada nessas certidões.
Há um óbito de Gregorio, casado com Idalina, em Nova Iguaçu em 1943.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G93M-CWVK?i=75&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPZ5-47GN
Se for a pessoa certa, não teria como ser pai de Carlos nascido só em 1949. A não ser que a data de nascimento esteja errada. De onde veio esse dado?
No Family Search, há uma árvore genealógica de Idalina (talvez você tenha criado), está incompleta, mas o próprio sistema já está indicando várias certidões dela para analisar e anexar à árvore. Complete esse árvore com o maior número possível de parentes, irmãos, tios, avôs e suas datas de nascimento, casamento e óbito; e anexe os documentos indexados. Quanto mais, melhor. É assim que o sistema vai "aprendendo" e usa isso para tentar achar mais coisas da família. Numa dessas aparece uma pista sobre Carlos.
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GQJ1-4GZ
Preciso de uma ajuda!!!
Fiz a busca da certidão de nascimento da minha avó em alguns cartórios, porém ainda não localizei. Estou tentando em outros mas haja dinheiro...Liguei para Arquivo Nacional e disseram que o ano em que ela nasceu ele não, só a partir de 1929.
Alguém poderia por gentileza, me ajudar?
O nome dela é: Lucília de Mattos
Nascimento: 23/08/1925 - Rio de Janeiro.
Filiação: Manoel Augusto de Mattos e Maria Timothea de Moura
OBS: Só falta este documento para conseguirmos tirar a cidadania.
@CarlosASP , poderia fazer essa caridade?
Preciso de uma ajuda!!!
Fiz a busca da certidão de nascimento da minha avó em alguns cartórios, porém ainda não localizei. Estou tentando em outros mas haja dinheiro...Liguei para Arquivo Nacional e disseram que o ano em que ela nasceu ele não, só a partir de 1929.
Alguém poderia por gentileza, me ajudar?
O nome dela é: Lucília de Mattos
Nascimento: 23/08/1925 - Rio de Janeiro.
Filiação: Manoel Augusto de Mattos e Maria Timothea de Moura
OBS: Só falta este documento para conseguirmos tirar a cidadania.
@Aline17
Realmente o AN só tem nascimentos a partir de 1929. Ele as vezes tem habilitações de casamento mais antigas (se achasse o casamento dos pais poderia ser uma pista de onde registraram os filhos).
Mas olhei no Family Search e vi o casamento de Lucilia com Augusto Fulgencio e lá consta Lucilia como "filha natural"; os pais nunca devem ter casado. Sabe se Lucilia tem irmãos? Achando o registro deles, pode ser pista de onde ela foi registrada.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D1PW-FW5?i=12&cc=1582573
No Family Search, há uma árvore genealógica de Lucilia (talvez você tenha criado), está incompleta, mas o próprio sistema já está indicando várias certidões dela e dos pais para analisar e anexar à árvore. Complete esse árvore com o maior número possível de parentes, irmãos, tios, avôs e suas datas de nascimento, casamento e óbito; e anexe os documentos indexados. Quanto mais, melhor. É assim que o sistema vai "aprendendo" e usa isso para tentar achar mais coisas da família. Numa dessas aparece uma pista.
https://www.familysearch.org/tree/person/details/G8XT-RJW
Caso não tenha sido você que criou a árvore no FS, tente entrar em contato com quem criou e fez contribuições; quem sabe eles tem alguma outra informação.
Uma coisa. Notei que Augusto Fulgencio é o português e Lucilia brasileira. Há alguma razão específica que precisa do nascimento de Lucilia? É para transcrever o casamento? Tem certeza que precisa fazer isso? Há casos que a transcrição pode ser dispensada. Quem declarou o nascimento do filho/a de Augusto e Lucilia e foi com que idade? Se quiser, coloque essas informações no tópico específico de netos e vão te explicar se precisa ou não da transcrição:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest
O Family Search tem a grande maioria dos livros de nascimento deste ano de 1925 online. Eles estão indexados, mas não consegui achar nem pelo nome dela ou dos pais. Mas a indexação foi feita em muitos casos por gringos que não entendem bem os nomes brasileiros (mais a péssima grafia de muito escrivão). Por isso, tem muito erros, Lucilia pode estar indexada como algo que não conseguimos achar.
Você pode olhar os livros no FS e tentar achar no braço o nascimento dela. Se a família registrou logo, não é tão difícil. Mas se der azar de ter sido um registro tardio, aí é fogo.
O FS divide o Rio por circunscrições (a nomenclatura antiga). Eu começaria por 2:
A do Engenho de Dentro (11a) pois no casamento o endereço dela é Rua Bernardo 192.
E depois a 7a, pois foi lá que casou.
Aqui o link para todos os livros do Rio no FS:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62Y7-F3G?i=88&owc=9GPB-6TL%3A113334201%3Fcc%3D1582573&cc=1582573
@CarlosASP , o português é meu avô, o Augusto. Tenho a certidão de nascimento, o casamento e o óbito dele. O que me foi passado é de que eu precisarei da certidão de nascimento da minha avó brasileira Lucília para transcrever o casamento. Não sabia que poderia haver dispensa. Como eu vejo em quais situações realmente é necessário? O meu avô Augusto que declarou a nascimento da minha mãe (filha dele), no mesmo ano em que ela nasceu: 1950, ele tinha 47 anos quando minha mãe nasceu.
MUITÍSSIMO OBRIGADA PELAS ORIENTAÇÕES!
@Aline17
Como dito na resposta anterior, coloque essa pergunta sobre necessidade de transcrição no tópico de netos. Lá te darão as explicações mais completas quando se consegue fazer sem transcrição. Já há um bom histórico de casos aprovados de netos sem transcrição quando atendidos certos requisitos.
Explique quem era o português, se ele foi o declarante do nascimento de sua mãe antes de ela completar um ano (também não pode ter divergências nos nomes de todo mundo nas várias certidões). Mencione também se o português era casado ou não com uma portuguesa.
Boa sorte!
@Aline17
Outra coisa, caso realmente precise da certidão de Lucilia (minha opinião é que aparentemente não, mas confira com os mais experientes no tópico de netos sobre o tema de transcrição).
Aparentemente Lucilia teve um outro relacionamento depois da morte de Augusto em 1957.
Se olhar o óbito dela, o declarante foi Roberto Domião de Mattos. E ela aparece como viúva de Augusto Fulgencio, então não deve ter casado com José, pai de Roberto. O óbito dela fala "deixou nove filhos maiores" :
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTH3-R9C?i=117&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A77ZB-HJZM
E aparece um batismo de Roberto, filho de Lucilia e Jose Domião, nascido em 1961 (o que bate com a idade dele ao declarar o óbito de Lucilia em 1986):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8B-48KW
E o batismo de um outro possível irmão, Jorge (?):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8B-QL2D
Como esse lado da família aparentemente vivia com ela até seu óbito (o endereço dela e do declarante do óbito são o mesmo), eles podem ter mais documentos dela que levem ao registro de nascimento.
@CarlosASP
Bom dia, Carlos
Lembro que me ajudou a uns dias atras com uma certidão de nascimento de meu avô.
Consegui mais alguns documentos e tambem certidões de um irmão dele.
A do irmão dele está registrada em um cartório que não existe mais, 2º Circunscrição do RJ. E tem uma segunda via que é da 6º circunscrição.
Acho que a Certidão de meu avô está no mesmo local mas não consegui achar via web.
Consegui achar uma Certidão de Casamento do Adolpho que se encontra na 10º Circunscrição..
Pderia me ajudar?
NOME: Adolpho Alexandre
PAI: José Alexandre
MÃE: Maria da Conceição
NASCIMENTO: 07/05/1931
CPF: xxx.xxx.xxx-xx
Marco aqui tambem @guimoss que já me ajudou bastante...
Em breve vou postar minha experiência no forum, esta dando tudo certo. Obrigado pela ajuda pessoal!!
@CarlosASP e @guimoss
Consegui achar no SIAN alguns arquivos referentes a data de nascimento dele, mas não sei por qual motivo não encontro a certidão dele.
Vou mandar os arquivos para ver se estou olhando o lugar errado, sou leiogo nisso..
Olhei varias datas e nada de Adolpho Alexandre. Vi tambem arquivos da 6º circunscrição.
Segue arquivo que abrange a data de nascimento dele:
BR_RJANRIO_6M_FSN_LTN_0015_d0001de0001.pdf -
@pedrotpa
Pode ser que ele tenha sido registrado numa circunscrição completamente diferente. Mas acho que não - leia até o fim.
E/ou também pode ser um registro vários meses (ou até anos) depois do nascimento. Mas olhei pela árvore do FS o registro do irmão Constancio e foi feito dias após o nascimento, o que diminui a chance de a família ser lenta em registrar.
Esse quadro aqui vai ajudar a entender a correspondência entre as pretorias, circunscrições e os atuais RCPNs. Também lista o nome das freguesias (listando os bairros):
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg
Só tomar cuidado com 2 coisas, pois no fim de 2021 houve mais desmembramentos com a criação de dois novos RCPNs, ainda não refletidos nessa tabela:
a região da Penha saiu do 11RCPN para o novo 15RCPN
a região de Realengo saiu do 14RCPN para o novo 16 RCPN
O FS usa "circunscrição" (a terminologia em vigor entre 1940 e 2012) - mesmo quando o livro é mais antigo e na verdade era "pretoria" ainda. Por exemplo, Constancio que nasceu em 1927, no que na verdade ainda era a terceira pretoria.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GBQ-1RT?i=48&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A792S-WW3Z
Você sempre pode ir para a imagem da primeira página do livro, no "termo de abertura", que ali em geral diz que pretoria ou freguesia etc
O Arquivo Nacional já lista os arquivos pelo nome dos bairros principais, mais seguindo os nomes das freguesias antigas.
A imagem do registro de Julio nascido em 1933 que você anexou, consta "6a circunscrição" - e diz no alto que é a mesma Freguesia de Santana onde Constancio foi registrado; confirmei olhando a primeira página do livro onde está Constancio
Normalmente, Adolpho que nasceu em 1931 deveria estar registrado na mesma circunscrição (e especificamente na freguesia de Santana). Mas infelizmente os Livros Talão de Nascimento no AN para essa freguesia pulam de 1929 para outubro de1933 - estão faltando os de vários anos.
E, para seu azar, no FS, o único livro de nascimentos da 6a circunscrição disponível para o provável período de registro de Adolpho, na verdade é Freguesia de São José, primeira pretoria - está indexado errado, deveria estar na 2a circunscrição. Olhe a primeira página dele.
Mas como há fortes indícios que Adolpho deve estar registrado em Santana, nesse caso, eu pagaria por uma busca no atual 3RCPN, dizendo que provavelmente foi nos livros de Santana (pois hoje em dia esse RCPN também tem livros das Freguesia de São José, Santo Antônio etc, pois juntou tudo no atual 3RCPN, como pode ver na tabela acima).
@guimoss Vi em outros comentários seus que você já foi (ou contatou) os CHF etc do FS. Você saberia como avisá-los que o livro que mencionei acima está erroneamente indexado como 6a circunscrição - quando deveria ser 2a (pois é Freguesia de São José)?
@CarlosASP
Opa amigo, obrigado desde ja!
Entendo... Estava olhando em varias datas, mas vou ter que recorrer a essa busca mesmo.
Eu vi que tem umas datas faltando.
De qualquer forma muito obrigado pela ajuda!!
@pedrotpa
Bom dia,
Desculpe a demora para responder.
Se no SIAN, há buracos na 2a freguesia (Santo Antônio e Sacramento, se não me engano), as chances de o seu antepassado estar lá aumentam.
Entre em contato com o 3° RCPN, com o setor de arquivos e passe os dados.
Tem que ser esse setor!!!
Com o SIAN, vc pode estimar o numero do livro, vendo o que está antes e o que está depois.
===
Como o Carlos te disse acima é provável que esteja na 2a ou 3a freguesia, todas que fazem parte do 3° RCPN.
Boa Sorte!
@pedrotpa
Cuidado com números de documentos em sites públicos.
Pedi para a @Leticialele excluir o CPF, que vc postou abaixo:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/282844/#Comment_282844
@guimoss , @pedrotpa , editei o CPF
Oi pessoal, tudo bem?
Eu preciso de uma ajuda para achar a certidão de nascimento do meu pai (achei que a da minha avó que daria mais trabalho, estava enganado).
Ele não tem o documento original e não sabe em que cartório estaria registrado. Se puderem me ajudar, mesmo que dando uma direção na busca, aqui vai algumas informações dele.
Nome: Cid Alves da Costa
Nascimento: 15/05/1957
Local: Rio de Janeiro/RJ (Morou a vida toda em Rocha Miranda, mas não temos certeza se nasceu por ali)
Mãe: Georgina de Abreu Costa
Pai: Dirval Alves da Costa
Muitíssimo obrigado, este fórum é extremamente importante para mim, toda a colaboração é incrível.
@NetoBrasileiro
Aqui está. Foi registrado na sucursal de Madureira do que então era a 14a circunscrição.
Hoje em dia é o 14 RCPN.
Já passe para eles o número do registro, livro, folha, data de nascimento e registro. E já mande ou leve esse PDF com a imagem para não ter como eles falaram "não encontrada". Boa sorte!
Muito obrigado @CarlosASP !!! Agradeço demais mesmo.
@CarlosASP @guimoss
Só uma atualização sobre meu caso...
Mandei um email para o cartório 3RCPN informando sobre essas questões, e pedi para realizarem uma busca.
Me retornaram o email hoje afirmando que o Registro foi localizado...
Na 6ª CIRCUNSCRIÇÃO | LIVRO: A324 | FOLHA: 40V | TERMO: 5828
Muito obrigado pela ajuda de vocês e podem contar comigo para ajudar tambem aqui no forum!!
@pedrotpa
Peça uma cópia simples (depois vc pode autenticar essa imagem) da pagina do livro, para vc verificar por divergências, em primeiro lugar.
Depois, vc pede certidão em inteiro teor digitada OU
A certidão em inteiro teor por copia reprográfica.
Em ambas as hipóteses, elas devem estar apostiladas.
Eu recomendo isso, pois vc não tem nenhum registro do que está escrito no registro.
Se for a certidão do Requerente deve ser SEMPRE a reprográfica.
Abraços
@guimoss
Tem certeza que os RCPN do Rio de Janeiro fornecem essa cópia simples? Acho que não.
@Guilherme Moreira
@pedrotpa
Também acho que não, mas quis dar a opção.
É bom verificar.
Até fiquei redundante acima. "Registro do Registro", rs.
Caso não seja possível, eu pediria a de inteiro teor Reprográfica.
Caso esteja muito ilegível, eu pediria as duas.
Eu ressaltei essa opção para que o Pedro tivesse uma cópia do que está no livro, já que muitas vezes as certidões digitadas apresentam problemas.
Boa sacada, Guilherme.
Abraços
@guimoss , os Cartórios não fornecem cópias simples para conferência.
TODAS as certidões são pagas, e , quanto mais antigas, mais caras!!
Não dê falsas esperanças!!
@Leticialele
Boa tarde, tudo bem?
Eu não quis dar falsas esperanças ao @pedrotpa .
Tanto que me corrigi em uma msg acima quando questionado pelo Guilherme Moreira.
Quando eu escrevi também me pareceu equivocado, mas sugeri a verificação e o que fazer no caso - provável - da impossibilidade, como vc e o Guilherme Moreira alertaram.
Abraços
@guimoss , quando você responde sugerindo uma ação que não tem certeza de que é uma possibilidade, na minha ótica é dar falsas esperanças. Os Cartórios cobram (caro) por tudo!
Por isso, é melhor esgotar todas as possibilidades de buscas antes de solicitar qualquer coisa aos Cartórios.
@Leticialele @pedrotpa
Eu entendi o que vc quis dizer.
Agradeço o alerta. É sempre bem-vindo e eu deveria ter sido mais claro na minha resposta.
Mas, eu sempre dei alternativas. Sempre sugiro perguntar antes para o cartório (geralmente, em Retificações), antes de gastar qualquer valor.
Eu sugeri tentar pedir uma cópia simples (se possível) para uma conferência do que está no livro, pois muitas vezes erros na digitação acontecem.
Em caso negativo, pedir uma certidao em IT por cópia reprográfica (imagem da página do livro).
Se esta ultima estiver MUITO ilegível, pedir a digitada e enviar as duas, por segurança.
Ate no topico do apostila, o @pedrotpa tem ajudado bastante e no passado eu guiei ele na questão do orçamento dos assentos e na questão da apostila na PGR.
E ele deu novas informações a respeito, que serão importantes a todos os foristas.
Eu te prometo que nunca farei alguém gastar sem necessidade.
Isso iria contra o espírito do fórum de ajudar, aprender e compartilhar experiências.
Peço desculpas aos dois pelo mal-entendido.
Abraços, amigos
@cesarleal2004
Vc buscou os livros da 1a circunscrição no Familysearch?
Qual dos pais é nacional português?
Vc sabe o nome dos avós de José (pais do Acácio e Joanna)?
Na certidão de casamento, aparece o endereço de Acácio e Joana? Pelo endereço deles, vc pode delimitar os locais de busca pelo José.
Vc sabe se o Acácio casou mais de uma vez? Encontrei vários homônimos com esposas diferentes.
Tb encontrei o nome da Joana como mãe, mas sem mencionar o pai. Os registros são da 5a pretória (freguesia do Espírito Santo e Engenho Velho). Tb pode ser um caso de uma pessoa homônima.
===
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Abraços