Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

18911131435

Comentários

  • @Joao_Lima_

    1) O assento do Adolpho foi solicitado por nós através do Arquivo Distrital. Correto. Mande o original certificado

    2) Sobre o que o senhor falou da Certidão de Casamento dos avós (no caso, os avós da minha mãe - Adolpho Lopes do Couto e Adelaide Sebatine) - Eu usarei essa certidão, já que o assento é do AD. Mas é inteiro teor digitada? e sem necessidade de apostilar? e não entendi o que o senhor falou sobre a situação de ser necessário transcrever o casamento ou o caso em que ela não é necessária. Não precisa apostilar. É só para fixar o nome do português na vida adulta. Se o português foi o declarante do nascimento do filho até que ele tivesse 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento do português.

    3) Por conta do nome Mario Lopes do Couto ser o mesmo antes e depois do casamento, não há necessidade desse documento, correto? Correto

    4) Certidão de Nascimento do requerente (no caso, minha mãe - Jurema Lima do Couto) - É inteiro teor, reprográfica e apostilada, correto? Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada

    5) A requerente - Jurema - nunca foi casada. É necesśario algum documento nesse sentido? Não

    6) Não entendi esse: "Cópia do email de recebimento do formulário 1D, se pagar por cartão ou Cópia do Vale postal, se usar essa modalidade.". O senhor poderia me explicar mais detalhadamente? Como não há uma site para tratar da cidadania, envio de documentos etc, como eu receberia um email com o formulario 1D? Seria depois do envio dos documentos pra Lisboa entao? Fiquei meio confuso. Quando você faz o pagamento com cartão de crédito, recebe um e-mail com o Formulário 1D em anexo. É à cópia desse email a que ele está se referind. Também serve como recibo.

    7) Sobre o forum que o senhor indicou, eu vi em 1 ou 2 documentos falando sobre a validade de 1 ano (nascimento do pai e do requerente), bem como o antecedente criminal com validade de 90 dias. Mas sobre os documentos em geral, é sempre 1 ano, correto? Sim

    8) Por último, pergunto sobre a experiência do senhor. Minha mãe, possui 65 anos. Ouvi dizer uma vez que o processo no geral dura em torno de 2 anos, mas o trâmite para aqueles com idade mais avançada costuma ser em bem menos tempo. O senhor saberia comentar a respeito? Ou podemos já nos preparar para 2 anos ou mais de trâmite? Estávamos notando que os processos de maiores de 76 anos andavam com maior rapidez, até dezembro do ano passado. No seu caso, pode aguardar 2 anos de tramitação.

    Boa sorte!!

  • guimossguimoss Beta
    editado January 2022

    @Joao_Lima_

    Nao, precisa me chamar de Senhor, rs...

    As suas dúvidas foram muito bem colocadas e detalhadas.

    Complementando o que @Leticialele disse:

    1) Aqui é a cópia certificada EM PAPEL;

    2) Se a esposa do português for brasileira, vale o que foi dito acima pela Letícia. Se ela for portuguesa, a transcrição é OBRIGATÓRIA.

    As certidões são todas em inteiro teor digitadas, exceto a da Requerente que é de IT Reprográfica.

    Com relação à necessidade de apostila, é meio contraintuitivo, mas a Letícia já fez alguns processos dessa maneira.

    Se não quiser arriscar, vc pode apostilar.

    5) Há uma questão a ser considerada aqui, após a Neta-Requerente se tornar portuguesa, por ela não ter se casado.

    Quem declarou o nascimento do (a) filho(a) dela? O registro foi feito quanto tempo depois do nascimento?

    Se foi a mãe portuguesa, não haverá problemas, é só enviar o assento que será produzido ao fim do processo de neta.

    Se foi o pai ou um terceiro, vc terá que juntar documentos que atestem a participação da neta na vida do filho, como o batismo, documentos medicos, escolares, procurações (se não tiver nenhum, eu sugiro fazer uma procuração em que apareça o vínculo de filiação da neta-requerente e o próximo requerente).

    6) E se voce fizer por Vale Postal, vc tira uma duas cópias, pede para k valor aparecer em euros, guarda uma cópia e envia a outra no processo. Mas é mais fácil e conveniente fazer com cartão virtual de app ou físico, com liberação para pagamentos internacionais.

    7) Só a ressalva do documento de identidade a ser utilizado (RG ou passaporte). Este deve ter menos de 10 anos e aparecer a filiação. Copia autenticada e apostilada.

    8) Se não houver uma prioridsde por motivos de saúde, trabalho ou de estudo por parte dos envolvidos, o prazo do processo é 24 meses em média + 6 meses para a emissão do assento.

    E aqui vale a mesma lógica da certidão para fixar o nome. Se vc quiser mandar uma Prova de vida de cartório apostilada ou uma feita pelo Consulado (essa última não demanda apostila) nao irá fazer diferença.

    Abraços

  • @CarlosASP @leticia ou quem puder me ajudar tudo bem?

    Estou em busca da certidão de óbito e de casamento de meu bisavô Portugues (Antonio Mota casado com Constancia Pereira da Mota).

    A família indica que casaram na região de Macaé - RJ, porém não encontro as certidões nem de óbito nem de casamento. Já entrei em contato com todos os cartorios e todos me deram negativo. Tambem falei com a paróquia e de Macaé e nada. Tambem procurei nos índices de batismo, casamento e óbito do genealogista Darli Bertazzoni Barbosa do site Marcopolo (disponivel no grupo do facebook genealogia Serra Fluminense).

    Casamento 1910-1920, obito 1927 a 1933 informado pela familia. Porem, como consta no documento do possível irmão Antonio Mota compareceu ao enterro de Luiz. Será que é de fato um irmão que a familia desconhece?

    Encontrei alguns irmãos no family search:

    Maria José Mota: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77H1-B3N2 - essa irmã a família conhece

    Luiz Mota: https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77W7-1NMM - essa irmão a família desconhece

    Filiação: Honorato Ribeiro da Motta e Rosa Maria do Espirito Santo

    Obrigado desde já


  • Muito obrigado por responderem, @guimoss e @Leticialele .

    Só me restaram algumas poucas dúvidas com relação ao que me responderam:

    1) @Leticialele, quando me respondeu isso "Certidão de Nascimento do requerente (no caso, minha mãe - Jurema Lima do Couto) - É inteiro teor, reprográfica e apostilada, correto? Certidão por cópia reprográfica do livro, apostilada", fiquei um pouco na dúvida. Normalmente quando está certinho, a senhora escreve "correto" e só. Porém, quando perguntei se seria IT, reprografica e apostilada, a senhora respondeu (eu acho) a mesma coisa, de uma forma um pouco diferente. Então, lhe pergunto se tem diferença entre ser IT Reprografica Apostilada E Copia reprografica do livro, apostilada. (me desculpe se for uma baita ignorância da minha parte).

    2) Sobre a parte do envio, fiquei ainda na dúvida. Desculpe mais uma vez a ignorância. Mas o que eu devo fazer é:

    1º entrar no site https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1D e pagar os 175 euros;

    2º Receber o formulario 1D por email e preencher;

    3º Ir na DHL com todos os documentos e o formulario e enviar pro endereço - Conservatória dos Registros Centrais, Rua Rodrigo da Fonseca, 200, 1099-003 - Lisboa.

    Seriam esses os passos?

    Depois, caso eu queira ficar acompanhando em que pé tá a tramitação, qual site ou local que eu posso verificar? Pergunto isso, porque em nenhum momento entrei num site, preenchi alguma coisa ou fiz algum cadastro, e ai sim fui jogado pra pagina de pagamento de 175 euros.

    3) @guimoss: Há uma questão a ser considerada aqui, após a Neta-Requerente se tornar portuguesa, por ela não ter se casado.

    Quem declarou o nascimento do (a) filho(a) dela? O registro foi feito quanto tempo depois do nascimento? Se eu entendi direito, a requerente, que é a Jurema (no caso, minha mãe), me registrou no cartório sozinha e logo após meu nascimento, ou seja, meu pai não me registrou, não aparece em nenhum documento meu. Logo, acredito que quando eu for puxar a cidadania pra mim, através da cidadania de neta dela, não haverá nenhum problema, correto? Ou eu entendi errado sobre o que vc quis falar nessa parte?


    Por fim, mais uma vez, peço desculpas a ignorância e o abuso e agradeço por todo empenho e dedicação em ajudar não só a mim, mas a todos que aqui postam diariamente suas dúvidas e apelos.

    Abraços.

  • @Joao_Lima_

    1 - Certidão inteiro teor por cópia reprográfica é o mesmo que certidão por cópia reprográfica do livro. Vou explicar porque escrevo assim: alguns cartórios, quando você pede "certidão inteiro teor , reprográfica e apostilada", fazem duas certidões - uma inteiro teor digitada e outra por cópia reprográfica do livro, cobrando duas certidões. Assim, fica mais claro que a certidão tem que ser apenas por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    2 - Sim, você paga os emolumentos, no valor de 175 euros, com cartão de crédito, no link referido. Confirmado o pagamento, vai receber, pelo email cadastrado, o Formulário 1D. (olhe, também, na caixa de spam). Imprima-o frente e verso, colorido, preencha sem rasuras e leve a qualquer Cartório de Notas para assinar na frente do funcionário e reconhecer a firma por autenticidade. Junte os demais documentos e leve a uma loja da DHL para enviar a Lisboa. Uns 3 meses após o recebimento, vai receber um email com o número do processo e a chave de acompanhamento no site da nacionalidade (https://nacionalidade.justica.gov.pt/). A partir daí, passa a acompanhar o andamento (bem lento) do processo.

    3 - Se foi sua mãe, que será a portuguesa, a declarante do seu nascimento, não precisará de nada além da certidão portuguesa que ela vai receber ao término do processo. Seu processo será por atribuição pelo art 1C - de filho de portuguesa. Muito mais rápido, se fizer pelo Arquivo Central do Porto.

    Não precisa se desculpar! Ninguém sabe tudo, e o Fórum existe para tirar as dúvidas para quem deseja fazer o processo sozinho.

    Relaxe.

  • @Joao_Lima_

    Complementando o que a @Leticialele falou:

    2, 1° - o pagamento é por cartão de crédito virtual, pelo aplicativo (o nubank é o mais efetivo) de um banco ou o físico, com compras internacionais habilitadas.

    Também pode fazer por vale postal, mas essa modalidade está caindo em desuso.

    Se escolher o cartao, tem que enviar o email do recebimento do formulário 1D, junto com o processo, como comprovante.

    Se usar o VP (olhe bem no forum. Teve um forista que se equivocou recentemente), tem que emitir em euros (não use o valor exportação), tirar duas copias do VP. Envie uma e guarde a outra junto com o comprovante.

    Depois de escolher a modalidade, peça auxílio ao fórum.

    2, 2° - Voce pode preencher à mão ou pelo PC. Deixe a data e a assinatura para serem preenchidas na frente do oficial do cartorio.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1

    A assinatura é por autenticidade em um cartório habilitado. N deixe rasuras e o selo deve estar do lado da assinatura.

    Já teve um caso de funcionario que rabiscou as partes em branco e colocou o selo nas partes em branco.

    2, 3° - A DHL pode pegar os documentos na sua casa. Se quiser ir na loja veja uma que seja perto de cartórios ou do consulado pata fazer varias coisas em uma viagem.

    Boa sorte!

  • @Leticialele e @guimoss ,

    Muito obrigado por todo o tempo e paciência dispendidos. Fez muita diferença pra nós aqui. Deus os abençoe!

  • Boa Tarde a todos!

    no ano passado consegui graças ao fórum obter a nacionalidade da minha avó, e agora estou começando a recolher os documentos para tirar a do meu pai, porem estou tendo dificuldade para encontrar a certidão de nascimento do marido dela (meu avô) que era Brasileiro, vou deixar os dados dele aqui caso alguém consiga me ajudar.

    Nome: Luiz Fernando Borges

    Pai: Alvaro Borges

    Mãe: Maria dos Prazeres Borges

    Data de Nascimento: 07/02/1929


    Só possui essas informações, minha avó fala que quando ele nasceu ele morava na Rua Bolívar em Copacabana, porem não consegui achar nenhum cartório nesta rua, Se alguém conseguir achar ou me dar alguma dica que ajude na minha busca eu ficarei muito grato!!

  • editado January 2022

    @gabbrielborges :

    A certidão está no 5 RCPN, que agora fica na Rua São João Batista 28, em Botafogo - https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6P44-6RS?i=177&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79MH-VPT2

    Termo 394

    O registro foi feito no dia 18 de fevereiro de 1929

  • @Leticialele

    Postou com 20min de antecedência, rs.

    Os livros são muito bem organizados e COMPLETAMENTE legíveis.

  • @guimoss , nem reparei o horário da pergunta! Não costumo fazer isso.

    Esse foi fácil, pelo FS.

  • @Leticialele

    Esse foi o 1° que eu achei pelo índice.

    Qdo eu apareci aqui, vc já tinha postado. Hehehe

    Quem dera que todo livro fosse assim.

  • @guimoss , verdade!! às vezes fico com dor de cabeça só por ficar lendo aquelas caligrafias tenebrosas dos párocos e escrivães!!! hahahaha

  • @leticia

    muito obrigado!! eu tinha pesquisado no FS mas não tinha achado, ja estava no arquivo nacional mas estava dificil haahh


    muito obrigado mesmo!!!

  • @gabbrielborges , foi fácil. Alguns levam dias! E estou viciada em procurar certidões!!!

  • ARFDFARFDF Member
    editado January 2022


    Boa noite, acabei de tentar realizar o pagamento da taxa de 175 euros pelo site IRN - Artigo 1C. Na primeira tentativa deu que o pagamento não foi realizado, acho que por causa do itoken que demorei muito a indicar o código. Como liguei na central do cartão de crédito, consegui obter o código com mais rapidez e fiz novamente o procedimento, não dando desta vez a mensagem de que o pagamento não havia sido realizado e nem também mensagem de que haveria sido aprovado. Então fiquei com a dúvida se foi ou não aprovado o pagamento.

    Acabei de receber a confirmação por e-mail enquanto redigia esta menagem, portanto o pagamento foi realizado.

  • Bom dia, @Leticialele e @guimoss.

    Tudo bem?

    Venho aqui mais uma vez tirar 4 dúvidas rápidas. Sou aquele que perguntou recentemente sobre quais as certidões necessárias pra cidadania pra neto, etc.

    Pequeno Resumo:

    Avô Português de Jurema Lima do Couto (minha mãe) - Adolpho Lopes do Couto;

    Pai de de Jurema Lima do Couto e, logo, filho de Adolpho - Mario Lopes do Couto; e

    Requerente - Jurema Lima do Couto - neta.


    As dúvidas são:

    1) Na retirada da certidão de Nascimento de Mario Lopes do Couto, a certidão, de 1924, constava apenas Mario. Tem algum problema nisso? Por causa disso, preciso incluir a certidão de casamento de Mario Lopes do Couto com Jacenan Lopes do Couto, por exemplo? Ou preciso levar além da digitada, a reprográfica? Ou é assim mesmo? Tipo, as certidões dessa época constam apenas os pré-nomes, sem sobrenomes? Será empecilho?

    2) Nessa mesma certidão de Nascimento do Mario Lopes do Couto consta que quem compareceu foi o pai dele - Adolpho Lopes do Couto. Porém, em seguida, colocam o Adolpho como brasileiro, porém, ele é português. E é possível provar isso pelo Assento do Adolpho, que encomendei do arquivo distrital, bem como da certidão de casamento dele com Adelaide Sebatine. Tem algum problema estar escrito brasileiro nessa certidão de nascimento do Mario?

    3) Nessa mesma certidão de Nascimento do Mario Lopes do Couto consta que a avó MATERNA dele é Seraphina Ferreira, porém, o nome correto seria Seraphina Sermina, como consta da certidão de casamento entre Adolpho Lopes do Couto e Adelaide Sebatine. Há algum problema nisso? Ou o fato dela nao estar na linhagem pretendida de portugueses não influenciaria em nada?

    4) Por fim, uma dúvida geral seria: com relação a certidão de nascimento de Mario Lopes do Couto, pelo fato de todas esses detalhes levantados acima, vale enviar também a cópia reprográfica?


    Desde já, e como sempre, agradeço por toda a ajuda e paciência despendidas.

    Respeitosamente,

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Joao_Lima_

    1) Acredito que não tenha que fazer mais nada. Se vc olhar os livros, muitas vezes, o registrado só vinha com o primeiro nome. Se o nome dos pais e dos avós estiverem corretos, não deve haver problema.

    A certidão do pai da Requerente é de inteiro teor digitada. Ela deve estar apostilada.

    2) Acredito que seja caso de Retificação.

    Vc já fez esse procedimento junto ao cartório?

    Se nao fez, deve usar o assento português ou algum outro documento brasileiro (como outra certidao, registro da entrada ou RNE) em que ele apareça como português.

    Se usar o assento, a regra diz que vc terá que apostilar em PT e registrar o batismo no RTD, para fazer a retificação.

    Verifique com o cartório os requisitos para retificar uma certidão brasileira com uma portuguesa.

    Tem um caso - ainda por confirmar - no 14° rcpn do rio em que uma forista, aparentemente, não precisou apostilar, mas não é a regra.

    3) É possível que passe, por não estar na linhagem portuguesa. Mas se vc vai ter que retificar a nacionalidade nessa certidão, é melhor retificar tudo.

    Sermina x Ferreira é totalmente diferente, a não ser que vc tenha uma explicação para a diferença.

    A cobrança é por certidão, não por divergência.

    4) Não é necessário, pois são duas divergências sanáveis e algo que era comum.

    Mas se vc quiser pedir a reprográfica, ao invés da digitada, não há impedimento.

    Eu pediria a digitada, pois, tanto o certo quanto o errado aparecem na certidão e na reprográfica, o notário teria que fazer todas as anotações no cantinho do registro, o que pode atrapalhar a leitura pelo Conservador.

    É sempre melhor facilitar a vida do Conservador, rs.

    Abraços

  • @Joao_Lima_ , terá que retificar a nacionalidade do português e o nome da avó materna.

    Veja no Cartório do RCPN em que se encontra a certidão o que exigem para a retificação. Pode tentar telefonar!!

  • Muito obrigado, @Leticialele e @guimoss

    Vou ligar pra lá e perguntar sobre a retificação. Só estou com medo de ter que gastar dinheiro pra retificar e depois pra emitir outra certidao de Inteiro teor, digitada e apostilada.

    Obrigado mais uma vez.

  • @Leticialele @guimoss , boa tarde!!

    Estou quase no final do processo de preparação pra envio dos documentos, graças a ajuda de vocês!!

    Estou fazendo o preenchimento do formulário 1D, de acordo com as instruções dadas pelo link que indicaram (https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17322/guia-para-preencher-o-formulario-1d-a-partir-de-11-de-novembro-de-2020/p1), mas fiquei com algumas dúvidas. Se me permitem um breve resumo:

    Avô português - Adolpho Lopes do Couto;

    Pai brasileiro (já falecido) - Mario Lopes do Couto; e

    Interessada (neta) - Jurema Lima do Couto.

    1) Já estou enviando o assento de batismo do avô português, obtido pelo Arquivo Distrital. Preciso preencher aquele item 2, do quadro 2? Acredito que não, mas gostaria de confirmar com vocês.

    2) Neste assento de batismo, está escrito apenas ADOLPHO (nome próprio), e por isso, eles pedem pra enviar a certidão de casamento dele ou a de óbito. Tudo bem, já estou com a de casamento aqui pra enviar. Mas me surgiu uma dúvida. O Mario Lopes do Couto (pai da interessada) também possui a certidao de nascimento com apenas o nome MARIO, preciso enviar tambem a de casamento dele?

    3) No campo de assinaturas, há duas linhas para assinar, idênticas. Você diz pra assinar APENAS a primeira linha. É isso mesmo? A segunda fica mesmo em branco? Ou é pro cartório fazer algo ali naquela segunda linha?


    Desde já agradeço a paciência e boa vontade em ajudar.

    Fiquem com Deus

  • @Joao_Lima_

    1) Já estou enviando o assento de batismo do avô português, obtido pelo Arquivo Distrital. Preciso preencher aquele item 2, do quadro 2? Acredito que não, mas gostaria de confirmar com vocês. Não precisa preencher. Coloque apenas o nome do português.

    2) Neste assento de batismo, está escrito apenas ADOLPHO (nome próprio), e por isso, eles pedem pra enviar a certidão de casamento dele ou a de óbito. Tudo bem, já estou com a de casamento aqui pra enviar. Mas me surgiu uma dúvida. O Mario Lopes do Couto (pai da interessada) também possui a certidao de nascimento com apenas o nome MARIO, preciso enviar tambem a de casamento dele? Do pai, Mário, basta mandar a certidão de nascimento inteiro teor, digitada e apostilada.

    3) No campo de assinaturas, há duas linhas para assinar, idênticas. Você diz pra assinar APENAS a primeira linha. É isso mesmo? A segunda fica mesmo em branco? Ou é pro cartório fazer algo ali naquela segunda linha? Assine apenas em uma linha. Existem 2 para eventuais 2 procuradores.

    Boa sorte!!

  • guimossguimoss Beta
    editado February 2022

    @Joao_Lima_

    1) Não precisa. Se o assento é do AD, vc só marca a opção no quadro 4;

    2) Excelente pergunta. Acredito que não. Em portugal, o sobrenome era adquirido na vida adulta, por isso era excluído do batismo.

    No Brasil, se presumia que o registrado adotava o nome dos pais, o que pode ser visto na certidão de nascimento da neta.

    Mas, não faz mal em enviar. Se enviar, faça nos mesmos moldes do Adolpho (IT DIGITADA, sem apostilar).

    Mas mencione ela no quadro 4, "outros documentos", assim: CERTIDÃO DE CASAMENTO DO PROGENITOR OU FILHO DO PORTUGUÊS

    Obs: vc pode abreviar os termos e colocar assim: nome doc 1 - virgula - espaço - nome doc 2 - virgula - espaço. Isso em caso de faltar espaço.

    Olhe o exemplo do @Jonvasques :

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277339/#Comment_277339

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/277341/#Comment_277341

    Um caso parecido com o seu:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279053/#Comment_279053

    ===

    3) É só a primeira. O acima também fala sobre isso. As duas linhas servem para a assinatura de ambos os pais em atribuição de menores.

    Olhe esse tópico sobre a posição do selo, que pode ser util:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279238#Comment_279238

    Boa sorte no seu caso!

    Depois diga como foi o passo a passo.

    Abraços

  • Muito obrigado, @leticia e @guimoss . Sempre me ajudaram bastante!!!!!!!!!

  • @Joao_Lima_

    Con relação ao PROGENITOR X FILHO, vc usa um só termo, ok? Sao sinônimos.

    E se vc puder reparar na posição do selo e postar uma imagem aqui (tampando o que for privado e sigiloso), eu e o fórum agradeceríamos.

    Do jeito que eu pedi nesses casos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279306/#Comment_279306

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279303/#Comment_279303

    Abraços

  • @Joao_Lima_

    Obrigado pelos agradecimentos.

    Se precisar é só chamar.

    Boa sorte no seu caso!

  • Boa tarde, pessoal

    Preciso de uma ajuda para encontrar documentos do meu avô paterno filho de Portugueses.

    Sua certidão de Nascimento e seus documentos ficaram com uma pessoa que morava com ele e se perderam da família.

    O mesmo faleceu em 2020 e só possuo a Certidão de Óbito.


    Nome: Adolpho Alexandre

    Nome do Pai: José Alexandre

    Nome da Mãe: Maria da Conceição

    Nascimento: 05/05/1931 - De acordo com familiares ele so foi registrado dia 07/05/1931

    Local: RIO DE JANEIRO/RJ


    Segue atestado de obito:


  • @guimoss @Leticialele

    Poderiam me ajudar? Agora só me resta a certidão de meu avô.

    Como mencionei no comentario acima: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/279435#Comment_279435

    Já achei varios documentos no Family Search e sei que seus pais moravam no Centro - RJ quando vieram de Portugal para o Brasil.

    Certidões de casamento e óbito de um irmão que morreu bem novo estão no 3ºRCPN, mas não encontro nada dele nesse cartório.

    Mais velho ele morou em Botafogo onde é o 5ºRCPN, mas acredito que não tenha sido registrado nesse..

    Se puderem me ajudar com alguma pista agradeço muito.

    Abs

  • @pedrotpa

    Se o nascimento foi em 1931, a certidão deve estar, com quase certeza, no SIAN do arquivo nacional.

    Busque na 1a, 2a e 3a pretórias. Esta última em primeiro lugar, por ser o local em que casaram e fizeram o óbito do irmão.

    É possível que esteja nos livros finais do Familysearch das 1a, 2a e 6a circunscrições, da região do centro.

    Marquei o @CarlosASP que é excelente nessaa buscas.

    Boa sorte!

  • @pedrotpa

    Poderia colocar o link para o Family search onde está tudo que já achou? Para evitar repetir busca à toa. Caso não tenha feito ainda, anexe lá o máximo possível de informações e documentos de Adolhpo, seus irmãos etc. Quanto mais, melhor. Aumenta a chance do sistema achar possíveis conexões. Inclusive porque a indexação do FS tem muitas falhas (ortografia etc), mas com mais dados, o sistema acaba "entendendo" que pode ser a mesma família.

    Qual o nome desse irmão que já achou?

    No DocJud, uma base de dados ligada ao AN, há alguns registros de nascimento com o pai sendo José Alexandre, mas sem constar o nome da mãe (há vários possíveis motivos para isso acontecer). Um desses pode ser irmão ou irmã de Adolpho (busque como Adolfo também).

    Reconhece algum ou o pai pode ser apenas homônimo?

    Antonio Alexandre, registrado em 1929 em São Cristovão

    Herculano e Mariana Alexandre, registrados em 1930 em Campo Grande

    Zacarias Alexandre, registrado em 1932 em Campo Grande

    Há outros registros dos mesmos anos com o pai sendo José Alexandre Junior também.

    A indexação do DocJub também tem falhas e lacunas, por isso tem que ser meio criativo para aumentar a chance de resultados nas buscas.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.