Se for parente mesmo, há mais registros de sua esposa (Maria Aparecida) e filhos no FS. Espero que ajude a preencher o quebra cabeças para finalmente chegar no nascimento de Adolpho.
Pela indexação do Family Search é da 6a circunscrição (mas que na verdade era na época do registro a terceira pretoria, freguesia de Santana). Hoje em dia é o 3RCPN.
Aqui está. Foi registrada como Lucia Zequini apenas pela mãe, na antiga primeira circunscrição. Hoje em dia é o 1RCPN. Entre em contato com o cartório e passe a data do registro e nascimento, o número, livro, folha e a cópia da imagem em anexo. Assim não tem como eles não acharem.
Aqui está o casamento dos pais dela, mais tarde, em 1950. Pode ser que depois do casamento tenha sido feita alguma alteração no registro de nascimento de Lucia para incluir o nome do pai. Essa imagem acima é "estática" da cópia da certidão no momento da emissão original. Essas mudanças apareceriam ao se ver o livro de nascimentos em si (isso é um dos motivos que se pede a certidão reprográfica de inteiro teor para nacionalidade, que é uma cópia da página do livro e vai mostrar todas averbações depois do nascimento).
O @gandalf@Leticialele podem te orientar sobre o que poderá fazer, pois o pai português (Antonio) não declarou o nascimento da filha em 1945 e o casamento dos pais só ocorreu em 1950. A transcrição de um casamento posterior resolve a questão de perfilhação?
Leticia, nessa certidão não consta o nome do meu avô, que era português, por isso minha busca na certidão da minha mãe. Eu sei que meus avós só se casaram no dia 27 de Abril de 1950, e como eu havia dito antes, minha mae nasceu em 08/04/1945, nome de solteiro de Lucia Zequini Pinto, natural do Rio de Janeiro (Nome dos meus Avos Maria Christina Zequini Pinto, e Antonio Pinto), Eu acredito que depois que eles se casaram devem ter feito novo registro dessa vez constando o nome do pai, pois na certidão de casamento dela consta o nome do pai e da mãe. Antigamente era possível registrar anos depois e eu acredito que ele fez isso invés de entrar com algum registro de paternidade. A certidão de casamento dos meus avós foi emitida pela 7a Circunscrição da 2a Zona da Freguesia do Espirito Santo, registro numero 17.538 livro 115 folha 76, em 27/04/1950. Tanto que a certidão de nascimento do meu tio que nasceu em 07/12/1949, nome Roberto Zequini Pinto, só foi registrada em 22/08/1950, após o casamento dos meus avós, na 12a Circunscrição da 6a zona, no livro 228a, folha 150, registro 8809.
Se vc conseguir encontrar outra certidao que contenha o nome do meu avó te agradeco muito, pois ja nao sei onde procurar mais
@AntonioCarlosPNeira , já pediu para verificarem se no livro consta a averbação com o casamento dos pais? Não creio que ela tenha outra certidão de nascimento! Peça ao Cartório para verificar.
Já achou onde os pais se casaram? Foi no Brasil ou em Portugal? Os pais parecem ser ambos portugueses, certo?
Eu procuraria o nascimento de Henrique no atual 1RCPN. Pois dois irmãos dele foram registrados lá (quando era a segunda pretoria - Freguesia de Santa Rita).
Agradeço a sua atenção, sim nossos avós são portugueses e casados em Portugal.
Referente ao meu processo de cidadania portuguesa, que foi enviado em abril do ano passado e encontra-se na conservatória de Lsiboa, e que até o momento está na bolinha de número 1, acho eu que já deveria ter tido algum progresso?
Quanto a certidão do meu tio vamos tentar via cartório como vc sugeriu.
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Você tem a data de casamento e local em Portugal? Existe a possibilidade de Henrique (ou outros irmãos) ter nascido ainda em Portugal?
Sempre perguntamos onde e quando os pais casaram e onde outros irmãos nasceram para reconstituir a história de registros da família. Isso dá pistas de onde o registro de um filho especifíco tem mais chance de ter sido feito. O tempo entre o nascimento e o registro efetivo também indica se a família fazia isso "rápido" (o que torna muito mais fácil de achar) ou se faziam registros tardios (que podem ser até muitos anos depois, complicando as buscas)
O que temos determinado até agora é que há dois irmãos com nascimentos registrados no 1RCPN do Rio em 1932 e 1934 e um óbito em 1938 no 9RCPN. O local e data de casamento ajudariam a "fechar" as datas. Outras informações que tenha podem ajudar.
Notei que há uma árvore genealógica, meio incompleta, da família no Family Search (uso é gratuito). Sugiro que complete com o máximo de informações que tenha sobre parentes (datas de nascimento, casamento, óbito) e também anexe em cada pessoa os documentos correspondentes já indexados pelo FS. Inclua as informações da bebê (Maria da Gloria) que mandei antes. Quanto mais informação, melhor. Pois o sistema usa isso para tentar achar mais elos com outras pessoas e documentos indexados. Numa dessas, aparece uma pista que te leva ao que procura.
Sobre o andamento de seu processo. Que tipo é (neto, filho, casamento, residência etc)? Isso influi no tempo de andamento. Foi para a CRCentrais de Lisboa? Lisboa tem várias conservatórias - o nome exato aparece quando você checa as bolinhas.
Referente ao meu processo, sou neto de portugueses. Meu processo encontra-se na conservatória dos registros centrais de Lisboa (CRCentrais), em abril do ocorrente ano completara 12 meses parado na bolinha de número 1.
Também há uma planilha em que as pessoas colocam voluntariamente seus dados para se ter ideia do ritmo, Se quiser, insira os seus na última linha (e depois alguém move para a posição correta). Ao olhar a planilha, veja processos que foram numerados perto da data que o seu foi, para ver como estão andando. Vai notar que os que chegaram em abril de 2021 só foram numerados até agora.
Comentários
A busca do arquivo nacional já não funciona mais?
a uns anos fiz umas pesquisas muito boas por lá e agora já não me aparece mais a opção. Que pena…
@pedrotpa
Aqui segue um outro possível irmão de Adolpho, chamado Julio. Os pais são listados como Jose Alexandre e Maria da Conceição Alexandre.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DY3S-PML?i=201&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7QPY-6N2M
Se for parente mesmo, há mais registros de sua esposa (Maria Aparecida) e filhos no FS. Espero que ajude a preencher o quebra cabeças para finalmente chegar no nascimento de Adolpho.
@mjrjunior
Tem o docjud do Arquivo Nacional.
Fora isso, o SIAN e o Familysearch.
@CarlosASP
Obrigado pela ajuda!!
Tenho documentos de um irmão chamado Constancio, que faleceu aos 17 anos em 1944.
Segue documento: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6MHW-7N3?i=243&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7M1X-TNW2
Esse Julio tambem é um possivel irmão sim!
Tem outro irmão que eu conheci chamado José que faleceu em 2021 em Niteroi - RJ
@CarlosASP
Poderia me passar os dados que encontrou do irmão Julio no FS?
Não achei dados de sua esposa e filhos, sei que ambos já faleceram...
Pessoal, boa tarde
eu preciso saber onde é o cartório que foi registrado o nascimento do meu avô
será que alguém poderia me ajudar? O nome dele é
Nome: Antônio Martins Nunes
nascimento: 23/04/1928
Nome do pai: Bernardino Martins Nunes
natural do Rio de Janeiro
@pedrotpa
São registros de casamento de possíveis filhos desse Julio Alexandre na região de Resende e Itatiaia:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-YBFT
E esse:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGV9-GXCR
E o óbito da possível esposa:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:WYLB-ZNPZ
Espero que ajude. Sempre há a possibilidade de serem apenas de um homônimo.
@Rodrigoflns
Aqui está o registro de nascimento de Antonio:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6XB6-MR?i=44&cc=1582573
Foi feito na antiga terceira pretoria (Santana) que hoje em dia é o 3RCPN.
@CarlosASP muito obrigado!
esse 3o RCPN vi que fica na rua graça aranha no centro do RJ.
muito obrigado mesmo!
Alguém poderia me ajudar a localizar a certidão de nascimento do meu Pai?
NOME: PAULO ROBERTO QUINTAS
PAI: JOSÉ QUINTAS
MÃE: GUIOMAR MARIA QUINTAS
NASCIMENTO: 29/02/1968
LOCAL: RIO DE JANEIRO/RJ
@CarlosASP
Preciso mais uma vez de ajuda sua, preciso localizar a certidão de nascimento :
NIDIA DE BARROS
NATURAL: DISTRITO FEDERAL (RIO DE JANEIRO)
NASCIMENTO: 23/02/1920
FILIAÇÃO: FRANCISCO JOSÉ DE BARROS E MARIA CANDIDA
Desde já te agradeço
@Nazira
Aqui está. Note que o declarante não foi o pai, mas um terceiro:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DCVW-WPM?i=72&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79ZM-ZL6Z
Pela indexação do Family Search é da 6a circunscrição (mas que na verdade era na época do registro a terceira pretoria, freguesia de Santana). Hoje em dia é o 3RCPN.
@Gabrielq
Achei dois irmãos. Os nomes estão um pouco diferentes, mas a combinação torna improvável que seja uma coincidência.
1) Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, 14 - 19
19.FMAS.LTN.296/f.055
Quintas, Sergio Macedo Registrado(a)
Quintas, José Braga (Pai)
Quintas, Guiomar Macedo (Mãe)
Registro de nascimento:1951
Número: 16.335
2) Circunscrição de Registro Civil de Pessoas Naturais do Rio de Janeiro, 14 - 19
19.FMAS.LTN.334/f.145
Quintas, Sheila Macedo Registrado(a)
Quintas, José Braga (Pai)
Quintas, Guiomar Macedo (Mãe)
Registro de nascimento:1952
Número: 16.372
Esse cártorio é o atual 14° RCPN, mas recentemente, ele foi dividido, criando o 16° RCPN.
Então, pode ser que esteja neles.
Peça uma busca pelo telefone:
CAPITAL 14 RCPN
Endereço: Rua Dagmar da Fonseca, 118
Bairro: MADUREIRA
Município:RIO DE JANEIRO
CEP:21351040
Delegatário/Responsável:e-mail:14rcpntabmadureira@uol.com.br
Site:Telefones:(21) 2451-9179 (matriz) /3594-2631 e 3594-2640 (temporário, até o reparo das linhas 2452-4927 e 3359-7707)
Boa sorte!
Pessoal, estou precisando da ajuda de vcs para localizar a certidao de nascimento de minha mae:
Nome: Lucia Zequini Pinto (nome de solteira)
Nascimento: 08/04/1945
Nome da Mae: Maria Cristina Zequini Pinto
Nome do Pai: Antonio Pinto
@AntonioCarlosPNeira
Aqui está. Foi registrada como Lucia Zequini apenas pela mãe, na antiga primeira circunscrição. Hoje em dia é o 1RCPN. Entre em contato com o cartório e passe a data do registro e nascimento, o número, livro, folha e a cópia da imagem em anexo. Assim não tem como eles não acharem.
Aqui está o casamento dos pais dela, mais tarde, em 1950. Pode ser que depois do casamento tenha sido feita alguma alteração no registro de nascimento de Lucia para incluir o nome do pai. Essa imagem acima é "estática" da cópia da certidão no momento da emissão original. Essas mudanças apareceriam ao se ver o livro de nascimentos em si (isso é um dos motivos que se pede a certidão reprográfica de inteiro teor para nacionalidade, que é uma cópia da página do livro e vai mostrar todas averbações depois do nascimento).
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D1GW-G7K?i=103&cc=1582573
O @gandalf@Leticialele podem te orientar sobre o que poderá fazer, pois o pai português (Antonio) não declarou o nascimento da filha em 1945 e o casamento dos pais só ocorreu em 1950. A transcrição de um casamento posterior resolve a questão de perfilhação?
@AntonioCarlosPNeira , 1º RCPN - Fl 20v Livro A59 Termo 30.929 , de 8 de junho de 1945 http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_RJANRIO_0S/FCS/LTN/0060/BR_RJANRIO_0S_FCS_LTN_0060_d0001de0001.pdf
Imagem 145/204
Boa noite , meu nome é Paulo , sou novo aqui no forum.
Preciso de ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu tio, nasceu no Rj/RJ em 15/03/1929 .
Filiação: Manoel Antonio Gomes e Anesia Maria Pires.
Desde já agradeço.
@Leticialele
Leticia, nessa certidão não consta o nome do meu avô, que era português, por isso minha busca na certidão da minha mãe. Eu sei que meus avós só se casaram no dia 27 de Abril de 1950, e como eu havia dito antes, minha mae nasceu em 08/04/1945, nome de solteiro de Lucia Zequini Pinto, natural do Rio de Janeiro (Nome dos meus Avos Maria Christina Zequini Pinto, e Antonio Pinto), Eu acredito que depois que eles se casaram devem ter feito novo registro dessa vez constando o nome do pai, pois na certidão de casamento dela consta o nome do pai e da mãe. Antigamente era possível registrar anos depois e eu acredito que ele fez isso invés de entrar com algum registro de paternidade. A certidão de casamento dos meus avós foi emitida pela 7a Circunscrição da 2a Zona da Freguesia do Espirito Santo, registro numero 17.538 livro 115 folha 76, em 27/04/1950. Tanto que a certidão de nascimento do meu tio que nasceu em 07/12/1949, nome Roberto Zequini Pinto, só foi registrada em 22/08/1950, após o casamento dos meus avós, na 12a Circunscrição da 6a zona, no livro 228a, folha 150, registro 8809.
Se vc conseguir encontrar outra certidao que contenha o nome do meu avó te agradeco muito, pois ja nao sei onde procurar mais
@AntonioCarlosPNeira , já pediu para verificarem se no livro consta a averbação com o casamento dos pais? Não creio que ela tenha outra certidão de nascimento! Peça ao Cartório para verificar.
Boa noite , Leticia.
Segue dados do meu tio.
Nome: Henrique Gomes
Pai : Manoel Antonio Gomes
Mãe: Anesia Maria Pires
Nascimento: 15/03/1929 Rio de Janeiro / Rj
Se a senhora puder ajudar eu agradeço, só está faltando esse documento para ele iniciar o seu processo da nacionalidade portuguesa.
Meu processo se encontra na CRC de Lisboa,e em abril do ocorrente ira completar 1 ano , e se encontra na bolinha de numero 1.
Gostaria de saber se está dentro da normalidade ?
Desde já agradeço.
@PMARTINS
Já achou onde os pais se casaram? Foi no Brasil ou em Portugal? Os pais parecem ser ambos portugueses, certo?
Eu procuraria o nascimento de Henrique no atual 1RCPN. Pois dois irmãos dele foram registrados lá (quando era a segunda pretoria - Freguesia de Santa Rita).
Americo em julho de 1932:
Ermezinda em 1934:
Mais tarde a família pode ter mudado, pois há óbito de uma bebê de 3 meses em 1938, já registrado em São Cristovão que é o ataul 9RCPN:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-62Y7-F3G?i=88&cc=1582573
Boa tarde , Carlos.
Agradeço a sua atenção, sim nossos avós são portugueses e casados em Portugal.
Referente ao meu processo de cidadania portuguesa, que foi enviado em abril do ano passado e encontra-se na conservatória de Lsiboa, e que até o momento está na bolinha de número 1, acho eu que já deveria ter tido algum progresso?
Quanto a certidão do meu tio vamos tentar via cartório como vc sugeriu.
Errata, data de nascimento 15/04/1929
Desde já agradeço.
@PMARTINS
No SIAN, a maioria dos registros se iniciam em Maio de 1929.
No fs, eles terminam em 1930. Eu procuraria os livros de São Cristóvão no Fs.
Abraços
Guimoss, por favor, significado de( FS) ?
@PMARTINS
Significa Familysearch. O cadastro é gratuito.
Clique em qq registro civil do Rio qdo a imagem aparecer, clique em 9a circunscrição que é a de São Cristóvão.
Ou vá em pesquisar-catalogos-rio de janeiro-registros civis-9a circunscrição.
E folheie o livro desejado.
@PMARTINS
Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.
Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.
Abraços
@PMARTINS
Você tem a data de casamento e local em Portugal? Existe a possibilidade de Henrique (ou outros irmãos) ter nascido ainda em Portugal?
Sempre perguntamos onde e quando os pais casaram e onde outros irmãos nasceram para reconstituir a história de registros da família. Isso dá pistas de onde o registro de um filho especifíco tem mais chance de ter sido feito. O tempo entre o nascimento e o registro efetivo também indica se a família fazia isso "rápido" (o que torna muito mais fácil de achar) ou se faziam registros tardios (que podem ser até muitos anos depois, complicando as buscas)
O que temos determinado até agora é que há dois irmãos com nascimentos registrados no 1RCPN do Rio em 1932 e 1934 e um óbito em 1938 no 9RCPN. O local e data de casamento ajudariam a "fechar" as datas. Outras informações que tenha podem ajudar.
Notei que há uma árvore genealógica, meio incompleta, da família no Family Search (uso é gratuito). Sugiro que complete com o máximo de informações que tenha sobre parentes (datas de nascimento, casamento, óbito) e também anexe em cada pessoa os documentos correspondentes já indexados pelo FS. Inclua as informações da bebê (Maria da Gloria) que mandei antes. Quanto mais informação, melhor. Pois o sistema usa isso para tentar achar mais elos com outras pessoas e documentos indexados. Numa dessas, aparece uma pista que te leva ao que procura.
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GWJJ-M9X
Sobre o andamento de seu processo. Que tipo é (neto, filho, casamento, residência etc)? Isso influi no tempo de andamento. Foi para a CRCentrais de Lisboa? Lisboa tem várias conservatórias - o nome exato aparece quando você checa as bolinhas.
Boa tarde, Carlos.
Referente ao meu processo, sou neto de portugueses. Meu processo encontra-se na conservatória dos registros centrais de Lisboa (CRCentrais), em abril do ocorrente ano completara 12 meses parado na bolinha de número 1.
Esse tempo está dentro da normalidade?
Desde já, agradeço sua atenção.
@PMARTINS
Sim, normalmente leva por volta de um ano para ter alguma movimentação. E de 2 a 3 anos para finalizar.
Acompanhe o tópico específico. Tendo alguma dúvida, coloque lá.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento#latest
Também há uma planilha em que as pessoas colocam voluntariamente seus dados para se ter ideia do ritmo, Se quiser, insira os seus na última linha (e depois alguém move para a posição correta). Ao olhar a planilha, veja processos que foram numerados perto da data que o seu foi, para ver como estão andando. Vai notar que os que chegaram em abril de 2021 só foram numerados até agora.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0
Alguém pode me ajudar a descobrir a CERTIDÃO DE NASCIMENTO do meu pai?
Nome: Carlos Teixeira
Pai: Gregório José Teixeira OU José Oliveira Garcia Junior
Mãe: Idalina de Oliveira Teixeira
Nascimento: 20/01/1949
Local provável: Nilópolis, RJ