Certidão de nascimento do RJ sem saber o cartório: como encontrar???

1111214161735

Comentários

  • @cesarleal2004

    A observação do @guimoss de que só constava o nome da mãe foi o que me fez achar. Foi registrado só pela mãe, e com o nome de José Barboza, sem sobrenome do pai. Registro tardio em 1932 (a mãe registrou 4 filhos nesse dia).

    Foi na antiga 5a pretoria (Engenho Velho), hoje em dia é o 8RCPN.

    Aqui está a cópia da certidão. Já forneça o número do registro, livro, folha, data de registro e nascimento e essa cópia para eles não terem como "não encontrar".

    Talvez em algum momento entre essa registro e o casamento dele tenha havido algum reconhecimento paterno para constar o nome de Jose Pires Ferreira no casamento.


  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @cesarleal2004

    A sua marcação não apareceu para mim.

    Vc tem que fazer EXATAMENTE como te indiquei antes.

    ===

    Deixe todos os dados não-privados dos envolvidos no pedido de nacionalidade, separados pir certidão, que alguém por aqui pode te ajudar a organizar as coisas.

    ===

    @CarlosASP

    Era o que eu tinha imaginado.

    Boa sacada.

    ===

    @cesarleal2004

    Como o registro foi feito ais 12 anos pela mãe brasileira, vc terá que transcrever o casamento do Acácio com a Joanna.

    Eu sugiro a leitura da msg (leia o tópico todo) dentro da msg abaixo, pois teve uma particularidade quando o registro foi quando o registrado tinha mais de 12 anos:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/278016/#Comment_278016

    ===

    Esse outra msg me faz crer que pode ser um caso de DUPLO REGISTRO.

    Olhe o relato:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/280968/#Comment_280968

    Então, pode ser interessante manter as buscas.

    Boa sorte!

  • @cesarleal2004 @guimoss

    Eu notei que a esposa de Jose Pires Ferreira/Jose Barboza é portuguesa (Maria Piedade Fonseca), inclusive com a indicação da freguesia em PT na certidão de casamento.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6SRR-T7?i=92&cc=1582573

    Imagino que a nacionalidade seja feita por ela; mais simples que ter que lidar com esse registro avô brasileiro, sem nome de pai português (o bisavõ já) constando no nascimento.

    Imaginei que se buscasse a certidão do Jose (brasileiro) para transcrever o casamento com Maria (portuguesa) para estabelecer a maternidade portuguesa da próxima geração.

    Só não sei como fica a transcrição com essa divergência entre o nome e filiação no nascimento e casamento. O que teria que ser feito para fazer bater os nomes; e em que local seria mais adequado fazer essa transcrição dadas essas particularidades.

    Como o livro de 1934 (a data do registro de Jose) não está online no FS (aí já seria a 8a circunscrição na classificação do FS), não dá para ver se teve alguma averbação para incluir o pai dele. Só no cartório mesmo.

  • @CarlosASP

    • @guimoss
    • Oi. deixa eu te explicar, não quero fazer o casamento dos pais do meu avô. Pq tenho minha vó que era portuguesa. Ja tenho a certidão dela de portuguesa e copia da certidão de casamento dela, só que pra homologar o casamento dela com meu avô, preciso achar a certidão dele de nascimento. não vou fazer cidadania portuguesa por ele e sim pela minha vó. só que não sei onde encontrar, achei que se eu fosse onde registraram o casamento deles encontraria, mas ainda não fui lá. e não sei outro lugar onde consultar.
  • @guimoss

    • Oi. deixa eu te explicar, não quero fazer o casamento dos pais do meu avô. Pq tenho minha vó que era portuguesa. Ja tenho a certidão dela de portuguesa e copia da certidão de casamento dela, só que pra homologar o casamento dela com meu avô, preciso achar a certidão dele de nascimento. não vou fazer cidadania portuguesa por ele e sim pela minha vó. só que não sei onde encontrar, achei que se eu fosse onde registraram o casamento deles encontraria, mas ainda não fui lá. e não sei outro lugar onde consultar.


  • @CarlosASP

    Então Carlos, e pela minha vó sim. So que preciso da certidão dele de nascimento, para homologar o casamento dos dois em portugal. O acento da minha vó em portugual ja tenho.

  • editado April 2022

    @cesarleal2004

    Lei minha mensagem anterior. Já achei a certidão de nascimento de seu avô. Inclusive anexei o PDF com ela.

    Você pode precisar de orientação sobre como fazer a transcrição do casamento de José e Maria Piedade. Pois se no cartório de nascimento não constar algo que faça o nome dele bater nas duas certidões (nascimento e casamento), provavelmente a transcrição cairá em exigência pela divergência de nomes (José Barbosa versus José Pires Ferreira) e de filiação (com e sem o nome de pai).

    Depois que você conseguir a certidão de nascimento dele, caso realmente continuem essas divergências, volte no fórum para te darem opções para resolver o problema.

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @cesarleal2004 @CarlosASP

    A portuguesa (maria piedade) foi a declarante do nascimento do filho dela, antes dele completar 1 ano?

    ===

    Poderia dar uma organizada na sua linha?

    Do português de quem vc vai "puxar" a nacionalidade até o Requerente.

    Está um pouco confuso.

    Boa sorte!

  • @CarlosASP

    Obrigado. Depois que fui ver que aquela é a certidão do meu avô. vou pegar ela e procurar os outros dados da mudança de nome. Mas muito obrigado, já me adiantou bastante!!

  • @cesarleal2004

    Dessa forma, vc terá que continuar as buscas e torcer por um duplo registro.

    Pode procurar tb por um batismo, onde teria o nome dos pais do José.

    Talvez a resposta para encontrar o seu avô esteja nos pais dele.

  • @guimoss

    Vou ver a certidão de nascimento do meu pai e ver como está. se foi meu avô ou avó que foi o declarante. meu avô, pelo que sei e filho de portugues e brasileira. pode ser que ele não tenha reconhecido e depois reconheceu e mudou o nome do meu avô. vou dar uma pesquisada melhor, mas vcs aqui já deram uma luz, por onde começar. muito obrigado. vcs são top.

  • @CarlosASP

    @guimoss

    Gostaria de agrader aos dois que foram muito solicitos. @CarlosASP , obrigadão. A certidão que vc achou foi perfeita. era ela mesmo. A quinta pretoria, se tornou a 8 circunscrição da tijuca. Liguei para lá, para informações, e a pessoa que me atendeu disse que a auteração de nome para Jose Pires Ferreira, constava lá. ENTÃO esta tudo no mesmo cartório, com as devidas alterações no nome dele, so preciso agora ir lá reitrar a certidão que preciso. Muito obrigado a vcs. Que Deus abençoe a vida de vcs.

  • @cesarleal2004

    Muito obrigado pelas palavras.

    Depois, compartilhe o seu caso, se puder.

    O processo é de filhos ou de netos?

    Eu pediria a versão de inteiro teor Reprográfica para vc ver essas anotações.

    Pergunte ao cartório se o Registro está legível.

    Somente se estiver MUITO ILEGÍVEL, eu pediria a digitada em conjunto.

    Obs: nao se esqueça do aviso que te passei sobre uma exigencia de um registrado com 12 anos.

    Boa sorte!

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @cesarleal2004

    Em que data ocorreu essa alteração/retificação?

    Se foi feita após os 21 anos (maioridade legal até 2002), pode ser que o processo tenha problema com o artigo 14 da Lei da Nacionalidade, que exige que a perfilhação seja feita na menoridade.

    Marquei a @Leticialele para opinar.

    ===

    E quem está vivo na sua linha portuguesa?

    Eu imagino que o seu pai e vc, filho e neto de portugueses.

    Abraços

  • @guimoss

    ainda não fui ao cartório para ver. Mas pela data de nascimento e de casamento, ele casou com minha vó com 21 anos. Mas vou verificar tudo que vcs estão me orientando direitinho. Vou primeiro fazer essa parte do casamento deles, depois tirar a cidadania do meu pai e depois a minha. Na verdade ele foi registrado em 1932, e nasceu em 1924, então tinha 8 anos. mas vou ver se essa alteração foi antes da maior idade. Mas uma vez, muito obrigado. E vou continuar aqui, dizendo como o processo esta indo, vou passando para vcs.

  • editado April 2022

    @guimoss @cesarleal2004

    Mas essa questão da perfilhação existe nesse caso?

    Essa pessoa (josé) com esse registro de nascimento (aparentemente posteriormente alterado para incluir o pai e seu sobrenome) é apenas o avô (o cônjuge brasileiro da avó) do requerente, casado com a avó portuguesa Maria Piedade de quem vai se "puxar" a nacionalidade. Só precisa atender aos requisitos de transcrição de casamento - que não sei quais são.

    Não sei qual a resposta, e acho que seria interessante saber onde melhor se mandar fazer a transcrição desse casamento entre o avô brasileiro (com essa certidão de nascimento "complicada") e a avó portuguesa; se em consulado no Brasil ou em Portugal. Marquei @gandalf e @Leticialele para opinarem. Talvez seja melhor transferir essa discussão para um tópico específico de transcrição de casamento, relatando a situação em detalhes.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/transcricao-averbacao-de-casamento

  • VictorCSPVictorCSP Member
    editado April 2022

    Por favor, amigos, poderiam me ajudar a encontrar a certidão de nascimento do meu avô já falecido? Os dados que tenho são os seguintes:

    Nome: Armando Pires

    Pai: Manoel Pires

    Mãe: Anunciação de Jesus Borges (ou Anunciação Borges Pires)

    Nascimento: 31 de janeiro de 1927, Rio de Janeiro, RJ

    Esposa: Neide de Faria Pires (Neide de Faria Guerra)

    Casamento: 16/12/1950, Belo Horizonte, MG

    Registro: n. 707, fl 118, livro 3C, 4° subdistrito de Belo Horizonte

    Óbito: 11/08/1995, Rio de Janeiro, RJ

    Registro: n° 87549, fl 166, livro 436_C, quinta circunscrição do registro civil das pessoas naturais. comarca da capital - freguesias Lagoa e Gávea

  • @CarlosASP , @cesarleal2004 , @guimoss , se é o avô brasileiro o que foi registrado com 8 anos e, depois, teve o nome alterado, não há motivo para preocupação!!! APENAS quem pretende a nacionalidade portuguesa é que tem que ter sido registrado na menoridade!!!

    Se é para transcrever o casamento, não importa com quantos anos o brasileiro foi registrado.

    Mande o processo para o Consulado Geral de Portugal do Rio de Janeiro - https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-entre-cidad%C3%A3o-%C3%A3-portugu%C3%AAs-a-e-estrangeiro-a

  • @cesarleal2004

    Antes de fazer qualquer procedimento, verifique se ekes terão chance de sucesso, para não desperdiçar dinheiro em algo que nao dará frutos.

    ===

    @CarlosASP

    Eu estou com essa dúvida.

    Se a alteração deve ter sido feita na menoridade ou não.

    O seu pensamento faz sentido, mas eu te digo que o os Consulados exigem que a certidão esteja "completa" para a realização de transcrições.

    Eu também já tinha marcado a @Leticialele nesse caso.

    E ainda estou suspeitando de um caso de duplo registro.

    Pensei a mesma coisa sobre a possibilidade de transcrever esse casamento no Consulado ou em PT.

    Espero que tudo dê certo.

  • editado April 2022

    @guimoss , acho que você não leu o comentário que fiz, logo acima do seu. Eu o marquei, para não deixar dúvidas.

    Portugal não como não aceitar a certidão de um cidadão NÃO português, para transcrever o casamento, mesmo que ele tenha sido registrado na maioridade, até na véspera de se casar!!!

    Imagine se o(s) portugueses(as) só pudessem se casar com pessoas registradas na menoridade!!!!

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @Leticialele

    Sim, nao vi. As mensagens fortam enviadas mais ou menos ao mesmo tempo.

    A linha familiar nao foi muito bem explicada pelo @cesarleal2004 .

    Mais uma vez, vc salvou o dia, rs.

    Abraços

  • Taiz_Taiz_ Member

    Boa noite a todos,

    Por favor gostaria que alguém nos ajudasse a encontrar a certidão da minha madrinha, não encontramos de jeito nenhum nos cartórios do rj, por favor se alguém puder nos ajudar eu serei muito grata.

    o nome dela é: Grace Ellen da Cunha Reis

    nome do pai: Waldemar da Cunha Reis

    Avós paternos: Ítalo Reis e Rosa da Cunha Reis

    Data de nascimento: 03/02/1960, mas parece que o pai registrou ela dia 03/10/1960.

    Muitíssimo obrigado

    Fiquem com Deus

  • @Taiz_

    Onde a sua madrinha tinha residência ao nascer?

    Qual foi o hospital em que ela nasceu?

    Onde o pai ou o declarante do nascimento dela trabalhavam?

    Essas perguntam determinam o cartório da busca.

    ===

    Como vc não achou, só te resta o SIAN do ARQUIVO NACIONAL.

    Mas o ano de nascimento está perto do limite:

    1958 - 7a Circunscrição

    1960 - 2a, 3a, 8a, Circunscrições;

    1961 - 1a, 4a a 6a e 9a a 14a Circunscrições;

    Boa sorte!

  • @Taiz_

    Faltou o nome da mãe.

  • Taiz_Taiz_ Member

    Boa tarde

    @guimoss oiiii, ela morava no bairro de olaria, rj….

    ela não lembra onde nasceu, não tem mais a mãe e nem o pai.

    O pai dela trabalhava em uma padaria perto de onde eles moravam.

    o que é sian? Não entendemos de nada, poderia me explicar por favor?

    muito obrigada

  • Taiz_Taiz_ Member

    @Guilherme Moreira

    oiiii, não tem o nome da mãe dela na certidão de nascimento, ela foi registrada apenas com o nome do pai.

    muito obrigada por ajudar ☺️

  • guimossguimoss Beta
    editado April 2022

    @Taiz_

    O Sian é um base de dados do Arquivo Nacional, que tem, entre outras coisas, certidões brasileiras de nascimento, casamento e óbito de Maio de 1929 a 1961, como dito acima.

    Lembro que tem alguns buracos nos livros.

    Esse é o site:

    https://sian.an.gov.br/sianex/

    O cadastro é gratuito e vc faz as buscas clicando em FAVORITOS ---> Registros civis.

    Lá vc escolhe a circunscrição (1940 a 1961) ou freguesia (1929 a 1940).

    ===

    Como o nascimento se deu em 1960, vc deve buscar na 11a CIRCUNSCRIÇÃO (atuais 11° Rcpn e 15° rcpn, recém-criado na Penha) e folhear cada livro do ano, em datas próximas ao nascimento.

    Olaria se encontra nessa circunscrição.

    ===

    A sua marcação não chegou a mim e talvez nao tenha chegado ao @Guilherme Moreira .

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

  • @Taiz_

    Deixe dados de parentes da sua linha familiar.

    Podem ser úteis na localização do seu antepassado.

    Somente tome cuidado para não divulgar dados privados, como o RG, por exemplo.

    ===

    Essa pessoa tinha um RG?

    Geralmente neke aoarece as informações fo registro de nascimento ou casamento.

    É bom verificar.

  • editado April 2022

    @Taiz_

    Ela tem irmãos mais velhos? Achar onde eles foram registrados pode dar uma pista de onde ela poderia ter sido também.

    Como dito, 1960 está no limite do disponível para pesquisa, pode ser que o dela já esteja fora. Aí só via busca em cartórios.

    Por isso, irmão mais velhos podem ajudar.

    Maria Candida de Freitas é da família? Tem o óbito de um filho recém nascido dela com Valdemar da Cunha Reis em 1978, na 12a circunscrição. Apesar do escrivão por o nome dele com V, ele parece assinar com W:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-675Q-TZF?i=197&cc=1582573

    Por enquanto, só achei o provável casamento dos avós dela (italo e Rosa); do pai Waldemar não achei nascimento achei ainda:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-67CS-6V8?i=298&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVM-DLNP

  • Taiz_Taiz_ Member

    @guimoss

    oi, boa noite….

    Você disse que temos que folhear o livro página por página para encontrar, no caso eles deixam a gente procurar? Nossa, não sabia… quando ela foi nos cartórios eles que procuraram para ela e disseram que não estava lá….

    sobre a marcação eu coloquei o @+ e o nom

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.